Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é preciso para fazer uma revista?


Posts recomendados

Para a produção da revista você precisará de um Software para tratamento de imagem e Design (para a capa, por exemplo), e para isso recomendo o Photoshop, e de um Software para a edição da revista em si e seu conteúdo, para isso recomendo o Page Maker (que é meio complicadinho de usar).

O que você pode ou não fazer com o texto e imagens vai da criatividade do editor, é lógico que requer um pouco de bom gosto e será preciso se manter no design básico na maior parte da revista para que suas páginas não fiquem poluídas nem difíceis ou cansativas para leitura. Basta ver umas revistas quaisquer, você perceberá que há padrões na disposição das imagens em relação aos textos e vice-versa, e às vezes, há algo diferente, só para chamar a atenção do leitor e dar mais beleza e/ou descontração para a revista.

Quanto à ter um profissional de comunicação (como um jornalista) na equipe eu não sei se é obrigatório, mas é provável que ele ajude bastante na redação das matérias e disposição dos assuntos (qual será o assunto de capa, por exemplo), mas acho que no seu caso um profissional na área de educação também seria bem-vindo, pois ele teria uma ideia do conteúdo da revista para que ela não se desvie do tema principal.

Espero ter ajudado, pelo menos, para um começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Gente!..

Sim!.. é obrigatório ter ao menos um profissional na área de jornalismo. Ninguém que não seja formado na área pode assinar matérias. Se tem alguém que entende do assunto, por exemplo, mas não é jornalista, pode assinar um artigo, uma coluna. Mas se você precisar colocar uma matéria mesmo (com pesquisas e coisas afins) vai precisar do profissional - isso sem falar que obrigatoriamente você vai ter que ter um editor chefe, que é um jornalista.

Já trabalhei (como diagramadora) em revista e já tive um jornal meu.

Quanto aos programas, a linha Adobe é ótima: Photoshop pra tratamento de imagens e PageMaker para diagramação. Pra fazer alguma coisinha em vetor, eu sempre usei o Corel...

Bom, ta aí minha ajuda. Qualquer coisa que eu puder ajudar, grita :)

Beijos e abraços

Ivich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

além dos programas e do jornalista responsável, caso for uma revista de circulação comercial (no caso de informativos não é obrigatório, mas é interessante ter), é preciso ter um pouco de senso estético e de diagramação.

a gente vê cada aberração por ai... não seja mais uma delas!

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá,

Creio que seria interessante olhar cada mais abertamente a questão da revista para se avaliar como cada necessidade possa ser atendida.

Editor: Pessoa Física responsável juridicamente pela editoria, não precisa ser jornalista.

Jornalista Responsável: Profissional formado e com MTB o qual será o responsável técnico pela editoria.

Obs: Com um jornalista responsável, na gráfica você tem isenção do ISS.

Diagramador ou Designer Gráfico: Responsável pela diagramação, tratamento de imagens utilizados na editoria.

Você precisa de todos eles?

Você mesmo pode fazer tudo, responderá por tudo q foi escrito, criticas, elogios etc.

Legalmente você deveria ter uma editora para poder produzir uma editoria. Mas na prática tem um monte de revista por ai de produção independente.

Uma revista pode ter diversos objetivos, mais é um meio de comunicação e sempre será comparado com outros iguais.

Você nunca agradará a todos, por isso faça aquilo q achar certo ... Será criticado mesmo.

Avalie bem o investimento porque de tudo o mais caro é na hora de virar papel e isso é realmente caro.

Quando montar o seu projeto, se o foco for uma revista comercial que viverá de anúncios, avalie bem se você quer agradar o leitor ou o anunciante. Quem mantêm a revista é o anunciante em nem sempre ele esta preocupado se o leito gosta da revista ou não, ou seja, ele quer se identificar com a revista.

Escolha de profissionais: Pense bem e avalie bem as pessoas, no começo todos querem participar, depois as coisas tendem a mudar, você vai ter aqueles que não fazem nada e querem tudo.

