Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock num Athlon xp 2000+ T-bred


eliasfb

Posts recomendados

ÔOpa rapaziada.. td trnqlo?

queria saber se tem jeito d fazer over num Athlon XP 2000+... hoje ele ta rodando a 1667MHz... já ouvi dizer q tem como "transformar" ele num 2600+ overclockando.... tem mesmo?? e é seguro??

qualquer ajuda é bem vinda...

obs.: qualquer outra info do meu pc q for útil, ta na sig.

valeu pela atençao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodando a 2600 o FSB 133, o multiplicador passa de 12,5 para 16.

De 1667 mhz para 2133 mhz (clock do 2600) implica num aumento de quase 28%.

Se pode ou não pode, dá ou não dá, só testando pra ver. No que se refere a Overclock, não devemos muito seguir "recomendações".

Vai muito de processador para processador, de pc para pc.

O mais sensato é ir aumentando aos poucos e, claro, "pagar pra ver" (assumir os riscos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa não tem PCI/AGP Lock... isso limita o overclock, mas não impede que seja feito. O aumento excessivo do clock do PCI/AGP pode causar problemas em alguns dispositivos que tomam como base para seu funcionamento este clock. Como controladoras IDE por exemplo, que normalmente é o primeiro dispositivo a apresentar problemas como corrupção de dados, mas acho muito difícil alguma coisa queimar por este motivo. O clock original do pci e agp são respectivamente 33MHz e 66MHz, e é recomendável ir até os 37MHz no PCI.

Mais especificamente na sua placa mãe(chipset KT333), o FSB máximo é de 166MHz(333 DDR) então o divisor máximo é de 5. Este divisor é utilizado para conseguir o clock do PCI com relação ao FSB, então teríamos a seguinte tabela:

FSB Divisor PCI

100 - 132MHz 3x 33 - 44MHz

133 - 165MHz 4x 33 - 42MHz

166 - 199MHz 5x 33 - 40MHz

Sua placa trabalha com os divisores 3, 4 e 5. Com o FSB de 100 a 132 é utilizado o 3x, de 133 a 165 o 4x, e a partir de 166 é utilizado o 5x. Então para que seu PCI/AGP não ultrapasse o clock recomendado devem ser utilizadas as seguintes freqüências no FSB:

FSB Divisor PCI

100 - 111MHz 3x 33 - 37MHz

133 - 148MHz 4x 33 - 37MHz

166 - 185MHz 5x 33 - 37MHz

Olhando a tabela acima vemos que mesmo sem o PCI/AGP lock as possibilidades de clock são bem grandes, se seu processador não possuir o multiplicador travado você vai conseguir tirar bastante dele.

Quanto a transformar o XP2000+ em um 2600+ é teoricamente simples. Acredito que você está se referindo a conseguir o clock de 2,08GHz(12,5x166), que com relação ao clock original de XP2000+(12,5x133) seria apenas subir o FSB de 133 para 166. Eu realmente te aconselharia a utilizar FSBs o mais próximo dos valores "redondos"(100, 133 e 166) , onde o clock do PCI nem vai sofrer alterações... como seu processador é 133, para que seja notado um aumento de performance o melhor é tentar o 166 mesmo. Mas não se esqueça que para isso é necessário uma fonte de qualidade e um bom sistema de refrigeração... como um bom cooler na CPU e alguns coolers extras no gabinete.

Inicialmente faça o seguinte, poste quais as voltagens e as temperaturas que seu PC está trabalhando sem overclock.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,sem brincadeira.. to aqui na area de over exatamente por causa disso veja o que ocorreu comigo ontem:

Bom, eu tinha uma MSI KT4 Ultra e ela deu defeito e eu troquei por uma EPoX 8RDA3+PRO...

Sexta feira ela chegou e eu fui instalar ela ontem, depois de tudo certinho, gabinete novo, mais 1 cooler, pasta termica Artic Silver.... tudo ligado certinho.

Liguei o bichinho e ele estava com FSB em 100... eu num lembrava qual FSB era o correto pro nosso querido AXP2000+... eu botei 166 no chute... preguiça de pesquisar :naonao: ...

Beleza, o pc passava muito rápido pela tela da rom e eu sem paciencia já querendo instalar logo o SO mandei bala assim mesmo...

Instalei o SO, mais ou menos uma hora com o PC ligado instalando o Windows com o FSB 166...

Quando terminei de instalar o SO, na primeira vez que entro no windows eu vou la nas propriedades do sistema e vejo escrito lá.. Athlon Xp 2600 + :blink: !

