• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Daniel Barros

Mais dicas de como diminuir o barulho

11 posts neste tópico

Aqui no fórum de eletrônica tem uma explicação básica de como controlar a rotação de uma ventoinha apenas com um Potenciometro de fio. Falta eu fazer um esqueminha (mas é muito básico para quem tem um mínimo de intimidade com eletrônica e solda). Fica bem mais simples que esse projetinho (porém é regulagem manual, nada de controle de temperatura).

Eu já uso há uns dois meses e não tem nenhum risco (o único é reduzir demais a rotação, ai o potenciometro esquenta bastante). Por exemplo, um Volcano 6Cu+ trabalhando à 5800rpm (normalmente ele chegava a 7600rpm) já fica bem mais silencioso, a temperatura não aumenta tanto (pelo menos num XP 1700+, apenas 2ºC) e o potenciometro quase nem esquenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passe para esse fórum ... coloque uma lista de materiais um esquema de ligação e tal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK. Um esquema básico e a lista de componentes.

A lista de componentes é:

- um poteciometro de fio de 50Ohms 4W (serve para a maioria dos coolers).

- fio (igual ao do cooler ou um pouquinho mais grosso)

- Conector Molex 3 pinos macho para ligar no lado do cooler.

- Conector Molex 3 pinos fêmea para ligar na board.

opcional: Conetor Molex 4 pinos (igual alimentação de HD), caso prefira não ligar na board. Nesse caso o Molex 3 pinos fêmea é usado apenas para o fio de rotação ir até a board.

O esqueminha está nesse link aqui (não desenhei os conectores): http://www.cleberlr.hpg.com.br/controle-rotacao.gif

Preste atenção que um lado deve ser ligado no conector do meio do pot e o outro numa das pontas (tanto faz, só vai alterar o lado que aumenta ou diminui a resistência). Se ligar nas duas pontas, ai perde o controle de rotação e é o mesmo que ligar uma resistência de 50Ohms direto.

Também veja o lado certo do conector antes de soldar. Geralmente (99,9%) das ventoinhas, tem fios vermelho (12V) e preto (neutro) (dê uma olhada, mas o vermelhor é o fio do meio, e o preto está em uma das pontas) e um de outra cor para a rotação (amarelo geralmente. Se for usar os conectores da fonte, cuidado, porque vermelho é 5V e o amarelo que é o de 12V.

Antes de ligar, deixe o ajuste no meio (para não errar o lado e começar com resistência máxima).

Isole todos os contatos do potenciometro (para que não encostem no corpo do gabinete). você pode usar uma capa de fio maior ou lacrar com fita isolante.

Tem alguns links com fotos que tratam de coisas parecidas:

http://bit-tech.net/article/56/

http://www.overclockers.com.au/techstuff/a_fansplit/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom !!!  Parabéns ! d-:

Dizem que se utilizar potênciometro ele queima mais facilmente ??? por isso utilizam reostato ao invés do potênciometro ? você já fez com potênciometro de deu certo ? esquenta muito ? queimou algum ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é com a nomenclatura.

Potenciometro também é uma resistência variável (como o reostato). Acontece que no linguajar dos eletrônicos, reostato é mais indicado para altas potências e resitência baixa.

A maioria dos potenciometros são de milhares de Ohms e 1/4 de Watt. É difícil encontrar de 1W ou 2W.

Não sei bem qual a diferença na contrução, mas os potenciomentros de fio se adequam bem o que queremos. As ventoinhas mais bravas ficam entre 4.5W e 7W. A potência que será retirada delas, não vai chegar a metade (senão não consegue dar partida), então 4W é suficiente.

Quanto a resistência, um caso típico é o Volcano 6Cu+, que consomo 4.44W em 12V, lembrando que P = V^2 / R, sabe-se que a resitência dele fica por volta (acho que a resistência é 100% ohmica nesse caso) de 32,4Ohms. Então 50 Ohms é suficiente. Ventoinhas mais feroses terão resistência menor, ai talvez fosse melhor um de 30Ohms.

Não sei se você entendeu, mas quem esquenta é o potenciometro (que está roubando parte da potência que chegaria a ventoinha). Se você não reduzir muito a rotação, não esquenta nada. Em todo o caso, eu fixei ele na base interna do gabinete, assim ele passa o calor para o gabinete, assim se eu exagerar, ele não esquenta tanto.

Quanto a ventoinha, não tem galho. No site overclockers.com até ensinava sobre alimentar uma ventoinha com mais tensão (o que com certeza é muito prejudicial a ela).

Outra coisa. Assim como eu fiz para aumentar a resistência do circuito e chegar menos potência a ventoinha, poderia ligar em paralelo e diminuir a resistência e aumentar a rotação dela. Mas ai não recomendo ligar na motherboard e com certeza o potênciometro irá esquentar mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, o potenciometro irá diminuir a tensão do cooler.

isso não é bom, mas pode-se utilizar como uma saida para diminuir a rotação mas aumentar a temperatura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por leo_rj@19 Abr. 2002, 17:19

cara, o potenciometro irá diminuir a tensão do cooler.

isso não é bom, mas pode-se utilizar como uma saida para diminuir a rotação mas aumentar a temperatura...

Mas é essa a ideia. A Thermaltake tem o Volcano 7+ que tem 3 velocidades. Com o potênciometro você tem qualquer uma.

A temperatura aumenta muito pouco se você reduzir apenas 1500rpm. O barulho já reduz bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz uns 2 anos que eu uso cooler com controlador de velocidade. Mas eu prefiro um modelo diferente, ao invés de usar um potênciometro (meio caro) uso um resistor de fio se não me engano... Porque não é necessário ficar regulando a vel certinho... é só achar um valor correto e colocar... O meu ficou perfeito. Com o interuptor desligado, e o resistor consequêntemente em ação, a rotação diminui de maneira à permitir uma circulação razoável, e o interuptor ligado, é selecionada a potência total, funciona para mim que botei essa regulagem nos coolers do gabinete, e nos auxiliares do processador, veja bem, AUXILIARES, não mexa no principal, especialmente se não tiver experiência nessa área. Pois todos sabemos o que um cooler parado causa num processador... especialmente num AMD comum à maioria das pessoas.

Quanto a temp dos resistores, eles esquentam MUITOOOO.. eu n consigo manter o dedo no interruptor de metal nem por 10seg... Mais eu recomendo montar um painel, destacável de preferência, (consiga conectores machos e fêmeas de 8 saídas por exemplo) e faça um trabalho bonito. Outra coisa, fiz as ligações nos terminais positivos, os negativos juntei tudo, e fiz um interuptor geral, para desligá-los em caso que o computador for colocado em modo de espera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz nos meus ventiladores auxiliares e ficou 10  ;)  !

Usei um potenciômetro de fio de 50 ohms e o fixei na parte de lata do gabinete , assim o próprio gabinete virou um dissipador de calor do potenciômetro evitando que ele se aqueça muito .

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0