Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador preto!


MIYAGI

Posts recomendados

Quando fui fazer um OC do meu k6-2 500Mhz, percebi q/ meu dissipador era preto, isso mesmo pintado de preto, de fábrica. Na época em q/ foi fabricado não tinha essa febre de coolers e dissipadores q/ tem hoje. Hoje é praticamente impossível achar um dissipador preto a venda. Então fiquei com a seguinte dúvida: Sera q/ a cor preta faz o dissipador esquentar mais rápido? Acho q/ todos já devem saber q/ a cor preta absorve calor mais fácil mente do q/ as outras cores. Por favor mandem sua sugestão. ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, não sei  se o cooler vai fazer muita diferença pro k6 2(o meu era uma droga pra oc, o jeito foi baixa o muliplicador e bota a placa-mãe de 97MHz pra 120).

O fat ode ser preto pode até q influencie, mas do jeito q o proc. é ruim pra oc, não precisa te preocupa muito não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é o seguinte o seu dissipador é de aluminio como os outros, so que ele é pintado, acho que não interfere na sua temperatura, peço que tome cuidado com seu cooler, pois tenho muito problema com esse tipo de ventilador, mas muito mesmo, começou travar, tela azul, fique de olho!!!! beleza.....até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Temos que tomar cuidado com alguns conceitos de transferencia de calor aqui...

- O cooler usa os seguintes modos de trasnferencia de calor: condução (do processador para a base do cooler) e convecção (do cooler para o ar, neste caso convecção forçada devido ao fan).

- O preto absorve mais calor: Isto está certo quando o modo de transferencia de calor é a radiação, como por exemplo a radiação do sol na terra, emissão de calor por luz incandecentes,... Quando o metodo de troca de energia é uma fonte de luz (Ultra violeta, Ultra vermelho, Luz comum, Sol,...). Para um cooler a cor teoricamente não faz diferença, pode ser azul, vermelho, amarelo,...

- O que a cor do cooler pode atrapalhar?? O que pode acontecer ao pintar o cooler é criar uma camada mais isolante (transfere menos calor) do que sem esta pintura, ai sim esta pintura poderia ter problemas, diminuindo a eficiencia do dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer saber se a cor tem algo a ver? a principio não, apenas se a tinta for atrapalhar de alguma forma a transferencia e dissipação do calor.

o problema é que cooler interessa sim para um k6-2, tenho e meu e sei do q se trata, mas pode comprar um cooler troni de XP q custa uns 35 reais que fica de bom tamanho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não necessariamente...

a cor preta poderia absorver energia mais rapida do processador...

hehehe so que isso seria besteira porque chega uma hora q não tem mais como ela adquirir mais energia(calor) porque ela ao mesmo tempo que retem o calor com facilidade ela mantem ele por mais tempo...então chegaria a uma estabilidade que a mesmo qntidade de energia recebida seria a liberada...

mas a priori a cor preta não é adequada

é so você pensar que o processador é você quando esta com uma camisa preta e com uma camisa branca =]

por que você acha que hoje em dia os coolers são mais claros ??laraja / prata / rosa ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por bRuNo_cArDi@19 Mai. 2003,23:59

é so você pensar que o processador é você quando esta com uma camisa preta e com uma camisa branca =]

Não vou responder tudo de novo, vou só comentar este trecho...

A diferença é a seguinte, se você estiver no sol você vai sentir mais calor, isto porque o preto absorve mais energia por radiação (fontes de luz, calor,... sem que se tenha contato...). Mas se for de noite ou em uma sala fechada não tem diferença nenhuma... Alguem ai deixa por acaso sol batendo em cima do cooler? Se sim é bom trocar a cor do dissipador.

A forma de troca de energia entre o processador e o cooler são a condução (depende do material, acabamento, interface entre processador e dissipador) e convecção (depende do material e da interface entre dissipador e ar, no caso do cooler alterada pela velocidade do ar).

A unica coisa que não pode acontecer é a tinta q se é usada funcionar como um isolante termico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a cor preta absorve mais calor do que as outras quando exposta a luz como citado anteriormente...

num dá diferença um cooler preto, amarelo ou vede, é tudo alumínio mesmo...só vai melhorar a dissipação se mudar o composto do dissipador (cobre, por exemplo)

sugiro q num invente muito com um k6-2 porque esse processador pra queimar é fácin...ele esquenta pra burro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...