Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Vitor Seagull

Tutorial do Shrink - Tópico definitivo

Recommended Posts

DVD SHRINK ....

Anselmo Amirati

Link's para baixar os programas a serem utilizados;

DVD Shrink 3.2

DVD Decrypter 3.5.4.0

Considerações iniciais:

O DVD SHRINK é de muito fácil utilização; não obstante, é muito poderoso, é rápido, é free, e, sob a minha ótica, é HONOR CONCUR para copiar DVD.

Uma vez que o DVD foi ripado para o HD, o(s) arquivo(s) ou estão em ISO ou estão em FILES.

Se o DVD foi ripado em ISO para uma partição NTFS do HD, o tamanho do arquivo deverá ser enorme, normalmente acima de 4,7 GB, contendo todos os arquivos do DVD.

Se o DVD foi ripado em FILES para uma partição FAT 32 ou NTFS do HD, existirá uma pasta com o nome do LABEL do DVD e dentro dela existirá uma outra pasta de nome VIDEO_TS, com todos os arquivos do DVD, e outra (às vezes) de nome AUDIO_TS, vazia. Leitores domésticos mais antigos, não lêem os DVD se não existir essas duas pastas.

Quando ripar em FILES, faça a opção de ripar tudo; somente os VOB e IFO do filme nem sempre possibilitam concluir o processo.

Se o DVD contiver pequenos jogos para computador, provávelmente existirá outra pasta de nome JACKETS_TS com alguns arquivos do jogo, sendo que o executável do jogo e alguns arquivos pertinentes estarão na RAIZ do DVD. A MGM costuma incluir uma pasta com um link para o site dela, fins fazer propaganda de seus produtos.

O DVD SHRINK utiliza somente o contido na pasta VIDEO_TS do DVD, ignorando todo o restante!!!

É possível incluir o jogo e/ou a propaganda da MGM no DVD cópia, se houver no DVD original, bastando compactar o filme um pouco mais, para se ter o espaço necessário e poder inserir os arquivos/pasta pertinentes. Essa inserção deverá ser feita após o DVD SHRINK concluir o BACKUP em FILES (não em .ISO), antes de gravar com o NERO ou CLONE etc. (O DVD DECRYPTER grava apenas em .ISO, através da opção: WRITE ISO).

- Ripar significa extrair do DVD para o HD todo o seu conteúdo, removendo as proteções de MACROVISION, CSS, RCE e PUOps, se houverem;

- Em um DVD cópia, não existe proteção, exceto de REGION (RCE), se ele não foi gravado em FREE;

- Em um DVD +/-R cabem aproximadamente 4,377 GB (4.700.000.000) bytes e não 4,7 GB (5.046.586.572 bytes);

- O DVD SHRINK, por DEFAULT, trabalha com 4.464 MB (4.680.843.264 bytes) para os DVD-5 e com 8.124 MB (8.723.078.578 bytes) para os DVD-9 (esses valores podem ser ajustados);

- Existem DVD´s que, mesmo comprimidos ao máximo, ultrapassam o valor suportado pela mídia de 4,7 GB; nesse caso, será necessário eliminar alguma coisa, tipo: MENU, EXTRAS ou algum canal de áudio, para poder comprimir e gravar adequadamente;

- Não faz muito sentido eliminar o EXTRA e manter o MENU para trocar o áudio e/ou legenda e/ou capítulos. No controle remoto existem teclas para efetuar essas trocas, sem a necessidade do MENU;

- Os arquivos VOB contêm as imagens, áudios e legendas. As marcas de início e término de cada capítulo estão em um mesmo arquivo VOB. A seqüência dos capítulos nos VOB poderá não coincidir com a seqüência da apresentação do filme. A localização de cada capítulo e a seqüência de apresentação do filme está contida no arquivo VIDEO_TS.IFO;

- O DVD SHRINK, por DEFAULT, desmarca o áudio em DTS 5.1-ch, se houver. A quantidade de bytes do áudio em DTS 5.1-ch é aproximadamente o dobro do áudio em AC3 5.1-ch e o triplo do áudio AC3 2.0-ch, chegando a ultrapassar 500 megabytes, ou seja, 1/9 do total disponível na mídia de 4,7 GB. Mantenha-o desmarcado, exceto se você tiver o decodificador apropriado para utilizá-lo;

- Para gravar um DVD-9 (dupla camada) não haverá necessidade de compactação (ANALYSIS e BACKUP), exceto se você pretende remover algum item. O DVD SHRINK suporta edição para DVD-9.

- A diferença entre o DVD-R e o DVD+R é de tecnologia e fabricantes.

- O DVD+R pode ser gravado em alguns modelos de gravadores como DVD-ROM, para isso o bitseting tem que estar habilitado, esse processo resulta em maior compatibilidade com DVD's players mais antigos

Editando:

Considerando que o conteúdo do DVD foi ripado para o HD pelo DVD DECYPTER (em ISO ou FILES) ou SMARTRIPPER (em FILES) ou qualquer outro ripador menos famoso, está na hora de acioná-lo. O DVD SHRINK pode ripar o DVD diretamente, mas é altamente recomendado não fazer por ele, pelo demasiado tempo que o leitor vai ficar acionado e porque ele não quebra direito as proteções, acontecendo com freqüência dar erro no meio do processo.

shirink12lg.jpg

Na primeira opção, .ISO, abra o DVD SHRINK e na barra de tarefas em FILE escolha OPEN DISC IMAGE (atalho: Ctrl+I) e direcione-o para o arquivo de extensão .ISO a ser trabalhado. Na segunda opção, abra o DVD SHRINK e na barra de tarefas em FILE escolha OPEN... ou clique no ícone OPEN FILE (atalho: Ctrl+O) e direcione-o para a pasta VIDEO_TS.

shrink23uo.jpg

O DVD SHRINK vai fazer uma rápida análise do conteúdo do DVD (menos de 2 minutos, com ou sem vídeo -> Enable Video Preview)

Ao término da análise das informações, a tela do Shrink será apresentada da seguinte forma:

apresentadocomo1ja.jpg

Na parte superior, logo abaixo da barra de tarefas, uma linha verde, às vezes com uma parte em vermelho, indica o tamanho do DVD, conforme os itens que estão selecionados (marcados/desmarcados) na coluna COMPRESSION SETTINGS. O ponto da mudança de cor verde/vermelho define a marca de 4.464 MB, que é o tamanho máximo do DVD-5. No final dessa linha será informado o total de megabytes dos dados selecionados, de acordo com a compressão utilizada em cada item. Se uma parte da linha estiver em vermelho e você tentar efetuar o BACKUP, será informado que o tamanho do DVD é muito grande e que você não conseguirá gravar com esse valor, embora você possa optar por fazê-lo assim mesmo.

