Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
renan_ab

Placa-mãe em curto(ou não)

Recommended Posts

Olá pessoal,

O negócio é o seguinte, minha fonte queimou não sei por qual motivo.. mas estou desconfiado que minha placa mãe está em curto e tenha sido isso, pois no plug da fonte onde estão os fios vermelhos fico tudo preto, queimado e segundo o técnico pode ser isso mesmo ou o estabilizador, mas se fosse o estabilizador eu acho que ia estragar o monitor e o hub que estão ligados nele também.

Alguém sabe o que é, já teve essa experiência?

Quando queimou eu peguei a fonte do pc da minha tia emprestada mas depois de um tempo o pc começou a reiniciar direto.

Quero ouvir algumas opiniões antes de mandar o PC pro técnico.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Analise visual amigo, Pegue sua placa mãe, sente numa cadeira e veja se os capacitores estão com as chamadas "Barrigas", olhe o chipset, todos os chips, veja se existe alguma solda fria, algo queimado, Analise visual ajuda em alguns casos, obrigado espero ter ajudado

Atenciosamente

Lucas Saad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além disso, de uma olhada, nas instalações elétricas, e também no seu estabilizador, cara... ver se está tudo ok...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

O técnico não está de todo errado, porém é comum isto acontecer na linha de 5v (fios vermelhos) e 12v (fios amarelos)

Calma, lhe explico porque: Ocorre que com novas tecnologias, há um aumento no consumo pela placa-mãe (novos processadores, placas de vídeo, placas de som...). Como a placa-mãe e as outras placas conectadas a ela são alimentadas por este conector ATX, toda a corrente necessária passa por este conector... principalmente nas linhas 5v e 12v.

Assim, com conectores de fontes genéricas são ruins (com grande resistência e baixa qualidade) ocorre um aquecimento pela passagem desta corrente e quando os conectores tem uma certa folga geram até pequenas centelhas que acabam por queimar os contatos.

O mais interessante é que quando ocorre este problema, você pode olhar e condenar a placa-mãe e a fonte... mas a substituição do conector ATX na placa-mãe e um fonte ATX boa (Seventeam, Superflower, etc) resolve o problema.

Agora em alguns casos mais extremos pode ser por causa de alguma variação da rede elétrica que não foi "filtrada" pelo estabilizador ou no-break, desta forma a fonte consegue realizar este trabalho ocasionando este problema. (Quando ocorre este problema de estabilizador é comum, não apenas o estabilizador ser de baixa qualidade, mas também não ter aterramento conectado a ele, reduzindo a eficiência total do sistema)

Espero ter ajudado... :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Lucas Saad,

    Vou dar uma olhada de perto na placa mãe.. valeu pela dica

    Dj Rayke,

    A rede elétrica e estabilizador vai ser difícil saber se ta ok pois eu não sei como ver isso..

    dwatashi,

    Pode ser isso que você falou, mas faz um bom tempo q eu nem toco na parte de dentro do pc, acho q o plug estava bem encaixado.. será que a fonte pode estar boa ainda? No dia q ela queimo na hora q eu fui ligar o cooler do processador mexeu um pouco..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sim é possível que a fonte esteja boa também, mas dá um trabalho trocar aquele rabicho dela.

    Se for uma fonte genérica vale mais a pena trocar do que ficar mexendo, porque o valor dela é baixo...

    Mas aconselho tentar comprar uma fonte com potência real...

    T+

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Fiz o exame visual e não encontrei nada, ai coloquei uma outra fonte só que logo depois de ligar uns 5 segundos depois o pc desligou..

    Vou mandar pro técnico de uma vez..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Estou com um problema numa placa Asus P3w onde o led da placa fica acesso direto sem o processador estar conectado nela por sorte tinha uma outra e verifiquei que o led não acende se o processador não estiver conectado o que eu faço pra esse led apagar acho que a placa entrou em curto.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×