Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Photoshop - Criando uma capa de DVD


Posts recomendados

Antes de mais nada gostaria de salientar que esse tutorial é de autoria de um dos grandes mestres nesse Hobbie , Stalker.

Vou aproveitar o tutorial dele para não "inventar a roda" novamente , assim podemos aprender um com o outro e desvendar o PhotoShop.

Isso é para se ter uma noção de como uma capa é feita , depois vamos colocar onde pegar imagens , técnicas de recorte das mesmas e muito mais.

Criando uma Capa de DVD

Não existe uma receita para se fazer capas. Existem algumas regras ( tamanhos, logos, exigências técnicas ) mas o resto é com a sua criatividade. Vou mostrar aqui o passo a passo de uma confecção de uma capa, para o filme O Terminal.

px = Pixels

1. Crie um documento de 3240px x 2175px ( para uma capa single ) e 300DPI. O fundo é de sua escolha, você pode mudar a cor dele depois

2. Vá em View / New Guide e coloque o valor de 1535px (Vertical)

3. Repita o procedimento, mas coloque o valor de 1705px

OBS: O tamanho da capa e contracapa é de 1535px de largura. A tarja central (Spine ) é de 170px. Colocando as duas guias, você tem a divisão dos 3 elementos da capa para trabalhar como quiser tendo noção de onde termina uma e começa outra.

4. Você precisa ter, nesse ponto, os elementos da sua capa trabalhados ( imagens e outros ). Abra o arquivo com a capa que você já trabalhou, dê Ctrl + A para selecionar tudo, copie e, no arquivo que você criou, cole o poster ( Ctrl + V ) e posicione-o no espaço da capa ( repare que eu "limpei" o poster do filme, que é bem simples. Os elementos, frases, título, nome dos atores, vou colocar depois )

imagem1.jpg

5. Pessoalmente, costumo colocar os elementos da contracapa logo depois. Aqui começa a parte da sua criatividade. Eu peguei uma imagem do filme e limpei as laterais ( o rosto de Tom Hanks ) para trabalhar da maneira que eu quero.

imagem2.jpg

6. Coloquei outra imagem, que redimensiou para 12,9cm ( 1535px ) para ocupar toda a contracapa, atrás da primeira imagem

imagem3.jpg

7. ... e depois inseri outras imagens pequenas no canto, rotacionadas levemente e sobrepondo umas às outras para dar um pouco de "movimento" á elas ( repare que tomei cuidado de deixar Tom Hanks, na imagem de fundo, aparecendo. Não adianta colocar uma imagem de fundo e encher de elementos sobre ela, tirando o motivo dela estar ali )

imagem4.jpg

8. No poster do filme, há a imagem de um avião. Usando a ferramente varinha mágica, selecionei ele, copiei, colei num documento novo, aumentei e tratei as bordas. Esse elemento eu vou usar na composição da contracapa...

imagem5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9... colocando abaixo da imagem de tom Hansk, dividindo a contracapa ( até para esconder o fim abrupto da imagem ) - Repare que para dar mais dinâmica, ainda coloquei uma das imagens pequenas da contracapa SOBRE ela...

imagem6.jpg

10. Inverti esse elemento do avião e coloquei logo abaixo. Essa área vou usar para inserir a sinopse do filme e abaixo, os dados técnicos.

imagem7.jpg

11. Pensando em termos visuais, coloquei um fundo da mesma cor do elemento do avião, usando um degradê, para preencher a parte debaixo da contracapa. É a mesma cor usada no título do filme... então, vou tentar manter um padrão visual e trabalhar nessas cores ( marrom e branco ) na minha arte. Criei a parte de créditos e inseri ela ali ( em branco, para dar contraste e ficar visível )

imagem8.jpg

12. Tenho a NET à minha disposição. Procrei por reviews de críticos famosos, como Roger Ebert e Leonard Maltin, e retirei algumas apreciações deles sobre os filmes para colocar na contracapa, na parte superior... coloquei atrás delas uma tarja em degradê no mesmo marrom...

imagem9.jpg

13. Volto para a capa. O banner superior respeita o elemento que eu coloquei na contracapa, embaixo, na mesma cor para se adaptar ao tom visual da minha capa.

imagem11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai Coronel, agora fique preparado pra responder um turbilhão de posts da galera.

