Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença de um LCD com e sem DVI?


Peterweb

Posts recomendados

Eu li recentemente em um outro fórum que os monitores LCD com DVI não possuem muitos dos problemas e limitações apresentadas pelos LCD analógicos.

Não me lembro bem, mas o rapaz falava que problemas de dimensões das imagens, cores, rolagem de texto, visão da imagem, pouco proveito para games, etc, eram mais referentes aos LCD analógicos e não aos que utilizam DVI.

Isso é verdade? Alguém sabe informar?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, não é verdade. É o seguinte: Monitores LCD sao digitais, ao contrario dos CRT. A entrada DVI é digital e a RGB analogica.

então para o micro mandar o sinal para a DVI ele não precisa de nenhuma conversao.

já para o RGB, o micro precisa transformar em sinal analogico e o monitor transforma de volta o sinal analogico em digital. Nesse caminho há uma leve perda de definicao. Se seu monitor é de 15 ou 17 polegadas a diferenca é pouco perceptivel ou quase irrisória. Quanto maior o monitor e maior e quanto maior a resolução usada, mais da pra ver a diferenca.

Alem disso, o sinal dvi não precisa de ajustes no tamanho da imagem porque o sinal é exatamente o que o micro manda. não é necessario sincronizar sinal digital. No RGB as vezes precisa aumentar ou alinhar a imagem para sincronizar o monitor ao sinal. Mas isso tambem não é lá grande problema.

Sobre a questao de games, o que faz a diferença é o tempo de resposta do monitor. Se é um monitor com tempo de resposta acima de 12ms, é impróprio para games, pois a freqüência de atualizacao dos pixels é maior que a do monitor, deixando as imagens meio borradas. O ideal é um LCD de 8ms. Isso é independente de ter sinal RGB ou DVI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em parte, Paulozac, o que você disse está correto, mas discordo de alguns aspectos. Primeiramente nem todos os monitores LCD´s são digitais. O fato de um monitor usar tela de cristal líquido, não quer dizer que ele seja digital. Os primeiros monitores de LCD´s lançados no mercado tinham apenas entrada VGA, não possuindo entrada DVI (Digital Video Interface). Com o lançamento de placas de vídeo com saída digital, começaram a aparecer monitores de cristal líquido com entrada DVI para ser usado junto com essas placas. Por exemplo, o monitor Samsung 510N possui apenas entrada VGA, ou seja, esse monitor LCD é totalmente analógico. A outra questão, também, é que o sinal RGB não tem nada a ver com sinal VGA. O RGB era usado em monitores CRT grandalões muito antigos, geralmente de 21 pol. usados no mercado corporativo, onde esse tipo de equipamento oferecia qualidade de vídeo superior aos VGA´s da época. Hoje em dia não são mais fabricados monitores CRT usanso esse tipo de sinal.

Agora, só a título de curiosidade: Existem monitores CRT´s especiais de custo elevado, totalmente digitais que são usados em estúdios de cinema (para animação 3D). Esses monitores possuem entrada DVI, e são restritos a esse nicho de mercado. Então, o tipo de tela (cristal líquido ou não), não irar definir se ele é digital ou não. Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mouratec, os monitores não sao digitais ou analogicos por causa da entrada. Os monitores LCD sao sim de processamento digital. Como mencionei, para monitores LCD sem a entrada DVI, é necessario que o computador converta a saida para o VGA analogico e que depois o monitor reconverta em digital. Ou seja, ha uma conversao D/A na saida do micro e uma A/D na entrada do LCD.

já com o DVI não é necessaria a conversao. Nessa conversao pode haver uma pequena perda de qualidade, muitas vezes imperceptiveis. O processo de modulacao e demodulacao do sinal de video é bastante eficiente, mas não perfeito.

já nos monitores CRT o processamento é analogico pela propria caracteristica do equipamento. O tubo de raios catodicos usa freqüência analogica de varredura. Já o LCD usa varredura por pixel.