Uma frase que vi uma vez de um jornalista que definiu tudo para mim:

"Os advogados pensam que são Deuses, os jornalistas tem certeza".

Comercial ou não a Editoria precisa de patrocínio, avalie primeiro isso antes de apostar todas as fichas no que você acredita, você vai se surpreender com as pessoas na hora de falar em dinheiro de verdade.

ideia todos tem, e você escutará um monte delas, eu sou da opinião de fazer uma pergunta bem simples a cada um que me dá uma ideia: “Quantas vezes na vida ele já fez aquilo que ele esta me sugerindo?“.

Você precisa de equipamento além de gente, um pequeno investimento em máquinas, banda larga, fax, telefone etc, nada pior que uma revista ilhada.

Page Maker, PhotoShop, inDesigner, Quark, etc e tal isso você vai ter de usar direto, tenha alguém no grupo que domine, não vá fazendo por ai uma revista feia e sem qualidade.

Até na hora de você entregar a Arte da revista na gráfica, exige conhecimento técnico, se você não sabe porque uma foto tem de ter 300 dpi, está na hora de começar a estudar.

No final da historia, faça aquilo que você acredita, aposte na suas idéias, tome cautela com as pessoas, não dependa demais de uma pessoa só, alem de você mesmo, não tente fazer tudo sozinho. Junte um grupo comprometido com o projeto, consiga patrocínios ... Textos, artigos, temas é o que não faltam, dê oportunidade para quem esta começando ...Mas, não subestime a experiência de que já faz.

Descubra que nem sempre aquilo que você acredita, acontecerá na prática, este papo que as pessoas seguem uma linha profissional é complicado, elas seguem uma tendência pessoais em quase tudo, e quando se fala em opiniões, gostos, pensamentos, críticas ai você vai descobrir o quanto elas são pessoais. Mas existe aquelas que realmente são super profissionais e saberão colaborar no seu projeto independente das questões pessoais.

Enfim fazer uma revista não se resume a chamar um jornalista e junta com um diagramador e vualá criou-se mais uma revista.

Obrigado,

Obs: Leia o segundo post.

Silvio França

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa,

Muito bom o post do Silvio França. Muitas dicas para você que esta começando.

Mas antes de todas estas dicas que ele passou, faça o seguinte:

Bom, provavelmente você esta sozinho nesta jornada, e você quer fazer a revista voltada para educação.

Se você não tem noção de como se monta uma revista é bom você procurar um editor ou alguém com experiencia em revistas, antes de tudo, para vocês armarem o corpo da revista.

O que seria isso?

Você terá que decidir quantas páginas tem a revista, a qualidade do papel que será usado (isso e importante ver porque é dai que terá o custo da revista), onde serão destinados os anúncios (e se terão anunciantes junto com você), onde ficarão as matérias, a ordem de importância das matérias, etc.

Nisso você terá que decidir quais serão as matérias que você vai colocar na revista. Nessa parte você pode procurar na internet, ou contratar um jornalista para buscar as matérias para você.

Existem milhares de outras informações que você irá colocar na revista, como por exemplo alguma apresentação (como será a primeria edição), ou diversas jogadas, algo que possa prender o público para comprar as proximas edições.

Sobre diagramação, eu recomendo você (se for você mesmo que vai fazer), a comprar as revistas Veja, Istoé, Época, etc. Para você tirar idéias de diagramação, e seguir algumas regras que estes profissionais já seguem (e são milhares de regras para se deixar uma revista perfeita)

Então em 3 passos:

1- Contratar um editor para auxiliar a parte juridica da editora, e também auxiliar a montar o corpo da revista, e a questão de anúncios, gráfica, etc.

2- Depois de ter o corpo da revista montada (isso você pode montar em papel sulfite para te auxiliar na hora da diagramação da revista), procure junto com o editor o jornalista para fazer as matérias da revista (ai você da o tema ddo que você quer para ele fazer)

3- Tendo todas as informações em suas mãos, você começa a diagramar a revista, ai vai da sua conta, se for você mesmo que vai fazer a revista, senão contrate um diagramador, ou um designer gráfico.

