Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de Inicialização


Woodsphreaker

Quantas barras azuis passam no seu windows para ele inciar ?  

43 votos

  1. 1. Quantas barras azuis passam no seu windows para ele inciar ?

    • De 1 a 5 barras
    • De 6 a 10 barras
    • De 11 a 15 barras
    • De 16 a 20 barras
    • Mais de 20 barras


Posts recomendados

<_< Bom galera, estava eu aqui pensando que muita gente tem problemas com o tempo que o windows leva pra iniciar e com isso várias pessoas tentam acelerar o máximo possível. Então, gostaria que vocês postassem quantas barrinhas azuis passam para o seu windows carregar e chegar na tela de boas vindas. Ah, não esqueçam de colocar a configuração de casa um e o que fizeram para acelerar o boot OK ?

No meu caso, consegui deixar o meu boot com 2,5 ( duas e meia ) pra chegar na tela de boas vindas e o sistema está com um desempenho legal.

Minha configuração é a seguinte:

XP BARTON 2800+ @ 2.08 Ghz

ABIT NF7-S2G

2 x 512 DDR/400 Kingston KVR

XFX FX5500 256 MB

80GB SATA SEAGATE ST380817AS

XP PRO SP2

Para chegar a isso, usei as dicas do registro do WinAjuda ( Muito bom ). Segue link --> XP Mais Rápido

E mais um programinha do portinho ( Legal também e ajudou muito ). Segue link --> Inicialização 100% mais rápida

Bom eu acho que é só. E claro que o sistema ajuda também né.

Posta aí galera !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fire_Scheifer@26 de fevereiro de 2006, 00:20

O meu demora 11,5 barrinhas, um Duron 900 MHz, 512 MB DIMM SDR, PcChips M810 LMR, FX 5200 120 MB/128 bits.

Pô cara, faça a limpeza da pasta C:\Windows\Prefetch regularmente, e instale o Bootvis pois é desenvolvido pela própria Microsoft.

Link: http://files4.majorgeeks.com/files/04706884b423f40f1a04c54e36da6038/misc/bootvis.msi

Aqui em casa sempre deu certo.

Qualquer dúvida de como usar o bootvis é so postar.

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... tinha votado em 16 a 20, pois era o que ocorria, mas ao limpar a pasta C:\Windows\Prefetch e mudar as configuções no registro e serviços decritas no site do winajuda indicado pelo Woodsphreaker mudou para 2.5!!!!!!!!!!!!

Vou instalar o bootvis e ver se melhora mais alguma coisa porque depois que desaparece a telas de boot, demora um pouco pra aparecer a de logon... vamos ver no que dá!!!

Valeu pelas dicas galera!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por niloleite@26 de fevereiro de 2006, 01:11

Opa... tinha votado em 16 a 20, pois era o que ocorria, mas ao limpar a pasta C:\Windows\Prefetch e mudar as configuções no registro e serviços decritas no site do winajuda indicado pelo Woodsphreaker mudou para 2.5!!!!!!!!!!!!

Vou instalar o bootvis e ver se melhora mais alguma coisa porque depois que desaparece a telas de boot, demora um pouco pra aparecer a de logon... vamos ver no que dá!!!

Valeu pelas dicas galera!!! :palmas:

Legal que funcionou pra você também ... Fico contente em ter ajudado.

Continuem postando e fazendo testes pessoal, assim teremos um sistema mais rápido que não precise a gente ir tomar um café enquanto ele inicia :P

Té mais !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li não sei onde, faz já algum tempo e, por isso, peço desculpas ao Autor desta "dica"!

Abri o Bloco de Notas e escrevi a seguinte linha:

del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q

Salvei não como .txt, mas como .bat e com o nome de ntosboot. Então o arquivo ficou assim: ntosboot.bat. Coloquei no Diretório Raiz, no C: e, em propriedades do arquivo, coloquei como somente leitura e oculto. Diminuiu muito a passagem das barrinhas!

