Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CHIPSET VIA + HD SATA...


wow_pedrojr

Posts recomendados

Gente... eu tenho muitos clientes de informática por aqui, e notei uns casos semelhantes, e gostaria q alguém me falasse como resolvo isso !!!

Um dos meus clientes me comprou a uns dois anos + ou -, uma mainboard MSI, que não lembro o chipset agora (só sei que era VIA), e a uns 6 meses atrás ele comprou um HD sata 250GB, e ele não instalava o Windows de maneira alguma, mas quando se usava um HD IDE com o sistema, e ele como secundário, pronto, resolvia-se o problema... tentamos tudo, desde atualização de BIOS, Drivers, trocar de IDE, etc... como já tinha passado a garantia da Mainboard, pensava-mos q a mesma estava com defeito ou incompatibilidade na IDE.

Só que agora a pouco vendi pra ele uma ABIT KV8 Pro K8T800P-8237, também com chipset VIA... e advinhem ??? o mesmo problema !!! então decidimos verificar o HD então, pois seria muita coincidência, duas placas com os SATA ruins. Pegamos o HD e fomos testar em uma ABIT (com chipset nForce2), e o HD instalou o windows beleza !!!! Que dizer q o HD também não está com defeito. ai o cliente me pediu uma Mainboard com chipset nForce. Comprei para ele uma MSI K8N Neo3. E não é q o HD funcionou de primeira !!!! então vendi a placa para outro cliente, q também tinha HD SATA... e adivinha ??? já sabem né ??? não pegou de novo !!! issso para quem trabalha com vendas e manutenção como eu, traz muitas dores de cabeça, pois, a maioria dos clientes além de não entender, querem o PC funcionando logo, e não aceitam desculpas.

Resumindo: qual é o problema do chipset VIA com os HD's SATA's ??? pois não é coincidência testar dois HD's de marcas diferentes (Samsung 80GB & Seagate 250GB) em seis Mainboards Diferentes (três com chipset VIA e tres com nForce) onde as tres com o VIA não conseguiram instalar o windowse as com nForce instalaram sem problemas !!!!

Espero que alguém conheça uma solução para esse problema, pois se vem SATA, com certeza, funciona !!!!

valeu gente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wow_pedrojr@01 de fevereiro de 2006, 17:57

Gente... eu tenho muitos clientes de informática por aqui, e notei uns casos semelhantes, e gostaria q alguém me falasse como resolvo isso !!!

Um dos meus clientes me comprou a uns dois anos + ou -, uma mainboard MSI, que não lembro o chipset agora (só sei que era VIA), e a uns 6 meses atrás ele comprou um HD sata 250GB, e ele não instalava o Windows de maneira alguma, mas quando se usava um HD IDE com o sistema, e ele como secundário, pronto, resolvia-se o problema... tentamos tudo, desde atualização de BIOS, Drivers, trocar de IDE, etc... como já tinha passado a garantia da Mainboard, pensava-mos q a  mesma estava com defeito ou incompatibilidade na IDE.

Só que agora a pouco vendi pra ele uma ABIT KV8 Pro K8T800P-8237, também com chipset VIA... e advinhem ??? o mesmo problema !!! então decidimos verificar o HD então, pois seria muita coincidência, duas placas com os SATA ruins. Pegamos o HD e fomos testar em uma ABIT (com chipset nForce2), e o HD instalou o windows beleza !!!! Que dizer q o HD também não está com defeito. ai o cliente me pediu uma Mainboard com chipset nForce. Comprei para ele uma MSI K8N Neo3. E não é q o HD funcionou de primeira !!!! então vendi a placa para outro cliente, q também tinha HD SATA... e adivinha ??? já sabem né ??? não pegou de novo !!! issso para quem trabalha com vendas e manutenção como eu, traz muitas dores de cabeça, pois, a maioria dos clientes além de não entender, querem o PC funcionando logo, e não aceitam desculpas.

Resumindo: qual é o problema do chipset VIA com os HD's SATA's ??? pois não é coincidência testar dois HD's de marcas diferentes (Samsung 80GB & Seagate 250GB) em seis Mainboards Diferentes (três com chipset VIA e tres com nForce) onde as tres com o VIA não conseguiram instalar o windowse as com nForce instalaram sem problemas !!!!

Espero que alguém conheça uma solução para esse problema, pois se vem SATA, com certeza, funciona !!!!

valeu gente...

Eu estava pensando em compra um sata tambem, mas meu chip é via, sera que vai da pau tambem. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu eu acho que como você é um técnico de informática a instalação do disquete no inicio da instalação do windows XP você fez né!!!

O problema pode ser a versão do driver que você esta instalando, ao invés de utilizar o que vem com o cd da placa mãe, tente entrar no site da VIA e baixar a versão mais recente desse software porque se eles detectaram algum bug e corrigiram a versão atualizada estara lá.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THE.TOMMY@01 de fevereiro de 2006, 23:12

OLÁ AMIGO NO CD DA placa-mãe TEM UM PROGRAMA QUE você COLOCA EM 1 DISQUETE E NA HORA DE INSTALA O WINDOWS XP você APERTA A TECLA F6 E PROCURA NO DISQUETE

VALEU AMIGO... mas esse procedimento eu já sabia... mas valeu mesmo pela intenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tenho uma placa Asus K8V-x apanhei muito com meus hds a principio naunh consegui instalar um HD de 80 gb apenas aíh adquiri outro também de 80gb segui todo o procedimento, de instalação, porém hora reconhecia os Hds hora não e quando ao IDEs funcionavam normalmente.

Demorei mas peguei a "manha" do chipset. . . (nãunh éh normal, claro que não), mas funciona 2 hd 80gb Sata Raid p/ desempenho um Hd de 40 Gb IDE e 1 Hd de 80 Gb IDE da seguinte maneira.

Quando ligo a máquina ele não reconhece os Hds de 1ª, daêh reseto a máquina é . . . tchan. . .tchan. . .tchan vaêh embora. . .

quero ver vender esta máquina um dia deste jeito!!!!!!!!!!

me Livre desta ***** da Via 8237 e pior que pedi uma outra placa K8v-x SE comendo gato por lebre (Nauh me lembro onde li as especificaçãoes e achei que era uLI) agora fiquei com 2 elefantes brancos . . . vou montar uma maquina com Hd IDE e me livrar destas coisas.

Em suma tudo que fiz p/ solucionar o problema foi em vão. . . funciona, mas não me agrada a ideia de ficar resetando porque estáh errado.

t +_

Fgaia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...