Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galera pls me ajudem...estou ficando s/ esperanças


jacktheripper

Posts recomendados

Eae comunidade do CH, venho aqui humildemente pedir ajuda pra vocês, peritos em informatica, me ajudarem com esse meu "probleminha" que venho enfrentando a uns 2 meses... o post ficou um pouco longuinho mas eu achei nescessário uma explicação bem detalhada pois o problema realmente é muito estranho! :huh:

ps.: Notei outras pessoas com problemas parecidos mas, bom, nenhum deles tinha alguma solução então achei melhor postar tudo bem detalhado, qm sabe não achamos uma solução para todos?

Primeiramente a minha config.:

AOpen AX4PER-N

P4 2.5Ghz Northwood L2 512kb

1GB de memória DDR 333mhz (2x512) ps.: nesse momento estou apenas com 1x 512

Nvidia Ti4200 128/128 clock em stock

HD Seagate 120GB 7200rpm

Fonte de 300W reais (3*24A)+(5*45A)

Windows Professional SP 2

Pequeno resumo: Não consigo rodar nenhum jogo + (antes sim) a temperatura do CPU está estável a da GPU já não sei. Quem realmente quiser me ajudar desde já eu agradeço muito e peço que leiam o resto se tiverem saco :joia:

O problema: Resets constantes, aplicações 3D travando constantemente até resetar

Descrição do problema: Desde quando eu adquiri essa máquina tenho tido problemas com os resets, formatei a maquina e mesmo assim os resets continuarão, e foi assim por 1 ano e meio... até ai tudo bem, nunca dei muita bola pra isso, apesar de ficar nervoso quando acontecia, até que eu comecei a notar um certo aumento na freqüência dos resets e notei também umas travadinhas enquanto jogava... também não dei muita bola pra isso pois imaginava ser o jogo carregando os cenarios (o jogo era Lineage2, um MMO bem aberto com loadings constantes), ainda mais porque eu sempre usei 2 clientes e o pc ficava sobrecarregado, até que as travadinhas viraram verdadeiros panis e o pc apitava e finalmente resetava... :cry:

Agora, já fazem algumas semanas que estou impossibilitado de jogar qualquer coisa, o pc trava logo no começo das aplicações e se eu demorar no ctrl alt del o pc acaba reiniciando..

Coisas que me intrigam: Por mais de 1 ano e meio sempre joguei de boa nesta maquina, brinquei um pouco de OC, e o case sempre ficou fechado, abafado e encostado perto da parede, ou seja, com uma pessima ventilação e so dava alguns resets de vez em quando...

Mas agora o case esta aberto, longe da parede e com um ventilador de 25cm em cima e mesmo assim os problemas persistem.

Os resets aconteciam toda hora, quando eu clicava no menu iniciar, em algum link da internet, abria algum programa, o explorer, qualquer coisa besta fazia o pc reiniciar. As vezes o Windows mal carregava e o PC resetava! porém formatei o PC recentemente e os resets não mais aconteceram, porém quando carrego algum jogo ele trava e reseta depois.

Eu fiz um teste e carreguei uns jogos pesados, "jogava" até as travadas se tornarem bem longas e resetei o pc, entrei no setup e vi a temperatura: 38ºC..

Minhas conclusões: Eu to achando que o problema é na minha GPU que ta esquentando muito, o CPU ta segurando bem a temp, mas eu fico na duvida: como agora que o PC esta super ventilado não consegue nem se quer abrir alguns jogos que já trava e antigamente que o pc ficava fechado não travava o jogo?

E sobre os resets, eles sempre aconteceram, ventilado ou não, e como agora não ocorreu mais acredito que seja software e não hardware

-=-

valeu aí galera, qm me ajudar desde já MUITO obrigado e me desculpem pelo post gigante!

Abs! :bye::-BEER

edit: esqueci de dizer que já testei varios drivers (5 ou 6) mas não tive coragem de atualizar a bios da placa-mãe pelos riscos... qualquer outra pergunta ou sugestao atenderei o mais rápido possível! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jacktheripper, seu problema é bem complicado, já que ele veio se agravando sem motivo aparente...

