Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Aee.. Dinho,valeu!

Reinstalei o premiere 7 e deu certo!

A minha versão é de 2003.

Abrindo ele começa com um wizard, para a escolha de um projeto tá certo?

Como dá para saber se os plugins dele como o Surcode estão funcionando?

Bom agora com todos os programas instalados vou começar a trabalhar!

Té mais. Milo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI dinho!

Estava tentando, fazer um teste de 5.1, seguindo o tutorial, mas na hora de exportar no adobe media encore, abriu uma janela de "Transcode Settings" e não achei na Preset de áudio o 5.1 canais, só tinha várias do Window Media, inclusive no codec também somente tinha do windows media audio, nada de 5.1.

Deve ser problema do Surcode? Eu tenho ele já no computador, mas onde devo colocá-lo para o premiere para habilitá-lo?

Desculpe, dinho mas estou tendo uma dificuldade lascada para tentar fazer estes testes de audio, tô mais perdido que um cego numm tiroteiro, porque nunca mexi com áudio na minha vida e tbém inclusive com o premiere não sei nada sobre ele.

No sound forge viajei totalmente, para você ter uma ideia quando abri um arquivo stereo nele, não conseguia nem selecionar um canal deste áduio, quase quebrei o mouse de tanto tentar selecionar apenas um canal, só depois me toquei que era para clicar apenas na parte inferiror de cada canal para selecioná-lo>>> :)

Assim acho (ainda acho) que fiz cinco canais mono identicos da mesma música só para testar para ver no premiere (não consegui funcionar o vocal cut) e também nem consegui localizar onde fica o mixer que você falou no sound forge para dar evidencia mais voz para fazer o canal central :(

Assim como não tinha nenhum pacote de efeitos sonoros (da warner) só para testar como disse fiz cinco audios monos da mesma música para testar.

Aí abri no Premiere (cheio de janelas) fiz uma nova Sequence - trilha de Multicanais, dexei como você indicou mas tive umas dúvidas quanto as opções de vídeo que estava marcado 3, acho que deveria ser zero não é? pois ia somente fazer o áudio para testar... e ainda tinha opções de 5.1 que deixei em zero; mono submix em zero ; stero submix em zero e 5.1 submix em zero, pois estavam em default e mexi somente ao que foi referido no tutorial.;

aí dei ok e apareceu a timeline com as 5 pistas mono, 1 pista stereo e o máster 5.1, mas apareceu as trilhas de vídeo que não queria - dá para fazer audio 5.1 sem usar por enquanto o vídeo?

Assim fui seguindo o tutorial e emperrei um pouco na parte do percentual do LFE - o ponto de interrogação invertido,- nossa não é possível que é daquele jeito que tem que mexer na porcentagens daqueles botãzinhos! é coisa de louco! quase quebrei o mouse de novo de tentar virar aqueles pluguezinhos com o mouse :(

o botão da porcentagem é o de cima não é? para deixar o canal central e os frontais em 50%; pois o debaixo diz respeito ao volume do LFE - deixei todos em 0 Db, é isso?...

Só que quando fui tentar exportar com o adobe media encore travei aí não achei nehum preset de 5.1 canais. E nem passa na minha cabeça como eu posso gravar (criar) este som para trzer ele para o mundo da realidade! :(

é... acho que estou muito longe neste caminho para atingir o objetivo final deste tutorial... :(

Abraços, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Milos, vamos la: Eu capturei algumas telas do premiere pra ver se te da uma luz:

Apos colocar os audios e ajustar os controles la vá em File/Export/Adobe Midia Encoder como na tela abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Na segunda tela, desmarque a opção video se quer somente o audio. e deixe como na imagem (se possível)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Na proxima tela so digite o caminho e o nome para o arquivo AC3

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Clique em salvar e espere ele encodear o audio.

Boa Sorte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, Lauro...Milo, não há problema das trilhas de vídeo ficarem disponível no Projeto, o importante é no momento de Encodar, DESMARCAR a opção VÍDEO, e deixar marcado apenas o ÁUDIO, assim o encodamento se dará apenas no Áudio.

O SurCode já é NATIVO no Premiere Pro e vai aparecer qaundo você escolher Audio Fomat Setting...

Fazendo esses passos não há como errar!!!

Quando ao Sound Forge, teremos que ir devagar também... pois aqui estamos tratando de 2 programas bem complexos, e estes são apenas passos muito simples e básicos....ainda vai complicar bastante.... mas vale a pena estudar....

