Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win XP não inicializa após troca de fonte


Fernando Parodi

Posts recomendados

Prezados Membros do Fórum,

Fiz uma pesquisa no forum, e não consegui localizar um tópico diretamente relacionado com o problema que descrevo a seguir.

Há duas semanas levei o computador para trocar o floppy driver, pois baixou nele o exu do Freddy Kruger, e ele estava inutilizando a trilha zero de todos os disquetes por ele passavam.

Durante a manutenção alteraram a tensão da fonte de 230 V para 115 V. Ao montar novamente o computador, esqueci-me de checar o item acima, resultando na queima da mesma. (Eu opero a CPU em 230 V)

No último fim de semana eu retornei à oficina, onde trocaram a fonte. Solicitei também que fosse feita uma checagem geral do sistema, o que constatei mais tarde não haver sido executado, pois quando tornei a montar e acionar a máquina (desta vez eu chequei a tensão), constatei os seguintes problemas:

1. O Windows não inicializa. Ele envia uma mensagem informando que houve um problema de interrupção indevida de seu funcionamento (tal como corte de energia), e em seguida, oferece alternativas para funcionamento (modo normal, segurança, etc). Não importa qual modo é selecionado. O sistema não funciona a partir daí.

2. O gravador de CD/DVD não é reconhecido. A gaveta simplesmente não opera. Já a unidade de CD-ROM opera normalmente.

4. Hoje, 06/02/2006, pela manhã, o Windows XP miraculosamente funcionou. Eu chequei os sistemas, e confirmei que ele não reconhece mais o Drive D:\. Após algumas verificações, reiniciei a máquina para confirmar se o processo de inicialização foi acidental, ou não.

Constatei que ele não tornou a inicializar, ou seja, o funcionamento descrito acima foi um lapso momentâneo.

Para encerrar, alguém poderia elencar as possíveis razões para o mal funcionamento do sistema tais como:

i) fonte com potência insuficiente, ou erro na reinstalação (isso seria possível?)

ii) algum arquivo de configuração corrompido quando da queima da fonte, ou mesmo durante a instalação do floppy driver;

iii) Queima de algum elemento da placa mãe;

Agradeço a todos que eventualmente lerem e adicionarem comentários à esta mensagem.

Eu vou ter de levar a máquina de volta à oficina, não há dúvida. Mas como sou leigo sobre informática, eu gostaria de chegar lá com instruções mais direcionadas, para evitar a tradicional enrolação, ou surpresas mais desagradáveis.

Um abraço,

Fernando Parodi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Nico!

Isto eu já sabia, mas agradeço a resposta. O objetivo de postar a mensagem no forum é conseguir informações úteis para orientar o técnico a buscar as fontes de problemas mais rápido.

O gabinete possui lacres que não posso romper, devido algumas peças importantes do computador ainda estarem na garantia, além da fonte e do floppy driver recentemente substituídos.

O problema é que moro no litoral do estado de São Paulo, e a oficina fica em Campinas. Não é uma operação muito fácil, nem muito barata! Daí a necessidade de chegar na boca da oficina já com os principais problemas diagnosticados.

Muito obrigado pela contribuição,

Fernando Parodi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, apenas questionando o que você disse no fim:

se você comprou na loja e estiver na garantia e os problemas não sejam por mau uso, a empresa tem q ir na sua casa resolver o problema ou pegar o micro, porque se eles são picaretas, busque seus direitos no procom!

bom, como o nico disse, ta certo tudo isso

mas, as vezes também pode ser problemas com o estabilizador, se você tiver.

mas não sei porque, mas eu peguei um micro que não detectava o hd nem cd, mas antes estava tudo certo. o problema era com o estabilizador que não estava passando corrente suficiente, ou sei lá o que. quem sabe seja o seu caso, se voltar a dar o problema.

flwzz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando Parodi, o problema maior é a distancia da oficina autorizada. Com isso, praticamente não adianta nada essa garantia. você deve procurar uma "boa autorizada/assitência técnica" aí mesmo na baixada. Esses problemas com fonte sempre danificam os hardwares mais sensíveis como a placa de video e os controladores de tensão da placa-mãe. Já é um começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando Parodi, olha só, o simples fato de você usar um estabilizador, não quer dizer que ele vai te salvar de TODOS os problemas em relação a parte elétrica. Se você pensar isso, você vai estar tampando o sol com a peneira. É a mesma coisa que tentar usar linux mal configurado como firewall, e ter a FALSA sensação de segurança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira,

Agradeço as dicas.

Como disse em mensagem anterior, eu vou checar o estabilizador .

Acrescento que trabalho com dois estabilizadore, e ambos são de 1000 KVA. Alguns acessórios do meu computador trabalham apenas em 115 V, e esta é a tensão de saída (nominal!) deste segundo estabilizador.