De inicio, você pode tentar usar programas de diagnóstico de hardware...Eles não são 100% mas servem pra dar uma ideia.

Depois, você pode tentar diminuir a aceleração de video para o minimo....veja se a situação melhora...

Caso não, como as causas podem ser muitas....você vai ter que substituir os componentes chaves do seu hardware um a um até você descobrir a causa....procure seus amigos.

Esperimente um outro pente de memória e uma outra placa de video.

Veja também as temperaturas do chipset.

Se depois de você fazer tudo isso, os crashes persistirem, te pergunto uma coisa...

qual o tipo de over você fazia...FSB, Vcore ou PLL? Qual era o ganho? Por quanto tempo?

Dependendo das respostas, seria bom você pegar um processador emprestado para teste também....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@26 de fevereiro de 2006, 04:00

jacktheripper, seu problema é bem complicado, já que ele veio se agravando sem motivo aparente...

De inicio, você pode tentar usar programas de diagnóstico de hardware...Eles não são 100% mas servem pra dar uma ideia.

Depois, você pode tentar diminuir a aceleração de video para o minimo....veja se a situação melhora...

Caso não, como as causas podem ser muitas....você vai ter que substituir os componentes chaves do seu hardware um a um até você descobrir a causa....procure seus amigos.

Esperimente um outro pente de memória e uma outra placa de video.

Veja também as temperaturas do chipset.

Se depois de você fazer tudo isso, os crashes persistirem, te pergunto uma coisa...

qual o tipo de over você fazia...FSB, Vcore ou PLL? Qual era o ganho? Por quanto tempo?

Dependendo das respostas, seria bom você pegar um processador emprestado para teste também....

Primeiramente, obrigado! respostas as 4:00AM eu não esperava!

Bom sobre o Over eu fiz apenas uma brincadeirinha a 1 ano atras, passei uns 2 dias testando uns OC na GPU e no CPU, diferenças mínimas, tudo feito por riva tuner e FSB.

Como você não citou nenhum software vou dar uma olhada na seção de downloads do CH, posto logo com resultados.

Sobre diminuir a aceleração de vídeo, pelo driver da Nvidia aparece escrito "vídeo único" na opção "aceleração de hardware", seria esta a opção?

Por qual programa eu vejo a temperatura do chipset? você fala da placa-mãe ou do processador?

Eu tenho 2 pentes de memória e estou quase certo que estavam entrando em conflito, pois quando estava instalando o windows nesse ultimo format, eu não conseguia terminar a instalação, aparecia telas azuis e era nescessario resetar a maquina. Então tirei 1 dos pentes e a instalação foi normal, e depois quando recoloquei-o, já com o windows devidamente instalado e configurado, o pc resetou... Então resolvi deixar-lo de lado... Amanhã vou testa-la novamente...

Já testar outra placa de vídeo ou processador, não é possível pois não tenho nenhum conhecido que possa me empresta-los :cry:

Abs :bye::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo...

você pode procurar em sites de downloads, programas de testes. Um popular seria o Hot CPU. Mas existem outros...como disse, eles não são 100% mas ajudam. Escolha o que mais lhe agradar. Na verdade, recomendo que você rode mais de um software...

Quanto a aceleração de vídeo, pra facilitar a vida, vá em propriedades de video -> Configurações. Clique no botão avançado, depois clique na aba solução de problemas. você vai selecionar, em aceleração de hardware: Nenhuma.

Bom, quanto a temperatura do chipset, seria a da placa-mãe. E não se esqueça....nenhum programa é eficiente na medição de temperaturas. O ideal seria um sensor por hardware, encontrados nos aerogates ou em ótimos multimetros. Na falta deles, vai no "dedometro". Eles não devem estar muito mais quentes do que os seus hd's. Mas cuidado com a eletricidade estatica. Toque na fonte antes de fazer isso.

