Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

Postado Originalmente por ronnjef@01 de março de 2006, 10:23

Seja bem vindo!! :-BEER

Acho q você pode ter razao em relação ao 555 mas que tipo de ligacao é essa? pois o cara ligou o 5 deixou de ligar o 6, não aterrou o 2 <_<

Ronnjef, Obrigado pela acolhida ! :-BEER

Ele usou o pino 4 para resetar ao invés de usar o pino 6, com isto a freqüência aumenta e os pulsos sao bem curtos.

O pino 2 é quem vai setar o JK interno, através dos picos de tensão negativos, gerados pelos capacitores. O pino 5 altera a tensão de referencia dos comparadores internos, alem de gerar a tensão para o buzer.

não sei se fui claro, mas da uma analisada, que voce vai encontrar uma logica neste circuito.

Este 555 é um bichinho cheio de artimanhas ! he he heee :P

O ideal seria simular no protel , ou montar em protoboard !

Abraços

Reinaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bye:

Pessoal, estreando aqui hoje, sou de POA e estou estudando como tirar os bats do meu roof (acho que ate tem uma musica com esse titulo), bem comprei um desses repelentes no ML e posto aqui a imagem, parece muito com o circuito que ta no topico. Estou, com meus parcos conhecimentos, tenatbdo montar esses circuitos e testar, se puder ajudar estou a disposição.

post-65466-13884906128258_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mac_RC@01 de março de 2006, 18:05

Ronnjef, Obrigado pela acolhida ! :-BEER

Ele usou o pino 4 para resetar ao invés de usar o pino 6, com isto a freqüência aumenta e os pulsos sao bem curtos.

Valeu MC_RC você tinha razao esse CI é um 555 comum. Montei o circuito e ele gerou os 40Khz certinho mas fiz o teste com um piezo comum que não reproduz toda essa freqüência. Muito interessante esse tipo de ligacao, nunca tinha visto. Agora so falta chegar o piezo da RSdoBrasil e fazer esse batman enlouquecerem hehehe. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE(PCLOCK @ 24 de fevereiro de 2006, 10:39)

Pessoal, parabéns pelo excelente nível da discussão!

Quero considerar açgo sobre os transdutores. Pode ser usado um Tweeter Piezoelétrico da Le Son, desses usados em carro. Ele tem como especificação freqüência de resposta até 45KHz.

Já montei desses dispositivos ultrassônicos no passado e, inclusive, com ajuste de freqüência; é algo simples de fazer. Porém notei que a simples emissão de um som na espectro audível de certos animais não era suficiente para pertubá-los. Parece que o som precisa ter algum tipo de modulação que os torne incômodos para quem os ouve.

A modulacao q você diz não é a frenquencia especificamente? Ou você quer dizer q a onda tem q ser quadrada ou dente de serra etc? Até onde eu sei o que precisa alem da freqüência nescessaria é a potencia do som.

RonJef, desculpa a demora na resposta.

A modulação a que me refiro é quanto a forma de onda. Darei um exemplo de modulação: duas pessoas cantando. Uma canta bem e tem uma voz agradável mas a outra é extremamente desafinada e ninguém aguenta ficar perto (já temos aqui um aparelho que espanta gente, falta funcionar o de espantar morcego. rsrs). Por se tratar de voz humana, ambos cantam na mesma faixa de freqüência relativa. Nesse caso, uma voz estridente e desafinada (som) o afeta emocionalmente; com os Morcegos isso se dá de outra forma. Se os Morcegos acharem que ele canta bem vou contar uma estória pra boi dormir! (rs)

Falando sério!

A ideia é variar a onda em vários formatos (senoidal, quadrada, dente de serra, triangular, PMW, amplitude modulada, etc...) até descobrir um que "incomode" mais e interfiram em seu ecobatímetro biológico.

Aproveito para dar uma pequena sugestão: Já que não temos como adivinhar a freqüência ideal de operação do circuito e as formas de onda exatas usadas por essa classe de morcegos, podemos fazer o trabalho inverso ao da tentativa e erro. Usemos um pequeno radar com um frequencímetro mais um analisador de espectro e osciloscópio.

