Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

História do UNIX e seus Likes


antonypeople

Posts recomendados

Avhei muito interessante uma história que achei sobre o UNIX e como hegamos até aqui... não sei se por que estudo História (rsrsrsrsrs)... mas é muito elucidativo e vale a pena...

Notem que o Linux não está na mesma linha de nenhum destes derivados... ele tem um inicio e desenvolvimento a parte... e otem que os BSD's decendem diretamente do UNIX e como chegaram até aqui...

Espero que seja útil...

T+

post-6782-13884563074873_thumb.jpg

post-6782-13884891122082_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não entendo muito porque eu não estudo história... mas é bem bacana ver a evolução, q eu pelo menos não conhecia...

só o q deu pra pegar aí é q o Solaris descende do Unix (passando por um processo de transformação no Sun OS), os BSD se entrelaçaram um monte e o Linux é uma evolução paralela, q não vem de nenhum... então porque o linux é considerado um Unixl-Like

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mog:

Realmente... agora que você deu um toque eu reparei... ontem olhando aqui no trabalho não vi com detalhes... logo o Minix foram esquecer... a insatisfação do Linus com ele é acabou desenrolando no Kernel Linux...

Realmente... fica ai a resalva galera... um pouco sobre Minix já que da sua importância diante do Linux :P ...

Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minix

Uma história do Linux:

http://www.infowester.com/linux5.php

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@14 de outubro de 2005, 09:36

eu não entendo muito porque eu não estudo história... mas é bem bacana ver a evolução, q eu pelo menos não conhecia...

só o q deu pra pegar aí é q o Solaris descende do Unix (passando por um processo de transformação no Sun OS), os BSD se entrelaçaram um monte e o Linux é uma evolução paralela, q não vem de nenhum... então porque o linux é considerado um Unixl-Like

O desenvolvimento paralelo do Linux é porque ele foi criado do zero e não driva de nenhum código dos UNIX/UNIX-Like do gráfico... mas ele é chamado de UNIX-Like pois segue as regras de chamada do padrão POSIX, que é o requerimento para que ele seja chamado de UNIX-Like, pois o UNIX segue este padrão...

Um detalhe: o Minix tambem foi desenvolvido do zero em C seguindo este padrão para ser um sistema acadêmico (pelo menos esta era a instenção do criador)...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa questão do minix, uma vez eu ouvi uma história, acho que pode ser a explicação, mas NÃO SEI SE ESSA HISTÓRIA É VERDADEIRA.

ouvi dizer que o minix foi um sistema criado por um tal de Tanembaum (ou algo parecido com isso), e ele não era um SO utilizado em computadores tipo servers nem em desktops (se é que os desktops existiam naquela época), ele era apenas didático, então pode ser que o minix não esteja nessa lista pelo fato de ele não ser um Sistema Operacional e sim um Sistema Didático Operacional :P .

ou pode ser que eles esqueceram mesmo de colocar o minix ai, se lá, isso tá igual troca de tiros em favelas, é seta pra lá, seta pra cá, seta pra tudo que é canto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele ate teve problemas com isso, pois os usuarios que modificavam o sistema e elaboravam hacks para ele se sentiam prejudicados pois ele não queria aplicar as funcionalidades no Minix para deixa-lo apenas como um sistema didatico para aulas... dai o Lius querer fazer um "novo" Minix melhor...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No começo era mais voltado para esta área mencionada (não que ele só prestase para isso), mas agora ele está sendo voltado para a usabilidade do usuario tambem... isto é uma reivindicação antiga dos usuarios do Minix (Linus Torvalds que o diga :P )... nunca o usei, mas você pode baixar o live-cd para testar...

Boa sorte...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...