Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequências, taxas de transferência, latências etc


Snipes82

Posts recomendados

É o seguinte galera, tô com umas dúvidas quanto à frequência de operação da memória.

Eu comprei 512MB DDR PC3200 e coloquei na minha ASUS A7S333 com Athlon XP 1700+ q funciona com fsb máximo de 133 MHz.

Como minha placa mãe aguenta memórias trabalhando a 166Mhz (x2 = 333MHz) eu queria uma configuração que aproveitasse mais o q eu tenho em mãos, portanto, fiz umas combinações pra fsb do Processador e memórias e fiz uns testes com o Everest.

A dúvida é a seguinte: eu consegui melhores taxas de escrita e leitura na memória quando a mesma esta trabalhando 1:1 com o processador, ou seja, a 133MHz. Quando eu coloquei a relação 4:5 para as freqüências, as taxas diminuíram e a latencia aumentou.

Eis os resultados:

-----------------------------------------------------------------

Relação 1:1

Fsb = 133MHz / Memória = 133MHz (teóricas)

Leitura: 1793 Mb/s

Escrita: 564 Mb/s

Latência: 132,5 ns

Leitura com o HWInfo: Freq = 133,6MHz;

Temporização = 2.0-2-2-6

-----------------------------------------------------------------

Relação 4:5

Fsb = 133MHz / Memória = 166MHz (teóricas)

Leitura: 1648 Mb/s

Escrita: 561 Mb/s

Latência: 179,9 ns

Leitura com o HWInfo: Freq = 177,7MHz;

Temporização = 2.5-4-4-7

-----------------------------------------------------------------

Por que q com uma freqüência maior de operação os resultados foram piores???

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Seu cpu acessa a memória de acordo com o seu FSB 133mhz ( DDR 266mhz ), você consegue melhores resultados quando as memórias estão setadas em 133mhz ( DDR 266mhz ), por que Cpu e memória estão Síncronos, e outra, quanto menor a velocidade da memória, menor será a latência da mesma, você setando em 166mhz ( DDR 333mhz ), você só vai estar aumentando a latência da memória, pois seu cpu vai continuar acessando a memória em 133mhz ( DDR 266mhz ) por causa do seu FSB.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Snipes82@16 de julho de 2005, 23:42

Valeu Enéas....

Então....OU SEJA, essa MB é uma propaganda enganosa do caramba...o 333 é só pra vender mais, e, pelo q vejo, muita gente tem ela né....hehehe

não é uma placa ruim, pra época q comprei né...só achei q dava pra brincar mais com ela...

Valeu!

Snipes82,

não, o problema não é a placa-mãe e sim o processador q tem FSB 266mhz que limita a memoria à rodar a 266mhz ....

se você tiver um processador de FSB 333 como o semprom e alguns modelos de axp você poderá configurar tranquilamente a memoria para 333mhz...

falou

-Fumiko-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fumiko@17 de julho de 2005, 03:14

Snipes82,

não, o problema não é a placa-mãe e sim o processador q tem FSB 266mhz que limita a memoria à rodar a 266mhz ....

se você tiver um processador de FSB 333 como o semprom e alguns modelos de axp você poderá configurar tranquilamente a memoria para 333mhz...

falou

-Fumiko-

Cara, não é nem esse o caso. O lance é q minha MB só deixa o processador rodar com fsb de no máximo 266MHz...infelizmente...

A memória até vai a 333MHz...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...