Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Postem aqui seus circuitos!


Posts recomendados

Aqui vai um circuito muito útil para os pescadores de plantão:

Um arrancador de minhocas

Usa um transistor NPN de média potência comum (BC548C), um transformador para 110+0+110/6+0+6 -- 300mA, dois capacitores de poliéster (4,7nF e 47nF), dois resistores de 1/4W (100kohm e 1Mohm), uma lâmpada néon (NE-2), um capacitor eletrolítico (220microFx16V), um suporte para 6 pilhas pequenas, uma chave liga-desliga, duas fisgas metálicas (tipo pega-rã) de construção caseira (pode soldar raios de bicicleta numa haste de ferro), conector Sindall, solda,caixa etc.

Enfie as fisgas (pentes metálicos) coisa de 50 cm um do outro (no local onde você suspeita que há minhocas) e ligue o arrancador (a néon deve acusar o funcionamento 'acendendo').

post-97645-13884929214982_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia, estou procurando por um circuito de pedal de guitarra (distorção). O som da distorção pode ser igual ao de uma caixa de guitarra mesmo e também gostaria que existisse dois potenciômetros, um para volume e outro para o ganho da distorção, se alguem tiver um modelo que funcione e puder me passar eu agradeço. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Vou postar aqui um inversor 12V e usando para aumentar a tensão de uma bateria de carro para 110V ou 220V, é possivel usar ele para ligar lampadas florescentes ate 40W

Depois tem um multiplicador de tensão para que serve? :bored: cada um que sabe..., mais aumenta a tensão para valores muito elevados, montei um que chegou a 60KV :chicote: .

post-69885-13884933796427_thumb.gif

post-69885-13884933796717_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensor Falta de fase usando o neutro da rede elétrica, visando proteger motores elétricos de CA.

Esse circuito foi um projetinho que fiz na escola técnica CEFET só pra complementar um outro na minha pesquisa de estágio do meu curso de eletrônica, funcionou direitinho, quem se interessar, posso até dar algumas dicas caso tenha alguma duvida.

Descrição do funcionamento

Os três resistores RA,RB e RC são ligados na configuração estrela, onde se as tensões entre fase e neutro das três fases forem "iguais"(Tensões em equilíbrio), a corrente no nó de ligação comum entre os três resistores é ≈ a 0A como conseqüência do equilíbrio das três fases. Se uma das fases faltar ou houver uma redução brusca, o circuito entra em desequilíbrio e então surge uma tensão neste nó que por sua vez é retificada pela ponte de diodos e uma amostra da mesma entra na porta não_inversora do comparador. Se está tensão for maior que a tensão da porta inversora, o AOP satura sua saída com tensão positiva que por sua vez satura o transistor que atuara como uma chave.

Como as tensões entre fase e neutro da rede da C.F.L.C.L da minha terra, CEMIG em Minas, ESCELSA no ES, Light no RJ e outras concessionarias por ai fora, não possuem 100% de estabilidade em sua amplitude, poderá surgir uma ddp no nó de ligação da configuração estrela e a mesma talvez seja suficiente para saturar o AOP Comparador, sendo assim, para resolver este inconveniente, poderá ser ajustado a tensão na porta inversora por um potenciômetro, sanando este problema. O capacitor na base do transistor serve como filtro para a tensão pulsante da saída do Comparador e também tem a função de causar um atraso na ativação da chave se a variação na rede for transitória, onde nesse caso não seria necessário ativar a proteção.

_Os resistores A,BeC devem ser de um valor ohmico alto, eu usei 100K;

_A ponte pode ser construida por diodos retificadores 1n4007 o outro que suporte a tensão reversa da rede elétrica;

_R1 deverá ser de um valor bem superior ao valor de R2, eu coloquei com 1/10 de R1, deve se atentar que a entrada do AOP suporta tensões menores do que 30V, acima disso poderá danifica-lo

_R4 foi de 1K e R3 de 10K;

_O AOP foi o 741, mas pode ser usado outros, usei esse por ser mais didático e mais conhecido pelos iniciantes na eletrônica;

_Esse diodo na saída do 741 tem a função de não interferir na descarga do capacitor; para esse fim pode ser usado qualquer diodo retificador de sua preferência;

_R5 juntamente com C exerce a função na ativação final da proteção, ou seja impede que a proteção atue por qualquer transitória que surgir na rede, como de fato será necessário uma real falta de fase para o circuito cumprir sua missão, o tempo pode ser calculado pra ativação 1 segundo após a falta, claro depende do que se está protegendo, nesse caso eu visei para proteção de motores trifásicos de CA;

_R7 poderá ser substituido por um relé, que dependendo da configuração de como ele vai atuar no circuito principal poderá ser com contato NF ou NA, depende do critério que ira adotar para tal aplicação. Eu usaria nesse caso com NF, mas uma outra forma que seria mais interessante é colocar mais um transistor com a base do mesmo conectada na junção coletor+R7 de B1, e o mesmo que iria atuar o relé, de tal forma que o relé ficasse a todo tempo energizado mantendo um contato NA fechado, nesse caso acredito que seria mais efetivo.

post-78405-1388493358722_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não e propriamente um circuito, a ideia e a seguinte usar um MB de 486 ou anteriores para gerar uma sinal no terminal Speaker da MB, sinal esse que é retangular.

Para isso basta somente usar um disquet de boot ms-dos contendo o qbasic + programa.

Quem tiver algum circuito que converta o sinal retangular em dente de serra e senoidal posta ai eu tenho interesse, na epoca que eu estava estudando montamos um circuito que fazia essa conversão porém acabei perdendo essa informação.

A faixa de freqüência fica limitada ao proprio qbasic que e entre 37 a 32767 hz, a baixo esta o programa escrito , deixei um espaço grande entre o titulo e o restante do programa por comodidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

'Para iniciar Pressione a tecla F5

inicio:

COLOR 0, 1

CLS

COLOR 0, 6

PRINT " Gerador de Pulsos Retangular "

freqüência:

LOCATE 3, 1

COLOR 0, 1

INPUT "Digite o Valor de freqüência e Pressione Enter ", a

IF a < 37 GOTO Erro

IF a > 32767 GOTO Erro

LOCATE 5, 1

GOTO fim

Erro:

LOCATE 12, 10

PRINT " Valor invalido de freqüência digite um valor entre 37 a 32767"

LOCATE 20, 25

INPUT "Pressione Enter para continuar", z

GOTO inicio

fim:

DO

SOUND a, 1

COLOR 0, 6

LOCATE 12, 32

PRINT "Gerando sinal"

LOCATE 22, 12

PRINT "Para sair use ESC"

LOOP UNTIL INKEY$ = CHR$(27)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Primeiramente,gostaria de dar meus parabéns ao amigo rodolfoamorimm,por ter dado ínicio a esse tópico que começou tão bem,com vários circuitos creio eu de grande valia para todos que gostam de fazer montagens assim como eu,que por mais que se procure por circuitos na net,passa muita coisa despercebida e aqui no fórum seria um lugar ideal para consulta,o amigo rodolfo teve uma ótima ideia em dar ínicio a esse tópico...um brinde a ele :-BEER

Bom,agora vamos ao que interessa:O tópico começou muito bem ,com bastante circuitos ,mas infelizmente muita gente entra apenas para fazer perguntas que não tem nada a ver com os circuitos aqui publicado nesse tópico que acredito eu seria como um acervo de circuitos para consultas a quem pretendesse montar algum tipo de aparelho eletrônico.Por favor amigos,entendam isso da melhor maneira possível....continuem postando aqui os circuitos ,não deixem a peteca cair...tem muito circuito bom para postar aqui esperando por vocês,vamos fazer desse fórum nossa biblioteca de circuitos...com certeza irá ajudar muita gente que curte eletrônica assim como nós.

Um forte abraço a todos desse maravilhoso clube ....... : :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O cabo #505

O cabo de ligação não é algo que se possa adquirir numa loja de informática, pois embora uma das fichas seja standard RS232 de 9 pinos ou de 25 pinos, a outra (a que se liga à porta do autostar) não é tão vulgar, havendo então apenas duas alternativas:

Adquirir o cabo #505 que a Meade comercializa, ou da concorrência (Scopetronix)

Construir o nosso próprio cabo

A primeira opção é de longe a mais segura e a mais cara e proválmente será a mais adequada para quem não tem (ou não quer ter) experiência (pouca) a soldar uns fios.

A segunda opção é extremamente barata (até 5x mais barata) e requere algum à vontade a soldar. È um pequeno projecto interessante.

A "receita" é a seguinte:

1 cabo com 4 fios condutores coloridos (só são necessários 3). Não deverá exceder os 8,10 metros.

1 ficha RJ9 - para ligar ao autostar. Esta ficha é vulgarmente utilizada em telefones, sendo ligeiramente menos larga do que a ficha de parede.

1 ficha série de 9 pinos fêmea - para ligar ao computador

Todos estes componentes encontram-se em qualquer loja de electronica e não deverão custar mais de 1000 escudos.

O esquema de ligação é o seguinte:

quanto ao software procurem na net consoante o vosso aparelho...

hola maigo pra que serve esse cabo mesmo fiquei curioso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um projecto retirado da net....