Tentem imaginar a parafernália: o radar detecta a emissão dos morcegos; o frequencimetro exibe a freqüência da principal portadora do som (o harmônico principal); um divisor de freqüências coloca o som numa faixa audível para o ser humano, isso pode ser representado no analisador de espectro. Osciloscópio exibiria a forma de onda para a freqüência escolhida no analisador de espectro. A partir daí, calibra-se o precioso aparelho. Assim, temos um complexo gerador de formas de onda (existem CI específicos para isso, muitos usados em circuitos do som para DJs de música Thecno) com um potente amplificador (emissor de ultra som).

Em princípio pode parecer uma viagem da minha parte... Entretanto, recordo certa edição da revista Eletrônica Total (Saber Eletrônica) em que publicaram um interessante projeto de ouvido ultrassônico. O projeto consistia em captar os diversos sons ambientes através de um microfone de eletreto (faixa de freqüência mais abrangente e alta); filtrar (remover) as freqüências baixas e por fim, convertê-las em som próprios do nosso espectro audível através de um divisor de frequências. O projeto é funcional e utiliza componentes comuns.

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi PCLOCK pelo que você quis dizer seria um som tipo pra atrair o sexo oposto ao casalamento não é?

Agora que nos estamos quase chegando la aparece esse outro desafio (quase impossivel) de saber qual o formato de onde ideal. Vou ver se encontro alguma materia a respeito mas talvez você tenha razao.

Pode ser q com os morcegos seja diferente, mas veja bem... quando a gente faz um Usom pra incomodar os cachorros por ex, que ouve até 25Khz acho q isso não vai depender do tipo de onda que esta sendo gerada, pois já fiz alguns e tbem colegas meus e nunca deram errado :(

Postado Originalmente por RicX@08 de março de 2006, 14:25

Neste site que alias achei aqui tem muitos esquemas!!!!!!!!

http://www.telecontrole.com.br/esquemas.htm

Valeu RicX mandou bem. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronnjef,

inclusive existem armas sofisticadas que empregam tão somente sons.

Os chamados "infra sons" (abaixo de nossa faixa audível) são muito interessantes e até perigosos. Antes de explicar, voltemos a alguns conceitos da física: ondas de menor comprimento e amplitude são mais penetrantes, assim atravessando facilmente objetos sólidos. Ao contrário, ondas muito longas envolvem o objeto. Um potente emissor de infrasom provoca grande ressonância nos corpos atingidos. A vibração é tamanha que esse corpos, se rochosos ou rígidos, se quebram. Assim, derrubam casas e outras edificações apenas com sons. Essa energia sonora é convertida em energia mecânica que trafega pelo ar, diferente da energia mecânica dos terremotos em que a condução se dá pelo solo.

Outra modalidade de "dispositivo pacificador" (ironias a parte!) consiste em produzir um potente e altamente estridente som, confundindo e perturbando profundamente os ouvidos humanos. Ligam o dispositivo e apontam; no seu raio de ação, aqueles que não fogem a tempo, tombam de dor no ouvido.

Bem, quanto a mim, quero um tecnologia sadia. Voltemos aos espanta tubarões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ola, li esse tópico e fiquei interessado.... alguem poderia me passar um circuito ou as modificações necessarias do primerio circuito para espantar mosquitos, pernilongos e etc???? não sei que freqüência espanta os mosquitos, acho que é entre 20 e 30 KHz.... então se alguem souber por favor me avise.... alguém sabe qual a freqüência que é quase impossivel de ser ouvida pelo ser humano porém pode causar uma bela dor de cabeça depois de certo tempo de exposição?????

Até mais e um abraço :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Bom pessoal, fui hoje às comprar para montar o projeto que o Nico postou e quando eu cheguei em casa é que fui ver que tinha comprado um capacitor (o de 220pf) de disco, e não eletrolítico, será que tem algum problema? Outro detalhe também :ZZZ: é que eu acabei me confundindo e comprando um diodo IN4007 ao invés do IN4001, será que tem problema também?