Veja se agora você já consegue gravar seu AC3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, Dinho, a cada post seu, você nos surpriende!!! As vezes fico pensando: "esse cara não existe!!!"

tamanha a boa vontade e disposição para ajudar com seus conhecimentos. E o "pior": por puro hoby.

As vezes fazemos cada pergunta simples, muitas vezes por não ler todo o tópico ou por mera preguiça de fuçar um pouquinho mais o programa, e você sempre pronto pra responder com toda educação e paciência do mundo. Mesmo com tanta correria que é o seu trabalho, com viagens constantes, você sempre arruma um tempinho para nos socorrer. Quando penso que chegou no limite de sua boa vontade, você saca de sua manga mais um tópico que com certeza será um estouro de acessos e posts.

Não sei, mas acho que você é uma pessoa muito feliz, porque cada vez que ajudamos nosso semelhante de todo coração sem almejar nada em troca parece que tiramos um peso de nossas costas. Com certeza tem uma legião de amigos com quem possa contar. Quem planta colhe!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Que Deus possa multiplicar seus dias de vida e te dê muita saúde, porque você é um humano que faz a diferença aqui na Terra.

Espero um dia te conhecer pessoalmente só pra te dar um abraço e te dizer obrigado.

E aos demais que também vem contribuindo para o sucesso deste fórum: que continuemos assim. Vamos mostrar que a união faz a força.

:bandeira:

Um abraço a todos!!!

Gerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida! Ontem mesmo consegui fazer meu primeiro 5.1 usando só o áudio de uma música! mas ficou muito legal, estava errando porque não sei o motivo, quando estava para exportar no "trancode settings" a seleção "format" não estava setado para DVD-Mpeg2, como vi nas imagens do Lauro, aí por isso no Codec não aparecia a opção do Dolby Digital! :) Puxa, o Surcode só me deu três vezes o uso dele! e não demorou nem dez segundos para ele montar o áudio!

Agora baixei umas waves de efeitos sonoros e vou utilizar elas em cima de uma outra música no surround!

Valeu, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@26 de junho de 2005, 17:19

Bem Milos, vamos la: Eu capturei algumas telas do premiere pra ver se te da uma luz:

Apos colocar os audios e ajustar os controles la vá em File/Export/Adobe Midia Encoder como na tela abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Na segunda tela, desmarque a opção video se quer somente o audio. e deixe como na imagem (se possível)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Na proxima tela so digite o caminho e o nome para o arquivo AC3

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Clique em salvar e espere ele encodear o audio.

Boa Sorte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Sidney, eu tb tentei fazer como o tutorial e não deu certo, eu to fazendo o mais prático não sei se o mais correto:

Eu verifico a propriedade do audio, e crio dois canais com a essa propriedade, em seguida, seleciono o canal desejado, copio e colo no novo canal e salvo sem problemas. Repito para o outro canal. Antes eu fazia um mute no outro canal e manda ele converter para mono em 100 sem fade mas da mais trabalho porque tinha que recarregar novamente o arquivo original. Talvez, não o Dinho pode responder melhor, devesse reduzir a amplitude dos novos canais, sei la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milos...PARABÉNS!!!!! Vamos querer ouvir sua obra prima, cara!!!!!

Sidney e Lauro...não estou entendo o que você NÃO estão conseguindo fazer....seria criar um canal Mono?... é isso?... se for, me mostrem como estão fazendo, pois é exatamente como está no TUTORIAL, e é como sempre fiz... é muito simples.... ou será que não é isso que estão falando....sejam mais claros, não economizem palavras... Pois a tendência aqui é COMPLICAR mais ainda, por isso temos que estar afiados!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, é o seguinte: Eu faço no Sound Forge o canal diretio, aparece na timeline do Sound Forge e tudo bem, salvo. Quando vou fazer com esquerdo, eu não consigo. A timeline do Sound Forge fica em branco.

Agora eu estou no trabalho, não tenho como colocar imagens para mostara melhor. Farei isto amanhã. Então você poderá entender onde eu estou errando.

Grato

Sidney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, amigos, depois de travar uma guerra de sabre de Luz com a UOL, resolvi o problema definitivamente... Posso confessar que os caras lá mudaram as regras do Download, não nos avisaram, mas ficou melhor, mais seguro pelo menos!!!!

Com isso, venho definitivamente (até que eles mudem novamente as regras sem nos avisar) disponibilizar os arquivos de áudio 5.1 reais, feitos por mim, com a finalidade EXCLUSIVA de didática.... Vou lembrar que não deixarei esse link no ar por muito tempo, pois irei renovando os arquivos conforme forem caminhando os conhecimentos aqui no Tópico!!!

