Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Brigadu Dinho, como eu trabalho o dia todo editoração, isso é de praxe. Ja montei muitos manuais prás escolas da vida ai. Capturar imagem de qualquer programa e trabalhar no photoshop é bico. Agora o tempo realmente as vezes pega. Agora aproveitando eu descobri a duras penas que aqui tem um limite de imagens por post isto está correto? Eu havia colocado uma imagem pra cada item mas vi que so mostrava umas cinco as demais ficava o link na tela, então fui reduzindo o numero de imagens ate ficarem todas. É isso mesmo, o máximo de imagens permitidas é 5?

Um Abraço e precisando da gente aqui, estamos a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, o Marcio S(h)ell poderá te informar melhor quanto as regras para colocar as fotos no site, aliás, eu nunca consegui fazer isso, sempre fica o link do site, invés da foto... aí eu só escrevo mesmo, que é o que eu mais gosto de fazer...

Galera, estou fora do Rio a trabalho, e só retornarei na sexta-feira....tá difícil a internet para mim....mas tô na área!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sidney, ai vai as telas do premiere pro pra fazer o AC-3

Na tela de abertura clique em New Project (Fig. 1) para abrir novo projeto. Selecione o padrão conforme a figura 2 ou a seu critério, embaixo coloque o nome para o seu projeto (fig. 3) e clique OK. A tela fica como na figura 4.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premiere-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A seguir vá em File/New/Sequence. Aparece a tela da fig. 6

Sequence Name: Dê um nome para a sequencia a ser criada.

Vídeo: Coloque 1 se for trabalhar com um so video ou conforme necessário.

Master: Selecione 5.1

Mono: Coloque 5

Stereo: Coloque 1 (Isso seria pra gerar tambem um canal stereo)

as demais deixe tudo em "0" e clique OK.

Vá em File/Import (fig. 7 e 8) e selecione os arquivos de audio e video para o projeto.

Apos o Ok todos os arquivos vão aparecer na janela Projects. fig. 9.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premiere-2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Clique nos arquivos na janela Projects e arraste até a pista desejada na Timeline. A timeline é dividida em duas partes. a superior onde ficarão os videos e abaixo os audios. Nas pistas de audio voce coloca os arquivos que separou com o Soudforge. Todos devem estar em mono. (fig 10)

voce pode criar tantas pistas quanto forem necessparias mas sempre em mono para colocar todos os efeitos desejados. O importante aqui é sempre dar um nome ao canal para depois facilitar na hora da mixagem, utilizando um sufixo "esq", "dir", "Traz" ou qualquer coisa que possa facilitar depois.

Terminando de colocar os arquivos cada qual em seu lugar correto, teste o projeto clicando na janela onde aparece Sequence 1 na figura 4. La vai estar aparecendo o nome da sequencia que voce criou. Reposicione os arquivos na timeline se necessário, colocando os efeitos conforme cada cena do video. Como neste instante o audio ainda não está mixando, voce vai ouvir o audio em todos os canais, não se preocupe com isso. O importe é estar todos lá.

Bem, vamos agora começar o caminho das pedras como diz o Dinho:

Vá Em Windows/Workspace/Audio. Vai abrir uma janela como da figura 12. Geralmente ela abre mostrando somente os primeiros canais, clique com o mouse na lateral esquerda e arraste para a direita até aparecer todos os canais de audio que você colocou na sua timeline.

Veja que cada canal tem um quadrado abaixo com as extremidades em círculos e um no centro na parte superior. É so clicar na bolinha preta no centro deles e arrastar cada canal pra uma dessas extremidades. o que é cada uma delas está escrito em vermelho ou seja cada caixa do home theater.

Faça isso pra todos os canais da timelime, em seguida vá em File/Export (fig.13).

Na figura 14 voce seleciona o tipo de arquivo de áudio.

Formato:[/] dolby

Codec:[/] Curcode for Dolby Digital

Audio Coding mode:[/] 3/2 (L, R, C, LFE, Ls, Rs - 5.1 Surround)

Sampling Rate:[/] 48 khz

Data Rate:[/] Aqui depende se for so pra teste eu coloco 224. o 448 seria pra montar um AC3 ja pra final. O resto deixe como está e dê OK.