Pensei...ih troquei o processador e neim vi..... :P ...ai eu lembrei....O FSB!! TA ERRADO... fui la e coloquei em 133... ficou como AXP 2000+.

Cara... foi Deus que protegeu o meu AXP querido! Minha fonte é uma Satelite..dessas que acompanham o gabinete... :chicote:

por curiosidade, eu antes de alterar o FSB pra 133 eu dei uma ohada na temperatura... estava em 50º (sem duto de ar)... agora com ele no fsb correto ta em 37º com um duto de ar que eu fiz artesanalmente....hehehe.

Moral da historia, se eu colocar um dissipador e um cooler dos bons ligar o AGP/PCI lock...e é claro uma botar uma fonte de verdade vou logo colocar o FSB 166 pra usar direto...

Comigo foi possivel... essa EPoX é linda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as samsung são muito boas, tanto que a samsung fornece chips para a corsair. Quanto ao potencial de overclock uma corsair value PC3200 não consegui descobrir... rsrsrs... meu processador já está meio no talo do FSB... e o chipset também.... pra conseguir subir mais o FSB eu precisaria usar muito vcore no CPU, uma BIOS CPC OFF e deixar as memos em single channel... Achei que não valia a pena...

PedruHenriki você está com um ótimo processador em mãos... um over desse com vcore padrão não é pra qualquer processador não....

Com uma fonte boa, uma lapidação no dissipador e com a melhoria na ventilação do gabinite que você disse que já fez, você tira um belo over desse processador....

Uma outra coisa, o simples aumento do clock sem aumento de vcore diminui muito pouco a vida útil do processador, não exige tanto a mais da fonte e também não causa tanto aquecimento. Provavelmente a principal diferença na temperatura foi a modificação que você fez no gabinete.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Axp 2000+, 512 DDR 333(Generica), Ecs 741gx-m, fonte generica de 450w, e coolers no gabinete, qual seria o over recomendado pra min fazer nele, abaixo segue as voltagens!!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img239.imageshack.us/img239/3303/mbm4gh.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts.. topico movimentado hein.. hehe..

estava fora uns dias.. não pude responder.. mas ai vão as voltagens e temperaturas..

peguei pelo Everest..

---

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 56 °C (133 °F)

CPU Diodo 51 °C (124 °F)

Núcleo CPU 1.57 V

+3.3 V 3.23 V

+5 V 4.95 V

+12 V 12.42 V

DIMM 2.45 V

AGP 1.47 V

---

OBS.: esse tal de CPU Diodo ta meio estranho ultimamente... repentinamente ele muda de 50 pra 70 graus e vice-versa..... não me parece normal.. :chicote:

valeu aí galera :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lord230 primeiramente você precisa configurar corretamente seu MBM5, caso já esteja configurado procure outro programa pois o MBM não vai servir pra essa placa... as tensões estão todas erradas.

eliasfb suas voltagens estão boas, mas é muito importante que as medidas sejam feitas em FULL(rodando processos pesados como super pi, prime95, etc...) e compara-las com as voltagens em IDLE(quando nenhum processo é executado), é muito importante que as voltagens variem muito pouco em o IDLE e o FULL. Suas temperaturas é que estão muito altas, ou o programa está fazendo a leitura de maneira incorreta. Dê uma olhada na BIOS pra ver se confere com o marcado no everest.

Agora para os dois, fonte genérica e overclock não combinam. Não recomendo faze-lo com fonte genéria nem trabalhar com temperaturas acima de 50º em FULL.

Façam as leituras de temperatura e vontagens em IDLE e FULL e postem aqui. Assim dá pra se ter uma ideia se dá pra tentar alguma coisa com estas fontes... algumas genéricas acabam tendo uma qualidade um pouco maior, mas a maioria já se entrega nas variações de tensão nos testes em IDLE e FULL.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá, Biter, os processadores de 130nm (0,13µm), e eles são bem mais quentes que os de 90nm (0,09µm) dos socket 754. Aliás as temperaturas máximas deles são de 90°C (alguns até 100°C), enquanto as nossas não passam de 70°C. Então chegar até 60°C nos processadores athlon xp não é problema, apesar de ser quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim essa é uma boa temperatura para não afetar muito a vida útil do processador. Além de que essa temperatura de 85º, 90º, etc... dos athlon XP é a temperatura máxima que ele pode atingir sem queimar, e não pra funcionar com estabilidade. A partir do momento que você faz um overclock no processador este já está trabalhando acima dos limites para o qual foi projetado, então é bom ser um pouco mais rigoroso nestes "detalhes" para manter a estabilidade e durabilidade do sistema.

