Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Conversão de vários AVIs para DVD


Posts recomendados

Caros amigos do fórum,

Criei este tutorial para ajudar os amigos que estão quebrando a cabeça para fazer conversão de AVI para DVD e é voltado principalmente para conversão seriados onde queremos converter vários arquivos AVI de uma só vez. Através dele tentarei passar as informações mais importantes acerca do processo.

Como criar um DVD-Video usando múltiplos avis (xvid/divx)

Este tutorial está dividido em 2 partes. Na primeira parte vamos fazer a conversão dos arquivos AVI para arquivos de ÁUDIO e VIDEO utilizando o DIKO, que serão posteriormente utilizados pelo DVD LAB na parte dois do tutorial.

Tomarei como base para este tutorial a série LOST. Seriados HDTV Rips, como LOST, são ótimos para fazer um DVD-Video, pois normalmente são encodados em xvid vídeo e mp3 audio obtendo uma ótima qualidade. Cada episódio da série tem aproximadamente 350MB num total de 25 episódios. Para manter uma boa qualidade pode-se colocar de 6 a 8 episódios por DVD. Farei um DVD-Video demonstração utilizando 6 episódios.

PROGRAMAS NECESSÁRIOS

OBRIGATÓRIOS

DIKO 2.23

DVD LAB PRO

OPCIONAIS

CCE SP TRIAL VERSION

CCE 2.7 TEMPLATE

VOBSUB

PROGRAMAS DIVERSOS

PARTE UM - DIKO

-----------------

O DIKO é um automatizador de tarefas utilizado para criação de BDVD a partir de fontes AVI. Assim, não são necessários muitos conhecimentos técnicos para configura-lo e acredito que seja por este motivo que muitos irão optar por utilizá-lo. Caso você queira aprender mais sobre criação de BDVD eu recomendo ler este tutorial criado pelo paulohvs e que explica detalhadamente com criar um BDVD utilizando o AviSynth+EclManager+CCE.

Ao instalr o DIKO, ele automaticamente instala todos os programas necessários para o seu funcionamento básico. Na versão 2.23 temos a possibilidade dê escolher entre 5 encoder diferentes (AQE, CCE, FreeEnc (incluído), HC e TMPGEnc). Neste tutorial explicarei com usar o FreeEnc, que como o próprio nome diz, é freeware e o CCE 2.7 que é pago e é considerado por muitos o melhor encoder do mercado. Primeiramente instale o DIKO, CCE (caso queira utilizá-lo ao invés do FreeEnc), VobSub (usado somente para alterar configurações de legendas) e o DVD lab pro.

Primeiramente vamos configurar o DIKO:

1. Execute o DIKO e clique em CONFIGURATION.

2. Na aba PARAMETERS configure conforme a figura abaixo.

<div class='bbimg'>parameters2pt.jpg</div>

3. Na aba AUTHORING configure conforme a figura abaixo.

<div class='bbimg'>authoring2gl.jpg</div>

4. Na aba VIDEO1 temos duas opções.

Caso queira usar o FreeEnc, veja figura abaixo.

<div class='bbimg'>video1freeenc1vv.jpg</div>

Caso tenha adquirido o CCE 2.7 use as seguintes configurações:

<div class='bbimg'>video1cce7ee.jpg</div>

5. Na aba VIDEO2 veja configurações abaixo.

<div class='bbimg'>video23ig.jpg</div>

Para que o DIKO utilize corretamente o CCE e também para que não sejam necessária muitas configurações vamos utilizar um template criado para simplificar o encode do video. Para isso, extraia o arquivo .REG. que está no arquivo TEMPLATE e clique duas vezes nele. Agora abra o CCE, clique na aba TEMPLATE e selecione a 1ª opção BDVD (QFactor). Saia clicando em EXIT.