Lembrando que quanto mais gente com você, será mais partes a ser divididas no lucro.

O jcboomer disse que tem dúvidas sobre como fazer a capa da revista.

A capa na verdade é a porta de entrada para o interior da sua revista, ou seja, na capa você deve ressaltar algo importante sobre a sua matéria principal. Fazendo algo que chame a atenção do leitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...

Olá,

Nos últimos 2 anos, algumas pessoas me procuraram devido ao texto que escrevi neste forum. Pessoas de todas as linhas desde estudantes, realizando um trabalho acadêmico até profissionais dispostos a investir suas economias em um projeto de revista.

Me sinto lisonjeado pela procura, mas ao mesmo tempo um pouco triste pois neste tempo todo nenhum voltou dizendo que realizou o projeto ... nem me convidando para viajar com todas as despesas pagas r..s. .

Pois bem, algo que percebi durante este tempo, que as pessoas por mais experientes que algumas pareçam, diante do sonho desejado, acabam se perdendo no foco principal que uma revista ou uma padaria é um negócio que busca o lucro e para chegar a tal nem sempre se deixar levar pelo sonho é o melhor caminho. Não é por que o tema é uma revista que basta ser o melhor jornalista, ou acreditar que teve uma super ideia.

Dinheiro não é tudo realmente ... TUDO É DINHEIRO! Para um negócio, ideia, sonho ou qualquer nome que desejemos dar, necessita de investimento, portanto sonhar é preciso ... mas infelizmente neste caso de olhos abertos.

A meu ver se dividirmos o negócio revista em 4 partes teríamos:

1 - Jornalismo: O que não falta é matéria a ser feita e publicada, vejam sites como http://www.maxpressnet.com.br/ ali você encontra matérias de todos os temas e basta fazer contato com o autor q ele te autoriza a publicar. Mas uma editoria precisa de identidade, matérias locais e originais.

2 - Diagramação: Disto você não tem com deixar de investir em um profissional qualificado ele fará a sua ideia ter uma cara.

3 - Financeiro: Alguém precisa controlar o dinheiro, os gastos, ver a vida financeira do negócio.

4 - Vendas: A meu ver o coração do negócio, sem patrocínio, sem dinheiro seu sonho vira um pesadelo, corte tudo em todos os lugares, mas invista na área de vendas, detalhe 'encontre profissionais com idoneidade' para não entregar seu negócio nas mãos de um aventureiro, que te prometem mundos e fundos.

Fuja ou não seja: Jornalistas que se consideram deuses, diagramadores que se vêem como um novo Davinc, Gerentes financeiros que que não sabem a diferença entre investimentos e gastos e por fim vendedores que vendem de tudo e querem receber sua alma como pagamento.

Abraços

Silvio França

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Muito interessante os comentários do Francass... foram de grande utilidade....

Agora uma outra questão...referente a pagamentos dos profissionais em especial o jornalista ou o editor, alguem sabe qual é o piso salário, ou em caso de freelancer uma base que qto pode se pagar ...se e que isso tem como definir,,,cada profissional free define seu preço,,,mas enfim...

Att,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora uma outra questão...referente a pagamentos dos profissionais em especial o jornalista ou o editor, alguem sabe qual é o piso salário, ou em caso de freelancer uma base que qto pode se pagar ...se e que isso tem como definir,,,cada profissional free define seu preço,,,mas enfim...

Basta consultar o sindicato dos jornalistas do seu estado. Todos têm tabela de freelance para texto, fotos, revisão, diagramação etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Oi,

Ao longo de creio que 02 anos, como já comentei pessoas vem me procurando sobre os 2 post que escrevi aqui. E o numero esta aumentando, não faço ideia do porque.

Bem minha gente ...