Votei no nº 1. :D

Edit.> Esqueci-me de um detalhe realmente muito importante. Antes de fazer com que o arquivo ntosboot.bat fique oculto, temos de fazer mais uma configuração: execute o gpedit.msc.

Vá em configurações do computador e depois em configurações do windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).

Clique duas vezes em desligar.

Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.

Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os oks que tiver que dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por ferlucis@26 de fevereiro de 2006, 00:29

Pô cara, faça a limpeza da pasta C:\Windows\Prefetch regularmente, e instale o Bootvis pois é desenvolvido pela própria Microsoft.

Link: http://files4.majorgeeks.com/files/04706884b423f40f1a04c54e36da6038/misc/bootvis.msi

Aqui em casa sempre deu certo.

Qualquer dúvida de como usar o bootvis é so postar.

Abraços!

:joia:

Aff cara, incrível, fiz a limpeza do diretório que vocês citaram e as barrinhas azuis diminuiram para apenas duas. :joia:

O link que você passou está quebrado, mas acho que nem precisa do programa, só limpar a pasta já é o suficiente.

Valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fire_Scheifer@26 de fevereiro de 2006, 11:37

Aff cara, incrível, fiz a limpeza do diretório que vocês citaram e as barrinhas azuis diminuiram para apenas duas.  :joia:

O link que você passou está quebrado, mas acho que nem precisa do programa, só limpar a pasta já é o suficiente.

Valeu, abraços.

Correlação ao link quebrado, eu vou te passar este outro:

http://www.majorgeeks.com/download.php?det=664

Já com a pasta prefetch, você pode fazer com que o sistema possa efetuar a limpeza automática da mesma, é so seguir os procedimentos abaixo:

1- Iniciar>>Executar

2- Digite regedit e clique em OK

3- Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters

4- Altere o valor "EnablePrefetcher" para "1" ficando assim:

"EnablePrefetcher"=dword:00000001

Pronto, a limpeza de sua pasta prefetch ficará automática.

Abraços!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferlucis@26 de fevereiro de 2006, 11:58

Correlação ao link quebrado, eu vou te passar este outro:

http://www.majorgeeks.com/download.php?det=664

Já com a pasta prefetch, você pode fazer com que o sistema possa efetuar a limpeza automática da mesma, é so seguir os procedimentos abaixo:

1- Iniciar>>Executar

2- Digite regedit e clique em OK

3- Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters

4- Altere o valor "EnablePrefetcher" para "1" ficando assim:

"EnablePrefetcher"=dword:00000001

Pronto, a limpeza de sua pasta prefetch ficará automática.

Abraços!

B)

Show de bola as dicas que foram aparecendo ao longo dessa enquete e que realmente prova que muitos não estavam satisfeitos com o seu sistema e a demora que o mesmo levava para carregar. Obrigado a todos pelas contribuições e peço que continuem votando e postando novas dicas para iniciar o XP mais rápido.

Té mais galera !!!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai mais uma dica para otimizar o boot:

Habilitando a desfragmentação dos arquivos de inicialização.

Para ver se ela esta ativada siga esses passos:

1- Iniciar>>Executar>> digite regedit

2- Procure a chave

HKEY_LOCAL_MACHINE\ SOFTWARE\MICROSOFT\Dfrg\BootOptimizeFunction

4- Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N, e na chave OptimizeComplete ponha um Yes no campo dados do valor.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fire_Scheifer@26 de fevereiro de 2006, 20:43

Aff, também achei incríveis essas dicas.

Meu fusca está arrancando que nem uma ferrari.

Lembrando que dá para desativa a tela de boas vindas que é um pouco demorada também.

Bem lembrado Fire_Scheifer, a tela de boas vindas e o logon, onde você precisa clicar no nome do usuário p/ entrar, atrasa um pouco o processo de inicialização.

Se você for o unico usuário do micro, vamos desativala:

Habilitar Logon automático

1- Vá em Iniciar>>Executar e digite control userpasswords2 e clique em OK.

