Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Maximmusmv

HD cheio = Perda de desempenho?

Recommended Posts

Olá

Eu gostaria de saber quais são os reais efeitos da ocupação do HD sobre o desempenho do computador de maneira geral, se existe uma porceentagem de ocupação recomendada, confesso ter algumas resalvas quanto a este assunto mas entrei em um embate profundo ao discutir este assunto.. Meu HD de 40Gb Maxtor 7200 RPM está com 3,5 Gb de espaço livre na partição do Windows e 6 Gb na outra partição, meu processador é um athlon 1,8 e uso 512Mb de Memória Ram e não observei queda no desempenho significativo em relação ao momento em que estava bem mais vazio, porém o computador do meu vô um celeron 1,6 com o mesmo modelo de HD só que com 256Mb de RAM está meio lento, o técnico insiste que era consequencia do espaço livre 8Gb, porém transferi alguns arquivos do HD e agora ele tem 19Gb de espaço livre e o problema continua, porém o técnico continua a insistir que o problema é a quantidade de fotos e jogos no computador 1 instalado CivIII e outro em imagem Close Combat:first To fight (2Gb), eu custo em admitir essa opinião mas gostaria de algumas opiniões mais especializadas para fundamentar minha argumentação, de que o principal problema é o WinXP rodando com 256Mb de RAM.

Desde já agradeço a atenção!!

Thiago Martinelli - Floripa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

256 MB de Ram é suficiente para o Win XP, porém para usos de aplicações gráficas tais como jogos e outros programas mais pesado o recomendado para não ter problemas de lerdeza é 512 MB.

Também é possível aumentar o desempenho do windows xp fazendo alguns ajuste no mesmo, acesso este link A Q U I, e confira alguns.

Lembrando que é recomendável fazer um scandisck de vez em quando e desfragimentar o disco para que os arquivos fiquem organizados, facilitando a sua localização na undidade referida.

Também confira se não há muitos programas desnecessários sendo executados na inicialização do sistema.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fire!

Obrigado pela resposta, os procedimentos indicados serão muito úteis, mas o que mais me intriga no momento é a quastão espaço x desempenho!!

Mais uma vez Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que eu esteja enganado, mas acho que a quantidade de espaço ocupado não influencia no desempenho do PC, contanto que os mesmo estejam desfragmentados como já havia dito antes. Isso porque com o tempo os arquivos vão ficando espalhados e bagunçados por todas as partes da unidade, um pedaço de um arquivo aqui o outro pedaço lá, e assim vai. isso dificulta para o mesmo ser encontrado, pois o processador deverá percorrer toda a undiade para localizá-lo, e em muitas vezes reunir seus fragimentos para só então usá-los.

E se desfragimentar o disco eles irão ficar todos organizados geralmente no começo da unidade facilitando sua localização e melhorando a performance.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião esse técnico que te falou isso tá de onda ! ! <_<

Não existe queda significativa de performance, dependendo do que você esta fazendo pode até ser mais rápido. Tipo se um arquivo ou programa esta no fim do disco ele vai ser lido mais rápido, pois nas extremidades a leitura é mais rapida e consequentemente a gravação tambem.

E tem mais uma coisa, se por exemplo o sistema está carregando um programa devagar não vai ter muito a ver na maioria dos casos se o resto do hd esta cheio, pois não vai ter que ler o hd todo para carregar um programa, vai ler somente a aréa em que ele esta gravado, dai a necessidade de estar desfragmentado.

T+

Anderson :ahh:

Compartilhar este post

Link para o post

E eu já li por aí também que quando se particiona os HD, vamos supor em duas partes, a partição D: se for a letra usada, possibilita leitura e gravação mais rápida, já que a unidade C vai ficar mais no centro do Disco.

T+

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • pois é pessoal!!

Valeu pelas respostas mais uma vez, era mais ou menos isso que eu estava achando o problema é que por aqui o pessoal prefere acreditar no "técnico"

E só para corrigir o PC 1,6 a que eu me referi não é um celeron e sim um Duron

Compartilhar este post

Link para o post

E aí cara, te falar uma coisa. Esse técnico ai pode estar se referindo mal ao problema do pc do seu avô, é q o pc está muito carregado, tipo, ele inicia o windows e já tá pesado. Mas você pode melhorar isso e muito, siga os passos:

-Atualize o seu anti-virus e seu spybot e passe ele no seu pc.(isso pode eliminar algum virus q reduz a velocidade do pc)

-Vá em "adicionar ou remover programas" e desinstale tudo q você acha desnecessário.

-Entre no "msconfig" e na opção inicializar, tire da inicialização todas as tarefas q não são necessária ao seu pc( para entra no msconfig vá em: menu inciar/executar/msconfig, o win 2000 não tem msconfig)

-Depois passe um scandisck completo. (assim você poderá reparar alguns erros da maquina dele)

-E por fim passe o desfragmentador no seu pc.

Pronto, aposto que o ganho do PC de seu avô vai melhorar. Um abraço Fábio

Compartilhar este post

Link para o post

Fala cara beleza? Eu acho que o espaço livre no HD pode afetar sim no desempenho, mas não criticamente. Eu tenho um HD 20 giga 5400rpm, bem lento ele é, e eu usava ele as vezes com 50 mega livre em cada partição :D Ele ficava um pouco mais lento, mas eu nem dava bola, afinal ele tem 2mb de buffer só ^^

Acho que você não precisa se preocupar enquanto tiver uns 500mb em cada partição, ou no seu HD, se tiver lerdiando pode ser problema no windwows.. spyware, ou sei lá. Tente dar um format, instala o SP2 e faz as ultimas atualizações, e deixa ligado o firewall. falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais