Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest supersonix

Athlon 1.5GHz v.s Athlon XP 1500+

Recommended Posts

Guest supersonix

:D Olá pessoal!

Analizando os processadores da AMD (Especificamente a família K7), gostaria de saber quem se sai melhor em geral: Athlon "Thunderbird" ou Athlon XP "Palomino"?

:huh: Fisicamente os dois são parecidos, são até mesmo construído no mesmo processo, no caso de 180 nanômetros. Como o Athlon XP tem menor clock, gostaria de sbaer quem é melhor.

:D Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei eles tem o desempenho parecido ou igual, porque a AMD criou a PR para comparar com o Athlon Thunderbird, um outro exemplo, um XP 3000+ teria o mesmo desempenho que um thunderbird 3GHz (se existisse :P ), acho que isso também vale para a PR do AMD A64

Compartilhar este post

Link para o post
Guest supersonix
  • Autor do tópico
  • :huh: Mas o índice Performance Rate não foi criado para compará-los com os Pentium 4 Willamette?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, pelo o que eu sei, a AMD em momento algum falou sobre os P4 (eu lí sobre isso) mas indiretamente pode-se comparar mais ou menos com o P4. Já que a PR possui realmente um desempenho parecido

Compartilhar este post

Link para o post

o athlon 1,5 é melhor q o xp 1500+

o xp 1500+ tem a mesmo performance do meu processador da assinatura. o t-bird

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest supersonix
  • Autor do tópico
  • :D Então, o Thunderbird tem a mesma quantidade de cache que o Palomino?

Compartilhar este post

Link para o post

Opá Colega .

Sem querer fugir do assunto do Tópico mas colega Diego Bittencourt a AMD criou a Nomeclatura PR (Performance Reference ) para comparar os seus Processadores com os da Intel , e não para comparar com os seus Próprios Processadores .

Veja só , vamos dar um exemplo com esse A64 3000+ 939P Venice => ADA3000DAA4BP = 1800 MHz (9x200), Venice, 512 KB Cache L2, 1.35/1.4V, 70º C, 67 Watts, Revisão E3 90 nm .

Neste caso a Nomeclatura ( 3000+ ) quer dizer que mesmo o Processador trabalhando com o Clock Inferior ( 1800Mhz ) ele terá o mesmo desempenho ou um desempenho superior a um Pentium 4 3.0Ghz HT .

Outro exemplo , vou pegar um Athlon xp 1500+ => AX1500DMT3C = 1333MHz Palomino (Model 6) 266FSB (133.3 x 10), 256K cache, 1.75V, 90ºC Max Die Temp.

Neste caso a Nomeclatura ( 1500+ ) quer dizer que mesmo o Processador trabalhando com o Clock Inferior ( 1333Mhz ) ele terá o mesmo desempenho ou um desempenho superior a um Pentium 4 1.5Ghz Willamette .

Entendeu ?

Abraços .

Compartilhar este post

Link para o post

vocês estão loucos! o Xp tem instruçoes SSE e melhoras no seu interior

que reduziu ate o numero de transistores usados na sua fabricaçao

quanto a PR deles o atlhon t-bird e inferior sim ao 1500+ pouca coisa mas é sim viu :)

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest supersonix
  • Autor do tópico
  • <_< O Athlon XP pode até ter SSE2, mas o núcleo XP serviu apenas para classificar os processadores pelo Performance Rate, mas internamente tudo continua igual. Lembre-se também do problema de superaquecimento dos Palominos da época...

Compartilhar este post

Link para o post

Entre o Athlon

XP 1500+ e o Athlon 1.5GHz (Thunderbird) com FSB 133, o segundo é melhor em função do clock, mas se fossemos compará-los com clocks iguais, o XP se sairia melhor em funç~~ao de sua instrução SSE e alguns melhoramentos em seu núcleo, embora sej quase igual ao Thunderbird.

Era isso!

Compartilhar este post

Link para o post
    Opá Colega .

Sem querer fugir do assunto do Tópico mas colega Diego Bittencourt a AMD criou a Nomeclatura PR (Performance Rating )para comparar os seus Processadores com os da Intel , e não para comparar com os seus Próprios Processadores .

Veja só , vamos dar um exemplo com esse A64 3000+ 939P Venice => ADA3000DAA4BP = 1800 MHz (9x200), Venice, 512 KB Cache L2, 1.35/1.4V, 70º C, 67 Watts, Revisão E3 90 nm .

Neste caso a Nomeclatura ( 3000+ ) quer dizer que mesmo o Processador trabalhando com o Clock Inferior ( 1800Mhz ) ele terá o mesmo desempenho ou um desempenho superior a um Pentium 4 3.0Ghz HT .

Outro exemplo , vou pegar um Athlon xp 1500+ => AX1500DMT3C = 1333MHz Palomino (Model 6) 266FSB (133.3 x 10), 256K cache, 1.75V, 90ºC Max Die Temp.

Neste caso a Nomeclatura ( 1500+ ) quer dizer que mesmo o Processador trabalhando com o Clock Inferior ( 1333Mhz ) ele terá o mesmo desempenho ou um desempenho superior a um Pentium 4 1.5Ghz Willamette . 

Entendeu ?

Abraços .

