Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd travando


Kleiby

Posts recomendados

Computador trava quando é instalado HD de 20Gb (ata-100). Quando é instalado outro HD menor e que não seja ata-100 funciona normalmente (foi feito teste com vários HD's).

A placa-mãe é MSI MS-6368 (Micro Star)

O travamento ocorre quando entro no modo normal, ao iniciar o win98. No modo de segurança entra normalmente.

Tentei as configurações no setup e não dá certo. Tento selecionar a opção DMA no gerenciador, como só tem jeito de entrar pelo modo de segurança, não aparece a opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O hd já tinha o Windows quando você instalou? Veio de outra máquina? Se sim, então batata: o Windows está tendo problemas com a configuração de hardware dos dois micros, o antigo e o atual. Entre no modo de segurança, Propriedades do Sistema, Gerenciador de Dispositivos e vai apagando todos os itens listados (alguns podem n ser apagados pelo Windows, nesse caso deixe como está) e reinicie. Reiniciando, ele vai avisar que há problemas com as configurações de video (pra começar, pois você tb deverá ter apagado os drivers do video) e te mandará para o assistende de adicionar novo hardware. manda detectar e instalar tudo. Pode acontecer de ele dar um erro de não encontrar um ".inf", por exemplo. sai da tela de erro (se ficar difícil, tente reiniciar o micro normalmente, mesmo q seja clicando em "desligar" ao teclar Ctrl+Alt+Del), e, reiniciando, ele vai detectar e instalar todo o hardware encontrado na hora e não encontrado.

Se você instalou o Windows 98 na máquina, mesmo, pode ser drivers de som. Modo de Segurança, Propriedades de Sistema, Gerenciador de Dispositivos. Abra Dispositivos de Multimidia e veja se tem uma lista grande de supostos drivers de multimidia (o Windows 98 sempre faz isso...) você deve encontrar coisas estranhas como BDA IP Sink, Microsoft (...) Sinthetizer, (...) Teletext Codec, etc. Apague tudo isso, deixando apenas os itens que realmente identificam o seu driver de som, joystick e complementos q você sabe q está instalado na maquina, como o 'som' do modem. Pra dar aquela garibada, faz uma limpeza, scandisk, defrag no disco e depois reinicie. Veja o resultado e poste pra gente!

Outra: É meio complicado considerar q o HD está causando problemas por ser ATA 100, principalmente se você considerar q este somente é ativado quando você ativa o recurso pelo Setup, instala os drivers correspondentes no Windows e aciona o recurso DMA do HD. No máximo, há um problema com os drivers da controladora IDE, o que afirma minha teoria acima.

Espero ter ajudado (ufa!!!)

falou!!!!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz todos os procedimentos que conheço e também me sugerem. Já instalei o windows na máquina, já instalei em outra máquina e passei para o "problemático" e não deu certo também!

Ontem fiz as sugestões do nosso amigo HERNAINF e infelizmente também não deu certo.

A única solução que eu achei é trocar um HD por um menor com interface ATA-66.

Realmente é estranho essa questão da interface ATA-100, mas não consigo ver outro problema, a não ser que seja a rotação, cilindros, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina é um pentium III Intel 1000Mhz (7,5x133)

HD Seagate Model ST320014A 20Gb Ultra-Ata (Ata100)

Memória RAM 128Mb 133Mhz

Placa-mãe Micro Star MSI MS-6368

Chipset Via VT8601A Apollo PLE 133

Instalei também outro HD Samsung 20Gb Ultra-Ata/100

Entrei em contato com o fabricante da placa-mãe e fui

recomendado a atualizar a bios e os drives que ele

mesmo informou, os quais baixei no próprio site do

fabricante e também não deu certo, inclusive a pessoa

que estava me atendendo (o qual sempre foi bem

prestativo) disse que não tem como saber o problema,

o qual pode ser defeito em algum circuito.

Eu uso um cabo/ide para HD e outro para CD-rom.

Tentei também trocar de IDE, até mesmo usar somente

uma IDE e não deu certo.

Sempre coloco o HD na IDE primária e cd-rom na IDE secundária.

A única certeza que eu tenho que a máquina trabalha com ATA-100

é que antes o computador funcionava normalmente, depois foi

apresentando travamentos e agora é geral.

Eu acho que se a placa não trabalhasse com ATA-100, o fabricante

teria dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas não entendi. Tem solução?

Tenho que trocar o HD? Por que antes funciona?

No link mencionado tem dois itens sobre chipset.

A minha placa é: VIA® VT8601A Chipset

Tem um detalhe (na figura) da placa do site

com a minha placa.

Lá está (na serigrafia da placa) MSI-6368 VER: 6

e na minha está MSI-6368 VER: 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O detalhe da imagem é ilustrativo. Serve apenas pra mostrar de qual placa está falando. Normalmente todas as características sofrem poucas mudanças de versão para versão, mas a sua mb também está inclusa nessa descrição do link.

A placa mãe tem dois chipsets chamados Ponte Norte e Ponte Sul, por isso os dois tipos de chipsets listados no link. Se um desses chipsets (que acredito que seja a Ponte Sul) da sua mb for VIA® VT82C686A, então ela só suporta UDMA 33/66. Se for VIA® VT82C686B, ela tb suporta UDMA 100. Captou?

Acredito que você pode utilizar esse hd nela, mas trabalhando a UDMA 66. Pelo menos eu nunca vi hd travar na máquina só porque ela também trabalha em ATA 100...

falou!!!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o máximo q você pode encontrar nas configurações do setup é habilitar ou não o suporte a UDMA pelo BIOS. Talvez seja algo para se fazer direto no HD. Esse modelo tem uma configuração para ligar HD que não é compatível com Ultra ATA 100. Veja este link: http://www.seagate.com/support/disc/ata/st320014a.html

você disse que a sua mb é v. 2.0, certo? Se não tiver o manual dela, baixe-o aqui:

http://download.msi.com.tw/support/mnu_exe...u/E6368v6.0.exe

(O arquivo está no formato auto-extract do rar, n estranhe o formato .EXE)

Espero ter ajudado. falou!!!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o HD, volte para o link, e pegue a configuração "Master with non ATA compatible slave'. Traduzindo meio ao pé da letra, significa "Master com slave NÃO compatível com ATA". Pode ser que, arriscando esta configuração, ele trabalhe em um modo abaixo do ATA-100. Mas na verdade isso é um chute. Eu faria isso. Faça um teste e poste, ok?

Fico feliz em ajudar. falou!!!!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente mesmo mudando a configuração não deu certo. Eu acho que realmente a placa-mãe deve ser estragado.

Mas já solucionei o problema. Instalei outro HD (15Gb ata-66) e coloquei

o HD de 20Gb como "slave". Está funcionando belezinha!

Ao meu amigo HERNANINF fica toda a minha admiração. Valeu meu irmão por toda atenção dada. Você é muito bom na informática, um dia quero ser assim!

Valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz em ter ajudado. Na verdade tudo que te passei neste tópico foi nada mais do que resultados de muita surra que já levei de máquina no decorrer da minha vida nesta área. Quanto ao seu caso em específico, uni o que eu tenho ao estudo dos seus recursos. Nunca se esqueça do quanto é importante pesquisar as fontes de informação relacionadas com os seus problemas e recursos. Eu mesmo não conhecia seu modelo de placa-mãe, nem o HD, só fiz a busca no google e taí o resultado. Agradeço o elogio.

falou!!!!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...