Na próxima tela é so dar um nome ao seu arquivo AC-3

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premiere-3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/premier-3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yeah! Dinho!

estou sempre por aqui, embora falte até um pouquinho de tempo para postar, mas estou sempre aprendendo por aqui, sempre!

Prof. Lauro, que beleza mesmo de screenshots, clareou tudo, embora o tutorial esteja super claro e não nos faz deixar dúvidas, é como o tutorial do Maestro já deu uma olhada? é incrível a riqueza de detalhes nele, que de tão bem explicado dispensa imagens, é.. é o poder de conhecimento e o poder de se saber como transmitir o aprendizado com clareza, isso sobra à fartura em nosso Mestre!

beleza conseguiu-se mais de MIL VISITAS para este tópico que sucesso mesmo! mais de mil e duzentas visitas agora, para o tópico aberto em 18 de junho de 2005, em menos de um mês tudo isso!

Dinho não é possível que alguém esteja contra a propagação de seus ensinamentos, isto é um ABSURDO, isso não deve ser tolerado, pois todo mundo tem o direito de aprender qualquer coisa que seja, o que realmente vai diferenciar é a competência e a qualidade do trabalho do cidadão para o mercado competitivo! que lástima, obrigado e espero que sempre nos ensine a partir do básico mesmo, assim para nós leigos nestes assuntos, pois sem a "base" em qualquer aprendizado não há evolução! :chateado:

Estou muito feliz hoje, porque ontem consegui fazer um belo exemplo de áudio multicanal!! :palmas:

err,,, claro, que fiz dentro das minhas possibilidades e no meu nível de aprendizado, mas achei que ficou legal, não é nada parecido com George Lucas, mas ficou mais parecido com James Cameron! vocês vão perceber! hehehe :P

Primeiramente quis fazer uma homenagem com nosso mestre Darth Vader, com o tema da Guerra nas Estrelas, mas infelizmente me faltou fontes de áudio, e assim não pude concluí-la mas vou fazer nas minhas outras demos futuras!

Assim, minha demo de áudio foi inspirada no filme Terminator 2, naquela cena em que John Connor está fugindo em uma moto do T-1000 que dirige um caminhão por uma estrada desativada, quando o exterminador (o governador) entra em cena para salva-lo.

Claro que fiz modificações para ficar exclusiva, agora só falta filmar a cena para a sincronia com o áudio criado primeiramente!! Hahahahaha :)

Eu fiz pela primeira vez, e saiu uma lástima, nem quis postar falando nisso... mas depois notei que o mais importante no áudio para que se faça com o mínimo de qualidade é fazer com que ele não distorça. Aí que foi meu erro.

Apesar de ter normalizado todas fontes no SoundForge, eu quis aumentar seu volume no Premiere, nem me tocando que no mixer dele acusava as distorções (clippings) nos canais que são mostrados no gráfico através da cor vermelha.

Amigos se liguem nisso. Áudio 5.1 ou em qualquer outro áudio, não adianta socar volume pois distorce tudo! Fica um lixo!

Depois de ter feito o projeto fui testar no hometheater e pra que!

Parecia que todas as caixas do meu som estavam estouradas (face tamanhas distorções) putz já comecei ficar desesperado pensando que tinha queimado minhas caixas (puxa não são de ponta high end, mas são um conjunto de 6.1 da JBL que custam uns bons trocadinhos...) Mais aí vi que não estavam “estouradas” e que os problemas se relacionavam ao modo que eu fiz o áudio. Já estava até desistindo...

Assim para consertar toda minha borrada :D , abri o Premiere e resolvi normalizar todos os áudios de modo que nunca ultrapassassem a marca vermelha.

Bom então é isso pessoal, caso ocorra isso com vocês, pelo próprio Premiere você pode corrigir as distorções bastando clicar com o botão direito do mouse no seu áudio da timeline e clicar em “audio gain”.

Aí vai aparecer uma janelinha lhe informando o volume daquele áudio e a opção tbém de normalize.

