• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guest Analista

[Resolvido] Amperagem dos coolers de gabinete

13 posts neste tópico

Amigos,

Na opinião de vocês qual seria o melhor cooler de gabinete:

Aquele com maior corrente (ex. 0.18 A) ou aquele que trabalha com uma corrente menor (0.12 A )?

Att.

Analista

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor cooler para gabinete é aquele com maior rotação, e consequentemente melhor ventilação.

O consumo de energia pode variar um pouco em ventiladores externamente iguais mesmo que tenham a mesma rotação.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha meu amigo!!!

Tó usando 4 cooler's de 80mm (0,9A) e 2 de 60mm (?.?A) e tá tudo ótimo!!!

Meu PC não passa de 30ºC!!!

O truque é como será o caminho q o ar faz dentro do PC!!!

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

Tem certeza que é 0.9A, não é 0,19A ou 0.09A?

É que isso diz que 0,9A x 12V = 10.8W, o que é muito.

Em geral, o consumo é maior porque a rotação é maior. Exceto em ventoinhas vagabas que são ruins e consomem mais.

Compre da Sunon, que tem modelos excelentes (até 3200rpm, mas este já não é tão silencioso).

Compartilhar este post

Link para o post

Ops...

Desculpe galera, foi mal!!!

É 0,09A e não 0,9A!!!

Obrigado pela obs sledgehammer.

[]'s....

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescentando mais um detalhe: na minha opnião pra quem não gósta de barulho o ideal é que o fan tenha uma área maior(diâmetro) e uma rotação menor. Dessa maneira você terá otima ventilação com pouco barulho. De preferência (quando possível) aos fans de 120mm .

Compartilhar este post

Link para o post

Alou...

Pessoal,

O ruido do cooler não depende unicamente da rotação, corrente elétrica ou diâmetro. Depende também da forma de fixação, recipiente onde é fixado, n° de pás e tipo de mancal.

Tenho, por exemplo, um PAPST de 110 volts que é uma nave, mas com taxa de ruido bem baixa!

Até mais...

Compartilhar este post

Link para o post

É, quando se faz a colocação de cooler's extras no PC, o grande problema é a fixação dos mesmos para não occorrer ruidos e trepidações!!!

Quando coloquei um cooler de rolamento na minha placa de video, ele começou a fazer um baita ruido e trepidar o PC!!! Para resolver, coloquei uma espuma embaixo do PC, acabando com a trepidação, mas o ruido continua.

Troquei o cooler para um normal, acabou a trepidação e o ruido!!!  :**

[]'s...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não dá para dizer de bate pronto que um cooler com maior corrente será melhor que um de consumo menor. Existem projetos otimizados para baixo ruído e consumo sem necessariamente haver grande prejuízo no desempenho (em CFMs). No caso de muitos coolers, a questão do barulho é crucial - se instalarmos apenas coolers de maior potência, será impossível suportar o barulho por muito tempo. E, conforme foi muito bem dito, a maneira de instalar também conta muito, porque a vibração passa para o gabinete, para o acrílico (se houver), para a grelha, etc., e somando-se todas as fontes de ruído, acabamos com um barulhão.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí eu pergunto:

Alguém de vocês já usou alguma vez aqueles suportes anti-vibração em gel da Akasa, ou Vantec (não me lembro agora o fabricante...)? Queria saber se aquilo é eficiente na contenção da vibração e redução dos ruídos... Usualmente eu instalo meus fans de gabinete com espuma de EVA entre o fan e a lata. A tendência é que o EVA absorva parte da vibração gerada pela ventoínha, mas nunca achei realmente perceptível a diferença no ruído. :huh:

Alguém também já usou esses fans de alumínio? Eles são melhores em algum quesito, ou é só enfeite mesmo?

