Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador preto!


MIYAGI

Posts recomendados

Percebi q/ meu dissipador era preto, isso mesmo pintado de preto, de fábrica. Na época em q/ foi fabricado não tinha essa febre de coolers e dissipadores q/ tem hoje. Hoje é praticamente impossível achar um dissipador preto a venda. Então fiquei com a seguinte dúvida: Sera q/ a cor preta faz o dissipador esquentar mais rápido? Acho q/ todos já devem saber q/ a cor preta absorve calor mais fácil mente do q/ as outras cores. Por favor mandem sua sugestão.  ???  Tenho um k6-2 500mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe uma lei da Física que diz que quanto melhor absorção de calor um corpo tem, melhor a sua irradiação de calor.

Ou seja, um dissipador preto vai ser mais eficiente na irradiação do que um prateado.

Mas isso só é importante em dissipadores passivos, ou seja, sem ventoinha. Em dissipadores com ventoinha, a transmissão do calor é feita principalmente por condução, e não por irradiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tanto em dissipadores passivos como em dissipadores ativos a troca de calor por irradiação é praticamente nula. A troca de calor por irradiação se dá através de energia luminosa, ultra violeta, ultra vermelho,...

A troca de calor de um dissipador se dá praticamente por dois processos:

- Condução: Troca de calor entre o processador e o dissipador. Depende dos materiais e da interface entre os materiais. Por isso é importante o uso de pasta termica.

- Convecção: Troca de calor entre o dissipador e o ar. Pode ser de dois modos: passivo (sem ventilação forçada) e ativo (com ventilação forçada). Um dos fatores que influencia muito é a área de contato entre o dissipador e o ar (por isso o uso de aletas...).

O unico problema que a tinta preta pode provocar é se ela funcionar com um isolante térmico. Ai ele vai atrapalhar tanto a condução do processador para o dissipador como a convecção entre o dissipador e o ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...