Sinceramente sei que todos buscam realizar um sonho, um ideal pessoal, ou até mesmo a mais simples busca de um negócio rentável. Mas pelo menos se dêem o trabalho de entender sobre o que é um negócio, saiam do sonho e vivam a realidade, não tem milagre:

- Não se faz revista de qualidade classe A ... querendo publicar para o público casse C ... agora se você não quer ter lucro, monta uma ONG.

- Não tem como querer cuirdar de um negócio, se nunca nem se quer trabalhou na vida.

- Não imaginem criar uma revista, sem ao menos ter ideia de que público quer publicar materias e que tipo de anunciante pode se interessar pela sua revista.

Acho que algumas das pessoas que me procuraram até se chatearam com a minha franqueza, mas não adianta só falar da parte boa e incentivar, isto é Brasil ... mais de 50% das empresas que abrem fecham logo no primeiro ano, menos de 10 % nem chegam no terceiro.

Nenhum patrocinador quer colocar seu dinheiro aonde não haja retorno, você sabia que a Revista Veja ficou por muitos anos operando no vermelho?

Adorei e espero ainda poder responder a todos que me procuram, mas espero que antes de me procurarem, sejam mais criticos, mais céticos, mas pragmáticos e com certeza mais motivados, porque é fantastico realizar um projeto, mas da mesma forma é trágico viver a perda de um sonho.

Abraços.

Silvio França

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Oi,

Ao longo de creio que 02 anos, como já comentei pessoas vem me procurando sobre os 2 post que escrevi aqui. E o numero esta aumentando, não faço ideia do porque.

Bem minha gente ...

Sinceramente sei que todos buscam realizar um sonho, um ideal pessoal, ou até mesmo a mais simples busca de um negócio rentável. Mas pelo menos se dêem o trabalho de entender sobre o que é um negócio, saiam do sonho e vivam a realidade, não tem milagre:

- Não se faz revista de qualidade classe A ... querendo publicar para o público casse C ... agora se você não quer ter lucro, monta uma ONG.

- Não tem como querer cuirdar de um negócio, se nunca nem se quer trabalhou na vida.

- Não imaginem criar uma revista, sem ao menos ter ideia de que público quer publicar materias e que tipo de anunciante pode se interessar pela sua revista.

Acho que algumas das pessoas que me procuraram até se chatearam com a minha franqueza, mas não adianta só falar da parte boa e incentivar, isto é Brasil ... mais de 50% das empresas que abrem fecham logo no primeiro ano, menos de 10 % nem chegam no terceiro.

Nenhum patrocinador quer colocar seu dinheiro aonde não haja retorno, você sabia que a Revista Veja ficou por muitos anos operando no vermelho?

Adorei e espero ainda poder responder a todos que me procuram, mas espero que antes de me procurarem, sejam mais criticos, mais céticos, mas pragmáticos e com certeza mais motivados, porque é fantastico realizar um projeto, mas da mesma forma é trágico viver a perda de um sonho.

Abraços.

Silvio França

-------------------------------------------------

Bom dia amigo,

Meu nome é Vinícius sou de Leopoldina, MG.

Estou no ramo de criação de sites a um bom tempo e tenho como projeto atual criar um site e uma revista que divulgará as confecções da região onde vivo tendo como público alvo os lojistas de todo o Brasil.

Minha meta é vender um pacote com fotógrafo, modelo, site e páginas na revista por "x" quando a contratação em separado ficaria "x+y+z".

A revista deveria antecipar o que vai ser moda e coleções da estação seguinte, por exemplo agora não faríamos mais inverno e sim primavera e verão.

Acredito que uma revista por estação inicialmente seria uma boa forma de ter tempo para fazer um bom trabalho em todas as áreas do negócio e principalmente para negociar boas contas.

Entre uma edição e outra fortaleceria a marca do site, onde as empresas poderiam continuar publicando informações, eventos, novidades e promoções, etc.

Juntando meus conhecimentos em fotografia, webdesign, design gráfico e vendas, estou formando uma equipe com mais um fotógrafo uma vendedora com forte experiência em telemarketing, uma consultora de moda que é dona de confecção com vasta experiência e conhecimentos e mais um designer trainnee para trabalhar comigo na criação dos layouts, site, etc.

