Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler HD


Jshyba

Posts recomendados

olá..

eu comprei um cooler de HD esses dias..

e instalei ele normal como explica o manual que vem junto..

coloquei o cooler soprando pra baixo do hd..

na parte onde está os chips e td mais a temperatura abaixo muito e tal.. mas ai

dps de uns 10 dias meu HD queimou.. não sei se for por culpa

do cooler de hd.. mas acho q sim o_O aí eu gostaria de perguntar

se instalei da forma certa... ou sejá a dúvida é

instalar o Cooler em cima daquela chapa de Ferro do HD..

ou na parte onde fica os chips?!

obrigado =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, como já havia respondido em tópico anterior, ocooler de HD não serve para nada, mas caso você o compre tem que instalar na parte de cima , na chapa de ferro, é por onde sai o calor. Sinto muito, abraços. :blink::huh:

Post nº #4

)

Amigo , uma vez eu escutei de um dono de loja que o cooler de HD não serve para nada , ele só vendia porque procuram e se não tem na loja dele o cliente compra em outra loja. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jcgarces@06 de novembro de 2005, 23:37

Na minha opinião, como já havia respondido em tópico anterior, ocooler de HD não serve para nada, mas caso você o compre tem que instalar na parte de cima , na chapa de ferro, é por onde sai o calor. Sinto muito, abraços. :blink:  :huh:

Post nº #4 

)

Amigo , uma vez eu escutei de um dono de loja que o cooler de HD não serve para nada , ele só vendia porque procuram e se não tem na loja dele o cliente compra em outra loja. Abraços.

discordo de você

apesar de ter estrago meu hd..

a temperatura aqui abaixou 15º.. em load ficava 28º com o cooler,

sem ia para os 45º.. bom.. com o proximo HD vou por na chapa de ferro

então o_O valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jcgarces@06 de novembro de 2005, 23:59

Baixar ,tem que baixar alguma coisa mas não é tão importante (NA MINHA OPINIÃO), mas o certo é colocar na chapa de ferro. Boa sorte.

é.. eu não sabia :/

no manual ensina por emcima dos chips e td mais..

agora vou por na chapa de ferro..

brigadao ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo , uma vez eu escutei de um dono de loja que o cooler de HD não serve para nada , ele só vendia porque procuram e se não tem na loja dele o cliente compra em outra loja. Abraços.

Cara, você insistiu na história, hein? Desde o outro tópico você fala isso...

Jshyba eu coloquei um cooler de fonte (uma antiga que eu tinha) embaixo do HD, assoprando sobre o motor e o circuito lógico. Abaixei a temperatura em 20º.

Creio que seu HD tenha queimado por outra causa. É muito comum se queimarem HDs quando a fonte não está suprindo as voltagens corretas. Faça uma verificação...

[]!

============

Não tinha lido todo o tópico... Desculpem-me... :D

compre tem que instalar na parte de cima , na chapa de ferro, é por onde sai o calor

Que isso cara! O que esquenta no HD são os chips lógicos (o termodiodo está neles) e o motor! Por isso se coloca o cooler EMBAIXO.

Para não dizerem que estou falando bobagem, segue um link para outros usuários com dúvidas:http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=65295

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4) Refrigeração do disco rígido - O calor do disco rígido é dissipado pela sua carcaça metálica. A sua placa de circuito, que fica do lado oposto, é bem menos quente. Não devemos deixar a carcaça metálica obstruída, por exemplo, pelo drive de disquetes. Devemos deixar um espaço para que o calor saia da carcaça com facilidade. Muitas lojas vendem um ventilador para o disco rígido, que é aparafusado de forma a ventilar a sua placa. Este ventilador não resfria o disco, pois a parte quente é a carcaça metálica

Não concordo com a colocação do autor. Ele diz que a placa de circuito não esquenta, e nada sugere para resfriar o disco. Como pode alguns chips, responsável pelo movimento do motor e das cabeças de leitura (que fazem um movimento incrível de vai e vem) não esquentar? :blink:

Eu mesmo senti, depois de desligado o computador, que a placa de circuito e a região do motor ficavam muito mais quentes que o resto da carcaça. Então, o foco do calor seriam estes.

Depois que coloquei o cooler, embaixo e em direção aos chips e motor, notei que a carcaça também ficou mais fria (o que comprova que o foco de calor realmente eram eles).

Saudações e Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então.. eu ouvi dizer também q é na parte de baixo mais agora estou confuso vou dar uma lida nas paginas que vocês me passaram.. mas eu li em algo ai também.. que depois de algum tempo pode ir poeira nos circuitos do hd o_O muito ######.. estou com medo de perder outro hd.. e sobre a fonte acho que não é possivel faz 3 anos que isso aqui funciona normal o_O obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei em outro forum guiadohardware.net e dizem que esse cooler pode oxidar circuitos da placa lógica do HD, muitas pessoas passaram por este problema. Outro detalhe é que fixado direto no HD a vibração dos coolers pode acarretar algum problema no HD. Se quiser pesquisar esta lá, eu não me arrisco c/ este cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei em outro forum guiadohardware.net e dizem que esse cooler pode oxidar circuitos da placa lógica do HD

Como pode acontecer isso? Não existe nenhuma reação de oxido-redução num cooler! Passe o endereço para a gente dar uma olhada...

vou adaptar só uma ventoinha igual o colega fez e ta 10!!

Pode fazer! Você verá resultado...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou passando 2 links, mas se você entrar no guiadohardware.net e procurar procurar no forum por "cooler de HD" irá encontrar varios tópicos sobre o assunto.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/c...tilizar/147939/

http://www.guiadohardware.net/comunidade/cooler-hd/225828/

Ah, essa questão da oxidação é principalmente em locais como litoral, que a umidade do ar é elevada. Agora fora deste local, é preciso verificar a experiencia de outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !

Cuidado com coolers de HD mais baratinhos ou adaptados, pois podem causar vibração, que é prejudicial aos HD's.

Prefira os coolers fixados na baia de 5 1/4 (Coodrive, Aerogate), por dois motivos: O ventilador joga ar frio sobre o HD e na região próxima ao processador, ajudando na diminuição da temperatura do gabinete, e a estrutura de alumínio em que o HD fica montado também serve como dissipador.

Uso há anos, e nunca tive problema. Moro no RJ, e umidade (maresia) e calor, é por aqui mesmo.

Uma solução para evitar a oxidação é espalhar pacotes de silica gel (aquele saquinho branco que acompanha os componentes) no case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparem na foto abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Hdd-serial_ata.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Notem que esta é uma foto de um HD, visto de baixo (dãããã) :wacko: .

Percebam que embaixo do HD, também existe uma parte com chassis, logo abaixo do motor. Se você resfriar essa pequena parte do chassis, muito provavelmente a parte de cima do HD também esfriará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo ...

A parte que esquenta é a de baixo (motor e placa lógica) , a parte de cima é so uma tampa, vejam isso em Anatomia de um Disco Rígido, o motor é montado diretamente no chassis.

Ainda mais se for um de 7200 ou 10000 rpm ...

Estes orifícios de fixação na parte de baixo são usados para fixar o HD em gabinete desktop e em servidores montados em rack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...