Do lado esquerdo as pastas: MENU, MAIN MOVIE e EXTRA e do lado direito o que cada pasta contém em termos de áudio e legenda.

Na parte inferior esquerda: Um PLAYER para as imagem e áudio (excluído as legendas) do item selecionado, com uma tecla de STOP (um pequeno quadrado), uma tecla de PLAY/PAUSE (um triângulo/duas barras verticais) e um controle deslizante. O botão do controle deslizante pode ser arrastado com o mouse, avançando/retrocedendo para qualquer frame do item selecionado. Ao clicar em PLAY, será mostrado na pequena tela as imagens correspondentes ao trecho selecionado, com áudio, a partir da posição do controle deslizante. Com o botão direito do mouse posicionado sobre a imagem, você pode trocar o áudio para qualquer um dos que estiverem disponíveis no item selecionado. Clicando duas vezes sobre a imagem ou apertando à tecla F11, a tela pequena muda para FULL SCREEN e vice-versa.

s52hi.jpg

Em COMPRESSION SETTINGS temos em video as opções:

CUSTOM RATIO - Permite a alteração do percentual de compressão do video selecionado.

OBS: Quanto maior o percentual apresentado, menor o grau de compressão do video selecionado.

STILL IMAGE - Permite a substituição do video selecionado por uma imagem fixa, que pode ser selecionada em seu arquivo utilizando o browse

STILL PICTURES - Permite a redução do número de frames (quadros) apresentados na reprodução

OBS: Na utilização das opções "STILL" será diminuido o tamanho do arquivo em megas que serãm deslocados para o Main Movie (Automatic). Porém a imagem fixa ou o video com menor numero de frames, será reproduzido durante o tempo correspondente ao video original.

AUTOMATIC - Com essa configuração para o video selecionado, o percentual de compressão será ajustado a medida que forem sendo efetuadas mudanças em outros itens como audio, video e legendas. Normalmente essa configuração só é utilizada para o Main Movie.

Em EDIT, tem a opção TOOLBARS BUTTONS que possibilita modificar a aparência dos botões da barra de tarefas; existem alguns modelos interessantes.

Opção BACKUP:

backup6iu.jpg

TARGET DEVICE - Selecionar a forma do BACKUP para o HD (se em .ISO ou em FILES) e também acionar automaticamente um programa de gravação instalado no computador, tipo NERO, DVD DECRYPTER, etc. Quando o BACKUP terminar, será iniciado o processo de gravação automaticamente.

DVD REGION - Modificar para uma ou mais regiões específicas; por DEFAULT, está marcado REGION FREE.

QUALITY SETTINGS - PERFORM DEEP ANALYSES BEFORE BACKUP TO IMPROVE QUALITY - Fazer a ANALYSIS a partir da barra de tarefas (gasta uns 20 minutos) e, após, fazer o BACKUP (gasta também uns 20 minutos). São dois botões distintos para serem acionados, sendo que o do BACKUP deverá ser acionado somente após a ANALYSIS ser concluída; marcando esta opção, automaticamente será feita a ANALYSIS e o BACKUP para o HD, bastando apenas clicar em BACKUP.

QUALITY SETTINGS - COMPRESS VIDEO WITH HIGH QUALITY ADAPTIVE ERROR COMPENSATION - AEC - Para ser utilizado quando um vídeo comprimido pelo DVD SHRINK apresentar erros de pixelação (uns quadradinhos na imagem). A compensação desse erro poderá ser ajustada dentro de quatro possibilidades, visando eliminá-los ou, pelo menos, reduzi-los: MAXIMUM SMOOTHNESS/muito suave, SMOOTHNESS/suave, SHARP/agudo, MAXIMUM SHARPNESS/muito agudo. Esta opção poderá ser utilizada, por precaução, desde o início do processo, ou seja, não esperar acontecer a pixelação para depois utilizá-la, mas cada uma delas altera o tempo gasto em ANALYSIS, chegando a ultrapassar uma hora, ao invés de uns 20 minutos sem AEC. Se você optar pelo uso do AEC, será efetuada uma nova ANALYSIS seguida do BACKUP correspondente.

Considerações adicionais:

A opção AEC somente estará habilitada se houver alguma necessidade de comprimir o menu /filme /extras.

Se o DVD original for inferior a 4,7 GB, ela estará automaticamente desabilitada.

Da mesma forma, ao clicar no botão de ANALYSIS da barra de tarefas e não houver necessidade de qualquer compressão do menu/filme/extras, será informado que não haverá necessidade de analisar; mesmo assim, se você quiser, poderá efetuar a ANALYSIS.

Para poder efetuar uma compressão com a melhor qualidade possível, a ANALYSIS será efetuada sobre o que você marcou/desmarcou em ÁUDIO e/ou LEGENDAS. Se você alterar a marcação, a ANALYSIS necessitará ser completada nos itens que não foram analisados anteriormente. Se o que restar marcado totalizar menos de 4,7 GB, inclusive no modo RE-AUTHOR, a ANALYSIS não será necessária; apenas o BACKUP será suficiente.

