Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Donkeyman

Estabilizador ou Nobreak?

Recommended Posts

Olá amigos.

Agora que coloquei uma fonte Seventeam 420W, percebi que meu estabilizador, que é um SMS Revolution II microprocessado true RMS 300 VA, e pelo que lí aqui no fórum, não é suficiente para a configuração do meu PC (veja na assinatura).

Qual seria a proteção ideal para meu computador, um estalibizador ou um nobreak? Qual custo/benefício ideal?

Não tenho necessidade de o micro permanecer ligado após uma queda de energia, 1 ou 2 minutos já seria o suficiente. Estou preocupado mesmo é na proteção elétrica do equipamento.

Obrigado,

Don.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O no-break serve para ambos: estabilizar e suprir a falta de energia, enquanto que o estabilizador, no caso de um apagão momentâneo, tua máquina vai reiniciar, sem dúvida! O no-break protege muito mais! Já qual comprar vai depender de quanto a tua máquina "puxa" da rede elétrica. Eu uso um de 1500VA, da APC, com tomadas para proteção de linha telefônica e rede LAN (ou WAN, whatever), e tem um software de gerenciamento. Ele pode fornecer até 865W de energia e, para a configuração de minha máquina, sem exigir da placa de vídeo ele fornece 450W no momento. EU considero o No-Break peça fundamental para evitar danos ao SO e aos componentes do micro. Ajudou? Valeu... :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Zanini@24 de julho de 2005, 23:33

O no-break serve para ambos: estabilizar e suprir a falta de energia, enquanto que o estabilizador, no caso de um apagão momentâneo, tua máquina vai reiniciar, sem dúvida! O no-break protege muito mais! Já qual comprar vai depender de quanto a tua máquina "puxa" da rede elétrica. Eu uso um de 1500VA, da APC, com tomadas para proteção de linha telefônica e rede LAN (ou WAN, whatever), e tem um software de gerenciamento. Ele pode fornecer até 865W de energia e, para a configuração de minha máquina, sem exigir da placa de vídeo ele fornece 450W no momento. EU considero o No-Break peça fundamental para evitar danos ao SO e aos componentes do micro. Ajudou? Valeu...  :bye:

Olá Zanini, beleza.

Me diga qual a especificação do seu nobreak. Vejo na assinatura mas não tem muito detalhe.

Tive vendo uns preços, e um nobreak APC de 1500VA tá uns 300,00 mais caro que um estabilizador da SMS de 1 KVA. Será que o custo benefício vale a pena? Talvez saia mais barato eu perder uns arquivos de vez em quando. Se eu perder uns 10 arquivos por ano acho que compensa. O que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

O quê?! :ahh:

Amigo, se o dinheiro der, escolha um nobreak! Muito mais prático...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não compensa! Hoje você pode perder uma planilha do excel q você tem em um pen-drive ou diskete de backup. Amanhã você pode ter um "pau federal" no Windows onde tenha que reinstalar tudo novamente, desde o zero, raspando o HD e formatando tudo!!

E aí, compensou a economia?!?

Vamos às especificações do que eu uso:

Marca: APC

Modelo: Back-UPS RS 1500

6 tomadas protegidas pelo backup da bateria + 2 tomadas "somente" estabilizadas, perfazendo um total de 8 tomadas, todas de 3 pinos.

2 tomadas RJ-11, dessas de telefonew, onde você pode plugar a linha na entrada e, na saída da outra RJ-11 do APC você conecta teu telefone, fax ou modem ADSL. Serve para proteger teu equipamento.

2 tomadas RJ-45 (rede), para proteger tua rede tb. Do mesmo modo, plugue o cabo de rede que sai do teu modem na entrada do No-Break e ligue na saída dele o cabo de rede q vai para o teu micro (por exemplo). Essa eu ainda não usei...

1 tomada RJ-45 para plugar o cabo de rede que vem com ele. Ligue no no-break e a outra ponta, uma USB, no micro. É por onde o software que o acompanha se comunicará com o APC para monitoramento do mesmo. Avisa até quando você precisa trocar de bateria! Uma beleza!

Local para conexão de fio terra.

Naturalmente que, com todas essas características, ele não é muito barato! Olhei no site de busca http://www.bondfaro.com.br e achei o preço + barato na Atera informática (já comprei lá e não tive problemas), R$ 419,00. Veja que a proteção dele é de 1500VA, o que equivale a 1,5KVA, ou seja, maior que a de outros por aí, inclusive do SMS. Autonomia de 32 minutos, mas isso varia muito! Por exemplo, com a minha configuração atual, ele diz que eu terei somente 15 minutos de energia com a bateria porque estou drenando dele 425W (ele pode fornecer até 865W!!).

De qualquer maneira, a decisão final é sua! Seguem uns links de sites de busca para que você tenha uma ideia dos preços de No-Breaks:

http://www.buscape.com.br

http://www.bondfaro.com.br

http://www.boadica.com.br

Segue o link da APC brazuca:

http://www.apc.com/br/index.cfm

Espero poder ter te ajudado a fazer uma sábia escolha! Um abraço! T+ :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado.

Sem dúvida concordo que um nobreak teria muito mais vantagens. Estou estudando qual a opção melhor, já que seriam ambos de 1Kva. O custo é o maior gerador de dúvidas.

Obrigado pela ajuda,

Don.

Compartilhar este post

Link para o post

Logicamente você não precisa comprar um de 1KVA se não precisa disso no momento. Mas eu, quando comprei, analizei o seguinte:

- Tinha um SMS de 650 VA q não segurava (talvez por causa do monitor de 21");

- Pensei em futuros upgrades e ligar + bagulhos nele como modem ADSL, access point, fonte para minhas Creative Inspire 4300, etc.

