Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FSB X HT


marciomantovani

Posts recomendados

Pessoal, vi em um anúncio no Boa Dica a respeito da Abit KV8 PRO que ela teria 'FSB 1600MHz e HT 2GHz'. No site do fabricante aparece algo diferente: FSB 1GHz e HT 2GHz. E mais: para a placa NF8V aparece apenas 'FSB de 1,6GHz'. Afinal, qual é o correto?

Já que a controladora de memória na plataforma 754 se encontra no DIE, o processador não precisa de ponte norte para acessar a memória RAM, certo? Então o que é esse 'FSB' nas especificações das placas?

Perguntando mais objetivamente: com qual velocidade a KV8 PRO se comunica com a memória e com o chipset? E a NF8?

Minha escolha depende disso, pois sei da qualidade do chipset Nvidia mas também gosto muito dos KT da VIA (vide assinatura, minha placa-mãe tem o outrora moderníssimo KT266A... <_< ).

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se eu consigo explicar direito

FSB não existe mais nos AMD 64bit.

O que ocorre é que por essa nomeclatura ter sido utilizada por muito tempo, muitos fabricantes (pensando nos consumidores :chicote: ), utilizam o FSB para nomear tanto o barramento HYPER TRANSPORT quanto o gerador de freqüencia, conhecido como HTT.

HYPER TRANSPORT é o barramento de comunicação utilizada em vários casos. Nesse caso, ele se refere à comunicação entre a CPU e a memória RAM.

HTT é como chamam o gerador de freqüencia nos A64. No caso, esses 2GHz seriam o clock do processador, tendo a mesma função que o FSB tinha para o clock das CPU´s antigas.

Caso você for fazer overclock em um A64, geralmente estará na BIOS da placa-mãe FSB frequency e não HTT frequency que na minha opinião seria o correto.

Espero ter explicado corretamente.

Aos amigos do fórum, me corrigam caso eu esteja errado em algum ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sabrew+27 de setembro de 2005, 21:02-->
HYPER TRANSPORT é o barramento de comunicação utilizada em vários casos. Nesse caso, ele se refere à comunicação entre a CPU e a memória RAM.

O HyperTransport faz a comunicação com o tráfego I/O ( Input/Output ). Já a comunicação com as memórias, é feito diretamente atráves da controladora de memória que agora está presente no próprio processador, não mais no Chipset como nos sistemas com FSB ( Pentium 4, Celeron, K7 .... ).

Sabrew@27 de setembro de 2005, 21:02

HTT é como chamam o gerador de freqüencia nos A64. No caso, esses 2GHz seriam o clock do processador, tendo a mesma função que o FSB tinha para o clock das CPU´s antigas.

Caso você for fazer overclock em um A64, geralmente estará na BIOS da placa-mãe FSB frequency e não HTT frequency que na minha opinião seria o correto.

O HTT não tem a mesma função que o FSB, visto explicação anterior. Em alguns bios ambos os termos são usados, erroneamente, por que esse é o Clock base ou o Clock de referência ( que não é o clock de nenhum barramento ).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@27 de setembro de 2005, 20:18

O HyperTransport faz a comunicação com o tráfego I/O ( Input/Output ). Já a comunicação com as memórias, é feito diretamente atráves da controladora de memória que agora está presente no próprio processador, não mais no Chipset como nos sistemas com FSB ( Pentium 4, Celeron, K7 .... ).

Ok, mas essa comunicação não é em cima de um canal HYPER TRANSPORT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Está ficando ainda mais confuso que antes...

