Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema ao iniciar pela manha


dms-

Posts recomendados

pessoas,

estou tendo um problema com minha maquina(vide assinatura). todos os dias pela manha, qunado vou ligar a maquina, o computador trava e da problemas. o windows trava depois de 5 min de uso, as vezes da aquela mensagem "erro de disco. pressione ctrl+alt+del pra reiniciar", as vezes não inicia o windows.

desligo. se dou mais um tempo e tento ligar o computador lá pra meio dia, 1 da tarde, o computador inicia normal mas trava depois de 1 hora. a partir das 16hs, ele não trava mais. isso aconteceu coincidentemente varios dias, principalmente a questao de travar de manha.

alguém sabe o que pode ser isso? já rodei o seagate tools e o hd está saudavel. não acredito ser problema de hd. vou tentar instalar o linux em outra particao e ver se o problema é com o windows ou com o hardware.

minha conf:

a64 3200+ venice( 1.400v 10x200mhz)

asus a8n-e (configuraçoes da bios padrão)

leadtek px6600gt

hd sata seagate 7200.7 80gb (duas particoes. 1 de 70gb(cSmile e outra de 10gb)

2x512 pc3200 ddr400 kingston (2.7v)

gravador de dvd lg

seventeam 350w (voltagens estáveis monitoradas)

estabilizador 1ka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz como eng02 disse... Olha o log de enventos (se for XP ou Win2000 -acho que também tem). Não vai mostrar os erros de quando não inicializar, mas tem uma boa chance de mostrar o que vai errado quando funciona um tempo e depois trava...

Agora me diz uma coisa: Você chegou a rodar o programinha de HD com o PC dando pau? Tipo, se o PC não inicia (logo pela manhã), ele iniciará com o disquete de boot que tem o programinha do HD para testar? Se nessa situação, sem dar boot o HD tá reportando tudo ok e o S.M.A.R.T. não acusa nada estranho, então não deve ser o HD. O único defeito que poderia causar essas falhas por horário, que eu saiba é variação de temperatura durante o dia. É a única coisa justificável que muda. Do contrário, ou foi coincidência esses horários, ou você pegou algum vírus de boot que impede de funcionar em certos horários. :P Sei lá cara, isso de não funcionar de manhã é muito estranho! De manhã tá mais frio... A menos que seu HD emperre no frio. :devil:

Se o HD não faz barulho esquisito, não reporta erros nem com o programinha da Seagate, não é mau contato e o horário é sempre coincidente, eu suspeitaria de vírus e tentaria uma formatação de baixo nível para limpar. (esse procedimento leva muito tempo e zera todo o HD... só em último caso mesmo). Procurar algum anti-vírus especializado pode ser uma solução a tentar antes.

O problema não tá no Windows, a partir do momento em que você costuma receber mensagens de "erro de disco" logo que o disco é acessado.

Mau contato? Config errada no setup da bios? Vírus de boot, MBR, vírus de bios? Estas são todas possibilidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, ontem usei o pc NORMALMENTE até as 2 da manha.

hoje acordei as 7, fui ligar o pc e BUM. usei por 5 minutos e travou. não iniciou mais o windows(em modo de segurança foi, o que me faz ter certeza que é o windows). parece piada. rodei o seagate tools no boot, usei o Fix MBR dele e o pc voltou a funcionar. Depois de 15 minutos usando, travou de novo e não voltou mais.

rodei um livecd de linux e o computador funcionou normal.

verifiquei ontem as memorias com o memtest86+(rodei por 2 horas) e está tudo ok.

o SMART não acusa erro algum no disco.

dei boot pelo seagate tools de novo pra verificar o hd. ele está todo ok fisicamente. o que aconteceu foi que quando coloquei pro seagate tools verificar a integridade do filesystem(ntfs), ele resetou. pra mim so pode ser uma coisa: particao corrompida.

rodei varios diagnosticos e todos deram OK pro HD. executei já o chkdsk /r, fixboot e fixmbr no console de recuperacao do windows mas não aprece dar resultado.

hoje vou fazer os backups(a noite claro porque ele so funciona essa hora) e formatar fisicamente o hd (zero fill). so não vejo explicacao plausivel pra o computador não funcionar pela manha e funcionar perfeitamente a tarde/noite. isso so pode ser coisa de estática.

amanha publico mais sobre a minha odisseia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o erro mais maluco que eu já vi! :(

Agora só depois mesmo da formatação para ver se resolve. Se não resolver, aí eu te encorajo a tentar realmente a formatação de baixo nível do seu software da Seagate. Demora pacas, mas se for problema de sistema de arquivo, isso tem de resolver, pois refaz absolutamente tudo como se o HD tivesse saído de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom aqui vai o final da minha odisseia. espero que os moderadores deem mais atencao a esse topico pois descobri que se trata de um bug GRAVE dos chipsets Nvidia nforce4.

existe um bug(comprovado) nas placas mae com chipset nvidia nforce4 que ocasionam problemas de corrupcao de dados e de particoes. no meu caso, formatei o hd fisicamente (zero fill) e tive que trocar a porta sata pra ele voltar a funcionar(noa vejo logica disso).

apos isso, fui recomendado por posts no forum da propria nvidia pra baixar o clock das memorias pra 333mhz(compro ddr400 e tenho que rodar a 333. fantastico) e não INSTALAR os drivers SATA da nvidia.

resultado? computador, apesar de mais lento porque estou usando driver original da MS e memoria a 333, estavel, sem problemas.

esse bug acontece com todos os chipsets nforce4 ultra.

quem quiser ler mais sobre, link do forum oficial da nvidia abaixo. sao mais de 210 reclamaçoes do mesmo problema. se isso não é um bug, me digam o que é então.

o que acontece é que a nvidia não faz PN e a Asus fica culpando a nvidia, ficando nesse ciclo e ninguém corrigindo o driver da nvidia. não vou correr o risco de perder tudo novamente então vou continuar rodando com os drivers do windows e memoria a 333.

pensei que nvidia prestasse... me arrependi.

link do forum da nvidia:

http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=8171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa será então uma grande vitória da VIA, já que os outros fabricantes deitaram e rolaram sobre o bug do 686b com soundblaster Live... :P Mas agora o chipset da NVIDIA dá pau sozinho? Que coisa horrorosa! :ahh:

Isso é coisa de meter processo, mas a gente que vive de importar e preferencialmente sem nota... :cry:

Faz quanto tempo que você comprou essa placa-mãe? Se ainda tiver garantia, argumente isso com o vendedor. Pode até ser que algum dia saia um update de bios ou um driver especial que corrija o problema, mas sei lá! Se você puder arrancar do cara um outro modelo de placa-mãe... Porque comprar um hardware esperando uma velocidade x e ficar mais lento porque o produto tem defeito de fabricação. Isso é absurdo! :angry:

Posta um novo tópico com o link para esse tópico do fórum nvidia, avisando do problema desse chipset. Seja bem claro quanto ao defeito no título do tópico, que aí ele terá a devida atenção. T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...