Este programador serve para gravar os pic´s 16c84 e 16f84

excelente mano fiz e funcionou muito bem. :palmas: :bandeira:

aproveitando seu poste alguem teria um projeto pra programar pic 12c509 ? falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
Boas! Antes de mais uma breve explicação sobre este topico...

estou a criar este topico para servir como uma especie de arquivo de projectos já concluidos com os respectivos esquemas, pcb , layouts , e uma breve explicaçao do mesmo quando possivel , para poderem ser construidos por qualquer um... O objectivo é ciar uma pequena biblioteca onde qualquer pessoa desde hobbista , iniciante , intermedio , e profissional possa ter acesso a estes projectos. Os projectos podem ser desde projectos já aqui debatidos no forum , Projectos encontrados na internet ou até mesmo obtidos através de revista e livros... Enfim todo o tipo de projecto de preferência o mais completo possivel (Esquemas, pcb , layouts , etc..) não se esqueçam que o objectivo é estar ao alcançe de todos... Espero que apoiem esta iniciativa...

1º- Repelente eletrônico para atrai peixes. Um projecto engraçado, Quando tiver tempo vou tentar monta-lo. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

2º- Transmissor espiao fm de alta sensiblidade. Mais um daqueles projectos bastante util para quem quer apenas se divertir. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

3º- Potente transmissor de fm. Projecto bastante util para todos os radio-amadores. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

Este topico é dedicado a todos aqueles que se tem disponibilizado ajudar no forum quem precisa!! Um agradecimento especial ao nico que tem-me ajudado desde que conheci este forum.OBRIGADO!

Olha só, tem como fazer um radio(receptor), virar um Transmissor de FM ?

tem algum jeito de fazer um amplificador de frequencia (radio FM)? E fazer um amplificador de carro virar um amplificador de Frequencia(radio FM)?

valeu:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

aí galera ... pow mt bom o topico... mts projetos bons d+, mais tava precisando de uma simples fonde de alimentação, 12VDC-10A... +/-

ou se tiverem uma ideia melhor... é p/ ligar um modulo de carro em casa... não arrisquei ligar ele na fonte do pc q só tenho uma... rsrsrs

+ c der postem aii

brigadão galeraaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal to querendo montar um circuito de radio freqüência,

que possa receber sinal de um controle remoto convencional,

tenho bastante duvida na regulagem do tripod para reconhecimento dos pulsos de cada botão.

Caso alguém tenha um circuito igual ou parecido com o mesmo solicitado, peço que me envie.

Grato.

neste link você encontrar o esquema para elaborar um fone de ouvido sem fio.

attachment.php?attachmentid=269&d=1129406170

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, me interesso muito por esses projetos. Gostaria de propor um banco de dados.

Pode ser em forma de página de web.

Nossos administradores poderiam criar uma área para armazenamento dos mesmos. Assim, quem tiver a boa vontade de contribuir poderia remeter seus projetos que seriam divididos por categoria e avaliados por nós mesmos, constando em uma página destinada à isso no Clube do Hardware.

Me prontifico a ajudar e gostaria de saber a opnião de vocês.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apóio completamente a ideia do "Germanolc", pois acredito que assim seria excêlente em termos de agilidade e praticidade para achar o projeto que queremos. Como está, fica muito ruim achar os projetos tendo que "catá-los", em várias páginas daqui, sem nenhuma separação por categoria, levando a um aborrecimento desnecessário que poderia ser sanado com, como bem disse o "Germanolc": ""...uma área para armazenamento dos mesmos. Assim, quem tiver a boa vontade de contribuir poderia remeter seus projetos que seriam divididos por categoria e avaliados por nós mesmos, constando em uma página destinada à isso no Clube do Hardware.""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:( Boa noite amigos, estou com um tremendo problema, moro em uma região que meu vizinho mais proximo fica á mais ou menos 200 Mts de minha casa e já fui vitima duas vezes de arrombamento, a casa fica fechada das 06:00 as 18:00 hs e não temos quem fique tomando conta da mesma. e eu gostaria de saber se tem alguém que conheça um esquema de circuito fechado e que funcione ligado a minha maquina (PC), durante minha ausêcia com o maximo de 04 cameras e grave as imagens por frames em medio periodo de tempo.

PS: não sei se estou postando correto, caso não, aceito orientação.

Obrigado!

ABIT AB9 PRO

1 Gb de RAM

PCI EXPRESS 128

DVD GRAVADORA

HDD 180 Gb

INTEL P4 3.06

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro coléga,se você tivesse criado um tópico sobre CFTV ficaria mais fácil de você obter ajuda,é só ir em criar novo topico na pagina inicial do fórum!

mas voltando ao seu problema,no mercado existem placas PCI de CFTV para varias entradas inclusive 4 (que é o que você quer),não sei se montar uma sai mais em conta,mas se você não quiser perder tempo montando uma é so digitar "CFTV no PC" em qual site de busca que você vera infinidades de modelos com seus respectivos recursos (quanto mais recursos + cara!),aqui vai uns links para você ter uma ideia de como funciona o sistema,até!

http://www.aespa.com.br/cftv.htm

http://www.cftvbrasil.com.br/digital/digital.htm#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...