Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivo de troca (swap) em partição exclusiva


Visitante

Posts recomendados

Olá senhores,

alguém poderia me informar se é melhor criar uma partição exclusiva para o Arquivo de Troca (Swap) do Windows 98SE ou basta especificar o tamanho mínimo e máximo como sendo iguais, e deixar o Swap na mesma partição do Windows 98SE?

Tenho um HD de 10Gb, 128Mb RAM PC133, Processador C3 de 750Mhz (notebook PCChips A900).

Penso em deixar aproximadamente 400Mb para o Arquivo de Troca (Swap).

[ ]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yamane, é sempre recomendável deixar que o próprio Windows gerencie a Memória Virtual. E esse arquivo de troca, Swap, fica na Pasta Windows... Mas se você quiser fazer o gerenciamento por sua conta, é recomendável fazer um mínimo de Memória Virtual igual a duas vezes e meia à sua Memória RAM. Portanto, no seu caso, não serão necessários 400 MB. 320 MB é o que se recomenda. E outra coisa importante que muitas pessoas não levam em conta...  Nunca se deve colocar o mínimo e o máximo como sendo iguais!! A gente coloca o mínimo e deixa Sem Máximo!... E deve deixar o arquivo Swap na mesma partição do Windows 98-SE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fragoso@21 Mai. 2003,04:57

yamane, é sempre recomendável deixar que o próprio Windows gerencie a Memória Virtual. E esse arquivo de troca, Swap, fica na Pasta Windows... Mas se você quiser fazer o gerenciamento por sua conta, é recomendável fazer um mínimo de Memória Virtual igual a duas vezes e meia à sua Memória RAM. Portanto, no seu caso, não serão necessários 400 MB. 320 MB é o que se recomenda. E outra coisa importante que muitas pessoas não levam em conta...  Nunca se deve colocar o mínimo e o máximo como sendo iguais!! A gente coloca o mínimo e deixa Sem Máximo!... E deve deixar o arquivo Swap na mesma partição do Windows 98-SE!

Por que o arquivo de troca deve ficar na mesma partição do Windows 98? É muito mais eficiente deixá-lo em uma particão (FAT16 se usa-se Windows 9x, pois este tipo tem uma tabela de alocação mais simples, resultando em uma melhor performance) com 2,5 vezes a quantidade de RAM.

Tem lógia usar como valor máximo 2,5 vezes o tamanho da RAM porque, após ultrapassar este valor o sistema estará tão lento (tão lento mesmo!) que não será viável o seu uso. Contudo, para os mais paranóicos, pode-se deixar 3 vezes o tamanho da RAM, por precaução...

Como tamanho mínimo, eu sempre deixo o valor do tamanho máximo (sem explicação !!!).

Senhores, todo o procedimento descrito aqui eu o faço a muito temo, usando Windows 98 Se e XP, e até hoje nunca tive nenhum problema (e nem o SO precisou de mais SWAP do que 2,5 vezes o tamanho da RAM, mesmo rodando aplicações muito pesadas).

:cool: Falô!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não sabem ser paranóicos... a minha swap tem o valor mínimo de 8x a minha memória ram ... e eu deixo em uma partição separa, de 1,19Gb. É claro que quando o RWin98 Se precisar de 512Mb o Pc vai estar tão rápido quanto um 386, mas prevenir é melhor que remediar. Outra coisa, qual partição é mais rápida? a Fat16 ou Fat32?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tordekio@25 Mai. 2003,12:28

Outra coisa, qual partição é mais rápida? a Fat16 ou Fat32?

Fat 16 é mais rápido para swap. Isto porque está limitado a 2^16 = 65535 clusters. Em uma partição reservada só para swap, apenas um arquivo é criado: win386.swp (win 9x) ou pagefile.sys (win 2k e Xp). Para que precisa-se de mais clusters? Se algo for desperdiçado, será uns 2 ou 3 kB no máximo, usando-se FAT 16. A consulta ficará ligeiramente mais rápida se for usado FAT 16 ao invés de 32 (isto devido ao fato da FAT- File Allocation Table - ser bem menor).

Não me expressei muito bem, mas deu para passar a ideia.

Contudo, só tenho uma duvida: nestas circunstâncias, qual é mais rápido: FAT 16 ou NTFS? Por quê?

Um recado para Yamane: este Notebook da PC Chips é ruim? Leva a mesma fama das placas-mãe? Sabe como é, como a primeira impressão é a que fica, nunca mais confio nas PC CHIPS.

Valeu!!! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe Augusto,

esse Desknote PCChipps A900 quebra um galhão ;-)

Tenho ele a 6 meses e nunca me deu problema.

Utilizo o Win98Se, IE6.0 SP1, Office XP, AutoCad R14, Corel Draw 10, AVG Anti-Vírus, utilizo alguns periféricos USB, conexão dail-up e wireless, rede... só o desempenho do processador que não é tudo aquilo que promete, mas ele roda todos esses programas normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor modo É NÃO DEIXAR O WINDOWS GERENCIAR A MEMÓRIA VIRTUAL.você conhece o desfragmentador VOPT XP?Não sei onde você pode pega-lo mas se você quiser posso passar ele para você por icq/messenger.Esse desfragmentador indica a quantidade certa a swap a ser usada e ele faz o swap ficar na parte mais interna do hd(que gira mais rápido).Os valores de Swap devem ser iguais tanto no minimo quanto no máximo.Qualquer dúvida é só perguntar.Quanto menos ram você tiver mais swap você vai precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...