Tenha em mente que a ANALYSIS é para aprimorar a qualidade do produto final mediante compressão de dados; se não tem compressão, não precisa analisar.

Os dados da ANALYSIS são pequenos arquivos salvos em C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\DVD SHRINK no WINDOWS XP. Para visualizar a pasta onde se encontram os arquivos de ANALYSIS devemos clicar em Ferramentas > Opções de pasta > Modos de exibição > Em pastas e arqivos ocultos marcar a opção mostrar.

Se você não apagá-los e tiver que analisar novamente o mesmo DVD, a ANALYSIS já estará feita e não se perderá tempo com isso; se você quiser efetuar uma nova ANALYSIS, deverá localizar e deletar o arquivo correspondente.

Os nomes desses arquivos são complicados para se saber quem é quem. Por exemplo: Analysis.Results.18deceb3 ou Analysis Results.65ab5e1d e fica difícil saber a quem corresponde; pode ser que a data/hora em que o arquivo foi salvo ajude a localizar.

OPTIONS - Por DEFAULT, o BACKUP é realizado no modo de baixa prioridade, o que permite compartilhar o micro com outras tarefas. Se desmarcar essa OPTION, o BACKUP vai gastar menos tempo, mas o micro ficará com dedicação exclusiva para o DVD SHRINK, sem compartilhamento de tarefas... você pode ainda habilitar para desligar o computador quando completar o BACKUP.

BURN SETTINGS - Você pode trocar o nome do VOLUME do DVD nessa opção e ele será utilizado para gravar o LABEL do DVD. Para o BACKUP pode-se utilizar qualquer nome de arquivo que não afetará a LABEL do DVD.

A Opção Re-Author:

Ao final do processo de análise podemos utilizar a opção Re-author que fica ao lado da Opção Full-Disc. Essa opção permite que sejam selecionados um ou mais videos de um ou mais DVD's ripados, para formar um só dvd.

Ao lado de COMPRESSION SETTINGS temos agora a opção/pasta DVD Browser

Selecionamos a pasta correspondente ao DVD que foi ripado, teremos a estrutura do DVD apresentada ...Menu, Main Movie e Extras.

Selecione o Title desejado e arraste e solte no campo DVD Structure a esquerda.

Podem ser selecionados mais de um title de diferentes DVD's

Isso permite que façamos por exemplo uma coletânea de video clips ou ainda juntarmos dois filmes em um só dvd. Importante salientar que com essa opção não teremos o menu funcional, se arrastarmos ele para o DVD Structure funcionará como um video continuo. .....

Podemos editar um title selecionado, para isso utilizamos a opção Set Start/ And Frames representada por duas setas em sentidos opostos, localizado do lado esquerdo pouco acima de SIZE.

Podemos assim retirar os créditos de cada um dos MOVIES com o objetivo de melhorar a qualidade final do video.

No caso da seleção de clipes basta marcar o inicio e o fim do clip pretendido, normalmente representado por um Chapter.

Se quisermos selecionar mais de um clip do mesmo DVD deveremos arrastar para o campo DVD Structure o Main Movie tantas vezes quantos forem o numero de clipes desejados. Se os clipes forem em sequência obviamente poderá ser aproveitado um só title.

Podemos configurar no Title selecionado, qual o áudio e legenda queremos que seja priorizado na reprodução inicial do DVD no Player, para isso clique com o lado direito do mouse sobre o Title e selecione a opção Set Defaut Streams

Faça as marcações de sua preferência

Terminada a seleção e só utilizar a função Backup da mesma forma que na opção Full Disc explicada anteriormente

Existem diversas perguntas sobre DVD's onde não se consegue grau de compressão suficiente para atingir a capacidade de um DVD5 somente em 1 PASS.

Abaixo estou colocandos dois post´s selecionados e relacionados a questão.

Um post inspirado do amigo Amirati, que explica muito bem o processo de compressão e outro que apresenta uma fórmula para compactação em 2 PASS muito divulgada em diversos foruns, que foi postada por muitos colegas, mas recentemente pelo amigo Soneca1.

Devemos compreender que há limites no grau de compressão de programa, ele tem parâmetros com o objetivo de manter um minimo padrão de qualidade.

Na minha opinião e de muitos, o Shrink é ainda, apesar de descontinuado, o melhor programa de compressão levando-se em conta principalmente o tempo gasto, a espetacular função Reauthor, a qualidade de compressão.

O DVD Rebuilder é também um ótimo programa, acho que até superior em alguns pontos, mas pelo enorme tempo que gasto na conversão, mesmo em um PC de ótima configuração e por na maioria dos casos não obter diferença significativa, deve ser utilizado como opção para os poucos casos em que não se obtém sucesso com o Shrink.

Vitor Seagull

Post's:

"O Shrink quando lançou a primeira versão, vinha com uma recomendação de aplicar uma fórmula para esses casos... essa fórmula alguém postou por aqui tem um mês aproximadamente... ele recomendava fazer grandes compactações em mais de uma passagem... aplicando-se a fórmula, convertíamos para uns 80%, depois mais 80 % no resultado da primeira e assim íamos, até chegar aos 4.7 GB... então, fazer mais de uma compactação é coisa desde o nascimento dele... essa parte do segredo é que o deixa como um dos melhores compactadores de DVD... por isso é que fazer a Deep Analysis é fundamental... é por ela que são definidos onde aplicar as diversas taxas de compactação ao longo do filme...

Nas versões seguintes, não se falou mais na fórmula (penso que ela passou a fazer parte da compactação automaticamente, mas não tenho certeza) e surgiu o EAC... tanto é que, a depender do % de aproveitamento, o desenvolvedor recomenda aplicar os diversos níveis de EAC... particularmente, eu não utilizo o EAC, independente do percentual de aproveitamento...