Exemplos didáticos de Áudio 5.1 real criado a partir do Adobe Premiere Pro 7

SENHA = audio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sidnei, simples... quando você abrir seu áudio estéreo no SoudForge, simplesmente marque o canal que você vai querer trabalhar, clic sobre esse canal maracado, mantenha o botão do mouse apertado e arraste esse canal para fora da timeline, automaticamente será criado um outro projeto com apenas aquele canal, ou seja voc~e copiou aquele canal em outro projeto....faça todos os efeitos nele e simplesmente grave-o....faça assim com qualquer canal.... é bem simples!!!

Ok, Milo, vamos ficar aguardando....deve estar vindo coisa boa por aí!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Dinho, show de bola seus exemplos para variar!

Todos estão excelente! Não dá para acreditar, que mixagem!

Mas do Caetano superou todos! tá um espetáculo!, isso novamente, porque eu escutei aqui em duas caixas, mas dá para ver os canais bem separados o violão, numa caixa o baixo em outra, e a voz da para saber que está na central pois o som vem, converge virtualmente para o meio, muito bom mesmo vou graválos em 5.1 para ver nas cinco caixas. Vamos aprender isso?

Que bom já temos mais um soldado para o aprendizado, bem vindo Sidneimartins! Galera vamos postar mais aqui! Vamos aprender! formar um verdadeiro exército do som digital! :)

Abraços, Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Lauro, o SoundForge nesses casos é bem simples, aliás, ele é bem simples e até mesmo intuitivo. É importante que se tenha todos seus Plugins, pois quando partirmos para um Software mais Poderoso tipo Sonar e Nuendo eles irão usar todos os plugins do SoundForge, e aí praticamente não precisaremos mais do Sound, pois toda mixagem será feita diretamente neste novo programa!!!

Milo, para a mixagem ficar boa realmente, é importantíssimo termos uma boa fonte. Realmente o do Caetano eu tinha uma boa fonte, mas fiz questão de incluir um Reverb que deu mais profundidade, e a divisão de canais ficou realmente uito boa!!! Na música do Vinicius, acrescentei um pequeno delay que faz parecer um outro instrumento ..e na Beth Carvalho a marca foi a NORMALIZAÇÃO global e o coro, é bem mais difícil, quase impossível, separar instrumentos e freqüências de sambão....por isso quis mostrar as diferenças...

Não é muito o meu forte a mixagem de músicas, porque faço pouco....faço mais constantemente a mixagem de áudio de cinema e dos filmes que gravo com minhas filmadoras....aí invento loucuras ...eheheheh..

Espero realmente que todos aprendam...não tenho porque esconder esses ensinamentos, só depende de vocês!!! E do meu tempo, é claro....mas sei que daqui há pouco vai aparecer mais alguém para me ajudar nessa luta (se bem que lá no MAESTRO, já vamos para 16.000 visitas e até hoje só eu seguro a onda, de vez em quando o Márcio me socorre, mas é muita coisa!!!!)

Só para avisar, estarei viajando para a Terra do Márcio S(h)ell amanhã e retornarei só na sexta-feira, sempre levo meu Laptop, mas não garanto uma conexão permanente!!!!

Mas estarei por aqui!!!

Milo, cadê seu arquivo?...quero ouvir!!!! (aliás, queremos!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza. Dinhol, baixei os demos la. Nem é preciso falar que tá show né. Quanto ao premiere acho que não pairam mais duvidas, alguns detalhes a gente esquece as vezes como esses dias eu estava mostrando a um amigo meu e montei tudo e esqueci do principal. Apontar as pistas la no mixer e o som saiu tudo misturado. São coisas que acontecem.

Bem agora, acho que o grande desafio vai ser desbravar o SoundForge, principalmete pra gente que não tem tanta intimidade com mixagem. La tem muitos filtros que eu nem faço ideia do que seja ou pra que servem. Já tentei baixar alguns tutoriais mas com disse antes. É so o be-a-ba da coisa. O principal eles não entregam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, eu não queria perder muito tempo no SoundForge não!!!! O quê? Será que o Dinho Pirou?.... Não....é isso mesmo....Vou explicar os motivos:

Como já disse, o grande lance é partir diretamente para um programa Multipista e que faça todos os trabalhos que o SoundForge faz para um áudio estéreo... Acontece, que poderemos fazer isso em todas as 6 pistas do Multicanal...

