Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga mas desliga em poucos segundos!


Dracko_X

Posts recomendados

Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e deu na mesma. Testei também um HD de 40 GB, ai sim ligou desta vez.

Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem, preciso muito do computador! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xSQUALLx@28 de setembro de 2005, 12:03

cara .... isso geralmente é a fonte mesmo !!!  você parece mandar bem em hard né!!! as fontes genericas são assim mesmo !! loukas !!! que tal comprar uma fonte Vcom é 100 reais uma e de qualidade !!!

Pois, mas eu já testei outra fonte no meu PC e deu na mesma. Mas eu testei uma de 350 watts, menos potente q a minha e mais antiga, mas q funciona perfeitamente no PC do meu colega.

A minha não é generica, é uma marca dessas comuns, tipo satelite e outras. Acho q a marca é XPC um negocio assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara quanto nós falamos fonte Generica são aquelas que vem junto com o Gabinete ou compramos por 50, 60, 70, 80 reais !!! A Satellite eu chamo de Generica por estar estrito 400W e a tensão real dela é 200W as Fontes Genericas geralmente escrevem 500W mais o REAL é 210 por ai !!!

Ai entra as de Wtz Reais !! Tipo a Vcom ... Seventeam .... TT .... etc...

Bem é difícil analisar sem estar vendo etc...

Faz isso pega uma fonte de algum truta seu que FUNCIONA !!

Coloque tudo certinho...

E liga pra ver .... caso ainda não funcione me manda uma MP ai eu te ajudo de graça !! te ligo etc......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dracko_X@28 de setembro de 2005, 12:19

Pois, mas eu já testei outra fonte no meu PC e deu na mesma. Mas eu testei uma de 350 watts, menos potente q a minha e mais antiga, mas q funciona perfeitamente no PC do meu colega.

A minha não é generica, é uma marca dessas comuns, tipo satelite e outras. Acho q a marca é XPC um negocio assim.

Na verdade Satelite é genérica e bem genérica.

Se você testou outra fonte que funcionava em outro micro e não funcionou ai, então não é a fonte.

Tipo pelo que eu li(tá grande) parece que você tesou outro hd é funionou não é?

O problema pode ser no HD que pode estar em curto ai na sua maquina deixa o pc funcionar direito.

Já experimentou retirar os drivers do chipset e deixar o driver genérico do Windows pra ver no que dá?

Esses dias eu fui configurar um Athlon64 em uma placa mãe com CHipset Nforce e tudo funcionava beleza, ,ma quando colocava um CD no Drive o micro travava, reiniciava e funciova normal, mas se colocasse um cd no driver... :blink:

Ai o problema era no driver do chipset da Nvidia, quando deixei o driver genérico da Microsoft funcionou :palmas:

Tô te falando isso pra te dar mais alternativas ai, porque sem ver o micro um problema desse é difícil de resolver amigo.

Tipo, tenta retirar drivers ai ou colocar uns mais antigos, pra ver no que dá.

T+

Qualquer coisa posta ai que a gente vê se pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xSQUALLx@28 de setembro de 2005, 13:03

cara quanto nós falamos fonte Generica são aquelas que vem junto com o Gabinete ou compramos por 50, 60, 70, 80 reais !!! A Satellite eu chamo de Generica por estar estrito 400W e a tensão real dela é 200W as Fontes Genericas geralmente escrevem 500W mais o REAL é 210 por ai !!!

Ai entra as de Wtz Reais !! Tipo a Vcom ... Seventeam .... TT .... etc...

Bem é difícil analisar sem estar vendo etc...

Faz isso pega uma fonte de algum truta seu que FUNCIONA !!

Coloque tudo certinho...

E liga pra ver .... caso ainda não funcione me manda uma MP ai eu te ajudo de graça !! te ligo etc......

A nem, eu não considero essas fontes genéricas não, só porque não sao "aquela coisa" de potencia não ker dizer isso, e 40 / 50 reais costuma ser o preço medio de fontes comuns mesmo. Genericas sao fontes sem marca (não piratas). A minha por exemplo q veio no gabinete era uma Vcom ueh, o gabinete é Vcom, só q eu liguei num estabilizador com outra tensão ai já era hehehehehe!

E quanto custa uma dessas ai Seventeam??? devem custar então 120, 150 reais ueh, ai é ###### gastar isso tudo né só numa fonte!!!

Tipo, eu peguei uma fonte de um amigo pra testar, era uma de 350watts, e também deu na mesma! Agora eu to muito confuso, veja só, eu desmontei o meu PC inteirinho e testei peça por peça, fui ligando uma de cada vez e em slots diferentes e etc. Peguei meu HD e testei em outro PC e funcionou normalmente! Peguei minha fonte e liguei em outro PC e deu no mesmo problema do meu, ai pronto, resolvido o problema era a fonte mesmo, só q ai eu peguei só a minha placa-mãe (sem minha fonte) e liguei neste outro PC e deu o mesmo problema também! Ai eu pirei, parece até q o problema ta na placa-mãe, na fonte, no HD e no drive de CD!!! O engraçado também é q eu liguei umas vezes só a minha fonte no outro PC ai ligou a CPU só q o video não dava sinal, igual quando se liga o PC sem memoria, saca.

