Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Urgente! PC liga mas desliga em poucos segundos!


Dracko_X

Posts recomendados

Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e nada. Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem, preciso muito do computador! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carlosfcs+28 de setembro de 2005, 19:12-->
tenta ligar sem estar com a placa mãe no gabinte e ve se faz algum som tipo um apito

reuel@29 de setembro de 2005, 02:12

tira todas as placas, e tenta rodar o barramento a 100MHZ, as vezes dá.

já tentei ligar só a placa-mãe com 1 pente só de memoria, fora do gabinete, ligada apenas na energia. Deu na mesma!!! fui testando do zero, placa por placa!

já rodei sem placas, como dito acima, e ainda resetei a BIOS, ficando tambem em barramento 100mhz do processador, já mudei barramento da memoria também. já colkei no "Load Fail-Safe defaults" e no "Load Optimized Defaults" e deu na mesma também.

O trem ta brabo aqui heheheh! Parece q tem um capeta no meu computador!!!

Valeu galera pelas sugestoes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...