Até onde eu tinha pesquisado era mais ou menos assim (vão me corrigindo onde eu estiver errado): na plataforma 462 o processador se comunicava com a memória RAM (através da ponte norte) e com a ponte sul (responsável pela comunicação com portas IDE, slots PCI e AGP, portas de mouse e teclado, etc) através do mesmo canal, o FSB. OU era uma coisa, OU outra. Nunca as duas simultaneamente. Pelo que entendi, na plataforma 754 (e 939 também) passaram a existir DOIS canais distintos de comunicação: um com a memória (já sem a ponte norte, pois a controladora de memo se encontra no DIE do processador) e o outro com a ponte sul (que agora passou a ser de duas vias, ou seja, em vez de o processador somente mandar OU receber dados da ponte sul, agora ele manda E recebe ao mesmo tempo, numa espécie de mão dupla). Até aqui imagino estar certo. Agora, quem vem de fato a ser o HT? Não é o canal com a ponte sul? Isso deixaria a definição (mesmo que errônea) de 'FSB' para o canal com a memória. Quanto ao HT, eu estou ligado que é, em geral, de 800MHz para os 754 e de 1GHz para os 939. Por que as placas da ABIT para soquete 754 dizem então que seu HT é de 2GHz? Elas estão se referindo à comunicação com a memória, então? E já que o canal com a ponte sul é de 800MHz, mas de DUAS vias, como no padrão DDR das memórias, eles dizem que a velocidade é de 1600MHz? É isso?

E mais uma: já que as memórias continuam de 400MHz, o que vem a ser a velocidade de 2GHz referida acima? O clock do processador?

Já tô assim, ó: :tantan:

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sabrew@27 de setembro de 2005, 21:33

Ok, mas essa comunicação não é em cima de um canal HYPER TRANSPORT?

Não. O link HyperTransport não tem relação alguma com as memórias, se a comunicação fosse através deste, seria com nos sistemas com FSB. Como disse anteriormente, os K8 tem uma controladora exclusiva para essa comunicação.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hypertransport é a comunicação com o chipset da placa. O canal entre o processador e a memória, esse sim parece ser o que estão chamando inapropriadamente de 'FSB'.

MInha dúvida é, na verdade, em relação às velocidades.

Confira nesse texto, do próprio Clube do Hardware:

Uma das principais diferenças entre os processadores Athlon 64 e Athlon 64 FX e todos os demais processadores existentes no mercado é que estes processadores possuem dentro deles um circuito chamado controlador de memória. Nos outros processadores este circuito não existe, e é o chipset da placa-mãe (mais especificamente um circuito chamado ponte norte) que efetua a tarefa de comunicação com a memória RAM. O Athlon 64 acessa a memória RAM transferindo dois dados por pulso de clock, fazendo com que a sua taxa de transferência máxima com a memória RAM seja de 3.200 MB/s, não por acaso a mesma taxa máxima das memórias DDR400/PC3200. Ou seja, para tirar o máximo de proveito deste processador este tipo de memória é requerida.

O Athlon 64 possui dois barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset. Este segundo barramento é chamado HyperTransport.

Está bem claro.

Abraço.

(PS: continuo com as dúvidas a respeito das velocidades que aparecem no site da ABIT!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. O link HyperTransport não tem relação alguma com as memórias, se a comunicação fosse através deste, seria com nos sistemas com FSB. Como disse anteriormente, os K8 tem uma controladora exclusiva para essa comunicação.

Legal, que o Hypertransport faz o link do CPU com o chipset eu sei, mas então qual é a nomeclatura desse barramento? pensei que fosse um HyperTransport dedicado para as memórias. :goff:

Em relação a placa da ABIT.. Também não entendi.. :blink:

Eu ACHO que 1Ghz FSB de lá é do V-link (ligação entre a ponte-norte e ponte-sul que a VIA usa) e o 2Ghz HT seria o HyperTransport. :blink::blink:

Não tenho certeza de nada pois essa parte do site tá muito mal explicada :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Sabrew. Realmente está muito confusa a informação no site da ABIT.

Da forma mais resumida possível, o que entendi de toda essa celeuma foi isso:

HYPERTRANSPORT - barramento entre o processador e o chipset .

Hypertransport 1.1: 400, 800, 1200 e 1600MHz ;

Hypertrnasport 2.0 (já com suporte ao PCI express): 2GHz, 2,4GHz e 2,8GHz.

??? (antigo FSB) - barramento entre o processador e a memória (segundo o texto do Gabriel Torres, continua nos mesmos 400MHz da plataforma 462).

Mas essa sua sugestão do V-link faz sentido, já que a placa NF8, cujo chipset é da Nvidia, só tem uma velocidade relacionada no site e a KV8, com chipset VIA, tem duas diferentes.

Enfim, sei lá.

hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...