Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe em curto(ou não)


renan_ab

Posts recomendados

Olá pessoal,

O negócio é o seguinte, minha fonte queimou não sei por qual motivo.. mas estou desconfiado que minha placa mãe está em curto e tenha sido isso, pois no plug da fonte onde estão os fios vermelhos fico tudo preto, queimado e segundo o técnico pode ser isso mesmo ou o estabilizador, mas se fosse o estabilizador eu acho que ia estragar o monitor e o hub que estão ligados nele também.

Alguém sabe o que é, já teve essa experiência?

Quando queimou eu peguei a fonte do pc da minha tia emprestada mas depois de um tempo o pc começou a reiniciar direto.

Quero ouvir algumas opiniões antes de mandar o PC pro técnico.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analise visual amigo, Pegue sua placa mãe, sente numa cadeira e veja se os capacitores estão com as chamadas "Barrigas", olhe o chipset, todos os chips, veja se existe alguma solda fria, algo queimado, Analise visual ajuda em alguns casos, obrigado espero ter ajudado

Atenciosamente

Lucas Saad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,

O técnico não está de todo errado, porém é comum isto acontecer na linha de 5v (fios vermelhos) e 12v (fios amarelos)

Calma, lhe explico porque: Ocorre que com novas tecnologias, há um aumento no consumo pela placa-mãe (novos processadores, placas de vídeo, placas de som...). Como a placa-mãe e as outras placas conectadas a ela são alimentadas por este conector ATX, toda a corrente necessária passa por este conector... principalmente nas linhas 5v e 12v.

Assim, com conectores de fontes genéricas são ruins (com grande resistência e baixa qualidade) ocorre um aquecimento pela passagem desta corrente e quando os conectores tem uma certa folga geram até pequenas centelhas que acabam por queimar os contatos.

O mais interessante é que quando ocorre este problema, você pode olhar e condenar a placa-mãe e a fonte... mas a substituição do conector ATX na placa-mãe e um fonte ATX boa (Seventeam, Superflower, etc) resolve o problema.

Agora em alguns casos mais extremos pode ser por causa de alguma variação da rede elétrica que não foi "filtrada" pelo estabilizador ou no-break, desta forma a fonte consegue realizar este trabalho ocasionando este problema. (Quando ocorre este problema de estabilizador é comum, não apenas o estabilizador ser de baixa qualidade, mas também não ter aterramento conectado a ele, reduzindo a eficiência total do sistema)

Espero ter ajudado... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas Saad,

Vou dar uma olhada de perto na placa mãe.. valeu pela dica

Dj Rayke,

A rede elétrica e estabilizador vai ser difícil saber se ta ok pois eu não sei como ver isso..

dwatashi,

Pode ser isso que você falou, mas faz um bom tempo q eu nem toco na parte de dentro do pc, acho q o plug estava bem encaixado.. será que a fonte pode estar boa ainda? No dia q ela queimo na hora q eu fui ligar o cooler do processador mexeu um pouco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é possível que a fonte esteja boa também, mas dá um trabalho trocar aquele rabicho dela.

Se for uma fonte genérica vale mais a pena trocar do que ficar mexendo, porque o valor dela é baixo...

Mas aconselho tentar comprar uma fonte com potência real...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Estou com um problema numa placa Asus P3w onde o led da placa fica acesso direto sem o processador estar conectado nela por sorte tinha uma outra e verifiquei que o led não acende se o processador não estiver conectado o que eu faço pra esse led apagar acho que a placa entrou em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...