Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para Athlon XP 1.6 [+ajuda]


mariofocker

Posts recomendados

aí galera...

Meu pc tá fritando, e eu já vi q é por causa do processador só... o resto tá tranquilo...

Tenho uma A7N8X-X com Athlon XP 1.6... o cooler é um tosquinhu generico q não tá aguentando nada...

Qual cooler vocês indicam pra abaixar de vez a temperatura do processador ??

porque tá passando dos 60º quando tá full... dai as vezes reinicia até !!

não sei quais os melhores, nem os q sao compativeis com meu pc...

Ajudemmmm por favor !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou indicar um cooler que vai resfriar seu Axp 1600+ até ele pedir cobertor para

esquentar, são os Vcom 21B ou 39B, ambos tem o mesmo desempenho, mas parece que o 39B é mais bem acabado, em têrmos de custo beneficio não tem

nada igual, preço de R$25,00 a R$30,00, dependendo da loja.

Detalhe gaste um pouquinho mais e use uma paste térmica de boa qualidade

como a Akasa AK450 ou CoolerMaster prata.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 21B e o 39B da VCOM são excelentes mesmo!

Eu tenho aqui em casa uma situação interessante: Rodava meu Athlon Thunderbird com o Cooler Master Aero7+ todo em cobre e com uma baita ventoínha na forma de blower sobre ele. Era o que estava guentando o processador... Rodava então a uns 60C. Com um coolerzinho mais simples, ficava a 70, 72 (lembre que esse processador pode chegar a 95C, viu). Agora o Aero7+ tá no meu Sempron que é mais frio, e aguenta ele segurando na casa de 55 em baixa rotação.

Já o Thunderbird agora roda felizinho com um VCOM 39B, sem pasta termica especial, nem nada. Tirei o cooler da caixa, apliquei da pasta que veio com ele e ficou tudo fino... O Thunderbird 1200 que é um processador extremamente quente, agora roda mais frio que o Sempron. Ele fica nus 50C no máximo, e olha que o gabinete dele tá mal ventilado, sem round cables e sem ventoínhas extras.

O aero7+ da Cooler Master foi um cooler bastante badalado no passado, considerado eficiente e tal. Os VCOM deram um banho legal nele, quando apareceram.

Sei que é difícil de acreditar, mas a coisa é fina mesmo! Pode seguir o conselho de adcarvalho sem medo, viu!

Mas me estranha mesmo é o fato de seu PC travar por volta de 60C. Seu processador deve ir muito mais longe... :tantan: O travamento é de temperatura mesmo? Essa sua placa tem um sistema de segurança que avisa se a temperatura passar de um dado limite acertado no SETUP da BIOS. Pode inclusive desligar o PC se a temperatura passar de tantos graus (que você configurar). Se não me engano, seu processador aguenta até 85, viu... Confere isso, e ve se o travamento não foi por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por qarcanjo@06 de novembro de 2005, 17:32

O 21B e o 39B da VCOM são excelentes mesmo!

Eu tenho aqui em casa uma situação interessante: Rodava meu Athlon Thunderbird com o Cooler Master Aero7+ todo em cobre e com uma baita ventoínha na forma de blower sobre ele. Era o que estava guentando o processador... Rodava então a uns 60C. Com um coolerzinho mais simples, ficava a 70, 72 (lembre que esse processador pode chegar a 95C, viu). Agora o Aero7+ tá no meu Sempron que é mais frio, e aguenta ele segurando na casa de 55 em baixa rotação.

Já o Thunderbird agora roda felizinho com um VCOM 39B, sem pasta termica especial, nem nada. Tirei o cooler da caixa, apliquei da pasta que veio com ele e ficou tudo fino... O Thunderbird 1200 que é um processador extremamente quente, agora roda mais frio que o Sempron. Ele fica nus 50C no máximo, e olha que o gabinete dele tá mal ventilado, sem round cables e sem ventoínhas extras.

O aero7+ da Cooler Master foi um cooler bastante badalado no passado, considerado eficiente e tal. Os VCOM deram um banho legal nele, quando apareceram.

Sei que é difícil de acreditar, mas a coisa é fina mesmo! Pode seguir o conselho de adcarvalho sem medo, viu!

Mas me estranha mesmo é o fato de seu PC travar por volta de 60C. Seu processador deve ir muito mais longe... :tantan:  O travamento é de temperatura mesmo? Essa sua placa tem um sistema de segurança que avisa se a temperatura passar de um dado limite acertado no SETUP da BIOS. Pode inclusive desligar o PC se a temperatura passar de tantos graus (que você configurar). Se não me engano, seu processador aguenta até 85, viu... Confere isso, e ve se o travamento não foi por isso.

é porque o processador esquenta sim...

a um tempo atras ele não reiniciava, dai troquei algumas coisas, coloquei uma fonte nova bem melhor e tudo mais... ficou um tempo funcionando normal, depois ele comecou a fritar...

eu tenho um programinha da asus aqui q monitora as temperaturas... já testei e tipo, se eu comeco a abrir muita coisa e mexer bem no pc, ele comeca a eskentar e quando a temperatura vira pro 63º ele boota na hora... sem boi... é sempre a mesma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que está estranho!

Ele não deveria bootar a 63C. Tá muito baixo para acontecer isso... Veja no site da AMD ou aqui no fórum mesmo. Esse processador ten de funcionar até 85C, pois esta é a especificação da AMD. Uns 80C ou 85C (dependendo do modelo). 63C é temperatura baixa prum Atlhon XP.

É claro que devido às diferenças de sensores, devemos tomar uma margem de uns 15% de segurança em nossas leituras. De 85C, seu processador deveria funcionar correto até pelo menos uns 72C, considerando que seu sensor mentiria na temperatura para menos em 15%.

Se ele boota em 63C sempre, então você deve ver se no Setup da sua BIOS você não está com a opção para desligar o PC quando ele chegar a 63C. Se estiver, isso é muito conservador... Pode subir o valor até uns 70 com segurança (num processador normal, sem defeito). Se ficar em dúvida, receoso de poder danificar o PC, sobe para 64C, depois para 65C e vê se o sistema permanece estável, e passa a só bootar quando atingir as temperaturas reguladas.

Agora, se não for caso desta regulagem, se ela estiver desligada ou se estiver regulada em outro valor, e mesmo assim o seu processador está realmente bootando a 63C por falha, erro ou o que for, então você tem algum problema sério e muito estranho. Trate então de resfriar mesmo este processador...

Acho que isso é caso de se investigar mais a fundo o que está ocorrendo, pois isto não é o normal! A 63C ele ainda não está realmente fritando, viu!

Meu Athlon thunderbird funcionava estável na marca dos 84C na leitura do Hardware Sensors Monitor. Ele tá vivinho e funcionando perfeitinho até hoje! Mas é claro que eu não deixo ele ficar tão quente assim mais... Quanto mmais frio melhor! Mas o meu nunca bootou por temperatura não! Já a placa-mãe, acabou saindo danificada depois de uns anos de uso. Fritei capacitores que tive de substituir! :cry: Mas nada que impedisse dela estar toda funcional, estável e em uso hoje... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...