Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dracko_X

PC liga mas desliga em poucos segundos!

Recommended Posts

Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e deu na mesma. Testei também um HD de 40 GB, ai sim ligou desta vez.

Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem, preciso muito do computador! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você testou com outro hd e ele ligou não é? já tentou testar com outro hd e outro drive de cd? ou então sem o cd e com o HD? Como você já trocou de fonte, ela não é, principalmente porque a sua placa-mãe e sua pv não tem la muita necessidade de energia, e 500w genericos dao conta do recado...

você já testou outra memoria e outro processador na sua maquina? pode parecer besteira mas as vezes pode ser... mas você pode fazer o seguinte: pega outra placa-mãe e liga com todas as suas peças.. pode ser q ela ta com problema na IDE...

Ah, e você já tentou ligar ela sem HD e sem CD, tentando dar boot pelo disquete?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por conehc@28 de setembro de 2005, 11:24

você testou com outro hd e ele ligou não é? já tentou testar com outro hd e outro drive de cd? ou então sem o cd e com o HD? Como você já trocou de fonte, ela não é, principalmente porque a sua placa-mãe e sua pv não tem la muita necessidade de energia, e 500w genericos dao conta do recado...

você já testou outra memoria e outro processador na sua maquina? pode parecer besteira mas as vezes pode ser... mas você pode fazer o seguinte: pega outra placa-mãe e liga com todas as suas peças.. pode ser q ela ta com problema na IDE...

Ah, e você já tentou ligar ela sem HD e sem CD, tentando dar boot pelo disquete?

Ele ligou com um HD de 40GB... já tentei sem o drive de CD! já coloquei também outra fonte de 350watts e deu na mesma!

Bom, outra memoria e outro processador não tentei não, mas já tentei usando só um dos pentes de memoria (uso 2 de 256MB DDR) testando um de cada vez e trocando de slot... também testei abaixando clock do processador, ficando com 1300 MHz (este tem 1800Mhz)...Nada disso deu certo, o probelam ainda persistiu! Mas vou testar também com outra memoria e outro processador, mas o ###### é arranjar isso aqui pra testar!

já testei sem HD e sem CD, já disse q sem o HD ligado na fonte ele liga normalmente, e quando coloca algum CD no drive no momento em q ele faz a leitura ai o PC delsiga! Tipo, dai nota-se que o problema ocorre sempre no momento em q se faz a leitura de um disco, como o CD e o HD. Agora só com o boot pelo diskete não tentei não...

Compartilhar este post

Link para o post

Tá com cara de placa-mãe, já fez todos testes possíveis, se suas peças funcionaram em outro computador não tem como ser incompatiblidade, se fossem já dariam problema de início...

Compartilhar este post

Link para o post

...olha, pode ate parecer loucura mas, eu tive um caso parecido uma vez...e não era placa mãe....troquei a BATERIA ...dá para acreditar?

não sei se era isso ou o porque...mas o fato é que parou de ocorrer....

tem coisas na informática que você sabe, ninguém explica...

tenta, se não ajudar, não vai atrapalhar...rsrsrs

:ahh:

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um tecnico com bastante experiencia em casos "misteriosos" como o seu e existem além de tudo o que já foi dito 2 outras possibilidades para o seu problema;

1-) algum Jumper da sua placa mãe pode ter se soltado, ou não estar encaixado corretamente, verifique todos os jumpers e confirme no manual da sua placa se estão configurados certos.

2-) o seu gabinete ou os Botões On/OFF ou Reset podem ter entrado em curto por algum motivo e estar causando o seu problema. Se for possivel consiga outros botões ou teste no gabinete de algum amigo seu.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Compartilhar este post

Link para o post

Descartando primeiramente as IDEs e memórias (ou Slots), não poderiam ser os Cabos Flat os vilões?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por dullius@03 de outubro de 2005, 12:44

...olha, pode ate parecer loucura mas, eu tive um caso parecido uma vez...e não era placa mãe....troquei a BATERIA ...dá para acreditar?

não sei se era isso ou o porque...mas o fato é que parou de ocorrer....

tem coisas na informática que você sabe, ninguém explica...

tenta, se não ajudar, não vai atrapalhar...rsrsrs

:ahh:

Velho, boa ideia! Eu também estava com essa ideia, porque eu já testei de quase tudo, mas um primo q saca achava q não tinha nada a ver e eu deixei quieto. Mas agora q você me disse isso vou fazer mesmo!

é mesmo, tem coisas "sobrenaturais" na informatica q ninguém explica hehehehehe!

Mas quanto q é uma bateria nova???

Valeu cara, vou tentar isso mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por luciano3001@03 de outubro de 2005, 17:45

Sou um tecnico com bastante experiencia em casos "misteriosos" como o seu e existem além de tudo o que já foi dito 2 outras possibilidades para o seu problema;

1-) algum Jumper da sua placa mãe pode ter se soltado, ou não estar encaixado corretamente, verifique todos os jumpers e confirme no manual da sua placa se estão configurados certos.

2-) o seu gabinete ou os Botões On/OFF ou Reset podem ter entrado em curto por algum motivo e estar causando o seu problema. Se for possivel consiga outros botões ou teste no gabinete de algum amigo seu.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Minha placa-mãe só tem 2 jumpers: um do Clear CMOS, e outro do Protect BIOS... Creio q não seja problema nesses dois porque eu nunca mexi neles, mexi só agora depois q estragou q eu usei o Clear CMOS pra fazer os testes. Eles estão na posiçao correta. Mas se for neles o problema como posso identificar?

No gabinete não é porque eu desmontei ele inteirinho e peguei a placa-mãe com processador e memos, fonte, e HD, e testei eles um por um em outro PC. E deu na mesma.

Valeu muito pela Ajuda! até mais!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por odthomaz@03 de outubro de 2005, 20:29

Descartando primeiramente as IDEs e memórias (ou Slots), não poderiam ser os Cabos Flat os vilões?

Com certeza não sao, porque até quando ligo o HD apenas na energia (sem ligar no flat) o problema ocorre... Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por rickg@03 de outubro de 2005, 12:15

Tá com cara de placa-mãe, já fez todos testes possíveis, se suas peças funcionaram em outro computador não tem como ser incompatiblidade, se fossem já dariam problema de início...

é, eu também fico pensando q pode ser a placa-mãe, mas o negocio ta confuso porque a minha fonte deu esse problema quando liguei em outro PC. E também outra fonte deu o mesmo quando liguei ela no meu PC!!! é muito estranho!

Por isso q eu fico pensando q pode ter ocorrido alteraçao de voltagens nos componentes das placas, saca, dai pode ter afetado a fonte q afetou a placa-mãe e q pode ter afetado algum outro periferico...

ninguém saca de energia não?? Voltagens e tal???

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um grande problema . eu acho... SERA QUE PODE ME AJUDAR? MEU COMPUTADOR FUNCIONA UM POUCO E DESLIGA . E ASSIM FICA ESSE PROCESSO......... O QUE PODE ESTÁ ACONTECENDO?OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

Compartilhar este post

Link para o post

Volverine, veja se o cooler (fan) do processador está funcionando direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente a alimentação, fonte e/ou a ventilação, coolers, tente pegar componentes de mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais