• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
AAS

Delphi em rede

17 posts neste tópico

estou desenvolvendo um pgm de banco de dados em Delphi, será que alguém sabe como fazer funcionar em rede, ou melhor, que funcione no mínimo em 3 micros ao mesmo tempo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Delphi naturalmente já está preparado para trabalhar em rede, no caso de uso de você usar o BDE e o Paradox, faça o seguinte: Instale o programa e o BDE nas três máquinas, na máquina onde banco de dados vai ficar crie uma outra pasta chamada C:\BDE (é uma sugestão, pode-se usar qualquer nome ou a raiz do diretório), e aponte em todas as máquina o parametro NET DIR para essa pasta. O Alias de todas as máquinas deve estar apontando para onde está o seu banco de dados (PATH). Deixe o LOCAL SHARE como TRUE em todas as máquinas.

Compartilhar este post

Link para o post

puxa valeu!!! hoje mesmo vou fazer o teste...serão com 4 máquinas...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem problemas ! Já fiz com 15 maquinas. Em teoria poderiam ser até 255.

Talvez seja necessário mapear os drivers de rede para que o windows permita acesso a pasta do BDE (arquivos de controle .lck) e para o banco de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah quanto a mapeamento já o fiz...esta funcionando em todos os computadores, mas o que acontece é se o pgm esta aberto em um não abre em outro...ou seja, não funciona em dois ou mais micros ao mesmo tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Ivan fiz pelo LCK, mapeei, em cada máquina...só uma coisa... qual você se refere ao local share? o qual não encontrei?

Compartilhar este post

Link para o post

Você abre o programa bde administrator e nele tem duas abas à esquerda, Databases e Configuration, na primeira é onde ficam as definições dos alias. Vá na segunda aba (Configuration) e abra ela nessa sequencia: Configuration -> System -> INIT, lá você irá encontrar a opção Local Share, deixe todas as máquinas com a opção TRUE.

Compartilhar este post

Link para o post

255 máquinas na teoria??? como assim? isso é um limite do BDE? e se tivesse que fazer uma aplicação de grande porte, que utilizasse mais máquinas, qual seria o caminho a tomar?

Outra coisa, pra que serve esta parada de mapeamento de unidade? que diferença faz mapear?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Ivan_RF@11 de agosto de 2005, 21:32

Você abre o programa bde administrator e nele tem duas abas à esquerda, Databases e Configuration, na primeira é onde ficam as definições dos alias. Vá na segunda aba (Configuration)  e abra ela nessa sequencia: Configuration -> System -> INIT, lá você irá encontrar a opção Local Share, deixe todas as máquinas com a opção TRUE.

Não entendi a parte do Local Share. O que acontece se estiver em False ? Para que serve essa opção ? Acho que estou com um problema que esse exemplo pode me ajudar, porque minha máquina está em False e um programa não quer funcionar, ele abre e fecha em seguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de mexer a muitos anos com Delphi tem coisas que é difícil de explicar em poucas palavras e eu posso também estar errado, mas vamos lá.

Lembrem-se de que essas explicações são válidas para a dupla BDE+Paradox, sempre usei assim, preciso aprender SQL :P

255 máquinas de acesso simultâneo (leitura e/ou gravação de dados) deva ser aplicado sobre a dupla BDE+PARADOX, para um acesso a um banco de dados SQL não creio que haja um limite, a regra básica é que quando você tiver que usar mais do que 20 ou 30 terminais o lógico seria mudar do Paradox para um SQL. Essa regra deve ser considerada também no caso de acessos remotos.

Quanto ao Local Share acontece o seguinte: Se existe apenas uma máquina, ou seja a sua máquina de desenvolvimento e não existe rede e nenhum terminal tentado acessar a base da dados tanto faz se o Local Share estiver em True ou False. Mas se você instalou a sua aplicação e o banco de dados em várias máquinas todas devem estar com o Local Share como True, pois se alguma delas estiver como False vai ocorrer violação de compartilhamento e problemas de acesso.

Sou péssimo para dar aula, espero ter resolvido algumas dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pessoal, como faço pro meu programa identificar a rede? No caso, primeiramente eu teria que fazer a rede pelo so ( windows ), não e? E depois, tenho que dar algum comando para o delphi localizar a rede e transfeirir os dados ou existe algum assistente no proprio delphi pra mim fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu hein Ivan!! Deu certinho...só estava faltando mesmo o local share e apagar qualquer duplicaçao dos arquivos contidos na pasta Lck que são criados quando setamos o caminho...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por andersonjb@24 de agosto de 2005, 10:57

Mas pessoal, como faço pro meu programa identificar a rede? No caso, primeiramente eu teria que fazer a rede pelo so ( windows ), não e? E depois, tenho que dar algum comando para o delphi localizar a rede e transfeirir os dados ou existe algum assistente no proprio delphi pra mim fazer isso?

Na verdade você não coloca nada no programa Delphi para identificar a rede, quem faz isso é o BDE Administrator, você só tem que criar um alias nele e dentro do programa indicar esse alias para as tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por AAS@24 de agosto de 2005, 16:14

Valeu hein Ivan!! Deu certinho...só estava faltando mesmo o local share e apagar qualquer duplicaçao dos arquivos contidos na pasta Lck que são criados quando setamos o caminho...

Que bom, fico feliz por ter sido útil !!! Disponha !

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal mas não consegui!!! alguém poderia me ajudar!!! Quando tento dar a seguinte mensagem! diretorio controlado por ...lck

meu server é win98 e os clientes XP

já coloquei o localshare para true e mesmo assim não dá certo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

aí ivan, eu já havia feito alguns programinhas comerciais em delphi, mas como nunca precisou de rede, eu não fazia ideia de como seria.

Realmente , muito obrigado pelo esclarecimento.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0