Os critérios que o Shrink trabalha é em bitrate variável (VBR)... ele compacta mais as cenas paradas e menos as cenas de maior movimento... como ele descobre isso, ou seja, onde aplicar mais ou menos compactação, creio que é por comparação de frames...

Se um filme inteiro sob análise tiver muita ação, ou seja, muita diferença entre os quase todos os Frames, ele vai compactar o menos possível as sequências de frames e então, compactando menos, não vai caber na mídia... quanto é esse menos possível ??? O desenvolvedor deve ter chegado a algumas conclusões sobre o menor valor a ser aplicado nas cenas de maior movimento... isso é limitante mesmo...

Eu não sei se no caso, aplicando EAC, vai ajudar a diminuir esse tamanho... mas você poderá testar...

A outra possiblidade é você trabalhar em modo Re-Author apenas com o Main e cortar áudios e legendas... por exemplo, deixar apenas os canais 5.1 em inglês e português, se houverem, e a legenda apenas em português... comentários do produtor do filme, sarrafo !!!... DTS, sarrafo... legendas asiáticas, sarrafo !!! e com tanto sarrafo, dá para abrir uma carpintaria... hehehe

O que eu escrevi são deduções, fruto da experiência geral e com o programa em particular... é uma ideia um pouco vaga, mas não encontro explicação melhor... com certeza, ele não vai contar para nós, então só nos resta deduzir...

Fórmula para 2 PASS no DVD Shrink:

1. Ripe com o Decrypter no modo file

2. Abra o Shrink click em "OPEN FILES" ou "MAIN MOVIE" e carregue o filme que você ripou.

3. Pegue o valor da porcentagem encontrada em "Automatic Compression Settings"

para DVD-5 (4.7GB) size e aplique esta formula:T = (SQRT ( P% )) * 10

onde SQRT é a raiz quadrada

e P% , é a porcentagem encontrada no DVDShrink para um único passo.

T = (SQRT (52.9)) * 10

T = 7.2732386 * 10

T = 72.732386

T = 72.7 %

Obs: exemplo de um filme com a porcentagem de 52.9% encontrada em "Automatic Compression Settings".

4. Ajuste em "Custom Radio" na aba Compression Settings e

mova o controle (slider) para porcentagem encontrada na formula.

5. Agora click em "Backup!" após ajustar a porcentagem em "Custom Radio"

ou siga o modo "seguro" para iniciantes:

use o size maximo encontrado, escolha "Custom" em

"Preferences" e escreva o valor do size para o primeiro passo. Agora você tem tudo o que precisa para o primeiro passo!

6. Agora click em "Backup!".Selecione "HARD DISK FOLDER" e escolha a pasta de destino. *ajuste "Perform deep analysis" e escolha AEC na aba "Quality Settings".

click "OK" e aguarde o final do primeiro passo.

7....após o primeiro passo, abra o DVDShrink novamente e ajuste em

"Preferences" para DVD-5 (4.7GB) ...4464MB. Agora abra a pasta onde salvou o primeiro passo e click em "Backup!"

8.Selecione "HARD DISK FOLDER" e escolha uma nova pasta de destino

*ajuste "Perform deep analysis" e escolha AEC na aba "Quality Settings".

Link para mais um tutorial do Shrink feito JR Pescador

Tutorial Shrink

post-16208-13884897879405_thumb.jpg

post-16208-13884897879759_thumb.jpg

post-16208-13884897879999_thumb.jpg

post-16208-13884897880657_thumb.jpg

post-16208-13884898836286_thumb.jpg

post-16208-13884898837061_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

vitorx2003,

Agradeço pela força e pela lembrança/divulgação desse modesto tutorial para ajudar aos que estão iniciando... ele está meio embolado, misturando informações gerais com as do Decrypter e do Shrink... se um dia eu arrumar um tempinho, vou melhorar o tuto... faltam imagens, separar as coisas e corigir algum erro, por exemplo, de como juntar o conteúdo de mais de um DVD, pois o método evoluiu nas versões do Shrink e eu não corrigi o texto ainda... tarefas para médio prazo...

valeu !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas pessoas chegaram a me enviar emails elogiando o seu tutorial.

Os elogios eram exatamente por ser simples, bem redigido ao ponto de os screens acabam por não fazer falta e aqui não dá para postá-los por alguns limites....É o ideal para o iniciante

Nada é tão perfeito que não possa ser melhorado....

Se você souber um meio de se manter as legendas em coleção de clips, sem ter que adiciona-las em avi e sem ter que montar todo um dvd que é o que estou estudando agora com o maestro, dá um toque....

Como disse sei que pelo reauthor, você mantem tudo, mas sem menu

PS:Tem um detalhe no tutorial que se refere onde ficam os arquivos gerados no processo de analisys( C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\DVD SHRINK no WINDOWS XP) , que seria importante acrescentar que eles só aparecem quando ativamos a exibição de pastas ocultas, já fiz uma pergunta sobre isso que ninguém respondeu e depois descobri e divulguei e agradeceram.....

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

vitorx2003,

É verdade... a pasta C:\Documents and Settings somente aparece se ativarmos a exibição de pastas ocultas... poderia ser incluída essa informação também, embora isso esteja mais ligado ao XP do que ao Shrink... mas algumas pessoas não sabem disso...

você sabia que as análises que fazemos servem para todos que forem analisar o mesmo DVD, propiciando uma enorme economia de tempo ???... Eu tenho colecionado essas análises ao longo do tempo e tenho agora, exatamente, 309 análises completas, sem EAC, total de 21,1 MB, cada uma delas zipadas com o nome do filme... já pensei até em fazer um site para disponibilizá-las, mas não tenho habildade para isso e nem tempo para aprender... obviamente, esse número poderia disparar, com a colaboração/participação de mais interessados...

Tem um site espanhol que disponibiliza diversas analises.results, mas são para os DVD daquele país (Região) e nós, no Brasil, não temos isso ainda... se alguém se habilitar... ... ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amirati

Isso poderia ser disponibilizado em rede torrent, mas ai é mais uma coisa a se aprender. "Criar um torrent" é bem fácil, mas tem que ter um tempo e tem que ter sempre uma pessoa de seed.