Gostaria de sua opinião para apontar o que estou esquecendo ou dando atenção demais, o que acha da ideia se gostaria de me prestar consultoria, quanto custaria isso, etc.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá a todos,

Sobre fazer uma revista, também tenho dúvidas com referência ao item informalidade, sei que existe muitas revista que são informais, de produção independênte e que todo negócio tem sua margem de risco, se uma revista informal cai no gosto do povo (com uma aceitação superior as espectativas do seu criador) no que isso pode implicar na continuidade de sua distribuição?

agradeço a atenção.

aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim querida nao é fácil nao!!!

ai galera alguem pode min responder minha pergunta se puder ai vai!!!

eu posso so paga a editora e ela fazer tudo tudo mesmo diagrmaçao,design e etc

tenho 18 anos e tenho muitas boas ideias quero fazer uma revista mas nao sei nada como consegui o registro da revista? como sera a distribuiçao pela dinap? para eu postar fotos de artista por exemplo tem que ser de divulgçao ou eu preciso compra a imagem?

è melhor regitra primeiro minha revista e depois leva para a editora.?:rolleyes:

se eu consegui pessoa que estejan comesendo e essa pessoa aceitar fazer o trabalho de graça preciso de contrato ?

alguem pode pode me enforma quantos custa por inteiro uma revista para ser publicada?

se eu ecrver a materia eu nao vou poder asinar com meu nome porque eu nao sou jornalista?:confused:

para eu pdeir um patrocinio como eu chego,tipo envio um email a tal empresa pedindo patrocinio?

a revista tera 86 paginas ja contando capa e contra capa.

se ue fazer as materias e so leva a editora ela faz o resto?

é pricio acinar contrato com a editora?

ela fica com meus lucros?:eek:

eu vou ser reponsavel por tudo.

muito obriga so por e também se responder adorei o site adorei algunas dicas:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou começando a criar uma revista para a área de educação e gostaria de saber o que é necessário para começar. preciso ter um jornalista na equipe? ou não? O que eu posso ou não fazer com textos e imagens. Se alguém souber, eu agradeço a informação.

Geovana

socoooro

--------------------------------------------------------------------------------

Sim querida nao é fácil nao!!!:o

ai galera alguem pode min responder minha pergunta se puder ai vai!!!

eu posso so paga a editora e ela fazer tudo tudo mesmo diagrmaçao,design e etc

tenho 18 anos e tenho muitas boas ideias quero fazer uma revista mas nao sei nada como consegui o registro da revista? como sera a distribuiçao pela dinap? para eu postar fotos de artista por exemplo tem que ser de divulgçao ou eu preciso compra a imagem?

è melhor regitra primeiro minha revista e depois leva para a editora.?

se eu consegui pessoa que estejan comesendo e essa pessoa aceitar fazer o trabalho de graça preciso de contrato ?

alguem pode pode me enforma quantos custa por inteiro uma revista para ser publicada?:confused:

se eu ecrver a materia eu nao vou poder asinar com meu nome porque eu nao sou jornalista?:wacko:

para eu pdeir um patrocinio como eu chego,tipo envio um email a tal empresa pedindo patrocinio?

a revista tera 86 paginas ja contando capa e contra capa.

se ue fazer as materias e so leva a editora ela faz o resto?

é priciso acinar contrato com a editora?

ela fica com meus lucros?

eu vou ser reponsavel por tudo.

muito obriga so por e também se responder adorei o site adorei algunas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

socorooooooo min ajudem por favor pelo amor de deus!!!!!!!!!!!!!!!!

pleas por favor eu quero fazer uma revista mas nao sei como regitrala como posso fazer isso?