5. Na aba AUDIO deixe tudo como está.

6. Em SUBTITLES deixe com está também.

7. Clique OK e feche o DIKO para que as alterações sejam salvas.

OBSERVAÇÃO

Caso você queira utilizar legendas há três possibilidades:

a. Fixa padrão DIKO: O DIKO Free não suporta alteração nas configurações de legenda como por exemplo, fonte, tamanho, cor, etc. Com a configuração padrão ela ficará Verdana 22 Branca. Algumas vezes está legenda fica grande demais então devemos editá-la, se é isso que você quer fazer veja opções b. e c..

b. Fixa editável: Usando o programa vobsubresync é possível fazer alterações nas legendas de modo a deixá-las como queremos. Para isso vá em C:\Arquivos de Programas\VobSub e abra-o. Clique em OPEN e selecione a legenda do filme. Ao abri-la clique na primeira linha da legenda e maximize o vobsubresync. É possível verificar como a legenda ficaria no filme. Para fazer alterações clique em EDIT. A fonte Aril Negrito 18 (default) produz resultados muito bons, caso queira alterar clique em FONT. Eu particularmente não gosto de sombra tampouco de contorno muito grosso, por isso sugiro DEPTH = 0 e OUTLINE = 1. Para que a legenda apareça mais para cima ou para baixo no vídeo, configure em MARGIN aumentando ou diminuindo o valor em BOTTOM. Ao clicar OK é possível verificar as alterações aparecendo na tela do programa. Quando tudo estive do seu agrado clique em SAVE AS e salve com o nome movie0.srt. Será criado um arquivo chamado movie0.srt.style também, que contém as configurações da legenda. Para que o DIKO utilize estas configurações de legenda, este arquivo DEVE estar dentro da pasta de trabalho e será usado para qualquer conversão no DIKO. Quando temos vários arquivos a serem convertidos devemos copiar este arquivo e renomea-lo para movie1.srt.style, movie2.srt.style, até o número de arquivos que vamos converter.

c. Selecionável: Veja como criar legenda selecionável na parte 2 com o dvd lab pro.

8. Abra o diko novamente e clique em NOVA CONVERSÃO. Clique em ADD VIDEO FILES e selecione o primeiro episodio. Ele automaticamente incluirá legenda para o arquivo. Se você optar por legendas selecionáveis no dvd lab altere o nome da legenda para que não fique com o mesmo nome do arquivo AVI. Agora clique em ADICIONAR OUTRO. Faça este procedimento até o último episódio e depois clique em FINISH. Clique em iniciar conversão. O diko começará a conversão e demorará algumas horas até que os aquivos estejam disponíveis para autoração na pasta de trabalho.

9. Vá a pasta do diko e mantenha apenas os arquivos *.MPV, *.MP2 ou *.MPA, *.AVI e *.SRT. Os outros você pode deve deletar.

10. Agora os arquivos estão prontos para serem utilizados pelo DVD lab na parte 2 do tutorial que apresentará as opções mais básicas do programa para autorar um DVD com menu. Aqui no fórum existem tutorias avançados para o DVD lab, é possível utilizá-los para fazer seu DVD de uma maneira mais elaborada.

11. Se você está encontrando problemas e erros na conversão com o DIKO, recomendo visitar o fórum do DIKO. Lá você encontrará resposta para muitas de suas dúvidas. Clique AQUI para acessar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PARTE DOIS - DVD LAB PRO

--------------------

OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar, utilize a figura abaixo que mostra a localização dos objetos mais importantes citados no procedimento.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img223.imageshack.us/img223/2180/dvdlablost7lp.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

1. Abra o DVD lab e clique em NORMAL (VTS MENU + MOVIE).

2. Clique com o botão direito em MOVIE 1 e selecione ADD MOVIE. Faça isso até obter o numero de episódios necessários (6 neste caso).

3. Agora clique no símbolo de PASTA localizado em ASSETS, localizado no canto inferior esquerdo, e selecione todos os arquivos mpv e mp2 que o diko criou.

4. Clique duas vezes em MOVIE 1 e arraste o episódio 1 (áudio e vídeo) para dentro de MOVIE 1. Faça isso para os outros episódios. Como foi comentado na parte 1 é possível optar por selecionáveis no dvd lab. Caso esta seja a sua escolha siga o processo abaixo, caso contrario vê até o próximo item.