Outra opção seria colocar em um Gmail criado para isso

Outra seria o site tipo MegaUpload, onde você pode disponibilizar (upar) para depois o pessoal pegar criando un link ........ :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

vitorx2003,

Como eu disse, não tenho tempo disponível para criar um site e nem administrar... quem sabe se o people do CdH tenha algum interesse nisso...

Já até pensei em fazer um UpLoad para algum local e colocar apenas os link no fórum... receber colaborações via e-mail e inserir... acho que é um caminho... para quem utiliza o Shrink com vários títulos, é uma mão na roda... baixar pequenos arquivo de poucos Kb em segundos ao invés de analisar durante 15 minutos, ajuda bastante...

Enfim, estou disposto a colaborar, mas não assumir o filho... hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcio Sell    3

Eu já tinha visto este tutorial antes e havia gostado muito.

Agora que o Autor encontra-se entre nós, vou destacar este tópico para que as dúvidas sejam tiradas somente aqui e que o autor ajude nas respostas...

Aamirati seja bem vindo ao fórum.

TÓPICO DESTACADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:palmas: :palmas: :palmas:

Parabéns Amirati !

A única coisa que fiz foi divulgar esse tutorial muito bom e observar que o colega havia entrado no forum, de mansinho só dando respostas, quase anônimo....só ajudando.

O tutorial é bom porque consegue em poucas palavras explicar o que realmente interessa e em palavras que todos entendem.

:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:ahh: Estou tendo problemas com o Shrink e Decrypter. Veja bem: Instalei minha gravadora de DVD LG 4163b ontem e só estou conseguindo copiar um único DVD. Tenho o Shrink instalado, o Decrypter e o nero. Quando vou ripar do segundo DVD em diante, ele faz a leitura quase completa, sendo que no final aparece uma mensagem em inglês dizendo que foram encontrados erros e também "erro de redundância". Isso acontece com os dois programas acima citados. Meu micro é um Sempron 2600, 512 Ram e HD de 80GB e tenho um gravador de DVD e um drive de CD Rom. POr favor me ajudem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use a ferramenta de pesquisa do forum usando o termo "Erro ciclico de redundancia" você encontrara explicações diversas, tem muita coisa postada

Exs.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....0entry1339864

http://forum.clubedohardware.com.br/index....0entry1345591

Provavelmente o problema e com o DVD original....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
iranildorf    0
Postado Originalmente por leonardohenrique1@08 de julho de 2005, 08:11

:ahh: Estou tendo problemas com o Shrink e Decrypter. Veja bem: Instalei minha gravadora de DVD LG 4163b ontem e só estou conseguindo copiar um único DVD. Tenho o Shrink instalado, o Decrypter e o nero. Quando vou ripar do segundo DVD em diante, ele faz a leitura quase completa, sendo que no final aparece uma mensagem em inglês dizendo que foram encontrados erros e também "erro de redundância". Isso acontece com os dois programas acima citados. Meu micro é um Sempron 2600, 512 Ram e HD de 80GB e tenho um gravador de DVD e um drive de CD Rom. POr favor me ajudem!

alguém me ajuda, sou iniciante na área de gravação. Estou com o seguinte problema, sempre que faço o backup com o shrink, o micro trava e tenho que reiniciar o computador. Tenho gravador LG 4163b.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a configuração de teu PC?

Provavelmente é ai que mora o problema.....Hardware

Não entendi porque você destacou o Post do Leonardo

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Runner81    0

Fiquei com uma dúvida, se puderem esclarecer, ficarei grato.

Após ripar o Dvd em .ISO com o decrypter 3.2, ele ficou salvo no HD na pasta que eu especifiquei. Abri o Shrink, e abri a ISO, através do arquivo nomedofilme.MDS , opção FILES -> OPEN DISK IMAGE.

Aconteceu uma análise rápida e fiz o Backup em .ISO com o Shirink salvando no HD.

Após isso abri o Decrypter e fiz a sequência: MODE -> ISO -> WRITE.

Mesmo assim quando estava em torno de 85% deu algum erro de gravação e não pode ser concluida. Alguem poderia me ajudar aonde foi que errei nesses passos? Se eu deveria ter feito a análise profunda antes de fazer o Backup?? Ou foi problema na mídia mesmo? Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iron Fury    0
Postado Originalmente por Runner81@18 de julho de 2005, 14:54

Fiquei com uma dúvida, se puderem esclarecer, ficarei grato.

Após ripar o Dvd em .ISO com o decrypter 3.2, ele ficou salvo no HD na pasta que eu especifiquei. Abri o Shrink, e abri  a ISO, através do arquivo nomedofilme.MDS , opção FILES -> OPEN DISK IMAGE.

  Aconteceu uma análise rápida e fiz o Backup em .ISO com o Shirink salvando no HD.

  Após isso abri o Decrypter e fiz a sequência:  MODE -> ISO -> WRITE.

  Mesmo assim quando estava em torno de 85% deu algum erro de gravação e não pode ser concluida. Alguem poderia me ajudar aonde foi que errei nesses passos? Se eu deveria ter feito a análise profunda antes de fazer o Backup?? Ou foi problema na mídia mesmo? Desde já agradeço.

Eu nunca ripo o DVD em ISO apenas em FILE, onde sempre queimei tudo sem problemas após back-up com o Shrink, quando tentei gravar em ISO deu pau e queimei duas mídias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Em constante atualização na informatica, é muito difícil de se afirmar que o DVD Shrink seja o "HONOR CONCUR para copiar DVD."