Assim se você achar que o áudio está com muito volume clique em normalize, se achar que ainda distorce no gráfico do mixer vá nele de novo e reduza o volume clicando e segurando o mouse em cima do “db” arrastando para direita ou esquerda para aumentar o diminuir o volume respectivamente.

Lógico se você perceber que o efeito sonoro está muito baixo apesar de normalizado, faça a mesma coisa aumentando seu volume até que se adequar ao seu propósito, observando o gráfico de distorção no mixer.

É isso aí!

Dinho, pra terminar sinto até chateado em lhe dizer, pois não tenho a mínima ideia de como postar minha demo por aqui, :looka: vou dar uma estudada em como fazer isso, pois não entendo nada (para variar) de como criar um link meu para download! :cry::cry: Vou fazer de um tudo nem que somente você escute minha demo para lhe provar que eu aprendi realmente tudo o que foi ensinado. Vou colocar mais uns “efeitinhos” na demo e vou tentar lhe enviar.

Te mais! Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Milo, é gratificante isso....eu estava te devendo esse trabalho a muito tempo, desde do tempo lá do Forum da Info... mas, Amigo, é muito trabalho, pouco tempo, muita vontade de curtir isso aqui...mas tenho meu dia-a-dia que não é fácil: Acabei de chegar de Curitiba e já devo está viajando novamente na próxima semana...Mas tudo bem... é bom ver que você conseguiu e que de uma vez por todas os "Segredos do 5.1" foram desvendados com muuuuita facilidade....Quanto aos clippings, eu alertei quanto a isso no TUTO....mas você se saiu bem!!!

vou esperar seu arquivo...se não conseguir postar um link, mande-me por email que eu colocarei aqui para você!!!

E preparem-se a próxima parada será no NUENDO...aí a coisa é séria, faz o Premiere Pro parecer brincadeira de criança!!! Calma, Milo...a gente consegue....há 2 meses atrás você imaginaria está produzindo um áudio de 5.1 canais? Pois bem, só está começando!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendemos com toda certeza todos seus afazeres, na medida do seu possível, sempre aguardaremos seus ensinamentos o tempo que for necessário, e boa viagem sempre em seus negócios! :)

Dinho além do Nuendo (que segundo minhas pesquisas a última versão é a 3.02.623) podemos já baixar o Sonar 4? Ou melhor somente o Nuendo por enquanto? Meu Deus, estava lendo sobre estes programas são realmente muito poderosos muito profissionais mesmo... sai de baixo! :) hehe

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos adquirir primeiro o NUENDO 2 , versão 2.2.0 Buit 39 de 21 Dezembro 2004, com o Encoder AC3 versão 1.01. Isso porque as versões anteriores do NUENDO 2, apresentavam um bung no Encoder AC3, fazendo que o áudio só saisse na frontal esquerda, então tudo foi corrigido nessa versão!!!

Já tem realmente a versão 3, mas ainda não tive tempo de dissevar o cadaver!!!

Quanto ao SONAR 4, é um programa muito mais bonito e poderoso e alguns aspectos, porém ele não tras um Encoder, Decoder AC3, fazendo apenas a exportação em 5.1 canais waves, sendo preciso ser encodado por um encoder externo. Por esta razão prefiro trabalhar com o NUENDO que já faz tudo sozinho, apesar de ser um pouco mais limitado....

Milo, cadê sua DEMO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, tudo bem?

Tá difícil o nuendo aqui cara, ja desisti umas tres vezes. o primeiro um XP doido que tinha 155MB e era rar, o winrar não consegue abrir, diz que é inválido ou está corrompido, depois tentei outro com 690MB, baixou 450MB e empacou. Desisti dele tambem, comecei baixar dois agora, um 3.1 que está em 50MB o total é 181MB, outro 2.2.0.33 com 82MB, nem começou ainda, outro 166MB, baixou so 8MB desde ontem. O Sonar 4 ta instalado e so esperando, o maestro ainda não instalei.

Uma pergunta.

O nuendo vai de alguns MBS a quase um GB na mesma versão. Essa diferença de tamanho seria plugins que já vem incorporados?

