Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP não formata


tongabilonga

Posts recomendados

Aí galera, beleza??? Tentei formatar o meu PC que tá lento como uma tartaruga e não consigo. Estou usando o disco de boot do Windows 98 SE para formatar o XP SP2 e dá a seguinte mensagem: "o Windows 98 detectou que sua unidade C: não contém uma partição FAT ou FAT32 válida. Há várias causas possíveis:

- você pode estar usando um software de particionamento de terceiros;

- Alguns vírus podem impedir que sua unidade C: não seja registrada;

- e etc... e etc...

Gostaria de saber como resolver esta questão já que formatei outras vezes e deu certo e agora não tô conseguindo. Será que o XP SP2 ou um vírus tem influenciado nisso? Ou tem outra forma de eu formatar com disco de boot do próprio XP? Já passei o antivírus e não encontra nada. Tô querendo instalar o XP SP1 novamente...

Meu PC é :

ATLHON AMD XP 2000+

384 MB

HB 30 GB

BITDEFENDER PROFISSIONAL

WINDOWS XP SP2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tongabilonga,

Pode ser que você formatou a partição em New Tecnology File System (NTFS) e o 98 não entende isso... tens que dar o boot pelo próprio CD do XP e formatar, se você quiser... lá no Setup da BIOS a prioridade de boot tem que estar configurada para CD-ROM primeiro e HD segundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, belezura???

- alexffox, o cd instala o XP normalmente, porém quando vou em "arquivos de programas" os antigos programas estão estão lá, só que não funcionam e aí dá pra perceber que a máquina não foi formatada e sim instalado um sitema em cima do outro, entende? E eu quero zerar tudo, pois alguns programas não querem funcionar com SP2 como funcionava no SP1.

-Aamirati, aí eu não sei se é NTFS ou FAT. Tem algum jeito de eu saber? Como eu dou boot pelo CD do XP sem usar os 6 disketes de instalação. Desculpe se não entendi a sua pergunta, ok?

É uma coisa simples, contudo, estou encontrando dificuldades em fazê-la. Obrigado pela força de vocês e aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes o windows dá uns problemas de formatação mesmo ou se você estiver usando um disk manager.

Crie um disco (disquete) de boot c/ o comando format /s e copie os arquivos format e fdisk que estão na pasta system do windows.

Dá o boot pelo disquete e execute o programa fdisk, delete a partição antiga e crie uma nova c/ o tamanho total do HD e reinicie o computador e pelo disquete execute o format p/ formatar o hd. Reinicie novamente c/ o boot pelo CD e instale o win xp sp1.

Eu tenho guardado m disquete de boot c/ o format e fdisk p/ no caso de haver algum problema como o seu. Este é o metodo das antigas e funciona em todos os casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tongabilonga,

FAT 16, FAT 32 e NTFS são as maneiras que o Windows pode formatar seu HD ou partição do mesmo, para depois transeferir os arquivos da instalação, etc...

A primeira, FAT 16, ou simplesmente FAT, atendia as versões iniciais do DOS e WINDOWS em face aos recursos de hardware existentes na ocasião... placa-mãe, tamanho de HB, etc... com a evolução da coisa, surgiu a FAT 32, capaz de atender HD maiores de 32 Gb e perdura até hoje, com algumas limitações... por exemplo, o tamanho máximo de uma arquivo é de 4 GB... a NTFS extendeu esse limite de tamanho de arquivo para um valor tão grande que ainda não existem HD para saturá-lo...

Por trás disso tudo, está a árvore e ramificações com as pastas e arquivos... existe uma tabela lógica no HD para dizer onde estão fisicamente gravadas as informações de cada arquivo, nome do arquivo, tamanho, restrições (atributos), data, localização, etc... é a partir dessa tabela que o sistema acessa o que queremos... FAT quer dizer FILE ALLOCATION TABLE, ou TABELA DE ALOCAÇÃO DE ARQUIVOS e o NTFS é uma nova tecnológia ou aprimoramento da velha FAT...

Ambas funcionam com o win 2000, NT, XP... e o nome NTFS veio do windows NT que tinha, a época de seu lançamento, um sistema de arquivos próprio, diferente da FAT, Sistema de Arquivos do windows NT... ou NT FILE SYSTEM ou ainda, NEW TECNOLOGY FILE SYSTEM...

Para concluir a aula de hoje (hehehe) as mídias de CD ou de DVD tem também uma FAT, mas de nome TOC, Tabela de Conteúdo ... da mídia !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...