Uitilizo a alguns meses o DVD-RB, onde em quase todos os sites internacionais é tido como a melhor solução na questão de qualidade para se realizar um BACKUP de DVD. Juntamente com o encode da CCE, ele torna-se "quase" imbativel. Fiz backup's da serie The O.C. por completo, e tornou-se insuperavel (exemplifiquei a serie por que ela possue 07 discos com um filme principal de 7 GB cada).

Faço tais considerações para que os usuarios deste forum não sejam levados a utlizar este ou alquele software por afirmações incorretas ou apenas limitadas.

Fui usuario do DVD Shrink há algum tempo, contudo em algumas aplicações, principalmentes em filmes grandes (senhor do aneis, alguns seriados, alguns shows, etc) ele deixa a desejar no quesito qualidade, isto me levou a pesquisar no mercado qual a melhor solução. A atual encontrada foi a DVD-RB com CCE.

Outra coisa que devemos levantar, é que no Shrink quando o filme ultrapassa a barreira dos 4Gb teremos que manipular a estrutura para adequar a qualidade, ou até mesmo "cortar" audios/subtitles/extras "indesejaveis". Isto não ocorre no DVD-RB, pois ele processa o DVD por completo, beneficiando em sua compactação o filme principal, automaticamente.

Quando falamos de qualidade em video, não falamos em tempo de processamento, que dependerá de maquina e até mesmo do software.

No DVD-RB em filmes de 5-6 gb ele leva até 220 minutos em um P4 2.8, coisa que o DVD Shrink leva em menor tempo, porém a qualidade é muito superior.

Ainda podemos melhorar a qualidade no DVD RB, ajustando os passes VBR.

Não quero vender o DVD Rebuilder, quero apenas realizar comparações para que os usuarios possam ter o livre arbitrio na sua decisão.

Não se pode afirmar nada na informatica, como o melhor DVD seja o Plextor SA-716 (serial ata), que a melhor midia seja do fabricante RICOH(Ridata, TDK, Fuji, etc) ou ainda que o melhor programa de autoração para DVD seja o Studio 9 da Pinnacle, pois trata-se de uma situação temporal.

Alguem irá supera-los no futuro ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[JACKSON]    0

eu particularmente que nunca mexi com o Shrink, achei muito confuso o tutorial, parece-me mais uma análise sobre o programa, descrevendo alguns comandos, mas valeu ai, vamos ver se com estas informações, eu consigo copiar para o HD, pois copiar para o HD não é o problema, já que o próprio DVD Clone faz isso, o problema, é na hora de gravar para o CD(DVD) que eu usava pelo mesmo DVDClone, e ficava mais de 4 horas "gravando" em 100% Completado,mas num pássava disso, e nunca terminava.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iron Fury    0
Postado Originalmente por DEMETRIUS DE ALMEIDA PIRES@19 de julho de 2005, 03:37

Amigos,

    Em constante atualização na informatica, é muito difícil de se afirmar que o DVD Shrink seja o "HONOR CONCUR para copiar DVD."

   

    Uitilizo a alguns meses o DVD-RB, onde em quase todos os sites internacionais é tido como a melhor solução na questão de qualidade para se realizar um  BACKUP de DVD. Juntamente com o encode da CCE, ele torna-se "quase" imbativel. Fiz backup's da serie The O.C. por completo, e tornou-se insuperavel (exemplifiquei a serie por que ela possue 07 discos com um filme principal de 7 GB cada).

 

    Faço tais considerações para que os usuarios deste forum não sejam levados a utlizar este ou alquele software por afirmações incorretas ou apenas limitadas.

    Fui usuario do DVD Shrink há algum tempo, contudo em algumas aplicações, principalmentes em filmes grandes (senhor do aneis, alguns seriados, alguns shows, etc) ele deixa a desejar no quesito qualidade, isto me levou a pesquisar no mercado qual a melhor solução. A atual encontrada foi a DVD-RB com CCE.

  Outra coisa que devemos levantar, é que no Shrink quando o filme ultrapassa a barreira dos 4Gb teremos que manipular a estrutura para adequar a qualidade, ou até mesmo "cortar" audios/subtitles/extras "indesejaveis". Isto não ocorre no DVD-RB, pois ele processa o DVD por completo, beneficiando em sua compactação o filme principal, automaticamente.

  Quando falamos de qualidade em video, não falamos em tempo de processamento, que dependerá de maquina e até mesmo do software.

  No DVD-RB em filmes de 5-6 gb ele leva até 220 minutos em um P4 2.8, coisa que o DVD Shrink leva em menor tempo, porém a qualidade é muito superior.

  Ainda podemos melhorar a qualidade no DVD RB, ajustando os passes VBR.

  Não quero vender o DVD Rebuilder, quero apenas realizar comparações para que os usuarios possam ter o livre arbitrio na sua decisão.

  Não se pode afirmar nada na informatica, como o melhor DVD seja o Plextor SA-716 (serial ata), que a melhor midia seja do fabricante RICOH(Ridata, TDK, Fuji, etc) ou ainda que o melhor programa de autoração para DVD seja o Studio 9 da Pinnacle, pois trata-se de uma situação temporal.

  Alguem irá supera-los no futuro ...

Olá amigo, você poderia criar um tópico com o tutorial do DVD-RB com CCE, o que acha???????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Iron Fury@19 de julho de 2005, 17:38

Olá amigo, você poderia criar um tópico com o tutorial do DVD-RB com CCE, o que acha???????

Vá ao link http://dvd-rb.dvd2go.org/modules.php?name=...=showpage&pid=5 , proprietário do DVD-RB (ROCKAS), onde exibe informações de como utilizar o mesmo. No mesmo site há links para as ferramentas utilizadas juntamente com o DVD-RB para donwload.

Espero ter ajudado, qualquer duvida é so enviar email.

-> dudapires@bb.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

DEMETRIUS DE ALMEIDA PIRES.

Permita-me contrapor alguns pontos de vistas do que o amigo apresentou...