Parabéns e pode contar comigo que também uso muito o photoshop, sou webdesigner e designer de midia impressa e na medida que puder te ajudar nas duvidas da galera ai, te dou uma força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14. Inseri minha sinopse. Essa parte é onde muitos descuidam. Não use fontes muito grandes. Não use fontes "abertas" demais, como a Arial. Prefira a Arial Narrow. Aqui usei a ITC Garamond. Não escreva apenas a história do filme. "Venda" ele. Mesmo que você não ache o filme grande coisa, lembre que você está criando a capa que vende o filme para quem a lê.Coloque o nome dos atores diferenciado ( mude a cor, coloque em negrito ), coloque os nomes dos filmes que eles fizeram ou participaram na sinopse entre parênteses e em itálico...

imagem12.jpg

15. Escreva o título. Procure por uma fonte parecida. Tenha muitas fontes no seu PC. Se não for a mesma, que seja parecida.. estique, aperte, deixe semelhante...

imagem13.jpg

16. Hora de terminar a capa. O nome dos atores, o escrito UM FILME DE STEVEN SPIELBERG ( apertado ) sobre o título e a frase promocional A VIDA ESTÁ ESPERANDO... na mesma cor cinza da arte oficial do poster ( onde e como colocar os nomes e a frase promocional e o título do filme depende da imagem e do layout de sua capa

imagem14.jpg

17. Na tarja lateral, copiei os elementos do título, rotacionei e inseri

(No Photoshop, na paleta de layers, clique em duplicar layer. Com a ferramente de seleção selecionada, clique sobre a imagem com o Botão direito e escolha FREE TRANSFORM. Novo clique com o botão direito e escolha Rotate. Rotacione. Dê enter para confirmar. Repetindo os passos, sem escolher rotate, você pode diminuir o elemento para ele caber na tarja )

Inseri também a imagem pequena embaixo ( pode ser uma cópia do poster pequena, pode ser uma imagem do filme, pode ser embaixo ou em cima, você escolhe. Olhe outras capas para ver como é feito e as opções criativas que você tem para deixar mais atraente a tarja )

imagem15.jpg

18. Completei a contracapa, inserindo os avisos legais e logos técnicas.

Alguns elementos são necessários editar. Não exagere no tamanho, fonte no máximo em 5... eles podem ocupar toda a largura ou, como aqui, no canto

esquerdo, em bloco...

Logos de SOM ( Dolby e quando for o caso, DTS ), região do DVD ( região 4, no nosso caso ), formato de tela ( widescreen, nesse caso ), censura ( PG... que é com acompanhamento dos pais ), logos dos estúdios, logo de DVD... existem várias opções de informações para se colocar. Alguns filmes colocam o endereço e link do estúdio, outros um box falando sobre o formato widescreen, outros falando sobre a trilha sonora. Mais uma vez, ANALISE outras capas para saber de elementos e como eles podem ser inseridos.

19. Completei a tarja e a capa inserindo as logos das produtoras ( Amblin e Dreamworks ) e de DVD.

imagem17.jpg

Resumo

Esse foi um Tutorial superficial , apenas para mostrar um pouco de como se começa uma capa de DVD , mais adiante iremos mostrar , com mais detalhes , onde conseguir posters , os logotipos de produtoras....caso o site aqui tenha um pouco de espaço...posso colocar os logotipos aqui mesmo para download , ou se alguem tiver onde colocar esse material e puder ceder um pouco de espaço ajudaria muito.

Em seguida vamos ver como fazer um bom recorte de imagens , a pior coisa que pode acontecer é uma imagem mau recortada....com aqueles contornos finos ao redor todo serrilhado.

Logo estaremos produzindo os DVDs completos , ahahahah , e pra ninguém botar defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza....também quero ainda continuar aprendendo o PS , e sempre alguem sabe fazer algo que outro não sabe , assim que vamos aprendendo a dominar esse "Safado", mas excelente programa.

