Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

no site que o be07 falou:

"Quando voam pela noite, a busca de presas processa-se em três etapas. Enquanto procuram no ar sinais de alguma presa, vão emitindo os ultra-sons entre 5-20 por segundo. Estes sons, que podem durar entre 5 e 10 ms, são inaudíveis para o ouvido humano pois têm uma frequência de 25 000 e 50 000 Hz. Ao receberem o eco de uma potencial presa, o número de sinais emitidos aumenta e a sua duração diminui atingindo os 40/s. Esta fase ocorre a distâncias de cerca de 1 metro da presa. Finalmente dá-se a fase de captura da presa com emissões da ordem de 200/s, cada durando cerca de 1 ms, todas em FM."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia da Leticia é muito boa, porque acho q/ pardau incomoda mais que morcego. :(

Postado Originalmente por alonsow2002@13 de janeiro de 2006, 18:16

montei o esquema, não testei com mosquitos mas:

1. Faz um zumbido  :muro:

2. O led não liga  :unsure:

tenho outro esquema que varia de 25k a 65k

Alonso o led no meu circuito ligou na boa, so pra conferir o chanfro no led tem q/ ficar pro lado negativo do circuito.

Esse projeto q/ você tem se conseguir essa faixa de freqüência acredito q/ poderá resolver com os morcegos, pois pelo q/ pesquisei eles utilizam uma freqüência de 39KHz.

Vou montar um desse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ronnjef@14 de janeiro de 2006, 12:19

A ideia da Leticia é muito boa, porque acho q/ pardau incomoda mais que morcego. :(

Alonso o led no meu circuito ligou na boa, so pra conferir o chanfro no led tem q/ ficar pro lado negativo do circuito.

Esse projeto q/ você tem se conseguir essa faixa de freqüência acredito q/ poderá resolver com os morcegos, pois pelo q/ pesquisei eles utilizam uma freqüência de 39KHz.

Vou montar um desse!

o led ta correto, talvez não esteja funcionando, vou trocá-lo pra ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@14 de janeiro de 2006, 14:08

nesse circuito se o led não acende ou esta invertido ou estragado

repare que apenas esta ligado a alimentaçao e neste caso não lhe indica se o circuito esta a oscilar

de qual você esta falando. do que eu montei ou o que eu simulei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@14 de janeiro de 2006, 14:08

na verdade esse é o esquema correto

estarei montando hoje a tarde na protoboard e aí comento o que aconteceu, se funcionou ou explodiu o ap hehehehe  :chicote:

assim é confuso

vamos partir deste

o diodo tem deacender

outra questao para que vai usar esse tipo de alimentaçao ?

se o circuito não é para ser manuseado é vem mais simples alimentar directamente da rede sem transformador .

Atençao que esta a saida vai produzir un sinal demasiado intenso -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

montei o novo esquema, ou meu ouvido é muito bom e escuta acima de 25k ou esta gerando freqüência abaixo de 20k :chicote: olhando pelo osciloscopio do multisim a onda ta acima dos 20k, to desconfiado do meu piezo, ou sera normal esse barulho? alguem já ligou esses repelentes que tem pra vender, sera que eles fazem barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce ouve porque a freqüência esta dentro do espectr de audio

agora o provlema não esta ai,

esta que esta a colocar um sinal ddemasiado forte no piezo , isso é demasiado , tem de reduzur .

veja o circuito que coloquei aqui pos aqui e corrija o seu circuito com os valores da reistencia e led que vem lá. atencao o led tem de acender quando esta a funcionar correctamente. no circuito original o led estava invertido

aqui vai outa vez mas correcto.

post-54268-13884903798097_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não estava alto a tensão de entrada mas sim baixa, pois aumentei o resistor de entrada pra 470R e o barulho aumentou, retirei o resistor ligando direto em 12V CA e o ficou apenas um pi bem baixo, resta saber agora se funciona mesmo, agora é so esperar um mosquito aparecer :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@14 de janeiro de 2006, 17:57

Na verdade não estava alto a tensão de entrada mas sim baixa, pois aumentei o resistor de entrada pra 470R e o barulho aumentou, retirei o resistor ligando direto em 12V CA e o ficou apenas um pi bem baixo, resta saber agora se funciona mesmo, agora é so esperar um mosquito aparecer  :ZZZ:

alonsow2002

O que voce alterou não foi o nivel de saida de tensão mas sim a freqüência

O volume no seu caso esta definido pela saida do pino do 555 com o condensador e o piezo .

ora aqui não tem resistencia certp ?

logo esta a aplicar toda a energia de saida do 555 ao piezo . correcto ?

agora duas coisas a freqüência se desejar alterar tem de experimentar pois os animais podem não ser sensiveis e o circuito deixa de fazer efeito.

quanto ao volume de saida se não alterar trorna-se incomodo para as pessoas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@14 de janeiro de 2006, 19:36

alonsow2002

O que voce alterou não foi o nivel de saida de tensão mas sim a freqüência

O volume no seu caso esta definido pela saida do pino do 555 com o condensador e o piezo .

ora aqui não tem resistencia certp ?

logo esta a aplicar toda a energia de saida do 555 ao piezo . correcto ?

agora duas coisas a freqüência se desejar alterar tem de experimentar pois os animais podem não ser sensiveis e o circuito deixa de fazer efeito.

quanto ao volume de saida se não alterar trorna-se incomodo para as pessoas

mas tirando o resistor de entrada o baralho sumiu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alonsow2002@14 de janeiro de 2006, 19:41

mas tirando o resistor de entrada o baralho sumiu!!

Qual a resistencia de entrada qua alterou ou retirou ?

pode ter desaparecido porque como disse a freqüência alterou ou o circuito deixou de oscilar

esta a ver porque no meu circuito tem o led na saida do 555 ? assim sabe sempre se esta a oscilar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@14 de janeiro de 2006, 19:49

Qual a resistencia de entrada qua alterou ou retirou ?

pode ter desaparecido porque como disse a freqüência alterou ou o circuito deixou de oscilar

esta a ver porque no meu circuito tem o led na saida do 555 ? assim sabe sempre se esta a oscilar

tirei o de 47R mas coloquei ele de volta, faz um barulhinho, coloquei um led verde em serie com um resistor de 470R na saida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, estou acompanhando o forum e acumulando conhecimentos para montar um. Mas antes queria tirar uma dúvid, qual é a variação de frequência nesse circuito, visto que alguns colegas colocaram imagens de simulações de osciloscópios, mas como eu sou meio leigo eu n entendi a freqüência que o circuito está trabalhando.

Grato,

Lucas. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lucas1989@14 de janeiro de 2006, 21:13

Bom pessoal, estou acompanhando o forum e acumulando conhecimentos para montar um. Mas antes queria tirar uma dúvid, qual é a variação de frequência nesse circuito, visto que alguns colegas colocaram imagens de simulações de osciloscópios, mas como eu sou meio leigo eu n entendi a freqüência que o circuito está trabalhando.

Grato,

Lucas. :bye:

o que eu postei é pra variar de 25kHz ate 65kHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@14 de janeiro de 2006, 16:47

voce ouve porque a freqüência esta dentro do espectr de audio

agora o provlema não esta ai,

esta que esta a colocar um sinal ddemasiado forte no piezo , isso é demasiado , tem de reduzur .

veja o circuito que coloquei aqui pos aqui  e corrija o seu circuito com os valores da reistencia e led que vem lá. atencao o led tem de acender quando esta a funcionar correctamente. no circuito original o led estava invertido

aqui vai outa vez mas correcto.

esse esquema manda 2kHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...