Obrigado desde já,

Lucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, fui hoje às comprar para montar o projeto que o Nico postou e quando eu cheguei em casa é que fui ver que tinha comprado um capacitor (o de 220pf) de disco, e não eletrolítico, será que tem algum problema? Outro detalhe também :ZZZ: é que eu acabei me confundindo e comprando um diodo IN4007 ao invés do IN4001, será que tem problema também?

Obrigado desde já,

Lucas.

220pf eletrolitico? deve ser de polieter, polipropileno, bom como é para um repelente

serve de disco mesmo.

o diodo, mal seria ao contrario 4007( 700V/1A) para 4001(50V/1A)

Que projeto é este?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, li esse tópico e fiquei interessado.... alguem poderia me passar um circuito ou as modificações necessarias do primerio circuito para espantar mosquitos, pernilongos e etc???? não sei que freqüência espanta os mosquitos, acho que é entre 20 e 30 KHz.... então se alguem souber por favor me avise.... alguém sabe qual a freqüência que é quase impossivel de ser ouvida pelo ser humano porém pode causar uma bela dor de cabeça depois de certo tempo de exposição?????

Até mais e um abraço :bandeira:

A mínima freqüência que o ouvido humano pode perceber está em torno de 20 Hz e a máxima, por volta de 20000 Hz

Eu construi o repelente pra mosquito proposto anteriormente e n consegui funcionar na primeira ( ou seja espantar os tal ZZZZZZZZZZZZZ) e acabei desistindo, mas com umas mudancas acho q da algum resultado.

Bom pessoal, fui hoje às comprar para montar o projeto que o Nico postou e quando eu cheguei em casa é que fui ver que tinha comprado um capacitor (o de 220pf) de disco, e não eletrolítico, será que tem algum problema? Outro detalhe também :ZZZ: é que eu acabei me confundindo e comprando um diodo IN4007 ao invés do IN4001, será que tem problema também?

Obrigado desde já,

Lucas.

Acho q n existe 220pf eletrolitico, é provavel q seja ceramica ou poliester. quanto ao diodo não tem problema algum o 4007 é pra correte e tensão maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

oi gente , to querendo montar um desses a um tempããããããão, mais queria um que funfasse em todas as freqüências de onda, e que tivesse um alcance de uns 100m, pois vou usá-lo em família no sítio, em praias e pesqueiros, intao tenqter um alcance beeeeeeeeeem avantajado, e o consumo não é problema, uma bateria de carro velha e um 7805 ou um zenner da vida resolvem meu problema. e tambem queria pedir que especificassem o que é esse tão falado 555, ele é NE555, LM555, só 555 ou que outro nome maluco???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida: montei o primeiro circuito de repelente apresentado (o que o Nico recomendou) e parece que não está funcionando. Já verifiquei a tensão de entrada do piezoelétrico (0,05V constantes), e a corrente é de poucos microampéres (85 - 90). Queria saber o que está errado nesse circuito, é muito simples e me espanto dele não ter funcionado.

Segue o esquemático:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ost&id=6005

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola galera como vão olha eu estou tentando montar uma cuba de limpeza ultrasonica que trabalhe em 40khz e os projetos que eu achei para o oscilador e tudo muito mais complexo que este apresentanto pelo Nico por isso minha pergunta ao Nico ou Outro que possa me ajudar como posso alterarr este projeto para que ele oscile a 40khz para depois eu mandar para um amplificador e por fim ligar a um piezzo de 40khz q colocalo embaixo de uma cuba plastica onde o ultrasom gerado podesse vibrar o liquido que preciso para limpar cabeças de impressão mimaki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, montei o projeto do repelente do Nico e ele funcionou perfeitamente (só não sei ainda se espanta os mosquitos :P ), mas estou com um pequeno problema: eu só posso ligar o circuito de uma forma na tomada ou eu posso ligar de qualquer jeito?