è necessario uma jornalista para escrever as materias ou eu posso?

se eu escrever a editora fica responsavel por tudo,distribuiçao e etc?

o lucro fica com a editora ou fica comigo?

quanto quastaria autodo fazer uma revista ?

se eu quiser colocar uma foto de uma pessoa de outro pais famosa è necessario que compre a foto caso ela nao seja divulgaçao

...revista aprecisa de patente?

tratamento de emgens fica por conta da editora ?

a editora vai ter mao sobre minha revsita enteiramente?

quais documeto necessario para registro?

nao tenho entendimento em nada na area caso eu apenas escrevo algunas materias e contrata outras para fazer outras a editora faz o resto?

o tipo do papel conta muitoooooooo?

qundo a revista mexe com sexo tem algum problema sendo que nao é porno e sim educacional?

como sera adestribuiçao para o pais enteiro? è pela denap? a editora fica responsavel?

a redaço, desigh, e etc a editoral tem?

para eu consegui por exemplo o patrocinio de um marca muito famosa par a revista sendo que eu tenho o email da marca eu mando um email para marca pedindo?qual maniera melhor para pedir?

o patrocinio ele paga o que na revista ?

ele quer dinheiro de volta tipo ele netra com uma certa quantia e querem ela de volta em juros/ dobro ou ela apenas pagan para divular e nao ganhao dinheiro com isso apenas o nome da marca na revista?

como consegui boms patrocinio?

quais os contratos que irei assinar caso faça a revista?

a revista tera 85 a 88 paginas custara muito?

com imagen bem nitida e perfeita bem trabalhada....

eu ieri reponder por tudo na revista?

é melhor eu regitra pimeiro do que leva logo para a editora?

e precisso ir no cartorio? esso tudo demora muito?

sooro mim ajudem precisso de vocês urgente queridos novos amigos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste link segue um tutorial muito bem explicado sobre como criar uma revista:

http://www.aner.org.br/conteudo/1/artigo1119-1.asp

Caso vocês não consiguirem resolver todas as dúvidas, poderão entrar em contato com o pessoal do site, pois eles fazem parte da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE REVISTA.

Com certeza todas as suas dúvidas serão respondidas.

Lembren-se de comunicarem a moderação se o assunto foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a produção da revista for limitada a produção intelectual é necessário um registro no cartório de registro civil de pessoas jurídicas. Caso englobe a venda das revistas e/ou espaços publicitários, precisará resigtrar a empresa na junta comercial também.

Você pode escrever as matérias. A revista precisa ter um editor responsável, que responda pelo que foi escrito nela.

Quanto à editora, depende de como você pensa em fazer: passar a revista pronta só para ela imprimir, ou escrever para a revista uma editora.

Os custos também dependem de como pretende fazer: só escrever, fazer a diagramação, distribuir...

No caso da foto, se ela for usada para fins jornalísticos você precisa da autorização do fotógrafo ou da agência que representa o fotógrafo.

No caso de fotos de divulgação você precisa ver o que oa licença da foto diz, para ver se você precisa entrar em contato com a assessoria de imprensa para poder usar a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Geovana

Já considerou a hipótese de contratar uma empresa para fazer a revista à sua medida? Não terá de contratar nenhum jornalista nem software, visto que a empresa já terá as condições necessárias para a actividade.

Estou começando a criar uma revista para a área de educação e gostaria de saber o que é necessário para começar. preciso ter um jornalista na equipe? ou não? O que eu posso ou não fazer com textos e imagens. Se alguém souber, eu agradeço a informação.

Geovana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu preciso fazer um trabalho de escola, uma espécie de superprodução.

e a meta é fazer uma revista de moda e como eu sou do meio, adorei, mas não faço ideia de como fazer uma revista de verdade.

Preciso de licença pra um trabalho de escola?

Tem alguma forma simples de produzir uma revista praticamente sozinha?

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu preciso fazer um trabalho de escola, uma espécie de superprodução.

e a meta é fazer uma revista de moda e como eu sou do meio, adorei, mas não faço ideia de como fazer uma revista de verdade.

Preciso de licença pra um trabalho de escola?

Tem alguma forma simples de produzir uma revista praticamente sozinha?

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!

Apenas leia as respostas anteriores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...