Não existe e nem vai existir qualquer programa que compacte um DVD, em média 6.5 Gb para 4.7 Gb, sem perder qualidade... seja ele qual for, o tempo que for, as passagens que der... sempre se perderá qualidade... é inevitável... senão poderiamos esperar no futuro um compactador que transformasse 6.5 GB em apenas um byte com a qualidade de cinema...

O Rebuilder, o DVD2SVCD, e tantos outros, utilizando o CCE ou equivalente, vai demorar horas nessa conversão e no final o resultado é aproximadamente igual, pouco melhor ou pouco pior... para se notar a diferença você teria que utilizar equipamentos de precisão, pois a nossa visão e audição não vai detetar essas pequenas diferenças...

O problema do Shrink é que ele é freeware... e quando as coisas são grátis, todo santo desconfia de sua eficiência... se você compactar o MENU, MAIN e EXTRA a 50%, você notará alguma diferença se for assistir em tela grande, com algum projetor... em TV até 29" não dá para notar muita diferença... o pior DVD que compactei foi o da IVETE SANGALO... não cortei o EXTRA porque ele é um segundo show... e no próprio DVD original, a imagem do EXTRA já é sofrível... assistindo em uma TV de 34", eu notei alguma perda de qualidade colando os olhos na tela da TV, pois foi compactado próximo aos 50%... o DVD original tem 8.2 Gb, maior do que o senhor dos anéis... mas nada que incomode se assitido a uma distância adequada...

Sou defensor do Shrink porque ele oferece todos os recursos necessários para copiar um DVD, é rápido, é fácil de usar, é freeware, é popular e apresenta ótimos resultados...

O RB apresenta um ótimo resultado também, tem mais recursos, é pago, é complicado de se usar e gasta horas pra fazer o mesmo trabalho que o Shrink faz em 1/2 hora...

No final, a diferença de imagem/som, se existir, é desprezível e poderá ser pior ou melhor... será que vale a pena gastar horas a fio nesse tipo de compactação ??? Penso que não...

Além do que, embora eu não utilize, o Shrink tem um tal de EAC... dependendo de como você setar o EAC, a compactação será feita em mais de uma passagem, demorando mais tempo e melhorando a qualidade do produto final (dizem)... eu não utilizo porque tanto o EAC como o RB deixam a imagem um pouco borrada, sob o minha ótica, perdendo a definição... isso é devido a eliminação de detalhes para tornar cada frame mais enxuto, com menor número de bytes...

Finalmente, quem quer copiar vários DVD por dia, terá que ter alguns micros dedicados para trabalhar com o RB... com o Shrink é vapt-vupt...

Bem, são os meus pontos de vista, não necessariamente perfeitos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com um probleminha...Estou tentando gravar Paixão de Cristo

Usei o Decrypter, depois o DVD Shrink 3.2, fiz tudo certinho, ele acabou gravando, mas não me deu opção de escolha das legendas...fiz duas copias uma marcando só legenda em portugues e outra com tudo!! Mesmo assim nada aconteceu...e ainda não abriu direto o filme, tenho que abrir em partes!!

Será que fiz algo errado???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jjohtak    0
Postado Originalmente por DEMETRIUS DE ALMEIDA PIRES+19 de julho de 2005, 03:37-->
Amigos,

      Não quero vender o DVD Rebuilder, quero apenas realizar comparações para que os usuarios possam ter o livre arbitrio na sua decisão.

    Alguem irá supera-los no futuro ...

Aamirati@21 de julho de 2005, 09:30

DEMETRIUS DE ALMEIDA PIRES.

Permita-me contrapor alguns pontos de vistas do que o amigo apresentou...

Sou defensor do Shrink porque ele oferece todos os recursos necessários para copiar um DVD, é rápido, é fácil de usar, é freeware, é popular e apresenta ótimos resultados...

O RB apresenta um ótimo resultado também, tem mais recursos, é pago, é complicado de se usar e gasta horas pra fazer o mesmo trabalho que o Shrink faz em 1/2 hora...

No final, a diferença de imagem/som, se existir, é desprezível e poderá ser pior ou melhor... será que vale a pena gastar horas a fio nesse tipo de compactação ??? Penso que não...

Bem, são os meus pontos de vista, não necessariamente perfeitos...

Caros,

Duda e Anselmo:

Duda, Influenciar-indicar alguém a trocar um soft pelo outro não é questão deste ser + limitado ou melhor, pior. Ambos são úteis. São Bons!

O Shrink a meu ver é bem mais fácil de se usar. O Rebuilder, bem mais complicado.

São programas diferentes. O Shrink já tem uma bagagem atrás de si, é leve, intuitivo e fácil de manusear, É FREE e difícil escutar algum problema nele sem solução.

O DVDrebuilder tem a versão FREE completamente funcional e a versão Pro(paga, e a qual eu uso).

Mas não funciona sozinho. Ele é um software utilitário muito bom,Depende dos encoders.(CCE, PROCODER, QUENC,HC). Ele faz a otimização dos programas envolvidos:

Ele manda através de linha de comando(o CCE encodar desta ou daquela maneira....)

Ele manda o Procoder, o Quenc, o HCPro encodar. Compactar os dados após analisar célula por célula. Usando o Bitrate variável, por isso da demora de seu encode.

Ficando a codificação a cargo dos Encoders pagos:(CCE#Procoder) ou os gratuitos (QUENC,HC) e o transcoder REJIG.

Mas não esqueçamos de salientar que o CCE é pago, (59 dólares a versão capada), e mesmo comprando oficialmente, gera ‘N’ erros estranhos dentro do Rebuilder.Tanto que tive vários disk errors 33, 9, e outros tantos que n:ao me lembro, diskfull error falta de espaço,mesmo tendo, could’ perform, bla, bla, bla.....Tendo nestes casos ou tentar com o QUENC(as vezes trocando pelo FREENC) ou retornando pro próprio Shrink. .....(O Procoder nunca usei, nem o HC e o REJIG).

