Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando Linux e WinXP no mesmo HD


gfabio12

Posts recomendados

aí galera!

Preciso instalar o Linux e o WinXp no Meu Hd, atualmente eu estou apenas com o XP instalado, e sei atraves de pesquisas em foruns que eu preciso formatar o hd e reintalar então os dois sistemas, mas eu gostaria de alguem que entendesse bem desse assunto pra eu não errar pois preciso muito da maquina em funcionamento, ainda sou novato em instalação de Linux, preciso de uma ajuda tipo passo a passo :), bom, ai vai as configurações....

Semprom 2.4

MB ECS chip 741gx-m

256DDr

hd 40

tudo on-board

o Xp é professional

o Linux é o Big Linux V 2.0

Eu já testei a partir do cd e ele roda legal, reconhece tudos os perifericos...

Agradeço a ajuda!!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa necessariamente formatar seu HD. Basta particiona-lo, pode fazer isso usando o PartitionMagic q é um programa especificamente para isso, muito fácil de usar. Ou pode fazer isso usando o Gerencimanto do Computador do proprio win (não recomendo). E pelo que eu sei se recomenda desfragmentar o disco antes de particionar (não sei se é necessário)!!!

Depois você instala o LINUX nessa nova partição que você criou(habilita na BIOS bootar a partir do CD e é so seguir os passos). Todas as distro que eu conheço instala um BootLoader que permitirá a você escolher qual sistema iniciar na hora de ligar a maquina. Ou seja, você nem vai mexer na partiçao do win!!

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diebels@25 de julho de 2005, 11:02

Você não precisa necessariamente formatar seu HD. Basta particiona-lo, pode fazer isso usando o PartitionMagic q é um programa especificamente para isso, muito fácil de usar. Ou pode fazer isso usando o Gerencimanto do Computador do proprio win (não recomendo). E pelo que eu sei se recomenda desfragmentar o disco antes de particionar (não sei se é necessário)!!!

Depois você instala o LINUX nessa nova partição que você criou(habilita na BIOS bootar a partir do CD e é so seguir os passos). Todas as distro que eu conheço instala um BootLoader que permitirá a você escolher qual sistema iniciar na hora de ligar a maquina. Ou seja, você nem vai mexer na partiçao do win!!

Espero ter ajudado...

Valeu pela dica...

após particionar através do particion magic, e instalar o Linux eu entro no setup da maquina e deixo configurado para botar pelo cd ... é isso?

só a configuração mesmo, pois não é necessario deixar o cd na bandeja , certo?

aí ele mostra uma tela de qual sistema escolher ... é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@25 de julho de 2005, 12:05

não, você seta a opção de boot pelo cd pra instalar, depois de instalado você pode voltar o boot para o HD, aquela tela pra escolher o sistema já vai aparecer normalmente, depois de instalado não precisa mais colocar o cd.

Brigadão!!!!

vou baixar o partition Magic e tentar...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gfabio12@25 de julho de 2005, 13:36

Brigadão!!!!

vou baixar o partition Magic e tentar...

valeu!

Só mais uma pergunta...

Eu já baxei o partition magic 8 , e tipo assim, eu preciso fazer alguma partição com algum nome especifico ?? de que maneira devo criar essa partição? Como uma normal em NTFS? ou de outro sistema ... sei lá... é que eu tenho experiencia apenas em particionamento do DOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VEIO BEM A CALHAR.

Estou tentando instalar o Kurumin no meu HD que JÁ ESTÁ PARTICIONADO! Eu tenho 3 partições. :rolleyes:

C: com o Win XP (40Gb) - no Linux Hda1

D: reservado para Linux (20Gb) - no Linux Hda5

E: meus arquivos (60Gb) - no Linux Hda6

Conecei usando o Linux só pelo CD e fiquei com vontade de testar mais ele aí eu li no manual do Kurumin o lance de usar o KNOPPIX. Então digitei o comando:

Knoppix tohd=/algo que eu n lembro/hda5 :rolleyes:

Aí ele copiou para o hd e rodou do hd bem mais rápido. :palmas:

Belê. Mas não consigo dar boot para esta partição!!!! Se coloco o cd de boot ele roda só do cd. No Kurumin há opção para instalar no hd, mas ele insiste em querer particionar e já tenho partição para ele, não quero criar outra!!!!!!!!!

:stupid::priv:

Gostaria de usar um gerenciador de boot para cada vez que usar o PC eu escolher meu OS.... Sem cd, sem disquete. Mas acabei de instalar o Win XP e todos mesu programas, tenho receio que dê problema.....

:help:

E aí??? Qual é a boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu tudo errado! :cry:

Coloquei o cd, entrou o Kurumin direto do cd.

Depois fui instalar o Linux, entrou o programa de parição ( o Kurumin manda escolher entre 2, tentei com um depois o outro) fechei, pois eu já tinha uma partição para ele e continuou a instalação, mas aí dá um erro dizendo que não foi encontrada partição para o Linux!!! Ela estava até em FAT 32!!!!!:wacko:

Tentei N vezes ecatucando no cfdisk (acho que é isso) fiz a maior ########. Sem querer troquei o boot para a part. D.