Conto com seu conhecimento também para ajudar, e com você também Dinho , de uns pitacos aqui....hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resolvi copiar o post para cá....

Ok , vou postar algumas , pedi autorização por não se tratar do assunto desse tópico , mas podemos criar um referente ao Photoshop , as capas são para terem uma ideia do que se pode conseguir com ele. As capas estão em inglês porque estão em um site Americano , mas fiz em Português também.

Essa se refere realmente as técnicas de recorte de imagens.

Van Helsing

vanhelsing3d0zf.jpg

Usando técnica de texturas , couro por exemplo, com um certo envelhecimento das fotos.

O Resgate do Soldado Ryan

resgatedosoldadoryan3d7pu.jpg

Um pouco de fuzão de imagens....

O Último Samurai

oultimosamurai3d1tl.jpg

Um pouco de relevo aplicado na textura de couro e simulando óleo sobre tela.

Constantine

constantine3d7uh.jpg

Essa foi feita a pedido para a Trilogia " O Senhor dos Anéis" , não sei se aqui no Brasil vende esse tipo de caixa para DVD , mas essa capa foi feita para uma NexPack , de 6 discos....

Trilogia "O Senhor dos Anéis"

trilogy3d1lt.jpg

Creio que da para imaginar os efeitos que podemos criar com esse fantástico programa , como disse anteriormente , não sou fera ...sei um pouco do que o Photoshop pode oferecer.

Agora imaginem , pegar uma filme , codificar para Dolby 5.1 , fazer seus próprios menus e ainda criar uma capa personalizada , podendo ser para eventos também , como ...DVD de casamentos entre outras coisas, tudo de autoria própria, seria mais gratificante o resultado final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matador

Voc deve usar papel especial pra fotos mas não muito grosso porque vai ter que fazer dobras onde estiver muito carregado de tinta, a tinta quebra e acaba ficando feio.

Eu tenho uma Epson C45 que tem qualidade fotográfica excepcional como todas as epsons e papel tem vários. Eu usaria um Premium que é fino igual ao sulfite mas com uma camada alcalina que dá um resultado espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Galera!!! Logo que o Coronel (e aqui me sinto responsável por esse Batismo ) sacava do riscado, solicitei que criasse o Tópico individual, pois corria o risco do assunto se perder lá dentro do post do Maestro.

Vemos que o cerco está se fechando visando a criação de um DVD Profissional!! É exatamente isso que se faz numa Produtora!! A criação, a arte.... Está tudo à disposição de quem realmente quiser aprender!!!!!

Só espero que não apareçam aqueles que dizem:"... mas assim é difícil...o programinha X faz isso mais rápido.como é mesmo que faz?..." Este tipo de pergunta Não deverá ser respondida!! O Tópico é PHOTOSHOP para criação de CAPAS de DVD Profissionail.... então não venham encher o saquinho do Coronel, do Gladiador, do Vader e até do Gaivota baleado!!!

Me sinto muito feliz...Parabéns a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Matador@22 de setembro de 2005, 11:27

Oberleutnant,

Qual o papel e resolução de impressora que você recomenda utilizar para ter uma capa nota 10?

Valeu,

Como o Lauro disse....o melhor tipo de papel é o qde qualidade fotográfica , eu uso o Glossy de Nº 12 à no máximo 15 , mas também você pode imprimir em gráfica com papel couchê ( não sei se é assim que se escreve) que fica excelente e o custo fica por volta de 4 a no máximo 7 reais , pelo menos aqui nessa província que estou morando atualmente "Paranaguá" , puxa como me arrependo de ter saido de Sampa......hehehehe

PS: Deixe secar bem a tinta , preferencialmente 2 dias , para não correr o risco da capa grudar na parte plástica da caixa de DVD. E esse tamanho que passei para fazer as capas não precisa alterar nada , é só imprimir e recortar que cabe certinho na caixa do DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando uma esclarecida. Depois da capa pronta você pode gravar seu arquivo num CD e levar direto numa copiadora. Aqui em Sampa tem um monte que hoje fazem impressões digitais com alta qualidade para pequenas tiragens.

