Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

velocidade do obturador


divdeo

Posts recomendados

Algum tempo (um ano, mais ou menos) atrás li uma reportagem sobre câmeras digitais em que se dizia que o grande problema dessas câmeras em relação às analógicas era o tempo demasiado que se levava entre clicar e a foto ser batida de fato. Mas a mesma reportagem citava que algumas câmeras já tinham este "tempo de disparo" bem reduzido. Eu gostaria de saber o seguinte: esse problema foi de fato solucionado nas câmeras mais novas? A tal "velocidade do obturador" que é um dos atributos das câmeras seria a mesma coisa que esse "tempo de disparo"?

Estava pensando em comprar uma Canon A400, mas por ser um modelo mais antigo fiquei com medo de haver esse problema com ela. Esse receio procede?

Agradeço a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem se não me engano esse tempo de disparo e o tempo gasto pela maquina para tirar a foto, isto é, o tempo gasto entre o click e a abertura do obturador. O tempo de abertura do obturador esta relacionado ao tipo de foto que voce pretende fazer, fotos noturnas tendem a um maior tempo de exposição e é esta esta exposição que representa a abertura do obturador, quanto mais tempo o obturador ficar aberto maior será o tempo de exposição da foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai mesmo q o miojo_ disse, é a este tempo entre o click e a captura da imagem que a reportagem q você leu se referia. Se você entrar em site de reviews de camera este tempo vai estar sendo chamado de "shutter lag". Isso pode te atrapalhar se você quer tirar fotos de assuntos que estão mudando de posição. Por ex: as vezes você v um passáro voando, mas ai até q você aperte o botão da camera e ela capture a imagem o passaro já foi embora... :muro:

Já q você vai pegar uma a400 não precisa se preocupar muito com isso não, mas se puder pegar uma a410 vai ser melhor, ela é bem rápida devido ao novo processador DIGIC II da Canon... :palmas:

Qualquer uma das duas já é uma boa opção... :D

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, tempo de disparo e velocidade do obturador SÃO COISAS COMPLETAMENTE DIFERENTES. NÃO TEM NADA A VER UMA COISA COM A OUTRA. Tempo de disparo é o tempo que a máquina leva, (depois que voce aperta o botão de disparo até a foto estar pronta). É o tempo que a máquina leva para focalizar o assunto (lentes que se movem para dar o melhor foco no assunto principal), mais o tempo que leva para a máquina ler a quantidade de luz e o tipo de luz (branca, amarela, natural etc, ou seja, detectar qual o tipo de luz e sua temperatura, assim que se chama), e assim se regular (o tempo de exposição em que o diafragma fica aberto e a velocidade com que abre o obturador). São 2 controles que levam tempo para encontrar o melhor ajuste. Quanto menor a abertura do diafragma, mais tempo o obturador fica aberto para poder entrar a quantidade de luz adequada. Some a isto o tempo que leva para compactar esta imagem (normalmente JPEG nas cameras amadoras e gravar (armazenar) num cartão de memória. Tudo isto depende tambem de velocidade de seu processador interno. Tem outros passos, mas para resumir é isto. Quanto mais recente a máquina menor é o seu tempo de disparo (nas melhores marcas!)

Velocidade do obturador é o tempo em que o obturador fica aberto. É dado em frações de segundos, chegando normalmente a 1/1000 (em maquinas profissionais chegam a 1/4000). Divida um segundo em mil partes e é este o tempo em que a camera captura a luz, usado para tirar fotos de objetos em alta velocidade para não ficarem tremidos!. voce pode tirar uma foto com altíssima velocidade do obturador, por exemplo 1/1000 e sua máquina levar 2 segundos para fazer todos os processos acima descritos! Este é o verdadeiro tempo de disparo! Claro que depende tambem do tempo que o obturador fica aberto! E pode ter uma velocidade baixíssima de exposiçao, de 2 s por exemplo e a máquina "processar" a foto em 0.3 s, não se levando em conta os 2 segundos de exposição.

Para compararmos o tempo de disparo entre duas máquinas temos que regular o tempo de abertura igual em uma e outra (1/125 por exemplo nas duas). A que concluir antes a foto (todos os passos acima) terá o menor tempo de disparo.

Um abraço. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...