Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com memória. DDR 200, DDR400


led zeppelin

Posts recomendados

Opa.

Eu já li vários tutoriais sobre memória e tal, e acho que já sei um "basicão".

Só tenho um probleminha aqui. Eu tenho uma placa mãe Gigabyte GA-8VM533-RZ, que deve trabalhar no máximo com FSB de 133Mhz, e no modo QDR em 533Mhz, certo?

Pra isso funcionar certinho, no caso de eu ter um processador com esse barramento, eu teria que utilizar uma memória DDR533.

SÓ que nas especificações da placa:

http://br-portuguese.giga-byte.com/MotherB...s_GA-8VM533.htm

diz que ela suporta só memórias DDR 200/266.

O certo não seria dizer DDR 400 e DDR 533? Até onde eu sei, uma DDR 200 opera teoricamente a 100Mhz... e uma DDR 266 a 133Mhz.

É só um desentendimento, mas gostaria que alguém esclarecesse isso pra mim. :rolleyes:

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo, tudo errado; mas vamos lá:

Os processadores pentium 4 transferem 4 dados de pulso por clock e as memórias DDR tranferem 2 dados de pulso por clock.

O clock original de uma memória DDR 400 é 200 MHZ

e o de uma memória 266 é de 133 MHZ.

São as memórias suportadas pela sua placa mãe (133 e 200 MHZ) é só você multiplicar por 2.E o FSB (clock) real da placa mãe é de 133 MHZ, é só você multiplicar por 4.

Sua placa mãe também suporta processadores pentium 4 ou celeron com clock real de 100 MHZ que multiplicado por 4 é igual a 400 MHZ.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Libra@05 de fevereiro de 2006, 20:39

Não amigo, tudo errado; mas vamos lá:

Os processadores pentium 4 transferem 4 dados de pulso por clock e as memórias DDR tranferem 2 dados de pulso por clock.

O clock original de uma memória DDR 400 é 200 MHZ

e o de uma memória 266 é de 133 MHZ.

São as memórias suportadas pela sua placa mãe (133 e 200 MHZ) é só você multiplicar por 2.E o FSB (clock) real da placa mãe é de 133 MHZ, é só você multiplicar por 4.

Sua placa mãe também suporta processadores pentium 4 ou celeron com clock real de 100 MHZ que multiplicado por 4 é igual a 400 MHZ.

Grande abraço.

Hum.

Acho que agora eu entendi.

Eu acho que o meu erro é tentar associar sempre o clock da memória ao processador.

Na minha concepção (agora acho que errada), se o processador trabalha com clock original de 100Mhz, mas transfere 4 dados de pulso por clock, resulta numa frequência de 400Mhz.

Pra acompanhar (talvez aqui o erro) o processador, a memória deveria também trabalhar a 400Mhz. Claro, seria 200Mhz o original, mas sendo DDR, frequência de 400Mhz, daí a memória seria DDR 400.

Mas, pelo que eu entendi agora, o processador vai estar com um FSB de 400 (originários 100), e a memória 200 (originarios 100)? Então não existe essa parada da memória ter mesmo clock que processador?

Eu to meio que viajando... desculpe a ignorância... rsrs

Só citei 100 como padrão, mas tem o clock de 133 também...

Falou e valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos isso aí que você disse, tá começando a entender.

Realmente para um melhor desempenho o ideal é que as memórias trabalhem no mesmo clock (frequência) do processador.

Por exemplo: se você tem uma placa mãe com FSB de 400 MHZ (real 100 MHZ), você terá que colocar um processador com clock real de 100 MHZ X 4 = 400 MHZ

e uma memória DDR com clock real de 200 MHZ X 2 = 400 MHZ

RESUMINDO: A memória estaria trabalhando em sincronia com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o ponto que eu queria chegar!

O meu processador trabalha com FSB de 400Mhz. Originários 100Mhz.

A memória que eu uso é DDR400. Originários 200Mhz.

A placa mãe suporta FSB de até 533Mhz!

Porém, no manual dela, diz que só suporta memórias DDR200/266!

Ou seja, se eu tivesse usando a memória DDR200, ela não estaria trabalhando em sincronia com o processador!

O certo não seria a placa-mãe suportar memórias de até 533Mhz?

O QUE EU ACHO, é que no manual deveria estar escrito DDR 400/ DDR 533.

Mas, eu vou voltar a ler todos os tutoriais de memória. Acho que o manual não estaria errado. :(

Enfim, eu acho que o meu raciocínio tá certo, mas não entendo esse manual!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a uma conclusão. Li vários tutoriais, e acho que agora tudo ficou mais claro... rsrs

A confusão que eu estava fazendo, é que eu achava que o FSB do computador deveria OBRIGATORIAMENTE trabalhar no mesmo clock da memória. Tipo, se o FSB fosse 400Mhz (100 originários no caso da Intel), a memória deveria OBRIGATORIAMENTE ser DDR400. Caso contrário, o FSB do processador passaria a ser o mesmo da memória. Tipo, se colocasse DDR333, o processador iria ter FSB de 333Mhz.

Pelo que eu li, mesmo que eu coloque memórias com clocks inferiores ao FSB, o FSB continua sendo o mesmo. Apesar de não ser o ideal, funciona.

Acho que era isso aí e esclareci minhas dúvidas, se alguém tiver algum complemento, correção ou qualquer coisa, posta aí!

Valeu pela ajuda de todos. :)

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por led zeppelin@06 de fevereiro de 2006, 18:16

Pelo que eu li, mesmo que eu coloque memórias com clocks inferiores ao FSB, o FSB continua sendo o mesmo. Apesar de não ser o ideal, funciona.

Acho que era isso aí e esclareci minhas dúvidas, se alguém tiver algum complemento, correção ou qualquer coisa, posta aí!

Só mais uma coisa: DDR 533 MHZ já é DDR 2 e sua MB não suporta

Valeu pela ajuda de todos. :)

Que todos?

falou.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...