Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR 400 lenta MB ASUS P4S800-MX SE


cjaymech

Posts recomendados

Talvez alguem possa me dar uma dica.

Fiz um upgrade no meu micro colocando uma MB P4S8X-MX. Troquei também a memoria para uma kingston 512 DDR 400. Os testes mostraram uma performance lenta e algumas telas azuis/travamento. Consegui então trocar por uma P4S800-MX SE, DDR 400 512MB Kingston e reaproveitando meu P4 1.7. Nos testes com o Sandra e Everest, o desempenho é inferior as PC2100 (1054mb/s) e comparáveis as SDRAM 133MHz. O desempenho desta memoria deveria estar proximo dos 3200MB/s. Na busca de um desempenho melhor, a sensação é que só joguei grana fora. O que pode ser, alguem tem uma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo acontece a mesma coisa, e olha que meu processador celeron de 2.26 Ghz tá até melhorzinho que o teu Pentium 4 (o Everest tá acusando 1.200 Mb/s). :(

Minha placa-mãe é uma Gigabyte 8VM533M-RZ com FSB de 533 Mhz com chipset via P4M266A. Ela suporta memória DDR de 200 ou 266 Mhz, a minha memória é apontada como DDR 400, mas está "rodando" a 200 Mhz, tudo bem, é quanto a placa suporta, mas a leitura de memória tá muito devagar, 1.200 MB/s. :(

É nó cego.

Alguém ajude essas duas pessoas com problemas de lentidão na memória :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho. <_<

Analisando a situação, imagino que a velocidade de 3.200MB/s existe em nível lógico, ou seja, a cada pulso de clock são enviados bytes, não importando origem.

Como sabemos, as memória possuem temporizações que são intervalos onde a memória não faz tranferência de dados de programas, somente de instruções de leitura de coluna, linha, refresh, blábláblá... Então, uma memória com uma Latência de CAS 2, demoraria dois pulsos de clock para acessar um coluna (tempo perdido...)

O desempenho que o Everest faz, avalia somente os dados de programas, e não os de instruções.

Influenciam no desempenho desta transferência: memória (kingston X genérica: quem ganha?), placa-mãe (uma Asus deve surrar uma PCChips... :D ) e processador (Processador em soquete 754, que possui Hyper Transport, deve ser melhor que um 462).

Quem entende mais sobre o assunto, falei alguma besteira? Me corrijam! Também quero aprender!!!

OBS: Fiz o referido teste, na minha máquina (abaixo listada). Resultado: 2.254 MB/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igor.sch@13 de outubro de 2005, 19:09

Estranho.  <_<

O desempenho que o Everest faz, avalia somente os dados de programas, e não os de instruções.

Influenciam no desempenho desta transferência: memória (kingston X genérica: quem ganha?), placa-mãe (uma Asus deve surrar uma PCChips... :D ) e processador (Processador em soquete 754, que possui Hyper Transport, deve ser melhor que um 462).

Quando o Everest dá o resultado, mostra máquinas com mais e menos desempenho e tem processadores Duron e Celeron mais lentos que o meu com desempenho de memória melhor. A velocidade de memória está nas casa das memórias PC133, absurdo.

Será um minúsculo Overclock que veio na máquina: o processador é 2.26 Ghz e tá overclocado a 2.278 com o clock do 134Mhz vezes 17?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário. Um over deveria melhorar o desempenho da máquina.

Meu Sempron 2600 está trabalhando a 1925Mhz, quando deveria estar a 1833Mhz. Eu aumentei o FSB de 166 para 175Mhz. Com todo esse trabalho, aumentei o desemepnho da memória de 2.138 MB/s para 2.254 MB/s.

Procurem alguma coisa que esteja atrapalhando o CPU de funcionar corretamente, como por exemplo (já vi muita máquina com isso desligado) se Enable Cache L2, na BIOS, está desligado.

Ah sim! Também esqueçam a opção de Turbo, em Memory Latency, na BIOS. Eu me iludi, pensando que iria "turbinar" a memória, e o desempenho foi de 2.138 para 1.830 MB/s.

Respondam, se ainda tiverem dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que o seu chipset não esteja conseguindo usar toda a banda disponivel para a memoria, tendo assim um desempenho ruim.

Sim, pode ser que as configurações da BIOS não estejam corretas; e pode ser que o chipset é de baixa qualidade. E ainda pode ser que o processador tem dificuldades em acessar a memória... e assim vai.

Para vocês que estão com problemas, procurem este problema na BIOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...