Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode usar a fonte de um pc para recarregar bateria


dark963

Posts recomendados

O que ocorre é que a fonte do PC não tem o valor adequado de tensão para carregar uma bateria de 12v.

Para que a bateria carregue, é necessário aplicar uma tensão maior do que a que existe nos terminais da bateria.

Quando a bateria está quase descarregada, ela tem cerca de 11,5v nos seus terminais e portanto, ao se ligar uma fonte de 12v, como a do PC, ela começa a carregar, porém, logo a tensão nos terminais da bateria atinge 12v e, então, a corrente pára de circular, pois, a tensão da bateria se igualou à tensão da fonte.

Uma bateria de 12v atinge 12,7v quando está com 100% de carga e, portanto, é necessário uma fonte de alimentação com uma tensão superior a este valor.

Existem alguns valores de corrente e tensão que devemos respeitar quando estamos carregando uma bateria de chumbo-ácido:

- Não devemos deixar que a corrente de carga ultrapasse 10% do valor da capacidade da bateria. Por exemplo, para uma bateria de 7Ah, não devemos deixar a corrente de carga ultrapassar 700mA.

- Não devemos deixar a tensão nos terminais da bateria ultrapassar os 14v, senão ocorre sobrecarga, o que danifica a bateria.

- Um valor de tensão que podemos aplicar indefinidamente na bateria, conhecido como tensão de flutuação, é de 13,4v.

Um carregador ideal controla a corrente e tensão que vai para a bateria de forma a respeitar a corrente e tensão máxima.

Mas, para construir um carregador destes é necessário montar um circuito que utiliza um CI, tal como o UC2906 da Texas.

Eu pretendo um dia montar um carregador deste tipo, mas, por enquanto, uso uma fonte de tensão linear regulada e limito a corrente e tensão no valor máximo (fico monitorando com o multímetro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E para reforçar o que cita o Claudiomiror, é que a carga da bateria é um processo químico, que não pode ou deve ser acelerado, sob pena de danificar as placas de chumbo.

Ao aplicar uma corrente muito acima da recomendada, o processo é forçado, as placas aquecem e ao invés de receber uma carga em menor tempo, ocorrem danos irreversíveis à bateria. Por isso, é que se deve respeitar as limitações de corrente e tensão. Os melhores carregadores nunca fazem uso de corrente acima de 5A. Apresentam ainda, sistema pulsante, que flutua(varia ciclicamente) o valor da carga e produz uma carga perfeita. Esses carregadores são ditos inteligentes e portanto, mais caros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

Há carregadores "Inteligentes" que além de compensar a tensão durante a carga, para que a bateria tenha uma vida útil maior, alguns compensam a tensão de acordo com a temperatura ambiente, o que tb influencia na vida da bateria.

Um nobreak tipico utiliza uma tensão por volta de mais ou menos 13,2-13,8V pra carregar uma bateria de 12V e essa tensão pode variar ao longo da carga e dependendo do tipo de carregador e como ele foi calibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Só pra completar: há um sistema de se obter de 8,5 até 27,5 Volts DC bem regulados na antiga saída de 12 Volts de uma fonte de PC comum apenas trocando 1 resistor. Se algum de vocês queiser o esquema, me mande uma MP

Olá anarkey. Li seu post sobre a fonte de PC, se fosse possível gostari aque me enviasse o esquema para transformar os 12 volts em 8.5 até 27. Meu e-mail é [email protected].

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...