Dentro de MOVIE 1 clique em Sub 1 e depois em IMPORT e selecione a legenda referente ao movie. Caso queira que a legenda apareça automaticamente ao tocar o filme marque a opção SET THIS SUBTITLE ALWAYS ON BY DEFAULT. Clique na primeira linha da legenda e você verá ela aparecendo no display. Desmarque a opção ZOOM 1:1 e será mostrada a legenda no em tamanho real. No canto inferior esquerdo da janela é possível selecionar a fonte, cor, contorno e margem. Faça suas escolhas e quando estiver tudo OK clique em GENERATE SUBTITLE STREAM. Após concluído este processo a legenda será automaticamente adicionada ao movie. Faça o mesmo procedimento para os demais movies.

5. Clique duas vezes em MENU 1. Em ASSETS clique na aba BACKGROUNDS E arraste um wallpaper para dentro da “caixa-preta”. Se você quiser pode utilizar uma figura jpeg ou bmp como fundo.

6. Clique no símbolo Aa e depois clique sobre o wallpaper para criar um nome para o primeiro episódio. Faça isso com os outros episódios.

7. Agora clique com o botão direito sobre o texto do primeiro episódio e selecione Link >> Movie 1 >> Chapter 1 (Movie Start). Faça o mesmo processo com os outros episódios selecionando movie 2, movie 3, etc.

8. Depois disso clique em CONNECTIONS e verifique se todos os episódios estão devidamente linkados.

9. Selecione agora PROJECT e COMPILE DVD, selecione a pasta de saída e clique START. Verifique a compilação com o PowerDVD ou WinDVD. Caso esteja do seu agrado queime num DVD-RW na primeira vez para garantir.

NOTA: O colega MAOREFICE através de seu ótimo conhecimento sobre o DVD-lab está fornecendo dicas sobre a construção de menus, legendas e outros. Assim, verifiquem nas pagínas seguintes estas dicas para aprimorar a elaboração de seus projetos.

Abraços,

RustySpear

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rusty :palmas:

Parabéns pela simplificação do processo , os tutoriais do dvd lab se alongam por demais, para quem quer o básico......

você que esta acostumado com o DIKO, se usarmos a opção CBR nele reduz sigificativamente o tempo?

VBR e 10 horas é demais para os casos de gravações feitas para ver e depois deletar.....

Fiz o primeiro teste, mas não foi gerado o arquivo de audio na pasta, alias você não especifica qual a pasta do DIKO contém os arquivos...É na TEMP ou outro diretório que se queira colocar? Não tem problemas em redirecionar os arquivos para fora do DIKO?

Retirei o audio com outro programa e juntei no DVD Lab Pro mas ocorreu um pequeno delay, refiz com outros programas e ocorreu o mesmo, mas como era um desses descartáveis e o atraso da imagem em relação ao video era muito pequeno ficou como estava, mas pairou no ar a duvida......

O Dinho mandou-me para a macumba..hehehe

Quem sabe no proximo dá tudo certo

Parabens mais uma vez

Valeu Rusty

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vitorx2003,

Utilizando CBR o tempo será menor porém a qualidade ficará comprometida. A qualidade final dependerá do tempo total do video e da qualidade do arquivo fonte. Eu acredito que para até 4hrs de video você possa usar CBR.

Na verdade, como falei no inicio do tuto não sou "expert" no DIKO. TEnho pouca experiencia e fiz o tutorial para aqueles que estão iniciando conversões de AVI para DVD. Eu considero o tutorial um "Start Point" para utilizar o software, apenas focando aspectos básicos. Quando conheci o DIKO me impressionei pela facilidade e a possibilidade de compilar vários arquivos ao mesmo tempo e especificar o tamanho final do arquivo.

Quanto a pasta de saída eu selecionei uma pasta D:/DIKO, conforme figura mostrada em 1. PATH.

Já tive problemas relacionados a auidio tb. Tente visitar o forum do diko e ver se encontra uma solução. Espero que participante do fórum mais experientes no diko possam nos ajudar com isso.

Abraços caro amigo.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo!

só uma duvida

fui converter um filme avi que era dual audio, quando converteu gerou só um arquivo de audio que eu não consegui tocar correto em nenhum player...então, ele gravou na faixa de audio em portugues ou a faixa 2 em inglês? tem como ter gravado as 2 faixas em um arquivo só? como funciona isso ai?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá eu sou nova por aqui e também iniciante nessa áera de gravar dvds...eu estava querendo gravar em formato dvd vídeos em .avi, e por isso segui o tutorial.