Imaginem: Você carrega seu arquivo Multicanal, ou cria seu Projeto em Branco com as 6 pistas para poder criar... Você fará o efeito que quiser, inclusive com os plugins do SoundForge, se quiser...

Mas tudo bem...vai ficar difícil?....

Então vamos encarar o SoundForge mesmo até que possamos ter um certo domínio sobre esses Plugins!!!

Aconselho que se faça um Projeto do Sound e Use TODOS ous Plugins.... Isso...TODOS MESMOS.. claro que ímportante que seja um de cada vez, para que você saiba o que este efeito produz. Aí você anota com suas palavras, da forma que você ouve e que isso representa para você. Esqueça as palavras técnicas!! Sinta o efeito...Escreva tipo: "Esse efeito é para distorcer" "Esse efeito é para colocar mais grave...etc...etc....da forma que você entende....com isso você vai criar uma biblioteca sua...e quando sentir necessidade de cada efeito, é só ir lá na sua "biblioteca" e ver o que tem e partir pra dentro.... Esse sempre foi o caminho do meu aprendizado...e até hoje tem dado certo, pois até aprendi a fazer umas coisinhas...!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí. Galera..vamos comemorar: JÁ PASSAMOS DE 1.000 VISITAS no nosso tópico!!!

Outra coisa: Me desculpem aqueles que estão cheteado porque estou mostrando aqui o caminho das pedras, ensinando passo a passso...E VOU CONTINUAR ENSINANDO PARA QUEM QUISER APRENDER!!!! Não adianta reclamar, me xingar...e o que mais você sabe.... lamento se vou criar vários concorrente para seu trabalho, sua competência e criatividade é que vai te dar diferencial.... Se você quiser manter segredos ou sei lá o quê, não vai ser com o AUDIO 5.1 nem com AUTORAÇÃO DE DVD porque isso vou ensino tudo que sei MESMO!!!!!!...aliás, quero até aprender com quem ensino...ou seja, quero que aprendam mais daquilo que eu conheço...e pronto....Lamento se estou atingindo alguém...(aliás, você sabe com quem estou falando!!!!)

VOU CONTINUAR.... E MUITO SOM NA CAIXA, MAESTRO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Sidney a seu pedido vamos la:

a) Tecle open no menu File para abrir o arquivo Stereo. "A" Se já estiver em mono não é necessário claro.

B) Uma vez aberto Fig. "B", você terá uma janela com as duas pistas de audio, sendo a de cima o esquerdo e o de baixo o direito, acho.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sf-open.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

c) Posicione o mouse no início da pista e sem soltá-lo leve-o até o final da pista. A pista selecionada ficará em preto.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sf-03.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

d) Posicione o mouse no centro da pista ou qualquer outro lugar dentro da pista e com o mouse pressionado arraste para fora da timelime como mostra a linha vermelha. (A timeline é a area branca onde aparece o áudio) Ao liberar o mouse o SF cria outra janela com o audio selecionado. (Janela Sound 2). Aí é so gravar.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sf-selsave.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Outra opção siga os mesmos passos de a..c)

d2) Com o arquivo original selecionado, Clique no topo da janela dele se não estiver, vá em Properties (propriedade do arquivo = taxa em kbps) e verifique qual a taxa do arquivo em original (destacado na figura D3):

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sf-new.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Vá em File "fig D4" e depois New, Selecione na caixa a mesma taxa do arquivo original "fig. D5" e de OK.

Vai abrir nova janela na sua area de trabalho fig. E2.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sf-save2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Selecione o arquivo original novamente com a pista selecionada fig. E3:

Dê um Ctrl-C para copiar para a memória ou menu Edit/Copy

Selecione a nova janela "neste caso Sound 3 - fig. E2" (clique no topo dela - fica um azul mais forte quando selecionada) de dê um Ctrl-V ou menu Edit/Paste. Vai ficar igual a figura abaixo de E3 "Sound 3":

Fig. E4 e E5 Para salvar o novo arquivo.

Pronto ja temos um novo canal mono.

Agora é só salvar.

Repita o processo para o outro canal.

Depois é so abrir o premiere pro 1.5 e importar os dois canais monos.

importante: Quando for gravar use nomes sugestivos para diferenciar quem é esquerdo ou traseiro-esquerdo ou direito ou direito-esquerdo senão no premiere vira uma salada depois.

Ai Dinho, espero não ter dado alguma dica errada mas se tiver me corrija por favor e me desculpe em usar essa área com figuras pois sei que acaba ficando mais pesado pra carregar a página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...