Ah, aproveitando, o Soudforge 8 não é multipista. não é muito diferente do 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, o Nuendo não é assim tão difícil mas também não é tão fácil!!!hhehehehe...mas terá que ser com ele, pois o SONAR iria complicar muito por ele não ter o encoder AC3 e precisaríamos de um encoder de terceiros...já fiz isso, mas consome muito tempo e muito espaço de disco!!! Os tamanhos do Nuendo realmente são variados, mas realmente são os plugins... se adquirir versões diferentes daquela que indiquei, vai ter que conseguir os Updates para a versão citada, para evitar o Bug do Ac3.

Milo, vou ver o email

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, Milos, eu abri os demos, voce mandou...

O primeiro, o winrar não abriu dava como corrompido. O segundo abriu e ouvi numa boa, que no momento o meu subwoofer ta la no DVD e eu so pude ouvir em duas caixas mas ficou muito legal. Parabéns.

Puxa, deixou o meu no chulé.

Mas não não importa, o que realmente importa é que aprendemos o processo e a partir dai, é só aproveitar estes conhecimentos.

Eu agora preciso desbravar o premiere pro, pois se quero usá-lo como editor principal de video preciso me ambientar nele. Os outros eram muitos fáceis, o studio 8, o UVS 8, o WinDVD creator e outros e as ferramentas estavam todas na nossa cara, já o premiere tem muitas ferramentas que não faço a minima ideia pra servem.

Como não tenho câmera e meu intuito também não é produção a partir de zero, mas pretendo na medida do possivel oferecer meus conhecimentos "futuros" para as pequenas produtoras geralmente de eventos a conceber com mais qualidade os DVDs para seus cliente e tambem muitas produtoras terceirizam esse tipo de trabalho devido ao alto custo de equipamentos, funcionários, etc... Então é fundamental que eu me aprofunde ao máximo na parte de edição e sonorização. A filmagem embora eu seja apaixonado por câmeras não é o meu foco hoje.

Para poder testar e aprender vou fazer o seguinte:

Capturei um filme do walt Disney que estava em vhs e vou usar como matéria prima. Fazer o demux pra extrair o m2v, trabalhar no audio no soudforge, isolando alguns efeitos que poderiam ser utilizados no surround, tentar separar a voz para a caixa centra. Ainda bem que o meu VCR é stereo e a fita tambem, isso já ajuda um pouco., separar os traillers e depois tentar autorar com o maestro. Acho que vai ser um bom teste de aprendizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milos, PARABÉNS!!!! PÔ!!! Tu não imagina como eu fico satisfeito, cara!!! É muito legal ver o aprendizado de alguém!!! Ficou muito bom a sua DEMO!!! Você demonstra ter o que é fundamental para a Edição de áudio: A Criação!!!! Muito legal!!!! Para quem a poucos dias atrás queria fazer qualquer coisa em 5.1, mesmo que fosse repetir todos os canais, você se superour!! Aprendeu rápido e mostrou o que eu sempre disse: Não Há Segredos para aqueles que QUEREM aprender!!! É isso aí!!! Quando estiver em casa, vou publicar seu arquivo para que as outras pessoas possam baixar e ouvir seu trabalho!!!!

É isso aí, Galera, acho que já está na hora de complicar!!! Portanto, assim que vocês tiverem o NUENDO na máquina, me avisem e vamos começar a trabalhar PROFISSIONALMENTE com o Áudio!!!

Será que só estão vocês 2 (Milo e Lauro) acompanhando este tópico?...Já passa de 1.500 visitas e ninguém mais se apresenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Dinho. O Milos mandou pro meu e-mail o demo.

Ficou show, fez o meu parecer chulé mas vamo la, o importante é aprender or processo, o aperfeiçoamento vem com o tempo, certo?

Eu ja instalei o nuendo 2 na máquina e andei dando umas fuçadas nele. Colocar as pistas até que é fácil mas não consegui exportar nada. Eu coloquei as 5 pistas de audio e setei as saídas mas na hora que vou exportar eu recebo a mensagem que devo setar os canais left e right?

Mas tudo, vou continuar dando umas fuçadas nele até o Milos instalar o dele e ai podermos começar o aprendizado.

Obs.: Não achei opção para exportar em AC3 mas mixed ou outras coisitas. Devo baixar algum plugin a parte para ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...