Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado. Não usem o Kernel 2.6.12.3


Visitante

Posts recomendados

:crazy: Realmente faltou ma bateria de testes mais completa para evitar esse tipo de coisa.

:conf: Kobal, você relatou seu erro para os responsáveis do Kernel? É única medida á se tomar.

:sne: Sr.Towards, esperamos que tenha uma dedicação maior ao seu trabalho e que esse bug de I/O seja rapidamente corrigido.

:bored: Esperamos ansiosamente pelo Kernel 2.6.13 (E que isso não torne á acontecer!) :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não sei que tipo de bug é esse, mas sempre achei arriscado ser o primeiro a usar algum software, seja kernel ou não. Vocês que já rodam a última versão do kernel no seu computador principal como o sistema principal são loucos ou bobos (eu já fui um por muito tempo). Isso é uma doença: sempre querer ter a última versão de tudo. Lembrem-se que a última versão por mais estável que seja é a beta da próxima. Se quiserem experimentar, faça isso de forma segura: num HD separado (sabe daquelas gavetinhas de HD? É bem prático para isso) ou numa partição independente (mas aí é menos seguro). Depois que tiver a certeza da sua funcionalidade, aí passa para o seu sistema de uso rotineiro. Eu mesmo era ávido pelas últimas versões de tudo que eu usava. Após bater a cabeça várias vezes, estou indo mais devagar: ainda uso kernel 2.6.9, Fedora 3 (aliás Fedora 4 está um lixo), ... As exceções são para as correções de segurança e bugs graves, aí não tem jeito. É impressão minha ou de uns tempos para cá (kernel 2.6) essas pisadas na bola estão mais freqüentes? Agora, este desastre aconteceu só com você ou a mais pessoas? Pois existe a possibilidade do catastrofe não estar relacional ao kernel. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi do nada, ainda não achei nada referente, só achei 1 com problema de compilação.

A só que aconteceu.

tenho

sda1

sda2

sda3

sda4

Eu peguei os arquivos de sda4 e mandei para sda1, desmotei a partição, e fiz mke2fs /dev/sda4 na outra shell estava compilando o kernel para testar um esquema la.

Achei que foi rápido, fiz novamente mke2fs /dev/sda4 bummmmmmm a compilação do Kernel deu um erro. Nem liguei fiz um make mrproper nada, fiz make menuconfig nada ,

ai fi que o disco ficou inacessivel, meti o dedo no reset o sata nap iniciava, pessei que era erro de hardware, dei boot pelo ubuntu fui olhar zerado o disco.

PS: apareceu io error .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A correção vai sair no proximo Kernel. Ainda não arrumaram :bravo:

Demoraram achar o bug em. O ruim que eu perdi meus dados todos. :tantan:

http://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=4968

Mesmo erro que aconteceu no meu.

Here's the kernel error log (the most interesting part):

irq 201: nobody cared!

[<c013b42a>] __report_bad_irq+0x2a/0x90

[<c013ade0>] handle_IRQ_event+0x30/0x70

[<c013b51c>] note_interrupt+0x6c/0xd0

[<c013af2f>] __do_IRQ+0x10f/0x120

[<c0105359>] do_IRQ+0x19/0x30

[<c01036d6>] common_interrupt+0x1a/0x20

[<c0100af0>] default_idle+0x0/0x30

[<c0100b13>] default_idle+0x23/0x30

[<c0100b98>] cpu_idle+0x48/0x60

[<c05047b7>] start_kernel+0x157/0x180

[<c0504390>] unknown_bootoption+0x0/0x1b0

handlers:

[<c032ae80>] (nv_interrupt+0x0/0xb0)

Disabling IRQ #201

ata1: command 0x35 timeout, stat 0xd0 host_stat 0x24

ata1: status=0xd0 { Busy }

SCSI error : <0 0 0 0> return code = 0x8000002

sda: Current: sense key=0xb

    ASC=0x47 ASCQ=0x0

end_request: I/O error, dev sda, sector 3504697

Buffer I/O error on device sda1, logical block 3504634

lost page write due to I/O error on sda1

ATA: abnormal status 0xD0 on port 0x9F7

Olha a data que descobriram.

------- Additional Comment #1 From Denis Roy 2005-07-29 22:57 -------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem poderia escrever um relatorio para eu mandar. Não sou muito bom em escrever em inglês,

Porque eles vão arrumar o problema em sata_nv o meu é sata_via .

Distribuição Gentoo 200.5

Hardware 3500+ , placa-mãe Asus A8V chipset via KT880 pro

disco

Vendor: ATA Model: WDC WD360GD-00FL Rev: 27.0

Type: Direct-Access ANSI SCSI revision: 05

Ao recompilar o Kernel 2.6.13.3 sobre a base do mesmo, fiz ao mesmo instante da compilação mke2fs /dev/sda4 por 2 vezes, partição ao qual uso para dados. Apareceu no terminal que compilava o Kernel o mesmo erro de #1 From Denis Roy . Conseguentemente o OS ficou inoperante, impendido de salvar o erro qua aparecerá no terminal . Ao clicar no botão reset e reiniciar , notei que esse erro deletou todas as minhas partições. Estava usando a porta sata_via .

sda1 /

sda2 swap

sda3 /mnt/disc

sda4 /mnt/backup'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal , desculpe me intrometer, tenho aqui uma questão que não tem nada a ver com seu problema , mas como pude ver voce tem aí HD-Sata, se não me engano, voce saberia me dizer a partir de qual versão de Kernel eu encontro suporte para Sata, pois tô aqui com um HD Seagate de 80GB,parado , pois não consegui por para funcionar ...não consigo nem começar a instalar o sistema, tentei com o Slack10, e com o Debian 3.0 , agora baixei o Sarge e tambem tô baixando o Suse 9.3, tô precisando descobrir um sistema que seja mais fácil , pois prometi ao meu irmão que instalaria na máquina dele , e ele tambem tem um Sata, já ví que vou ter muito pra esquentar a cabeça....he,he,he...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual controladora sata ? promise , via , nvidia ...

Bom no começo eu tive problemas quando tinha 1 sata e 1 ide juntos.

Fuçando achei uma forma de acabar com o problema. Deixa na bios o sata como disco principal . Por default quando têm um sata e ide a bios coloca o ide como principal .

Sobre Kernel qualquer 2.6 funciona.

Eu instalei o Debian Ubuntu aqui sem problemas.

No caso do grub fica assim

grub

root > (hd0,2 ) <<<<<<<<< sda3

setup > (hd0) <<<<<<<<<< sda

quit

default 0

timeout 10

title=Gentoo

root (hd0,2) <<<<<<<<< sda3

kernel /vmlinuz root=/dev/sda3 vga=0x31B

Duvida posta aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha controladora acho que é promise , mando abaixo o que tem no manual:

Asus P4P800-E DeLuxe

Intel 865PE

ICH5R South Bridge:

-2 x UltraDMA 100/66/33

-2 x Serial ATA, RAID 0,1 function

Promise 20378 RAID controller:

-1 x UltraDMA 133 support two hard drives

-2 x Serial ATA

-RAID 0, RAID 1, RAID 0+1, Multiple RAID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...