Agora ta muito confuso o negocio! Fico pensando também se pode ter ocorrido alguma alteraçao de tensão em componentes das placas desses perifericos, do HD, da placa-mãe, da fonte, do CD! Sei la, eu não entendo muito da parte eletrônica!

Talvez estas informaçoes adicionais sejam uteis pra me ajudarem a identificar o problema! Brigadao pela ajuda! até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@30 de setembro de 2005, 01:30

Na verdade Satelite é genérica e bem genérica.

Se você testou outra fonte que funcionava em outro micro e não funcionou ai, então não é a fonte.

Tipo pelo que eu li(tá grande) parece que você tesou outro hd é funionou não é?

O problema pode ser no HD que pode estar em curto ai na sua maquina deixa o pc funcionar direito.

Já experimentou retirar os drivers do chipset e deixar o driver genérico do Windows pra ver no que dá?

Esses dias eu fui configurar um Athlon64 em uma placa mãe com CHipset Nforce e tudo funcionava beleza, ,ma quando colocava um CD no Drive o micro travava, reiniciava e funciova normal, mas se colocasse um cd no driver... :blink:

Ai o problema era no driver do chipset da Nvidia, quando deixei o driver genérico da Microsoft funcionou :palmas:

Tô te falando isso pra te dar mais alternativas ai, porque sem ver o micro um problema desse é difícil de resolver amigo.

Tipo, tenta retirar drivers ai ou colocar uns mais antigos, pra ver no que dá.

T+

Qualquer coisa posta ai que a gente vê se pode te ajudar.

Tipo, eu testei outra fonte no meu PC e não funcionou, deu na mesma, mas ai eu também testei a minha fonte em outro e também deu o mesmo problema do meu (veja a resposta/citação acima), muito estranho! Eu testei minha fonte ai deu o mesmo q deu no meu sendo q a fonte dele também deu o mesmo problema quando ligou no meu PC! Depois eu testei mais vezes com a minha fonte em outro PC ai a CPU ligou mas não deu sinal no video, só ligou a CPU, como se tivesse ligado a CPU sem as memorias.

Xiii velho, problema de driver não deve ser não porque o problema no PC não deixa nem chegar no Bios Check quando liga! A CPU liga mas desliga depois de uns 2 ou 3 segundos!

Valeu cara! Brigadao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nem, eu não considero essas fontes genéricas não, só porque não sao "aquela coisa" de potencia não ker dizer isso, e 40 / 50 reais costuma ser o preço medio de fontes comuns mesmo. Genericas sao fontes sem marca (não piratas). A minha por exemplo q veio no gabinete era uma Vcom ueh, o gabinete é Vcom, só q eu liguei num estabilizador com outra tensão ai já era hehehehehe!

E quanto custa uma dessas ai Seventeam??? devem custar então 120, 150 reais ueh, ai é ###### gastar isso tudo né só numa fonte!!!

você esta pensando de forma totalmente errada.

Um bom computador começa pela fonte. Porque a fonte é o "combustivel" do seu micro, sem combustivél ele não anda.

Desse jeito que você esta pensando seria o mesmo que comprar uma Ferrari e colocar gasolina adulterada pra economizar, sem nenhuma lógica.

E R$ 40 não é preço de fonte comun, é preço de fonte genérica.

E fonte genérica não são fontes falsificadas ou sem marca. São simplesmente marcas ruins, na maioria delas bem conhecidas. Exemplos: Satelite, Fan Hung e mais uma serie delas.

Tipo, eu testei outra fonte no meu PC e não funcionou, deu na mesma, mas ai eu também testei a minha fonte em outro e também deu o mesmo problema do meu (veja a resposta/citação acima), muito estranho! Eu testei minha fonte ai deu o mesmo q deu no meu sendo q a fonte dele também deu o mesmo problema quando ligou no meu PC! Depois eu testei mais vezes com a minha fonte em outro PC ai a CPU ligou mas não deu sinal no video, só ligou a CPU, como se tivesse ligado a CPU sem as memorias.

Já testou outra memórias ai? podem ser elas...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@01 de outubro de 2005, 00:29

você esta pensando de forma totalmente errada.

Um bom computador começa pela fonte. Porque a fonte é o "combustivel" do seu micro, sem combustivél ele não anda.

Desse jeito que você esta pensando seria o mesmo que comprar uma Ferrari e colocar gasolina adulterada pra economizar, sem nenhuma lógica.