Mas eu tenho uma duvída:como faz para compilar com o Power DVD?

Não sei se isso contribuiu,só sei que quando eu mando queimar, dá problema, e o programa MFC Application diz que tem que ser fechado por problemas...

vocês podem me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por metal_gear1sp@31 de julho de 2005, 01:07

ola amigo!

só uma duvida

fui converter um filme avi que era dual audio, quando converteu gerou só um arquivo de audio que eu não consegui tocar correto em nenhum player...então, ele gravou na faixa de audio em portugues ou a faixa 2 em inglês? tem como ter gravado as 2 faixas em um arquivo só? como funciona isso ai?

obrigado

Colega,

Dê uma olhada neste tópico. Se não resolver tentarei correr atrás de outra solução.

http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=3232.0

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por g4bizinh4_@31 de julho de 2005, 14:14

Olá eu sou nova por aqui e também iniciante nessa áera de gravar dvds...eu estava querendo gravar em formato dvd vídeos em .avi, e por isso segui o tutorial.

Mas eu tenho uma duvída:como faz para compilar com o Power DVD?

Não sei se isso contribuiu,só sei que quando eu mando queimar, dá problema, e o programa MFC Application diz que tem que ser fechado por problemas...

vocês podem me ajudar??

No power DVD você abre o seu DVD-Video criado no DVD lab. Basta selecionar "abrir arquivo DVD na unidade de disco rígido e selecionar" a pasta onde se encontra o DVD com os filmes.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RustySpear@31 de julho de 2005, 17:23

No power DVD você abre o seu DVD-Video criado no DVD lab. Basta selecionar "abrir arquivo DVD na unidade de disco rígido e selecionar" a pasta onde se encontra o DVD com os filmes.

:joia:

obrigada pela ajuda,consegui ver pelo Power dvd, e está em ótimo estado para gravar...

mas quando eu mabndo queimar o dvd no programa DBD-lab PRO, ainda dá problema... :(

e o mas estranho de tudo é que só dá esse problema quando o dvd virgem está no drive...

qual será o problema desta vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigada pela ajuda,consegui ver pelo Power dvd, e está em ótimo estado para gravar...

mas quando eu mabndo queimar o dvd no programa DBD-lab PRO, ainda dá problema...

e o mas estranho de tudo é que só dá esse problema quando o dvd virgem está no drive...

qual será o problema desta vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por g4bizinh4_@31 de julho de 2005, 19:55

obrigada pela ajuda,consegui ver pelo Power dvd, e está em ótimo estado para gravar...

mas quando eu mabndo queimar o dvd no programa DBD-lab PRO, ainda dá problema... 

e o mas estranho de tudo é que só dá esse problema quando o dvd virgem está no drive...

qual será o problema desta vez?

Para gravar utilize o Nero. Esqueci de mencionar no tutorial (Falha minha :muro: )

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, mt bom o tutorial, mas uma pergunta:

eu gravei um dvd com uns animes aqui em rm q converti para formato de DVD (.vob)

beleza, gravei o dvd(couberam 13 epis.) e testei no pc mesmo e foi, mas no dvdplayer, ele corta parte da cena (envolta) e fica tela cheia

caras, usei o winAvi para converter (tem alguma especificaçao para o .avi?)

e usei o DVD-lab pro para gravar

no pc aparece td, mas no dvd player não, porque isso?

valeu & falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso ai q deu ó:

0:14:44: DIKO Free 0.78B3

0:14:44: -----------------------------------------------------

0:14:44: *************************

0:14:44: * Getting movie info... *

0:14:44: *************************

0:14:44: -----------------

0:14:44: Processing Movie 0:C:\Documents and Settings\Jackon\Meus documentos\Corridas completas\Pocono 500 1987.avi+

0:14:44: Script Template: scripts\avi\DialhotV4.avs

0:14:44: This movie will be converted to 23,976000 fps

0:14:44: Error: 15

0:14:44: Could not find audio stream

0:14:44: Looks like your AC3 file does not coutain an

AC3 audio stream. Are you sure that you specified the

correct file?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...