Utilizei somente o CCE, o QUENC e o FreeEnc, este substitui-se todo o Quenc.exe pelo Freenc.exe(eles partem dum mesmo soft.) dentro da pasta do Rebuilder.

Veja bem, em termos de qualidade, o produto resultante do DVDRebuilder com o Quenc ou o CCE, são incríveis.

Tem sim, resultado superior ao Shrink. Qualidade incomparável.

Mas devemos por na mesa que o Rebuilder não é de fácil utilização....Precisa treino e paciência, principalmente para achar o encoder adequado(não é mesmo Duda?) e aos erros estranhos que surgem.

Uso o Shrink para observar exatamente onde o Rebuilder não vê. Um a meu ver, complementa o outro....

Também devemos analisar que o Shrink é FREE e não é exatamente um encoder. Ele é considerado um Transcoder (que tem um motor muito bom e tem uma função VBR=encode em 2 passes) ou ferramenta para backup, quase um tudo em 1, junto do Instant Copy8(este ´também muito bom), o Intervideo DVDCopy3 Platinum(ke tem hoje uma bela função de juntar 2 ou mais dvds em 1com menu tosquinho, com qual junto meus DIVX), o CloneDVD, e outros.

Podem perceber que os acima usei todos, e às vezes tendo que recorrer a este ou aquele....Mediante determinada situação....

Resumo, Duda adoro os dois, meus backups são filhos desta união: DVDShrink, DVDRebuilder (comn os encoders) e o DVDDecrypter.

Ambos tem muitas vantagens e utilizando os 2 juntos acho o máximo.

Continuo usuário de ambos.

Para o futuro o Rebuilder tende só a melhorar, principalmente se todos que o usam colaborarem financeiramente com o idealizador do soft.

O Shrink já é barco abandonado....Faltou doações prodesenvolvedor...por isso o dono o vendeu pro Nero(o Shrink que é o atual NeroRecode, veja as semelhanças dos softs...)

Tanto que na versão RebuilderPRO, já tem melhorias tais como criar imagem(ISO),

podendo retirar este ou aquele extra, pode-se retirar todos os extras ou só o menu, etc...

Então, colocado algumas entre outras , usemos quem puder, os 2 ke são muito bons, e tenho dito!!!

Anselmo, como pode perceber, estou defendendo os dois. Acho os dois Ótimos.

Mas, dia destes experimente o Rebuilder também. Se doar por estes dias irá lhe custar 10 dólares(26 Reais, não é muito e como eu, vira betatester por acreditar no soft e atualizações permanentes) Mas quando tiver o release Pro oficial, passará a U$30.

Quanto a qualidade final se vale ou não, no momento acho que ainda é relativo. Em primeiro lugar não sabemos qual é a real durabilidade destas mídias...

Em 2, meu jovem amigo, daqui um tempo as TVs, mesmo aqui neste Brasil do Mensalão, tenderam para os sistemas HDTV ou similares, tendo as TVS wide como padrão. Aí amigo, acho que as imagens destes nossos backups, não vão ficar muito boas. Talvez feitos pelo rebuilder ligeiramente melhores.... Ah, claro que estou divagando...Mas quiçá não é mesmo????

Não tenho mensalão prá comprar umas destas TVs de 20paus y arriba prá testar e ajudar a turma aqui....Aceito donations!!!

Abraços amigo.

Carambas, ôme como tu postas!!!! digo, ajuda o próximo!!! que Velocidade, mas ke velocidade.....Tú tens no mínimo 1000 lugares reservados no céu. heheh....

PS. Anselmo, ultimamente, tenho tido problema com o DVDDecrypter 3520 e as mídias smartbuy de 8x com logo e sem.

No início, duma gravação de imagem, o Decrypter já canta erro e grava 0.5 cm da mídia e perco ela. Já ocorreu umas 5 vezes. Estranho. Pior que usei o 3540 e deu umas outras 2 vezes. Aí estou começando a usar só o Alcohol....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

jjohtak, oraiô

Creio que devemos ir pela praticidade da coisa... existem diversas maneiras de copiar... se vai ficar melhor ou pior, comparando-as, acho qu eu não vou fazer isso... penso que, se houver diferença, ela não será tão significativa assim ao ponto de deixar meu micro trabalhando dias a fio para compactar meia dúzia de DVD... mas é apenas um pensar e não fatos !!!

Até hoje não fiquei insatisfeito com as cópias efetuadas com o Shrink... para o meu gosto, assistindo normalmenete numa TV de 34", tá bom demais... um ou outro DVD é de tamanho imenso... a média eu estimo estar em 6.5 Gb... quando retiramos os EXTRAS, acho que a média fica em torno dos 5.5 Gb e pra 4.7 Gb a diferença é pouca...

Talvez justificasse um método mais elaborado para um ou outro DVD tipo, senhor das rodinhas 3, ivete sangalo... mas, de maneira geral, é perder tempo e tempo é dinheiro, dizem... imagem perfeita existe somete no set de filmagem, em 3 dimensões ao vivo e a cores... a partir da captação dessas imagens para uma película, já houve muita compressão... até chegar em 4.7 Gb as perdas são grandes... entre 4.7 e 8.4, não é tão significativa assim... mas se formos para VCD ou DVIX, então será e a qualidade é sofrível ou assistível...

Enfim, viva a praticidade...

Obs.: aqui tem muitos participantes com as mesmas dúvidas e as mesmas falhas em não pesquisar antes de postar, por exemplo... dá para responder enquanto eu tiver a paciência disponível... vou tentando ajudar aos poucos... :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:-BEER oi pessoal, so para acrescentar, entrei agora no "fascinante mundo da gravacao", useando o tutorial definivo do Shirik, posso dizer que foi " show de bola", pra que nunca tinha feito, me sai muito bem, a qualidade final foi otima, não tive dor de cabeça, o Shirink e fácil de se utilizar, não troco , por nenhum outro. :palmas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×