2- Na aba Usuários, desabilite a opção Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.

3- Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão (deixe a senha em branco), clique em OK.

4- Vá em Painel de Controle>>Contas de Usuário e clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desabilite as opções Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.

Pronto, certamente o sistema ganhará alguns segundos durante o boot.

Esse tópico/enquete está ficando útil! O amigo Woodsphreaker ta de parabéns pela iniciativa.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, lembrando também, que existem outros fatores que podem tornar o processo de boot mais lento, entre eles: Efeitos visuais, Programas vinculados a inicialização, serviços do Windows desnecessários, Vírus, Spywares e etc...

Para remover alguns programas vinculados a inicialização:

1- Iniciar>>Executar

2- Digite msconfig e clique em Ok

3- Procure pela guia na parte superior da janela chamada Inicializar

4- La vai estar alguns itens que estão vinculados a inicialização, recomendo que deixem marcado apenas itens referentes a Antivírus, Antispywares, Firewalls, Programas de diagnosticos e outros que sejam realmente necessários, sendo que para saber quais são realmente necessários, o usuário terá que lançar mão de um certo conhecimento avançado

Destivando serviços desnecessários.

Lembrando que ao desativar algum serviço do windows, algum programa ou componente que dependa daquele serviço, certamente deixará de funcionar.

Por isso eu recomendo, que apenas usuários experientes e avançados utilize esse recurso.

Vamos lá:

1- Iniciar>>Executar

2- Digite services.msc e clique em Ok.

3- Nesta janela, irá aparecer todos os serviços existentes no seu Windows e para ativar ou desativar, você deve clicar duas vezes em cima do serviço escolhido, e em seguida alterar o campo Tipo de inicialização, onde vai haver três alternativas Automático, Manual e Desativado.

A seguir, uma lista dos serviços que podem ou não ser desativados:

Deve ficar em AUTOMÁTICO:

- Alerta (emite alertas administrativos)

- Alocador Remote Procedure Call (RPC)

- Sistema de eventos COM+

Já devem estar em Automático:

- Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)

- Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)

- Chamada de procedimento remoto (RPC)

- Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)

- Cliente de rastreamento de link distribuído

- Detecção do hardware do Shell

- Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)

- Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)

- Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)

- Localizador de computadores (somente se houver uma rede operando)

- Log de eventos

- Logon secundário

- Notificação de eventos de sistema

- Plug and Play

- Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)

- Serviços de criptografia

- Serviços IPSEC

- Spooler de impressão

- Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

Podem ficar DESABILITADOS:

- Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)

- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)

- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting

- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático

- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota

- Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)

- IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se você grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)

- Número de série de mídia portátil

- Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)

- Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)

- Telnet (por questão de segurança)

- Temas

Já devem estar DESABILITADOS

- Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)

- Roteamento e acesso remoto

Podem ficar em MANUAL:

- Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)

- Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)

- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)

- Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)

- Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto

- Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)

- Número de série de mídia portátil

- Servidor

Já devem estar em MANUAL:

- Adaptador de desempenho WMI

- Aplicativo de sistema COM+

- Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)

- Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)

- Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)

- Conexões de rede (gerencia conexões de rede)

- Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)

- Cópia de volume em memória

- DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)

- DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)

- Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)

- Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)

- Fornecedor de suporte de segurança NT LM

- Gerenciamento de aplicativo

- Host de dispositivo Plug and Play universal

- Logon de rede

- Logs e alertas de desempenho

- MS Software Shadow Copy Provider

- QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)

- Reconhecimento de local da rede (NLA)

- Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico

- Serviço de descoberta SSDP

- Serviço de indexação

- Serviço de transferência inteligente de plano de fundo

- Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'

- Serviços de terminal

- Telefonia

- Windows Installer

Você pode consultar a ajuda do Windows para obter mais detalhes sobre a função de cada serviço.