Ou seja, para o CRT usa-se um D/A na saida do micro e no monitor não ha reconversao, pois o sinal analogico é sua entrada nativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nisso eu concordo com você. Mas o que eu disse foi sobre a qualidade da imgagem e não sobre o processo de exibição. No DVI não há perda porque o sinal sai da placa de vídeo digitalmente e é exibida sem conversão como você disse, ao contrário do VGA. O monitor LCD samsung 510n ele é analógico no sentido de qualidade de imagem, apesar do processamento ser digital para exibir objetos na tela. Ele não possui DVI, ou seja, a qualidade da imagem é igual a um CRT de boa qualidade, com uma leve melhora do LCD, por causa do alto contraste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou meio leigo no assunto, mas é parecido com a tecnologia de TV digital que futuramente será implantado aqui no Brasil? disculpe fugir um pouco do assunto sobre monitores, mas é que um vendedor queria me empurrar uma TV por assinatura da Sky dizendo que a qualidade era 100% digital. Se eu comprasse uma TV de cristal liquido e adquirisse um TV por assinatura teria imgem digital? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cetaruon, a Sky não tem nada a ver com esse tipo de conexao. Praticamente todos os sinais de video para TV disponiveis hoje sao analogicos. Mesmo cabo video componente é analogico. O que a Sky quer dizer é que o sinal que eles mandam para a antena é digital, assim como é digital a leitura do DVD. Entretanto a saída do sinal é sempre analógica.

Ha poucos modelos de DVDs muito caros disponiveis com conexao de saida digital DVI, como a que estamos discutindo. Essa conexao serve apenas para TVs de alta definicao.

Ou seja, para a Sky o fluxo é assim:

Satelite-> Receptor (sinal digital)

Receptor->TV (sinal analogico)

Assim como o DVD é assim:

Leitura do DVD (digital)

DVD->TV (analogico)

A unica coisa é q a Sky tenta passar que o sinal digital é perfeito. Apesar de ser de melhor qualidade que a TV normal, é bem inferior em definição que o DVD.

Ou seja, voce pode ter a melhor TV do mundo. Se ligar no aparelho da Sky o sinal de entrada é analogico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o vendedor te disse está fora da realidade, ou por ele tentar te enganar ou por pura falta de conhecimento; o que eu acho a segunda opção bem provável. O que eu disse anteriormente ilutra o seu caso. Mesmo tendo um TV LCD, você não terá qualidade de imgagem digital. Note que eu disse qualidade digital e não processamento digital. O sinal do satélite é enviado digitalmente até o receptor/conversor da sua casa, que o converte em sinal analógico e depois é convertida novamente em digital dentro da TV LCD. Só que a qualidade será inferior, quando há essa mudança. Só para se ter uma ideia disso, se o sinal não fosse convertido em analógico e se fosse usado uma HDTV LCD de 1080p (1920x1080) daria para ver os poros da pele de um personagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos excelente tópico de discussão eu tenho tenho dúvidas a respeito do assunto debatido. Atualmente comprei um Monitor LCD 19 Samsung 912N e pelo que vejo acho que não fiz uma boa comprar pois o monitor tem 25 ms de resposta, mas pelo tamanho da sua tela, será que irei te problemas com fantasmas?

Valeu...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um acer al1912. 19" de puro LCD. não tem DVI, mas encontrar um lcd 19" com baixo tempo de resposta, DVI e bom preco ao mesmo tempo é impossivel aqui no brasil. Comprei o meu ontem, estou muito satisfeito. Tem 16 ms e muito espaco, por menos de R$ 1.800 com garantia de 3 anos, nota fiscal e testado na loja (sem dead pixels). : - ))))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pagar menos de R$ 1800,00 em um monitor de 19 LCD, mesmo que não tenha DVI, é um bom negócio. Por falar em preço, alguém sabe por que os monitores da LG estão tão caros? Na Americanas.com, por exemplo, o monitor LG Flatron L1920 de 19 polegadas custa R$ 5099,00. a vista, e em outros lugares o preço não varia muito, e seu tempo de resposta é de 25ms !; muito lento. Não vejo nada de anormal nele, muito pelo contrário, existem outros muito superiores com preços muito mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, errar é humano. Retiro o que disse sobre não haver diferenca entre monitor com ou sem DVI. COmprei um monitor Sony HS75P, que tem tanto a entrada analogica(VGA) quanto a digital (DVI) eu liguei as duas ao mesmo tempo. Ai quando troco da entrada analogica pra digital, dá uma diferençca enorme. Principalmente nos detalhes pequenos e nas letras.

O DVI é muito mais nítido.