De boa, o que melhor me serviu até agora foi usar dois fans zalman ZM-OP1 (slim, 1800 ou 2800rpm - bom fluxo de ar e 2 ball bearing)... É bem silencioso no modo 5V. Já no 12V, faz menos barulho que uma fan normalzinha quando instalado, mas aí já não é lá muito silencioso não. Eu uso um controlador de fans (baybus) feito em casa, segundo o que vi em outro tópico aqui no fórum. Pelo que reparei desse cooler, achei que o que mais vale então é a qualidade dos bichinhos... Sleeve bearing e marca ruim é o que eu acho que tem que ser evitado. Quanto à corrente, basta respeitar as limitações de seu sistema, e saber que correntes muito altas limitam o uso do cooler com controles de velocidade, etc. (por exemplo, uma vantec tornado de 92mm 12W que consome 1A e movimenta 119CFM não pode ser ligada nos controles de velocidade comuns do mercado, senão pode até queimar eles!!!). Essas fans que tenho não especificam o CFM não, mas claramente elas movimentam muito mais ar que as vagabas de mesma rotação não slim e mais barulhentas. É só por a mão na frente para testar! E fan de marca boa ainda vive mais horas que a fan vagaba. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por qarcanjo@11 de julho de 2005, 14:47

E aí eu pergunto:

Alguém de vocês já usou alguma vez aqueles suportes anti-vibração em gel da Akasa, ou Vantec (não me lembro agora o fabricante...)? Queria saber se aquilo é eficiente na contenção da vibração e redução dos ruídos... Usualmente eu instalo meus fans de gabinete com espuma de EVA entre o fan e a lata. A tendência é que o EVA absorva parte da vibração gerada pela ventoínha, mas nunca achei realmente perceptível a diferença no ruído. :huh:

Alguém também já usou esses fans de alumínio? Eles são melhores em algum quesito, ou é só enfeite mesmo?

De boa, o que melhor me serviu até agora foi usar dois fans zalman ZM-OP1 (slim, 1800 ou 2800rpm - bom fluxo de ar e 2 ball bearing)... É bem silencioso no modo 5V. Já no 12V, faz menos barulho que uma fan normalzinha quando instalado, mas aí já não é lá muito silencioso não. Eu uso um controlador de fans (baybus) feito em casa, segundo o que vi em outro tópico aqui no fórum. Pelo que reparei desse cooler, achei que o que mais vale então é a qualidade dos bichinhos... Sleeve bearing e marca ruim é o que eu acho que tem que ser evitado. Quanto à corrente, basta respeitar as limitações de seu sistema, e saber que correntes muito altas limitam o uso do cooler com controles de velocidade, etc. (por exemplo, uma vantec tornado de 92mm 12W que consome 1A e movimenta 119CFM não pode ser ligada nos controles de velocidade comuns do mercado, senão pode até queimar eles!!!). Essas fans que tenho não especificam o CFM não, mas claramente elas movimentam muito mais ar que as vagabas de mesma rotação não slim e mais barulhentas. É só por a mão na frente para testar!  E fan de marca boa ainda vive mais horas que a fan vagaba. :-BEER

Não senti muita firmeza para investir nesses suportes de silicone (que são meio caros), mas também não senti grande necessidade, já que meu nível de ruído é aceitável.

Quanto aos fans de alumínio, uso um de 120mm e outro de 80mm. Comprei porque são ball bearing e porque combinam com meu gabinete (que é prateado). O nível de ruído é compatível com os demais e o CFM é bom. Ele parecem ser mais duráveis (por razões óbvias), mas não são muito amigáveis na hora de parafusar (nesse ponto dos de plástico são melhores). Também uso controladores, e em idle minha torre é bastante silenciosa. Em full o nível aumenta bastante (são três ventiladores e dois exaustores), mas permanece muito inferior ao que eu tinha antes (fans vagabas e de baixa eficiência). Também instalei um Tornado de 80mm, para refrigeração de "emergência" quando a CPU estivesse com excesso de processamento (e nos dias de verão), mas raramente preciso ligar (muito menos em full).

Compartilhar este post

Link para o post

galera to com um problema parecido...como o meu cooler tem 2 entradas,eu liguei o conector com pinos na fonte e o conector que não tem pinos eu liguei no drive de cd...ai o pc ligou normal...mas quando eu arbi o drive de cd,o pc desligou,e começou a fazer um barulho esquisito..e eu não sei o que pode ter sido..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0