Não estou dizendo que o processador vai estragar em 2 meses de uso ou imediatamente se a temperatura ficar acima disso, mas é o que eu recomendo como uma temperatura segura.

Meu processador por exemplo não deixo ele passar dos 45º em FULL. Mesmo utilizando um vcore de 1,725v na bios que no MBM acaba ficando em +-1,76v e ter saído dos 1.8GHz(13.5x133) pra chegar nos 2.3GHz(11.5x200). Dá um pouco de trabalho, fiz algumas modificações no gabinete pra coloca 4 fans extra e gastei um pouco com um cooler de qualidade.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aladdin Lee@02 de março de 2006, 20:59

Prefiro, francamente, deixar o meu em 53°C em full e com vcore baixo do que aumentar a vcore pra baixar a temp..

Aladdin Lee

Como é? Aumentar o vcore para diminuir a temperatura? Desculpa ai mas quando voce aumenta o vcore aumenta o calor que o processador produz e não o inverso...

Dennis - DexTructor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa tem gente que tem sorte, mas acho que eu não :naonao: . No athlon XP 2000 tbread B do pc da minha esposa não passei de 1750 mhz (10,5x166) com vcore padrão (1.65) e isso porque tem cooler Vcom 21B lapidado, Fonte Seventeam 350w e 4 coolers no gabinete :chicote:

Vai entender...

Quando pus em 11x166 = 1833mhz, só deu boot com vcore a 1,75, mas a temperatura do cpu no Full do prime 2006 foi pra 70°c :blink:

O que faço? tento outro multiplicador, vcore, compro um ar condicionado, etc.. ou deixo pra lá e sigo minha minha vida desse jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a placa mãe desse XP2000+ weblongger??? Não podemos descartar os erros de medição nas temperaturas. Realmente 70º com um 21B lapidado + 4fans extras é muito. Quantas baias tem o gabinete??? Como estão posicionados os fans???

Esqueci de dizer que no meu caso a fonte está fora do gabinete.... rsrsrs

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Biter@03 de março de 2006, 13:39

Qual é a placa mãe desse XP2000+ weblongger??? Não podemos descartar os erros de medição nas temperaturas. Realmente 70º com um 21B lapidado + 4fans extras é muito. Quantas baias tem o gabinete??? Como estão posicionados os fans???

Esqueci de dizer que no meu caso a fonte está fora do gabinete.... rsrsrs

Falou

Esse xp2000 tá numa Asus A7N8X-x , não é a melhor mas também num é das piores. Tem Agp e pci lock, fsb de 1 em 1 mhz e etc..

O gabinete é 4 baias com duto de ar lateral que fica na cara do processador. Esqueci de dizer também que o dissipador do Vcom 21b além de lapidado é todo de cobre (meu mod heheh..)

Também achei estranha essa temperatura do cpu passar pra 70 ~71°c só com um aumento pequeno no over, mas o vcore foi pra 1.75, menos ele não bootava. Quando a temp chega a isso o pc trava.

é uma droga mesmo, num sei o q faço... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Biter+03 de março de 2006, 13:32-->
O Aladdin Lee quis dizer que ele prefere não se preocupar tanto com a temperatura mas não aumentar o vcore. Realmente, o over mais seguro é aquele onde o vcore continua o padrão.

Falou

Tirou as palavras do meu teclado.

weblongger@03 de março de 2006, 14:27

Esse xp2000 tá numa Asus A7N8X-x , não é a melhor mas também num é das piores. Tem Agp e pci lock, fsb de 1 em 1 mhz e etc..

O gabinete é 4 baias com duto de ar lateral que fica na cara do processador. Esqueci de dizer também que o dissipador do Vcom 21b além de lapidado é todo de cobre (meu mod heheh..)

Também achei estranha essa temperatura do cpu passar pra 70 ~71°c só com um aumento pequeno no over, mas o vcore foi pra 1.75, menos ele não bootava. Quando a temp chega a isso o pc trava.

é uma droga mesmo, num sei o q faço... :muro:

Com esse T-Bred eu não me preocuparia tanto com a temperatura em 70°C em full, que apesar de ser alta, ainda tá um pouco longe da temperatura da fritada, que é 90°C ou mais. Me preocupo é em ele ter bootado só em 1,75V, isso sim é alto, pois o vcore stock dele já não é dos mais baixos, 1,6V. Tenta aumentar o multiplicador do processador, baixando o fsb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...