E R$ 40 não é preço de fonte comun, é preço de fonte genérica.

E fonte genérica não são fontes falsificadas ou sem marca. São simplesmente marcas ruins, na maioria delas bem conhecidas. Exemplos: Satelite, Fan Hung e mais uma serie delas.

Já testou outra memórias ai? podem ser elas...

T+

Sim, tudo bem, mas eu pessoalmente acho q essas fontes, q você chama de genericas, dao conta do recado, pelo menos nesses computadores comuns que não tem grandes arreagalias, como o meu. E concordo com você também, q um bom computador começa pela fonte, claro!

Eu entendo como "sem marca" (ou sem o nome fantasia, somente empresa q fabricou e modelo do produto) quando se fala em genérico, como nos remedios genericos, por isso q eu disse q não considero genericas essas fontes. Mas claro, sei q essas fontes sao simples e q para um bom computador não se é recomendado usar destas, ai sim eu concordo. Claro q eu penso também em ter uma fonte de marca boa, mas é q é meio inviavel pra mim né, mas vou pensar bem nisso...

não, não testei outra memoria, testei só as minhas mesmo (uso 2 pentes de 256MB DDR), colocando uma de cada vez e mudando também de slots, e não deu em nada! Mas vou procurar alguma memo DDR pra eu testar aqui também, vamos ver no q da!

Valeu pela sugestao! Brigadao!!! até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zangrela@01 de outubro de 2005, 14:13

Oie amigo, eu tive um problema parecido e também pensei que fosse fonte mas não era.

Eu abri o pc inteiro, limpei todos os contatos de todos os componentes e dai funcionou beleza.

Espero que seja isso também.

Abraços.

Ok, vou tentar isso também! Valeu! Brigadao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por diogoluz.rj@03 de outubro de 2005, 11:02

Gente, por favor...CPU não é Gabinete...

Ih você usa 2 pentes de memória ?? Ahhh batata...um deve ter ido pro espaço e tá dando conflito...cara muito certo de ser isso...se não for posta ai de novo, que tenho uma outra ideia do que possa ser...

Sim uso 2 pentes de memo DDR... Batata nada, todas 2 estão funcionando perfeitamente, o sistema as reconhece e tudo mais, já explikei q testei uma por uma, em slots diferentes também... A memoria ta boa, mas mesmo assim vou testar outro pente de momoria pra ver no q da...Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Cara estou com exatamente o mesmo problema, já testei com outro HD e deu na mesma... Que fonte você usou pra resolver? Qual a explicação pra fonte ficar assim após anos? Será que ela tem conserto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Cara...

na boa...

seria muitoa mais interessante você comprar uma fonte de qualidade...

eu tie o mesmo problema em duas máquinas...

ambas as máquinas eram PC que eu mesmo montei, porém, estava dando upgrade nelas e trocando o processador (Dual para Quad).

Não teve jeito, a solução foi comprar fontes de Marca. Eu estava usando fontes genéricas aqui do Japão. Elas eram nominais de 600W, porém, não aguentavam o tranco com processadores Quad.

Veja, muitas vezes, tentamos economizar com coisas que achamos desnecessárias... porém, a fonte é uma das partes mais importantes do micro. Se você não investe nisso, futuramente, quando fora dar um upgrade, terá que comprar uma outra fonte, ou seja, o prejuízo será ainda maior.

Por esse motivo, o ideal é comprar uma fonte que seja de qualidade, assim, poderá reaproveitá-la quando estiver dando um up no micro.

Se você comprar uma fonte apenas pelo preço e pelo que ela está escrita na embalagem, pode ter problemas futuramente.

Por isso, tentar arrumar uma fonte antiga ou comprar uma genérica, nem sempre é a melhor saída. Você pode gastar um pouco mais agora comprando uma fonte Corsair ou TT, mas com certeza valerá muito mais a pena que comprar DUAS genéricas...

é isso ae...

qq estamos por aqui.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estou com exatamente o mesmo problema, já testei com outro HD e deu na mesma... Que fonte você usou pra resolver? Qual a explicação pra fonte ficar assim após anos? Será que ela tem conserto?

Também estou com este mesmo problema.

Tenho uma fonte real Vcom de 450w e o micro só liga com apenas 1 HD. Se coloco mais de 1 não liga ou e quando liga não reconhece o outro.

(Coloquei numa fonte genérica de R$30,00 e ligou com tudo de primeira).

Outras fontes que tive também foram assim. Quando novas, uma beleza. Depois de um tempo ficam sem querer ligar.

Quando comprei esta Vcom paguei R$140 no inicio de 2006 pensando justamente em não ter este problema.

Gostaria de ter uma explicação técnica.

E também se há conserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e deu na mesma. Testei também um HD de 40 GB, ai sim ligou desta vez.

Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem, preciso muito do computador! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Seu Caso parece ser capacitores da placa mãe ou da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...