Cara.. você já viu isso no site da AMD (se sim por favor manda o link :P ) ? é Claro que eu já sabia sobre esse negócio de um 3000+ ser igual ou superior a um P4 3 GHz*. E esse negócio dos thunderbird, eu já ví em alguns fóruns sim

* Pois na prática, pode-se dizer isso, correto? :P

Eu também já fiquei muito confuso com esse negócio, agora cada um fala uma coisa :D

Olha este link:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/c...dadeiro/202037/

Olha uma CITAÇÃO:

Não é em relação ao Pentium 4, mas sim, em relação ao Athlon Thunderbird... isso já foi visto e revisto... tanto que no próprio site da AMD sempre teve isso... e o Sempron, é o que comentam de ser em relação ao Sempron, mas é meramente exagerado, pois a AMD não afirmou nada, mas o boato se espalhou fácil...

:bandeira: Abraços Amigos!

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Diego Bittencourt@13 de outubro de 2005, 01:28

Cara.. você já viu isso no site da AMD (se sim por favor manda o link  :P ) ? é Claro que eu já sabia sobre esse negócio de um 3000+ ser igual ou superior a um P4 3 GHz*. E esse negócio dos thunderbird, eu já ví em alguns fóruns sim

* Pois na prática, pode-se dizer isso, correto?  :P

Eu também já fiquei muito confuso com esse negócio, agora cada um fala uma coisa  :D 

Olha este link:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/c...dadeiro/202037/

Olha uma CITAÇÃO:

:bandeira:  Abraços Amigos!

Opá Colega .

Quero deixar bem claro que também já vi muitos Tópicos em outros Fóruns falando sobre o mesmo assunto e algumas respostas falavam sobre a mesma coisa que você disse , que a Nomeclatura PR ( Performance Reference ) é usada para comparar os seus Processadores com os antigos Athlons T-Birds .

Porém veja esses links .

Artigo falando sobre o Lançamento do Athlon xp .

1 - http://www.clubedohardware.com.br/artigos/502

Veja o que está escrito no último Paragrafo desse Artigo .

" Mas o grande problema do Athlon XP é que a AMD voltou com ele a usar a nomenclatura do tipo PR, Performance Reference, que havia sido abandonada a partir do processador K6. Isto é, em vez de discriminar o processador pela sua freqüência de operação (clock), a AMD classifica o processador de acordo com o seu desempenho comparado a um Pentium 4. Por exemplo, o Athlon XP 1500+ trabalha a 1,33 GHz e, segundo a AMD, possui um desempenho igual ou superior a um Pentium 4 de 1,5 GHz. Na tabela abaixo mostramos os modelos de Athlon XP já lançados e sua verdadeira freqüência de operação . "

2 - http://www.clubedohardware.com.br/artigos/723

Artigo falando sobre o Lançamento do Athlon xp 3000+ .

Veja o que está escrito no segundo paragrafo desse Artigo .

" Essa nomenclatura, chamada PR (Performance Reference), compara o desempenho do processador AMD com um Pentium 4. Assim, o Athlon XP 3000+, apesar de rodar a 2,17 GHz, tem um desempenho igual ou superior a um Pentium 4 de 3 GHz, de acordo com o fabricante. Nos testes do Athlon XP 2800+ vs. Pentium 4 de 2,8 GHz que publicamos na semana passada, conferimos que realmente essa nomenclatura da AMD é válida, visto que o Athlon XP 2800+, apesar de rodar a 2.250 MHz, obteve um desempenho igual ao de um Pentium 4 de 2,8 GHz em nossos testes (clique aqui para ler esse teste) . "

3 - http://www.infowester.com/tutpr.php

Entendendo a nomenclatura PR (Performance Reference) .

4 - http://139.95.253.213/SRVS/CGI-BIN/WEBCGI....,Case=obj(3511)

Esse Link acima é do Próprio site da AMD , em que ela explica essa Nomeclatura .

Veja o que está escrito no final da explicação .

" The AMD Athlon XP processor offers exceptional and competitive performance against similar products from other companies " .

O Processador AMD Athlon xp oferece um excepcional desempenho e compete contra os Produtos Similares de outra companhia .

É mais ou menos isso :P .

Abraços .

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro: Se não estou equivocado, a AMD elevou o clock do Athlon Thunderbird a frequência de 1.4 GHz apenas, não teve uma versão de 1.5 GHz, depois disso lançou o Palomino ( primeiro núcleo do Athlon XP ) com a Nomeclatura PR 1500+. As mudanças ficam por conta de 52 novas instruções 3DNow!, suporte as instruções SSE da Intel e melhoramento na ALU ao Athlon XP Palominio. Em determinadas aplicações, ambos os processadores Athlon Thunderbird de 1.4 GHz e o Athlon XP Palominio 1500+ terão desempenhos bem parecidos. Já em aplicações Multimídia, o Athlon XP Palominio terá desempenho um pouco superior, devido as novas instruções inclusas em seu núcleo.

Postado Originalmente por supersonix@13 de outubro de 2005, 01:12

<_< O Athlon XP pode até ter SSE2

O Athlon XP não tem instruções SSE2, nem mesmo o Sempron Socket 462P que foi lançado mais recentemente não tem também. Essas 144 instruções estão presentes apenas na família K8 dos processadores da AMD, também está presente na revisão E as 13 instruções SSE3.

Quanto a Nomeclatura PR ( Performance Rate ) que foi adotado pela AMD novamente a partir do Palominio, a AMD adotou para comparar seus processadores com os da rival Intel.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest supersonix
  • Autor do tópico
  • :( O clock e o PR confudem, pois clock não determina peformance e o PR mascara o clock. A verdadeira performance dos processadores é medida em MIPS (Milhões de instruções por segundo), coisa que nem a Intel, nema AMD informam...O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais