Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler não é bom?!


alepuppo

Posts recomendados

Olá a todos, estou tendo um problema tem um bom tempo, pra falar a verdade, quase 1 ano... Que é que o meu processador (Atlhon XP 1900+) atinge altas temperaturas muito facilmente (por volta de 78º) e algumas vezes mais que isso, fazendo com que minha placa-mãe (ASUS A7V333) reinicie o pc intantâneamente e paralise a inicialização do pc com uma mensagem dizendo que há um erro de hardware... que é justamente por causa da alta temperatura do processador...

Tendo em vista que eu comprei o processador BOX (processador + cooler "recomendado" pela AMD, na mesma embalagem) fiquei espantado com esse problema... Fui eu mesmo, juntamente com outro amigo meu (que têm bem mais experiência do que eu em montar computadores) que montamos o meu... o cooler é de adesivo (algo que tanto eu quanto ele achamos estranho, mas seguimos as instruções e instalamos corretamente). Instalei o ASUS PC Probe e ele sempre avisando sobre a temperatura... mas os dados sobre a rotação do cooler sempre estão normais... o único problema é a temperatura do processador mesmo... Eu desconfio que seja culpa do cooler que não deve ser de nada... (Será que por ele ser de adesivo ele é ruim?!) Não entendo de coolers então não sei qual o problema... Já pensei em instalar coolers de ventilação pra gabinete no meu de 4 baias... mas não  vou fazer isso se não resolver meu problema... Já ouvi falar de casos de outras pessoas com essa mesma placa que eu tenho tendo esse mesmo problema, mas não sei se existe mesmo essa relação (será que a ASUS ia dar esse mole?!). Quanto a se o processador é falsificado, eu acredito que não, porque de onde eu comprei era de comfiança... mas, em último caso, é um caso a se analisar... Gostaria de receber sugestões de como resolver meu problema, pois a única forma que eu encontrei pra usar meu computador sem que ele resete às vezes, é deixar o gabinete meio aberto... Será que se eu trocar por um cooler de pasta-térmica mais ou menos, pra atlhon XP 1900+, 2000+, sei lá, resolveria?! Ou será que só mesmo um cooler "turbinado"?! ou se alguém souber que isso é problema da placa mãe... gostaria muito de receber sugestões de como descobrir onde é o problema e de possíveis boas soluções dos leitores mais experientes. Desde já agradeço.

Atlhon XP 1900+

HD seagate barracuta ultra-ATA III 40GB

placa mãe ASUS A7V333

cooler "recomendado" pela AMD (processador BOX)

Geforce 4 MX 440

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cooler do processador BOX não é uma maravilha realmente, o processador athlon palomino esquenta um pouco realmente. Recomendo que teste o sistema com o gabinete aberto e veja se a temperatura abaixa bastante, se acontecer é porque precisa de mais ventilação no interior do micro (ou um cooler exaustor tirando ar do micro). A temp do sistema está legal?...em quanto está?

O adesivo nÀo é a melhor opção realemnte, recomendo que, se puder, tire o dissipador, descole o adesivo, passe bombril na base do dissipador até deixá-lo bem brilhante (ou q fique bem lisinho)...aí aplique pasta térmica sobre o DIE (núcleo)...

Se mesmo assim não resolver, teste um outro cooler e veja se melhora, se isso acontecer, aí tem q pegar um cooler melhor mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tal adesivo se chama elastômero e dispensa o uso da pasta térmica. No entanto, é consenso que é muito melhor utilizar uma pasta térmica de boa qualidade bem aplicada sobre o núcleo.

Engraçado que eu já montei máquinas utilizando o cooler que vem no box e nunca deu problema. Sempre que posso coloco um bom cooler com base de cobre que ajuda a dissipar melhor o calor.

Outra coisa que pode ajudar... utilize um gabinete alto (de 4 baias). Isto ajuda na ventilação interna da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...