Aí ferrou, não entrava mais o windows!!!! Até descobrir qual a ##### que eu fiz fiquei chateado da vida! :muro::muro::muro::muro::muro::muro:

Isso tá muito complicado! É melhor eu usar em outro Pc velho, para testes, no meu de trabalho tá muito arriscado!

quando tiver certeza do que eu estou fazendo e faço neste.

Mas agradeço dicas detalhadas do processo!

AGRADEÇO MESMO!!!!!!

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hecosfon@25 de julho de 2005, 19:44

Deu tudo errado! :cry:

Coloquei o cd, entrou o Kurumin direto do cd.

Depois fui instalar o Linux, entrou o programa de parição ( o Kurumin manda escolher entre 2, tentei com um depois o outro) fechei, pois eu já tinha uma partição para ele e continuou a instalação, mas aí dá um erro dizendo que não foi encontrada partição para o Linux!!! Ela estava até em FAT 32!!!!!:wacko:

Tentei N vezes ecatucando no cfdisk (acho que é isso) fiz a maior ########. Sem querer troquei o boot para a part. D.

Aí ferrou, não entrava mais o windows!!!! Até descobrir qual a ##### que eu fiz fiquei chateado da vida! :muro:  :muro:  :muro:  :muro:  :muro:  :muro:

Isso tá muito complicado! É melhor eu usar em outro Pc velho, para testes, no meu de trabalho tá muito arriscado!

quando tiver certeza do que eu estou fazendo e faço neste.

Mas agradeço dicas detalhadas do processo!

AGRADEÇO MESMO!!!!!!

Valeu.

hehehe....

que rolo hein!!

Me deu até medo agora..... =] , mas num dá nada não, comprei um monte de cd pra fazer backup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara é isso, o linux não instala em FAT, faça o seguinte

Depois fui instalar o Linux, entrou o programa de parição ( o Kurumin manda escolher entre 2, tentei com um depois o outro) fechei, pois eu já tinha uma partição para ele e continuou a instalação, mas aí dá um erro dizendo que não foi encontrada partição para o Linux!!! Ela estava até em FAT 32!!!!!:wacko:

Tentei N vezes ecatucando no cfdisk (acho que é isso) fiz a maior ########. Sem querer troquei o boot para a part. D.

Aí ferrou, não entrava mais o windows!!!! Até descobrir qual a ##### que eu fiz fiquei chateado da vida!           

Isso tá muito complicado! É melhor eu usar em outro Pc velho, para testes, no meu de trabalho tá muito arriscado!

quando tiver certeza do que eu estou fazendo e faço neste.

Mas agradeço dicas detalhadas do processo!

AGRADEÇO MESMO!!!!!!

Valeu.

faça o seguinte, essa partição FAT tem qual tamanho, me diga ai como seu HD tá paricionado e eu te ajudo a resolver este pepino.

quanto ao window, entre com o CD de instalação do windows, uma das primeiras coisas que ele vai te perguntar é se você quer recuperar, pressione "r", ele entrar numa prompt de comando, logue e depois digite:

fixboot

fixmbr

pronto ele vai regravar o boot do windows, e ele deve voltar ao normal, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@27 de julho de 2005, 08:21

cara é isso, o linux não instala em FAT, faça o seguinte

faça o seguinte, essa partição FAT tem qual tamanho, me diga ai como seu HD tá paricionado e eu te ajudo a resolver este pepino.

quanto ao window, entre com o CD de instalação do windows, uma das primeiras coisas que ele vai te perguntar é se você quer recuperar, pressione "r", ele entrar numa prompt de comando, logue e depois digite:

fixboot

fixmbr

pronto ele vai regravar o boot do windows, e ele deve voltar ao normal, OK.

Então slas.giagia, diz aí no meu caso, você disse que o linux não dá certo em fat, eu ainda não particionei meu hd, ele está apenas com uma particão em NTFS, (foi quando eu instalei o windows) eu já baixei o partitionmagic e nele aparece as opções de qual tipo de partição vai criar (NTFS , Fat 16, Fat 32, Linux, Ext2, Ext3...) gostaria saber qual eu teria que escolher para instalar o BigLinux, já que como eu disse o HD só tem uma partição de 40,0Gb totais em NTFS ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velho, não crie a partição do linux pelo partition, deixe um espaço free, deixe pra criar as partições pelo linux durante a instalação, mas como eu disse deixe um espaço free, não particionado, recomendo de uns 3 GB, tá de bom tamanho, depois de feito me fale que eu vou te explicar como proceder dai, OK.

qualquer coisa posta ai. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@27 de julho de 2005, 12:17

velho, não crie a partição do linux pelo partition, deixe um espaço free, deixe pra criar as partições pelo linux durante a instalação, mas como eu disse deixe um espaço free, não particionado, recomendo de uns 3 GB, tá de bom tamanho, depois de feito me fale que eu vou te explicar como proceder dai, OK.

qualquer coisa posta ai. :blink:

beleza, desculpe minha ignorância, como faço então para deixar esse minimo de 3gb sem usar o partition? ou devo usá-lo? O meu Hd é de 40,0Gb formatado 100% com NTFS(winXp instalado nesta partição) , ele tem 26,0Gb de espaço free dentro desta formatação "C:", como devo proceder então? Sem desinstalar o Xp ...