PS: Os serviços acima citados, podem variar de acordo com as atualizações (hotfixes ou service packs) do sistema.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferlucis@26 de fevereiro de 2006, 20:58

Bem lembrado Fire_Scheifer, a tela de boas vindas e o logon, onde você precisa clicar no nome do usuário p/ entrar, atrasa um pouco o processo de inicialização.

Se você for o unico usuário do micro, vamos desativala:

Habilitar Logon automático

1- Vá em Iniciar>>Executar e digite control userpasswords2 e clique em OK. 

2- Na aba Usuários, desabilite a opção Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.

3- Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão (deixe a senha em branco), clique em OK.

 

4- Vá em Painel de Controle>>Contas de Usuário e clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desabilite as opções Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.

Pronto, certamente o sistema ganhará alguns segundos durante o boot.

Esse tópico/enquete está ficando útil! O amigo Woodsphreaker ta de parabéns pela iniciativa.

Abraços!

<_< É verdade, tinha esquecido de colocar essa opção. Quando usava o tela de boas vindas demorava um pouco mais, agora usando a caixa de diálogo com certeza fica mais rápido. O único incoveniente é a necessidade de clicar em OK ou pressionar o ENTER para carregar o desktop. Fora isso beleza. Mas será que tem uma opção de carregar sem a necessidade da intervenção do usuário? Por exemplo, usar a caixa de diálogo com a mesma opção automática da tela de Boas Vindas ? Se houver seria muito útil.

Mais uma vez, obrigado a todos, té mais !!

:joia:

Ah, foi mal hehe... Num tinha lido direito a dica do ferlucis. Deu certo, agora nem senha pede !! Valeu !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<_< E aí pessoal ....

Bom, seguindo todas as dicas que eu tinha postado aqui, mais as dicas do ferlucis, consegui deixar meu windows iniciando com apenas 1 BARRA :palmas: .

Valeu a todos pela colaboração e creio que isso será muito últil para vários usuários do windows XP. Continuem votando galera !!!

Té mais !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Woodsphreaker@27 de fevereiro de 2006, 12:19

<_< E aí pessoal ....

Bom, seguindo todas as dicas que eu tinha postado aqui, mais as dicas do ferlucis, consegui deixar meu windows iniciando com apenas 1 BARRA  :palmas: .

Valeu a todos pela colaboração e creio que isso será muito últil para vários usuários do windows XP. Continuem votando galera !!!

Té mais !!

:joia:

1 BARRA!? :ahh:

Pô cara que D+ é um verdadeiro Fast Boot, ainda bem que você conseguiu.

Eu estava fuçando por aqui em meu micro, e descobri uma alternativa p/ deixar seu boot ainda mais rápido, juntamente com as dicas citadas nesta enquete, é o Modo de Hibernação.

O Modo de Hibernação, faz com que seu micro armazene todo o seu ambiente de trabalho, programas abertos, drivers carregados, conexões com a internet e etc... Tudo que estava carregado na memória, passa p/ uma área do HD (cerca de 224 Mb), fazendo com que, quando você religar seu micro, seu ambiemte de trabalho volta ao estado anterior, quase que instataneamente, sem exageros!

Como habilitar esse recurso:

1- Vá em Painel de Controle e depois Opções de Energia

2- Lá você clica na guia Hibernar e marca a caixa Ativar Hibernação, depois clique em Aplicar e depois OK, como está na imagem abaixo:

3- Agora vamos testar, Iniciar>>Desligar o Computador.

4- Nessa pequena janela irá aparecer 3 opções Em espera, Desativar e Reiniciar, se você prescionar a tecla Shift, você irá mudar o botão Em espera p/ Hibernar, como está nas imagens abaixo:

Solicitando a tecla Shift:

Após prescionar a tecla Shift

Seguindo esta dica e todas as outras postadas aqui, vocês terão um boot quase que instantâneo.

Abraços!