Sei que os estabilizadores podem causar problemas, seja por deficiência de projeto, ou por que seus relés ficam "cansados" com o tempo, perdendo sua eficácia.

Mas eu penso que o problema pode ser mais embaixo... Por exemplo, quando a fonte queimou, pode ter havido algum dano na placa mãe. E isso eu não tenho como descobrir.

E isso só vou saber quando levar de volta à oficina, por que não sou habilitado o suficiente para virar a máquina no avesso.

Eu bem que gostaria de poder contar com "boa autorizada/assitência técnica" na minha cidade. Mas acontece que isto não existe. Se existisse, eu não teria optado em adquirir a máquina em Campinas.

A oficina onde levo é um tanto quanto atrapalhada, mas não age de má fé. É só um pouco de incompetência básica. (Eles são a prova viva que a Lei de Murphy ainda não foi revogada!)

Eu optei por esta oficina porque foi onde minha a máquina foi montada. O técnico que a montou ainda trabalha nela, e, portanto, tem algum conhecimento da criança que pôs no mundo.

Faz parte do meu aprendizado.

Um abraço,

Fernando Parodi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando Parodi, a melhor dica que eu posso te dar seria você procurar, primeiramente uma assistência em Santos (que com certeza tem, e fica muito mais perto que campinas). Se por um milagre divino, não existir, suba a serra...tipo até São Bernardo (eu acho q ela faz limite com S. Vicente)...bem mais perto que campinas...

E pra não ficar dependedo muito de oficinas, compre alguns livros de montagm e manutenção. Não são muito caros, e pra você....vai servir muito bem, já que na sua cidade não tem assistencia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira,

É mais fácil eu ir até São José dos Campos, do que Santos.

Mas eu vou ter de levar de volta para Campinas desta vez, para que a oficina conclua o serviço, desta vez do modo correto.

(Esqueci de dizer que minha namorada mora em Campinas!)

Enquanto aguardo o fim de semana chegar, eu aproveito para poder aprender o máximo sobre os problemas apresentados para melhor instruir os técnicos.

Eu, por exemplo, consegui determinar um padrão...

Só consigo iniciar a máquina, fazendo com que o Windows Xp entre em operação a cada intervalo de uma hora e meia a duas horas, aproximadamente, mais ou menos.

Eu aproveito estes momentos em que o sistema operacional entra em funcionamento para fazer checagens e diagnósticos. Só não posso ter de reiniciar a máquina em seguida.

Só dali duas horas!

O que explicaria este estranho fenômeno? Acredito que seja algo relacionado com temperatura da fonte. Ao ligá-la, ela se aquece (o que é natural).

Se tiver que reiniciar a máquina, preciso desligá-la, aguardar duas horas para que esfrie a fonte, e, tentar novamente.

Um abraço,

Fernando Parodi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei te responder se é essa a causa, porque nunca me deparei com esse seu problema. Mas é fácil tirar a prova dos nove....se você acha que o regime intermitente de funcionamento da máquina está relacionado com o acréscimo de temperatura, experimente ligar um ventilador na entrada de ar da fonte. Isso vai fazer a temperatura dela cair muito. Depois disso, veja se o problema persiste. Se persistir, você já saberá que problema de temperatura na fonte não é...e já da a dica pros caras da assistencia técnica....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira,

Eu executei o chkdsk, o recover, e uma série de softs de diagnóstico do próprio WinXP.

Nenhum deles localizou qualquer falha nos dispositivos ou no HD.

Até um pendrive eu instalei hoje para checar se ele reconhecia. E foi reconhecido, ou seja, o sistema funciona normalmente.

Os dois únicos problemas a permanecer é o drive de gravador de CD/DVD, que não funciona, nem é reconhecido, e, o problema da partida "à quente".

Uma hipótese que me ocorreu é que durante a instalação da fonte, o técnico tirou o cabo do gravador de DVD e esqueceu-se de reconectar, ou simplesmente esbarrou no cabo, estando este em mal contato;

Com relação à fonte... Talvez não seja um modelo compatível com a máquina, ou mesmo, possua um defeito de fabricação.

No próximo sábado eu interno o computador outra vez na UTI, e depois eu conto para o pessoal do fórum o que foi diagnosticado.

Muito obrigado pelas dicas.

Um abraço,

Fernando Parodi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ficar melhor no diagnóstico, pede pra eles testarem com um multimetro as saídas da sua fonte. Se você encontrar variações muito grandes já um indício de problemas. Depois, com o pc ligado, peça pra eles fazerem novas medições. Se a tensão estiver muito baixo é sinal de que a fonte está mal dimensionada pra sua máquina. Se bem que esse teste só seria eficiente com a utilização de um osciloscopio....pois nele é que dá pra ver o riple da fonte....se for muito grande...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...