- Mas o motivo principal foi que o outro não segurava, a máquina ficava reiniciando por qualquer coisinha na rede da Light aqui no Rio...

- E comprei o mesmo em 10 vezes sem juros, no Submarino. Talvez tenha até saído um pouco + caro q em outra loja, mas hoje vejo q o preço tá na faixa...

Então vale a pena. Se fosse uma porcaria, eu teria te avisado logo. Não tenho nome sujo na praça e não pretendo ter aqui no fórum... :P

Não conheço os SMS de maior capacidade, mas é questão de ir no site e pesquisar.

De qualquer forma, eu recomendo esse q eu uso, da APC. você pode usá-lo na vertica, ou horizontal, vem com uns pezinhos...

aquele abraço! :bye::bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Zanini@27 de julho de 2005, 17:38

Logicamente você não precisa comprar um de 1KVA se não precisa disso no momento. Mas eu, quando comprei, analizei o seguinte:

- Tinha um SMS de 650 VA q não segurava (talvez por causa do monitor de 21");

- Pensei em futuros upgrades e ligar + bagulhos nele como modem ADSL, access point, fonte para minhas Creative Inspire 4300, etc.

- Mas o motivo principal foi que o outro não segurava, a máquina ficava reiniciando por qualquer coisinha na rede da Light aqui no Rio...

- E comprei o mesmo em 10 vezes sem juros, no Submarino. Talvez tenha até saído um pouco + caro q em outra loja, mas hoje vejo q o preço tá na faixa...

Então vale a pena. Se fosse uma porcaria, eu teria te avisado logo. Não tenho nome sujo na praça e não pretendo ter aqui no fórum...  :P

Não conheço os SMS de maior capacidade, mas é questão de ir no site e pesquisar.

De qualquer forma, eu recomendo esse q eu uso, da APC. você pode usá-lo na vertica, ou horizontal, vem com uns pezinhos...

aquele abraço!   :bye:     :bandeira:

No meu trabalho tenho um micro parecido com o da assinatura e um nobreak APC de 1500VA, então dei uma olhada no consumo, e deu 170W com o processador estressado em 100%, com um monitor de 17", menos a placa de vídeo que estava sem stress. Acredito que para um futuro upgrade para um athlon 64, um subwoofer, e também meu modem ADSL, deve dar uns 250w de consumo, aí acredito que um nobreak de 600VA/360W atenda.

450,00 reais num nobreak de 1500VA no momento é muito pra mim. Estou decidindo por comprar um APC BE600-LM 600VA/360W MONOVOLT por 189,00. Queria ver se achava um APC de 1KVA, pois talvez seja um pouquinho mais caro que este de 600VA mas não tanto quanto o de 1500VA, mas não encontrei. Alguém sabe onde posso achar um nobreak APC de 1 KVA?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai no site da APC q você encontra vários modelos. Segue o link de um no-break de 800VA:

http://www.apc.com/resource/include/techsp...se_sku=BR800BLK

aquele abraço!

:bye::bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza escolha um Nobreak, não me lembro do modelo do meu (estou no trampo), mas graças a ele, estava gravando um DVD quando caiu a força e completei-a normalmente, paguei só R$ 150,00 numa promoção no Extra. :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Galera,

Bom pessoal é o seguinte, não sei o porque de toda a polemica, mas em questão de proteção ao equipamento ( NÃO DE DADOS ), alguem confia em algo mais garantido do que um transformador / Isolador ( isso mesmo trafo/isolador), técnicamente não vejo por onde. Já o no-break por sua vez, garante um tempo de alimentação para o Pc no caso de ausencia de energia, o que lhe da tempo suficiente de salvar os trabalhos em andamento. Em resumo, sem falarmos de custo beneficio, visarmos somente a proteção eletrica do equipamento, sem duvida técnicamente trafo isolador é a opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão é relativa! Particularmente, não uso o nobreak, especificamente para proteção! Ao contrário do que muitos falam, a qualidade da energia elétrica no Brasil não é assim tão inferior! Em algumas regiões ou partes de um grande circuito, podem haver problemas devido à cargas pesadas sendo ligadas irregularmente e provocando muitas oscilações e até sinais expúrios!

Cada situação deve ser avaliada pelo usuário e conforme sua localização e histórico de falhas. O nobreak tem a grande vantagem de oferecer continuidade de uso do PC, mesmo quando de uma falta total na rede AC, já o estabilizador, pode melhor corrigir, quando valores de tensão estão muito abaixo do nominal, ritineiramente. Quanto à proteção, espeficamente falando, sou da opinião de que o nobreak, associado a um bom filtro de linha, ou mesmo no lugar onde não sejam comuns valores nominais muito baixos, é muito mais praticidade, tranquilidade.

Para situações extremas, como a incidência de raios na rede AC, nem o nobreak nem o isolador, garantirão imunidade ao PC! Assim, avaliando a necessidade de cada um, prefiro recomendar o nobreak, mas o estabilizador isolador, também suprirá melhores condições!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá amigos,

Pois é, acabei comprando um APC BE600-LM 600VA/360W MONOVOLT . Comprei da Atera e chegou no prazo. Já está instalado e funcionando normalmente. A capacidade de fornecimento dele é de 360W, mas no momento está me fornecendo 180W, que é o que preciso para o micro da assinatura, um monitor de 17", modem ADSL e caixinhas de som.

Estou satisfeito, e acredito que ainda vai aguentar algum upgrade.

Agradeço a todos vocês por terem me ajudado na escolha.

Obrigado,

Don.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais