Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tinta corante ou pigmentada?


Posts recomendados

Pessoal,

Tenho uma hp 1315 que usa cartuchos 27/56 (preto) 28/57(colorido) e tenho utilizado tinta corante nas recargas. O colorido eu sei que utiliza essa variedade de tinta, mas não tenho a mesma certeza quanto ao preto. Disseram-me que a tinta preta é do tipo "pigmentada".

Percebi que, em algumas impressões coloridas, a tinta preta se espalha mais do que o necessário... será que isso ocorre pelo fato de eu estar utilizando tinta corante (preta)?

Quem souber me dê uma força...

Mestre Sith

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mestre Sith@14 de dezembro de 2005, 21:26

Valeu pela informação! Vou comprar o "litrão" de tinta pigmentada ( a R$ 48,00!!!!)

Sds

Mestre Sith

Mas atenção, só o preto HP 27/56 é pigmentado, o 28/57/58 são corantes. Ao contrário do que pode parecer, as tintas pigmentadas e corantes não diferem apenas na resistência à água e durabilidade. Elas têm características físicas bem diferentes quanto ao tempo de secagem, penetração nas fibras do papel, propriedades na mistura, densidade, etc. Então não se trata de uma questão de ser melhor ou pior simplesmente, colocar tinta pigmentada no lugar de corante e vice-versa altera toda a fidelidade das cores, uma vez que uma cabeça de impressão que foi projetada para usar um tipo considera a concentração da cada tipo de tinta, assim, sendo as corantes naturalmente mais tênues ao usar pigmentada as cores serão mais carregadas, ou seja, não fiéis ao original que se vê num monitor calibrado. A rigor, para substituir o tipo de tinta, além de modificações específicas no hardware da cabeça, também é preciso mudar o programa de controle da cabeça, variando a quantidade de tinta a ser expelida em cada ponto de forma a manter a fidelidade original.

Mesmo ao comprar tinta corante colorida, certifique-se que são específicas para HP, pois há corantes coloridas com concentrações diferentes também e a impressão terá matiiz alterado.

É isso

Um abraço aos colegas do fórum

Márcio Campos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Marcio,

Inicialmente peço-lhe desculpas por não responder a sua mensagem (apresentação de monografia no fim do ano e estou sem PC desde o dia 4/01) e agradeço-lhe o elucidativo esclarecimento.

Eu sei que o processo de recarga não é tão simples quanto parece e que só com experiencia e material adequado é que as cores ficam próximas ao padrão original da HP. Por falta de informação eu comprei tinta corante e recarregeui o cartucho original com ela, O cartucho colorido sai legal, igual quando estava original, contudo o preto "borra" quando saiacom algumas cores ao fundo (ao imprimir uma tabela com o fundo laranja, por ex, as palavras em preto ficam borradas)

Isso é causao pelo Uso de Tinta corante num cartucho que usa, originalmente tinta pigmentada?

Aproveitando o ensejo, perguto-lhe qual o tipo de tinta que os cartuchos da HP PSC 1410 (acho que 21 e 22) utilizam, pois não encontrei essa informação em nenhum lugar.

Mais uma vez agradeço-lhe a atenção e devo dizer que eu concordo com a sua assinatura...(epson movida a tinta...) hehe

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

A tinta corante possui mais vivacidade e é polar, ou seja dissolve em aguá, e é uma solução real ou seja pouco espessa. A tinta pigmentada já é apolar sendo insolúvel em aguá, e é uma solução não real como o nome já diz, ou seja ela possui partículas maiores sendo mais espessa que a corante, entupindo e secando com maior facilidade. Por isso o cartucho colorido entope menos mesmo sendo pouco usado.

O ideal é usar corante no colorido e pigmentado no preto.

Com a tinta pigmentada a impressão não borra com em presença de aguá, o que é bastante agradável já que a impressão de texto é uma impressão feita para o dia a dia, o problema de entupir com maior facilidade é desconsiderado pensando que os usuários irão imprimir textos frequentemente.

Com a tinta corante já se obtêm cores bem vividas e reais mas que borram na presença de água, a HP poderia até usar pigmentada no colorido só que as cores perderiam bastante a força da cor(matiz) além de entupirem constantemente coisa que já acontece até com tinta corante.

O ideal mesmo é utilizar impressora laser, as atuais já superaram o problema da qualidade de impressão, algumas possuem até mais qualidade que as jatos de tinta. E no caso da obrigação por jato de tinta opte pelas que tem compartimentos externos de tinta, assim facilita muita a recarga tornando a mesma confiável, o que não ocorre nas sem compartimento externo, além de diminuir os entupimentos já que você põe a tinta só quando for usa-lá. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde a todos do forum que é o melhor da internet!!!

Comprei uma impressora HP 3050 no mercado livre com bulk ink que por padrão a tinta da impressora é Pigmentada para preta e corante para colorida.

Porém o vendedor disse que não existe padrão para isto não. Cada empresa monta de um jeito. Disse que tinta pigmentada para cartuchos comuns como esses é um crime, logo logo queimariam, pois são mais grossas. E montou tudo com tinta corante.

Poderei ter problemas ele instalando tinta corante no preto já que por padrão é pigmentada???

Muito obrigado e se puderem me ajudar desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Tinta HP Corante


A Tinta HP Corante é a que oferece maior qualidade para a impressão de imagens. Contudo, ao entrar em contato com a água ou com umidade, ela pode desbotar e manchar.


A Tinta HP Corante possui mais brilho e tem cores mais ricas, deixando um acabamento uniforme, com maior brilho e pode ser utilizada na maior parte dos tipos de papel.


A cor viva da Tinta HP corante é produzida por moléculas coloridas solúveis na água, oferecendo também menor risco de entupimento dos cartuchos. A tinta corante também tem ótima recepção por parte dos usuários pela facilidade de uso e para a qualidade de impressão de fotos, com a aplicação no Papel Fotográfico, já que não provoca variações de brilho ou iluminação com aspecto artificial.

 

Tinta HP Pigmentada


A Tinta HP Pigmentada, por sua vez, oferece maior qualidade para a impressão de textos, apresentando melhor brilho e maior resistência à água ou umidade, além de se fixar melhor no papel, desta forma, documentos importantes, como contratos, boletos, comprovantes devem ser impressos com tinta pigmentada para se assegurar a durabilidade do material gráfico. Os pigmentos não se dissolvem, permanecendo suspensos na solução da tinta. Contudo, se os pigmentos se assentarem durante o armazenamento, ou mesmo quando expostos a temperaturas mais altas, pode-se formar sedimentos no Cartucho de Tinta ou na Cabeça de Impressão, provocando o entupimento, recomenda-se impressão com maior frequência quando utilizado este tipo de tinta.


Os pigmentos da Tinta HP Pigmentada são partículas com 50 a 100 nanômetros de diâmetro e, em razão disso, não penetram na maior parte dos papéis para impressoras jato de tinta ou papel fotográfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...