Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar XP c/ inicialização do Win 98


Benedito Fernandes

Posts recomendados

É possível instalar o windows xp com o disco de inicialização do windows 98? Se for como devo fazer?

Outra coisa, depois que formatei o C: o sistema carregou dizendo que a ferramenta de diagnóstico... na unidade virtual D:, e quando pedi para listar os dados da unidade D: descobri que o meu drive de CD-ROM é o E: e não o D:. quando você está montando um computador novo é normal o DOS criar uma unidade virtual?

Como é difícil para quem não sabe praticamente nada criar um disco de inicialização do windows xp sem ter um computador com o xp instalado, preciso saber como instalar o xp utilizando o windows 98.

Agradecerei muito a ajuda de vocês que realmente pelo que li são muito bons mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lá...

primeiro, você deve ter uma noção de como colocar o pc pra dar o boot pela unidade de cd

depois disso você obviamente precisa de um cd do windows xp.

afirmativamente nas duas observações acima, coloque o cd e quando aparecer a mensagem "pressione uma tecla para iniciar a instalação", aperte enter.

após fazer isso irá começar a instalação do windows.

falou! :-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, KCHASSA. Eu estou desistindo porque eu já formatei e reformatei meu hd umas 6 vezes e cada vez que tento fazer a instalação do windows ele dá uma mensagem diferente.

Ontem fiz tudo isso, dei o boot pelo disco de inicialização do windows 98, copiei o diretório i386 para o HD e pedi para instalar o XP pelo winnt. Só que uma vez ele travou na mensagem do windows dizendo "aguarde até o windows copiar os arquivos de instalação". Na vez seguinte que tentei novamente fazer a instalação ele disse que o sistema não tinha detectado o SMARTDRIVE no computador e quando pedi para ele continuar a instalação ele para novamente.

Pelo windows 98 que consegui com um colega meu, dá cada erro estranho como "application error ... referente ao W98SETUP ....KRNC 36.EXE at 0001:40B6."

Quando eu tentei instalar diretamente do xp iniciando pelo cd-rom ele deu problema num arquivo com .dell e disse que não podia continuar.

Será que pode ter algum problema com algum componente? Chequei todas as configurações no BIOS e tá tudo certo. Realmente não tô entendendo por que ele não consegue instalar o sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu ZELIO, vou tentar fazer outra vez baixando o smartdrv, pois tentei copiar do Win98 para o computador, mas alguma coisa não está dando certo porque quando começo a instalação do XP, aparece a informação do windows dizendo que não detectou o SMARTDRIVE no computador para continuar a instalação normalmente.

Já tentei instalar mesmo sem o Smartdrive, mas ele trava quando acaba de aparecer os arquivos que estão sendo copiados para instalação.

Acho que trava porque fica uma eternidade parado depois que some a informação dos arquivos que estavam sendo copiados.

Depois disso, quando tento recomeçar a instalação do cd-rom ele diz que está faltando o NTRL.

O fato é que acho que vou pedir para um amigo meu terminar isso pra mim, porque já ficou muito complicado.

Ontem tentei instalar o windows 98 e quando ele começa a instalação, aparece a informação que um arquivo (.CAB) está danificado ou corrompida, nem lembro mais, sei que nem o windows 98 eu estou conseguindo instalar.

Tanto com o Windows 98 quando com o XP, ele não conclui a instalação sempre dizendo que está faltando algum arquivo ou que está corrompido.

Não consegui entende.

Bem, mas está valendo demais as dicas. vocês tiveram dificuldades para instalar um sistema operacional num computador novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está complicado. Mas vamos lá

1. A melhor maneira de instalar o Windows XP é através do CD com boot

2. Caso não tenha, providencie um diskette com boot do Win98 ou gere o diskette num computador que tenha o win98 instalado através de Iniciar, painel de controle, adicionar e remover programas, criar disco de inicialização. Neste diskette já faça a cópia do Smartdrv.exe para o diskette (está no CD win98 ou C:\Windows).

3. Dê boot através deste diskette, no prompt do dos digite FDISK /MBR, FDISK (exclua todas a partições) em seguida crie as particoções como desejar.

4. Reinicie o computador com suporte de CDrom, no prompt do dos digite: Format c: após a formatação digite: smartdrv.exe em seguida digite: C: enter, CD\I386 enter, WINNT enter.

Dai em diante deve funcionar.

Obs.: O disco rígido (HD) deve estar formatado.

Caso não consiga baixe um gerador de diskettes para boot XP no site abaixo:

http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i17264.html

Execute este programa e vai gerar 6 diskettes para boot XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado ZELIO, funcionou beleza. Mas o problema maior era o fato da memória RAM estar com defeito, porque um colega meu falou pra eu trocar a memória porque toda vez quando eu ia instalar o Windows 98 ele dizia que a memória lida era diferente da informada (acho que informado pela placa mãe - já que na BIOS estava 256 mb que é a memória instalada).

Troquei a memória e funcionou do jeito que você tinha me dito anteriormente, sem problema.

A questão é que eu não sabia que havia algum defeito na memória que pudesse ser lido normalmente no BIOS, mas na hora do processador tentar fazer todos procedimentos ele pudesse apresentar defeito, mas era isso que estava acontecendo.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...