Vendo fotos ou jogando, não se percebe diferença mesmo. Mas para trabalhar com office ou usar a internet, a diferença é muito grande. Fiquei feliz de ter feito a escolha certa. Iria me arrepender muito se tivesse visto essa diferença depoois.

Ou seja, recomendo a quem quiser comprar um monitor LCD que compre um com DVI ou então espere que os próximos modelos devem começar a vir com essa interface, seguindo tendência nos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Melizeu,

já aprendi na carne que economia às vezes sai mais caro que o produto. Por conta de R$ 200,00 - prefiro comprar " in loco ", ou seja vendo o produto, testando, avaliando e endossando a garantia. No caso de lcds, a vinda de um monitor com " dead pixel" implica em ter que remeter de volta, abrir RMA, ficar sem o produto um tempão e sabe-se lá o que se faz da garantia. Isso no caso do fabricante não alegar um número mínimo de " dead pixels" para poder trocar. Quanto ao DVI, pode até fazer muita diferença, mas acredito que seja suportável afinal usei CRT por mais de uma década. Depois de tomar na cabeca com garantia e reparos de produtos, estou no meio de um rolo com a sony do brasil...prefiro no nosso " vergonhoso país" onde os consumidores são tratados feito cães sarnentos pelas autorizadas, comprar coisas caras na pronta entrega e levando embaixo do braço. Ou seja, se tem defeito, não levo, se der defeito, pego o carro e em 10 minutos vou trocar!

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po gente desculpa ai por desenterrar o tópico, mas eu tenho uma duvida um pouco a ver com o assunto. Seguinte: O pessoal la de casa decidiu comprar uma tv 42 tela plana, daquelas fininhas. então comecei a procurar na net e percebi que tem uma diferença de TVs LCD para TVs de Plasma, na verdade não é um diferença pouca, é algo em torno de uns mil ou mais no preço.

E ai quais sao as diferenças, vale a pena comprar a de plasma, levando em consideração que nos proximos anos a tv Digital começara a funcionar no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei as TVs de plasma tem constraste bem maior que as de LCD e portanto melhor qualidade de imagem. Acho também que estes novos modelos já vem com um adaptador pra quando for utilizada a tecnologia digital a tv se adequar fazilmente(bas comprar um aparelinho). Bom, pelo menos foi isto que um vendedor me disse quando fiz a mesma pergunta a ele(mas nunca confie nos vendedores, eles não manjam nada e só querem ganhar comissão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mouratec@15 de novembro de 2005, 19:13

Pagar menos de R$ 1800,00 em um monitor de 19 LCD, mesmo que não tenha DVI, é um bom negócio. Por falar em preço, alguém sabe por que os monitores da LG estão tão caros? Na Americanas.com, por exemplo, o monitor LG Flatron L1920  de 19 polegadas custa R$ 5099,00. a vista, e em outros lugares o preço não varia muito, e seu tempo de resposta é de 25ms !; muito lento. Não vejo nada de anormal nele, muito pelo contrário, existem outros muito superiores com preços muito mais em conta.

Prezado Mouratec, eu entendo dessa dupla melhor do que ninguém (Americanas e LG) e te digo uma coisa, as lojas Americanas adicionam taxas em cima de taxas em produtos de encalhe de estoque. Quem não se lembra da placa de vídeo 32 Mb mais cara do MUNDO (Não, não é um exagero)? O nome era 3D Blaster Annihilator, custava até pouco tempo, 1.300 (mil e trezentos) reais. O desempenho era cerca de 50% do de uma GeForce 2 MX 200. A Geforce 4 MX 440 está custando na faixa de 680 reais, 64Mb, fabricante Pixelview. Daí você conclue o resto da história.

Produtos novos não seguem esse padrão, novos monitores e outros aparatos eletrônicos vêm com o preço "corrigido", sendo tecnicamente melhores e com o preço absurdamente menor do que os produtos encalhados. Esse monitor aí é daqueles q vai ficar uns 2 anos ao relento... :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Esqueci de perguntar, minha placa de vídeo tem saída DVI e analógica, meu monitor 997MB tem apenas entrada VGA, se eu usar um adaptador VGA - DVI e ligar o monitor pela entrada DVI da placa de vídeo através desse adaptador, a qualidade da imagem vai melhorar?

estou com o mesmo problema comprei um lcd de 17`` sem dvi se eu usar um adaptador de dvi para vga a qualidade vai ser igual a se meu monitor tivesse dvi???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...