Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial-Transforme sua FX 5200 em Quadro!


luisaum_gma

Posts recomendados

Eai pessoal, eu sempre passo o link do tutorial do guru3d pro pessoal, só que sempre me retornam "não tem algum em português?". Eu particularmente nunca vi um em português parecido com o do guru3d, que é muito bom e raramente dá errado. Eu transformei por vários métodos minha fx 5200, mas só por esse do guru que ficou 100%.

Mas fique sabendo, que se você joga bastante jogo, você perderá

FPS nos jogos!

Eu recomendo que você só faça essa modificação se você mexe com 3D (3dstudio max, autocad etc).

E esse tutorial é apenas para usuários do "Windows XP", e diretamente para usuários da placa GeForce FX 5200, mas é claro que vale para outras placas da nVidia também, é só baixar os respectivos drivers e patchs.

Então vamo lá!

Antes de mais nada, baixe os arquivos necessários:

Driver 42.51

* Eu aconselho o 42.51 porque é o que sempre dá certo, mas você pode tentar com outro.

RivaTuner

* Última versão do Rivatuner

1. Antes de mais nada, descompacte o driver que você acabou de baixar (4251_win2x-xp.zip) para a pasta C:\42.51_patched\ e abra o arquivo "nv4_disp.inf". Localize lá embaixo NVidia.Nv31GL.1 = "NVIDIA NV31GL ", e mude para NVidia.Nv31GL.1 = "NVIDIA Quadro FX 500".

Salve o arquivo "nv4_disp.inf"

2. Desinstale o driver que estava instalado no seu pc, caso aja algum instalado.

Instale o driver que você acabou de baixar (4251_win2x-xp.zip). Procure não usar o setup dele, vá em "Adicionar hardware" e instale por lá, porque esse driver tem um bug.

3. Feito isso, instale o "RivaTuner". Quando você abrir em fechar ele, será preciso reiniciar o pc, para que o Windows reconheça os arquivos *.rts.

4. Vá até a pasta do RivaTuner e execute o arquivo "C:\Arquivos de Programa\RivaTuner v2.0 RC 15.5\PatchScripts\NVIDIA\SoftQuadro4\SoftQuadro4 w2k.rts". Clique no botão "Continue", vá até a pasta "C:\42.51_patched\", mude o "tipo de arquivo" de nv4_mini.sys para nv4_mini.sy_, assim você poderá selecionar o arquivo "nv4_mini.sy_". Duplo clique nele.

5. O seu driver está modificado, mas pra esse driver (42.51) você precisa executar o arquivo "C:\Arquivos de Programa\RivaTuner v2.0 RC 15.5\PatchScripts\NVIDIA\NVStrapAntiprotection\NVS trapAntiprotection w2k.rts". Caso você esteja usando outro driver, não precisárá executar esse patch.

6. Agora você deverá deletar os arquivos "NV4_MINI.SY_" e "NV4_MINI.OLD". Então abra o "Windows Explorer" e vá até a pasta "C:\45.28_patched\" e delete esses arquivos, "NV4_MINI.SY_" e "NV4_MINI.OLD".

*Não se esqueça de fazer isso, porque você tem que ter um arquivo "nv4_mini.*", ou seja, o arquivo "nv4_mini.sys".

7. Agora, abra o "Rivatuner", e vá "Main">"Target adapter">".................. Customize...">"Low-level system settings">"NVStrap driver">"Install". Veja as fotos:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img53.imageshack.us/img53/9328/fotoriva13rh.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img69.imageshack.us/img69/1553/fotoriva24fz.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agora em "PCI DeviceID settings", selecione "Quadro" em "Graphics adapter identification". Veja a foto:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img232.imageshack.us/img232/3356/fotoriva37pj.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Caso esteja disponível, habilite "Use ROM straps for PCI DeviceID programming".

Clique em "Aplicar", "OK", e para dá tudo certo, mais uma vez você terá que reiniciar o pc, então clique "OK" e reinicie o sistema.

8. Quando o Windows reiniciar, irá aparecer aquele aviso, dizendo que foi encontrado um novo hardware, blá blá blá, cancele!

9. Vá até a pasta "C:\Windows\inf\", e você provavelmente encontrará arquivos do tipo "oem1.inf" ou "oem2.inf" ou "oem[numero].inf", delete-os sem medo. O jeito mais maroto de se fazer isso é clicar em procurar e em nome colocar "oem" ou "nvidia", os arquivos encontrados poderão e deverão ser deletados.

*Caso você não tenha o SP2 instalado no seu Windows XP, os arquivos a serem deletados serão: "nv3.inf"

"nv4.inf"; "nv4_disp.inf"; "nvct.inf"; "nvdm.inf"; "nvts.inf" e "oem*.inf"

10. Agora, pra terminar, vá em "Iniciar>Painel de Controle>Sistema>Hardware>Gerenciador de Dispositivos". Provavelmente vai ter uma marca amarela em "Adaptadores de Video", clique com o botão direito nele e clique em "Atualizar Driver".

Se perguntar se você deseja se conectar ao site do Windows Update, clique em "Não, não agora". Clique em "Avançar", escolha "Instalar de uma lista ou local específico (avançado)", clique em "Avançar". Escolha não pesquisa. Escolherei.....", depois clique em "Com Disco", vá até a pasta "C:\42.51_patched\" e selecione o arquivo "nv4_disp.inf", daí é só localizar a sua placa, no caso Quadro FX 500 (não me vá escolher FX 5200 hein!). Pronto! Agora é só clicar em "Avançar" e terminar.

Dicas: se você usa o 3DStudio Max, baixe no site da nvidia, o maxtreme 8, que melhora muuuito a velocidade e qualidade da Viewport, mas somente em placas Quadro.

Faça alguns testes com programas de benchmark, como o 3DMark e o SPECViewsperfs

Bom pessoal, por enquanto é isso, qualquer erro ou dúvida, é só postar aqui.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...