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem simples, entre no partition e mande redimensionar a partição que você quer que fique menor para a entrada do linux, vai sobrar um espaço (cinza eu acho), manda aplicar, sem criar nenhuma partição.

antes de instalar o linux peça um help ou pegue um guia, é mais seguro, a instalação é bem fácil mas é melhor ainda se feita com segurança, OK

beleza, desculpe minha ignorância

para com isso velho, não tem nada demais, ninguém nasce sabendo fazer tudo, e é super normal pedir ajuda, se precisar, "tamo ai mandando brasa", :P falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@27 de julho de 2005, 14:47

bem simples, entre no partition e mande redimensionar a partição que você quer que fique menor para a entrada do linux, vai sobrar um espaço (cinza eu acho), manda aplicar, sem criar nenhuma partição.

antes de instalar o linux peça um help ou pegue um guia, é mais seguro, a instalação é bem fácil mas é melhor ainda se feita com segurança, OK

para com isso velho, não tem nada demais, ninguém nasce sabendo fazer tudo, e é super normal pedir ajuda, se precisar, "tamo ai mandando brasa", :P  falou.

ok! :palmas:

agora eu entendi ... Obrigado pelas dicas!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Meu HD tá assim:

C: 40Gb (com Win XP SP2)

D: 20Gb (onde quero por o Linux)

E: 60Gb (meus dados)

Mas tô me cagando de medo de instalar e dar #####...

pra você tá mais fácil que tirar doce de uma criança (apesar de que eu nunca tirei doce de uma)

vamos lá, qual linux você vai instalar, é o kurumin mesmo ou é outro linux, se for o kuruma, você tá na fita, vai ver que é muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiitttttttttttooooooooooo mais fácil que instalar o windows w muito mais rápido também

me diga ai qual linux é e eu te respondo, pode ir sem medo que é manha, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o Kurumin, mas talvez eu rosolva criar outra partição para ele, estou com mais de 30Gb livres no E:.

Caso eu resolva fazer isso, como seria criando outra partição a partir do E: de uns 5Gb por exemplo e como seria se eu usasse a partição D:???

Devo usar mesmo FAT ou pode ser NTFS???

valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não disse que você iria usar a partição D: para instalar o linux?

se for, tá na fita, a instalação é fácil, fácil, tu vai ver.

Devo usar mesmo FAT ou pode ser NTFS???

respondendo

o linux não usa nem FAT nem NTFS, ele tem seus próprios sistemas de arquivo, eu já respondi isso outra hora.

o Linux le e trabalha com FAT e apenas le NTFS, mas ele não se instala em nunhum desse sistemas de arquivo, nem é possível enxergar a partição do linux pelo windows.

qualquer coisa posta ai, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá moçada...

Gostaria de usar o espaço novamente para informar o acontecido,

Bom, em relação ao assunto desse tópico que eu criei, eu queria agradecer a todos que me ajudaram respondendo este tópico, foi muito proveitoso!

A instalação foi um sucesso! deu tudo certo, eu fiz de acordo com o que os usuarios me disseram para fazer e como disse deu tudo certo!

Para usuários da distro Big Linux(http://biglinux.codigolivre.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=25)ou para quem se interessar, vai aqui a minha experiencia...

Eu usei o Partition Magic 8.0 da Norton Utilities e particionei o meu HD de 40,0Gb que já estava com o winXp instalado... ou seja, no Partition eu redimensionei o Hd para ficar com um espaço livre (sem partições) de 5,0Gb, aí foi só iniciar o PC com o cd do big linux dentro, iniciado o sistema, eu escolhi no menu "K" "instalar o Big Linux no Hd" ...

aí ele abriu uma janela dizendo que a formatação do Hd não correspondia com a nescessidade do Linux e abriu o "Gparted" um programa para particionar o hd..., então eu selecionei aquele espaço livre de 5,0Gb que eu tinha feito antes pelo Partition, e pedi para o programa criar uma partição "swap" de 256Mb, e o restante do espaço (aprox. 4,96Gb) formatar como "Ext3"... e pronto! cliquei novamente em "Instalar o Big linux no Hd" e agora ele indicou que estava correto as formatações... e foi instalando... não se preocupem, foram todas perguntas básicas que qualquer usuário iniciante pode responder nesta instalação... e rapidinho o sistema já estava funcionando.

Queria expressar também a minha satisfação em usar a distro Biglinux que está se mostrando muito eficiente, reconheceu todos meus perifericos automaticamente e já veio com um pacote enorme de programas e utilitarios.

bom, eu acho que é isso... qualquer coisa postem aí... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...