Eu fiquei com medo de inverter as polaridades e queimar alguma coisa.

Obrigado,

Lucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo nível da discussão.

Quanto se precisa variar a freqüência e qual seria para pombos:

Encontrei na internet

http://www.bpg.com.br/bpg/novaloja/view.ph...ion&s=19359

e não sei se é confiável:

ESPANTA POMBOS ELETRÔNICO

Indicado para afugentar os pombos

O principio de funcionamento do aparelho esta baseado na emissão de ultra-som variável (de 18kHz a 25kHz),que incomoda os pombos forçando-os a abandonar a área .Inofensivo para pessoas e animais domésticos.

atuação de 400m²de área livre.

Parabéns pelo nível da discussão.

Quanto se precisa variar a freqüência e qual seria para pombos:

Encontrei na internet

http://www.bpg.com.br/bpg/novaloja/view.ph...ion&s=19359

e não sei se é confiável. Na mesma página tem um para espantar morcegos.

ESPANTA POMBOS ELETRÔNICO

Indicado para afugentar os pombos

O principio de funcionamento do aparelho esta baseado na emissão de ultra-som variável (de 18kHz a 25kHz),que incomoda os pombos forçando-os a abandonar a área .Inofensivo para pessoas e animais domésticos.

atuação de 400m²de área livre.

post-147664-13884942376605_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Prezados amigos,

Venho fazer alguns esclarecimentos à respeito de repelentes eletrônicos. Para montar um repelente é torna-se necessário determinados cuidados, um dos principais é a escolha de bons componentes, uma boa confecção da placa de circuito impresso, utilização de transdutor de acordo com a frequência a utilizar e a utilização de um osciloscópio para calibração da frequência de operação (cada animal possui uma frequência de audição diferente do outro). se forem tomadas todas essas precauções, além de um grande conhecimento na área de montagens eletrônicas com certeza terá fabricado um bom produto. Já fabrico esses tipos de equipamentos há tempos e tenho um vasto conhecimento na área. Vejo casos em que são vendidos aparelhos ultra-sônicos com potência de saída muita baixa e colocação de transdutor cerâmico (que apesar do preço baixo, não é o mais indicado para todas as frequências), esses equipamentos possuem um raio de ação muito pequeno, daí motivo de não funcionar bem. Desenvolvo projetos com amplificação ultra-sonica de alta potência, aí sim funciona para todo tipo de animal, é só determinar a frequencia de operação. estou construindo um site, lá vou falar tudo sobre o assunto, muito em breve, aguardem...

Caso algum amigo necessite de alguma informação complementar meu e-mail/msn é [email protected]. Muito obrigado, e espero que tenha valido de alguma coisa minha participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos,

Venho fazer alguns esclarecimentos à respeito de repelentes eletrônicos. Para montar um repelente é torna-se necessário determinados cuidados, um dos principais é a escolha de bons componentes, uma boa confecção da placa de circuito impresso, utilização de transdutor de acordo com a frequência a utilizar e a utilização de um osciloscópio para calibração da frequência de operação (cada animal possui uma frequência de audição diferente do outro). se forem tomadas todas essas precauções, além de um grande conhecimento na área de montagens eletrônicas com certeza terá fabricado um bom produto. Já fabrico esses tipos de equipamentos há tempos e tenho um vasto conhecimento na área. Vejo casos em que são vendidos aparelhos ultra-sônicos com potência de saída muita baixa e colocação de transdutor cerâmico (que apesar do preço baixo, não é o mais indicado para todas as frequências), esses equipamentos possuem um raio de ação muito pequeno, daí motivo de não funcionar bem. Desenvolvo projetos com amplificação ultra-sonica de alta potência, aí sim funciona para todo tipo de animal, é só determinar a frequencia de operação. estou construindo um site, lá vou falar tudo sobre o assunto, muito em breve, aguardem...

Caso algum amigo necessite de alguma informação complementar meu e-mail/msn é [email protected]. Muito obrigado, e espero que tenha valido de alguma coisa minha participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...