:joia:

post-53227-13884906035208_thumb.jpg

post-53227-13884906035518_thumb.jpg

post-53227-13884906035639_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferlucis+27 de fevereiro de 2006, 13:08-->
1 BARRA!?  :ahh:

Pô cara que D+ é um verdadeiro Fast Boot, ainda bem que você conseguiu.

É, agora ficou legal com 1 barra no boot, mas ainda percebo uma certa lentidão após o boot mas nada que me incomode.

ferlucis@27 de fevereiro de 2006, 13:08

Eu estava fuçando por aqui em meu micro, e descobri uma alternativa p/ deixar seu boot ainda mais rápido, juntamente com as dicas citadas nesta enquete, é o Modo de Hibernação.

O Modo de Hibernação, faz com que seu micro armazene todo o seu ambiente de trabalho, programas abertos, drivers carregados, conexões com a internet e etc... Tudo que estava carregado na memória, passa p/ uma área do HD (cerca de 224 Mb), fazendo com que, quando você religar seu micro, seu ambiemte de trabalho volta ao estado anterior, quase que instataneamente, sem exageros!

Como habilitar esse recurso:

1- Vá em Painel de Controle e depois Opções de Energia

2- Lá você clica na guia Hibernar e marca a caixa Ativar Hibernação, depois clique em Aplicar e depois OK, como está na imagem abaixo:

3- Agora vamos testar, Iniciar>>Desligar o Computador.

4- Nessa pequena janela irá aparecer 3 opções Em espera, Desativar e Reiniciar, se você prescionar a tecla Shift, você irá mudar o botão Em espera p/ Hibernar, como está nas imagens abaixo:

Solicitando a tecla Shift:

Após prescionar a tecla Shift

Seguindo esta dica e todas as outras postadas aqui, vocês terão um boot quase que instantâneo.

Abraços!

:joia:

Muito legal essa dica. Mas eu habilitando essa opção realmente fica mais rápido para iniciar o sistema, mas eu acabei esbarrando em outro problema. Como td que esta na RAM é transferido para o HD quando o computador entra na hibernação, aqui demora um pouco mais para desligar o sistema, pois como eu tenho 1GB de Ram, até transferir td demora cerca de uns 20 segundos para terminar e fico com 1024 MB ocupado. Mas é muito válida a sua dica.

Vamos continuar a votar pessoal.

Té mais !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa dica. Mas eu habilitando essa opção realmente fica mais rápido para iniciar o sistema, mas eu acabei esbarrando em outro problema. Como td que esta na RAM é transferido para o HD quando o computador entra na hibernação, aqui demora um pouco mais para desligar o sistema, pois como eu tenho 1GB de Ram, até transferir td demora cerca de uns 20 segundos para terminar e fico com 1024 MB ocupado. Mas é muito válida a sua dica.

Vamos continuar a votar pessoal.

Té mais !!

:joia:

Realmente Woodsphreaker, eu esqueci de informar esse porém :( .

Realmente o desligamento fica um pouco mais lento, mas em compensação o boot... :D

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Azarack@02 de março de 2006, 02:21

Em meu computador a barrinha passa de 6 a 10 vezes , e já reparei uma coisa, que após a terceira barra, ela dá uma paradinha, e daí continua, é normal¿¿¿¿¿ <_<

Dependendo de sua configuração de hardware e estado do Windows... Sim

Ponha em prática as dicas postadas nesta enquete, que talves possa melhorar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedruHenriki@02 de março de 2006, 13:30

Ótimas dicas, diminuí de 8,5 para 2.5 barrinhas!

Legal hein ? Mais um usuário contente.

Eu acredito que cheguei no meu limite mesmo ( 1 barra ), pois não consigo diminuir mais, até porque pra mim já está bom como está.

Valeu a todos que postaram aqui e ajudaram com dicas legais como a do ferlucis.

Fico contente em ter ajudado vários aqui e com as dicas obtiveram grandes resultados... :palmas:

Té mais galera, e continuem aí... té mais !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...