Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocimetro Digital


fabiotnt

Posts recomendados

Pessoal me perdoem se estou colocanto tópico repetido mas vasculhei tudo aqui e não achei um diagrama ou um projeto de um velocimetro digital.

Achei do Contagiros e tal mas o velocimetro eu só vi ideias e tal!

Gostaria de saber se alguem tem um projeto mesmo ou um How To ou um passo a passo mesmo que seja só no texto de como fazer um....sou um quase leigo em eletrônica. mexo mais com computers e tal. mas faço alguns projetinhos!

Gostaria muito que alguém me ajudasse. valeu e t+!

Ahh o velocimetro é para uma scooter!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questao esta em saber se quer aprender e fazer por si ou se pretende adaptar algo.

se não sabe assim tanto vou dar uma dica

pense em usar um adaptador dos usados por exemplo em bicicletas.

estes para alem de velocimetro tem outras funcoes como conta quilometros ,relogio contagem acumulada etc

pode ver isso nas casas de bicicletas.

a adaptacao é fácil e normalmente já trazem tudo o que é necesario incluindo os sensores e instruçoes.

já apliquei um a uma bicicleta com motor auxiliar electrico e funciona a 100 %

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara , já fiz um teste tambem com um de bicicleta em minha moto, so que os pulsos eletricos interferem na contagem, tipo, ele contava a velocidade assim que eu ligasse a moto, ai num levei pra frente, mai tem algumas formas de izolar isso.

mais pra frente eu iria tentar adaptar no carro, e colocar um displei luminoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por foxbh@01 de fevereiro de 2006, 17:04

Cara , já fiz um teste tambem com um de bicicleta em minha moto, so que os pulsos eletricos interferem na contagem, tipo, ele contava a velocidade assim que eu ligasse a moto, ai num levei pra frente, mai tem algumas formas de izolar isso.

mais pra frente eu iria tentar adaptar  no carro, e colocar um displei luminoso

desculpe mas isso deve ter acontecido porque colocou o fio do sensor muito proximo ddo circuito elacrico da igniçao

por outro lado esse problema vai ter de resolver saja qual for o sistema.

pode resolver isso blindando os cabos e o sensor ajustando a sensibilidade ou afastando os cabos do sensor do resto dos circuitos electricos.

outro ponto pode ser a alimentaçao.

no que adaptei é feita por bateria independ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por foxbh@01 de fevereiro de 2006, 18:00

Fiz desta forma, utilizei a mesma bateria do velocimetro original.

Os fiz da iluminação do painel estavam dando a inteferencia, pensei em comprar o cabo blindado mesmo, mais não segui com o projeto, mais com certeza e possivel sim

Ai esta a questao

se filtrar a alimentaçao e bindar o cabo do sensor resolve isso de certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou ressuscitando este tópico pois é de meu interesse também. Já tentei essas soluções e não foram satisfatórias... bom conversando com um cara da FIAT (meu carro é um siena) ele me deu a grande dica que estava faltando. Na saída do câmbio tem uma tomada de sinal do velocimetro. Alguns carros isso é um trem de pulsos digitais, outros é um cabo de aço que aciona um disco no painel do carro.

No meu caso foi mais fácil, pois é o trem de pulsos. Coloquei isso prum PIC processar e voi'la, agora tenho no LCD marcação da velocidade, odômetro total e parcial (coisa que meu carro não tem). O meu improvement agora, é ler o ponto que faz o conta-giros do motor e cruzar a velocidade com o conta-giros para que ele possa sugerir a troca de marcha!

O cara da FIAT não falou muito, mas deu a entender que a central faz a leitura de alguns sensores que mensuram o esforço do motor, isso facilitaria a brincadeira da troca de marcha.

Best regards!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mauricio_martins@11 de fevereiro de 2006, 00:42

Estou ressuscitando este tópico pois é de meu interesse também. Já tentei essas soluções e não foram satisfatórias... bom conversando com um cara da FIAT (meu carro é um siena) ele me deu a grande dica que estava faltando. Na saída do câmbio tem uma tomada de sinal do velocimetro. Alguns carros isso é um trem de pulsos digitais, outros é um cabo de aço que aciona um disco no painel do carro.

No meu caso foi mais fácil, pois é o trem de pulsos. Coloquei isso prum PIC processar e voi'la, agora tenho no LCD marcação da velocidade, odômetro total e parcial (coisa que meu carro não tem). O meu improvement agora, é ler o ponto que faz o conta-giros do motor e cruzar a velocidade com o conta-giros para que ele possa sugerir a troca de marcha!

O cara da FIAT não falou muito, mas deu a entender que a central faz a leitura de alguns sensores que mensuram o esforço do motor, isso facilitaria a brincadeira da troca de marcha.

Best regards!

E aí Maurício, posta como ficou seu esquema pra gente ver. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...

Fala galera, peguei um velocimetro de bicicleta e coloquei na minha moto para fazer um teste, realmente os pulsos eletricos da moto interferiram na kilometragem, troquei ocabo por um blindado, e mesmo assim continuaou a interferencia, to afim de criar um proprio mesmo para moto, sera que alguem ai não tem nenhum projeto :

Mesmo que eu consiga fazer com o de bicicleta eu queria colocar ele com o display luminoso, se alguem souber algo que eu consiga transformar o display do de bike para umluminoso, eu vou testando aqui.

valeu galera :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • mês depois...
Estou ressuscitando este tópico pois é de meu interesse também. Já tentei essas soluções e não foram satisfatórias... bom conversando com um cara da FIAT (meu carro é um siena) ele me deu a grande dica que estava faltando. Na saída do câmbio tem uma tomada de sinal do velocimetro. Alguns carros isso é um trem de pulsos digitais, outros é um cabo de aço que aciona um disco no painel do carro.

No meu caso foi mais fácil, pois é o trem de pulsos. Coloquei isso prum PIC processar e voi'la, agora tenho no LCD marcação da velocidade, odômetro total e parcial (coisa que meu carro não tem). O meu improvement agora, é ler o ponto que faz o conta-giros do motor e cruzar a velocidade com o conta-giros para que ele possa sugerir a troca de marcha!

O cara da FIAT não falou muito, mas deu a entender que a central faz a leitura de alguns sensores que mensuram o esforço do motor, isso facilitaria a brincadeira da troca de marcha.

Best regards!

Fala Mauricio...

Interessante a solucao que você propos...

eu to querendo fazer o mesmo que você fez, um velocimetro digital e tal. De inicio tentei obter a informaçao de velocidade por um trimpot acoplado ao ponterio do velocimetro analogico, mas nao deu muito certo. Eu também tenho um Fiat, no caso um Uno. você sabe como eu posso identificar esse fio que sai do cambio pra que eu possa jogar num PIC. você sabe me dizer aonde exatamente ele sai?

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...