Gráfica convencional não dá, Oberleutnant, pois eu trabalho para gráficas e seria um custo muito alto, fotolitos, um mínimo de 500 peças e você acaba pagando por um milheiro. Então a saída é gráficas digitais que hoje estão sendo incorporadas nas copiadoras. É so colocar o cd e pedir x impressões.

Agora o custo, aqui em Sampa varia muito, depende do papel escolhido, da região que está ó fornecedor mas no geral é mais ou menos essa média, talvez pra determinada quantidade o pessoal amoleça um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , aqui tem links para os logos , som , região e tudo mais

São todos arquivos PSD

Closed Captions

DVD Logos

Studios

Studios diversos

Studios diversos 2

Logos de tipos de som

Logos Gerais

Logos gerais 2

Programa para gerar as capas em 3D , simulando a capa na caixa do dvd

Imandix - Cover 3D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar parabens pelo tópico. Esse é um dos top 10 deste forum. Galera em relação a preço de impressão a laser, se você pesquisar encontrará bem em conta. Eu, por exemplo, pago R$ 3,00 na folha A3, que cabe duas capas. Em quantidade acima de 10 fls sai a R$ 2,50.

Espero ter ajudado

Aqui vai uma sugestão minha para esquentar ainda mais este tópico: para o amigos que manjam muito do PS poderiam citar capas como modelo, assim como o colega que o Marcio redirecionou, e criar tutoriais sobre com os efeitos aplicados.

Que acham?????? :bandeira:

Abraços

Gerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada , obrigado pela informação a respeito da laser , quanto ao modelo , estou fazendo isso....estou elaborando algo simples para início, e também não adianta complicar muito para não ficar cansativo de acopanhar.

Mas logo vou colocar alguns efeitos entre outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá talvez minha pergunta seja bem mediocre mas se não perguntar nunca descobre então vamos lá,qual é o melhor meio de se capturar uma imagem diretamente do filme em dvd sem perder a qualidade para usar na composição das capas?até agora eu usava

o rustico metodo do print screen mas pela resolução ser horrivel sô dava para usar em imagems pequenas.

realmente o topico esta muito bom grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor forma é usar um programa de Edição de vídeo, tipo o premiere Pro, onde tem a opção de Exportar Frame: Você aponta o frame que quiser capturar e manda exportar...pronto.

O DVD Maestro também faz esse trabalho, geralmente numa marcação de capítulo. Você marca aquele frame como início de um capítulo e manda exportar o Frame.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Lauro, citei a questão de criar o capítulo, pois é comum adicionar uma foto como botão de marcação de capítulo, então o capítulo começará exatamente naquele frame capturado que servirá como foto-botão do Menu.

Uma coisa importante de se saber é que os frames de um filme geralmente são fontes alteradas de fitas originais, gravadas em 24fps e depois feitas transformações dependendo do codec usado para isso, então a qualidade de um frame capturado será sempre MUITO inferior a resolução da foto de uma máquina fotográfica digital... As fotos que se encontram em sites de cinema geralmente são capturadas das matrizes com altíssima qualidade, jamais se obterá esta qualidade capturando frames de vídeos de internet, nem mesmo de DVD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaivota Baleado.... :(

Tenho que aguentar esse vizinho :D

Uma coisa importante, já que estamos caminhando em direção a suprema arte de um DVD, desde a capa ao video...Ai no meio está a superfície do DVD...

Pois é todos sabem o crime que é colar uma etiqueta tanto no CD como no DVD.

Bem, estive pensando em comprar uma impressora para CD e DVD, mas por enquanto, para mim o custo benefício está alto e tive a grata surpresa de achar uma loja por perto que imprime sobre os dvd's...

Como vocês resolvem essa questão.....

Não estou fugindo do tópico, porque tem que ter uma imagem legal para imprimir..UFA

Tenho que tomar cuidado para não levar outro tiro do Dinho....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...