Bom, quanto a questão das memórias, pelo seu relato, PODE SER incompatilidade....pra você tirar a prova, você vai ter que identificar se uma delas é registrada ou na pior das hipóteses, pode estar ocorrendo um problema com as densidades delas...

Bom, por enquanto é isso...mas como não é do seu desejo atualizar a BIOS...em último caso...você sempre pode comprar um placa VGA PCI "bem tranqueira" só para teste, já que elas atualmente não estão caras....no caso do processador, se por acaso ainda estiver coberto pela garantia...talvez seja melhor "procurar a nota", se tudo mais falhar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, valeu de novo Ferreira

Segundo, a aceleração de vídeo não deu certo :(

Mas nesse meio tempo (1 hora rs) li todos os tópicos sobre situações parecidas com a minha e realmente me parece ser um problema nas memórias!

Este tópico aqui em questão é exatamente o meu problema: Link

Bom, amanhã logo quando acordar estarei fazendo uma bateria de testes com os dois pentes de memória que possuo, trocando de slots, todas as combinações possíveis e impossíveis e fazer muitos testes de software nelas! Agora até animei, já estava sem esperanças mesmo.. se não fosse esse ardor nos meus olhos eu ficaria atééé consertar o meu problema :rolleyes:

Brigadão aí, Amanhã (hoje mais tarde :P) postarei os meus resultados! :-BEER

Abs :bye::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jacktheripper@26 de fevereiro de 2006, 05:53

Primeiro, valeu de novo Ferreira

Mas nesse meio tempo (1 hora rs) li todos os tópicos sobre situações parecidas com a minha e realmente me parece ser um problema nas memórias!

Está um pouco estranho isso...bom se você acha que o problemas está nas memórias, isso DEVERÁ ser fácil de ser resolvido. você deve consultar o manual da sua placa mãe e ver as especificações das memos compatíveis com sua placa. Se você fez over via FSB, veja na bios se você não alterou parâmetros importantes do acesso das memórias. Se sua bios tiver suporte, você já se as tensões nas memos estão corretas. Como disse antes, verifique os tipos de momos que você tem aí e faça o teste. Se o problema persistir, pegue uma lupa e veja nas memos, as trilhas e os controladores de tensão das mesmas...e veja se nota alguma irregularidade. Caso não...aí seria difícil ser problema nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza?

Bom, hoje eu testei os meus dois pentes de memoria em todos os 3 slots, combinei os 2 de diversos modos e, infelizmente, nada adiantou. Também testei-as com BurninTest e todas as vezes passaram em 100%..

Vou dar uma olhada na bios agora ver se acho essas informações e logo repassarei-as...

Quanto o estado fisico das memórias, 1 dos pentes esta com 2 trilhas (os quadradinhos dourados no conector?) escurecidos, porém passou nos testes de memória, estranho :tantan: ...

Abs :bye::joia:

ps.: desculpa ai, eu sou leigo em hardware :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, está parecendo pra mim que o problema é na sua fonte mesmo, como o amigo XiaomHome. Meu primo estava com um problema bem parecido com o seu, aí eu troquei a fonte dele por uma de Watts reais, ficou uma beleza !

Mas tente o que o amigo acima está te falando, pois pode ser algum outro problema na memória. Caso não der certo, troque a fonte :).

Falou !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jacktheripper+26 de fevereiro de 2006, 15:16-->

Também testei-as com BurninTest e todas as vezes passaram em 100%..

Quanto o estado fisico das memórias, 1 dos pentes esta com 2 trilhas (os quadradinhos dourados no conector?) escurecidos, porém passou nos testes de memória, estranho 

É...você lembra do que eu disse lá em cima:

Ferreira@26 de fevereiro de 2006, 04:00

De inicio, você pode tentar usar programas de diagnóstico de hardware...Eles não são 100% mas servem pra dar uma ideia.

Limpe esses contatos e deixe todos eles brilhando....Mas cuidado com a eletricidade estática.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta..

OKay agora eu fiz isso aqui:

Usei a memória com as trilhas escurecidas (não é sujera) e entrei na bios, olhei a latência das memórias e tadan! o CL da memória estava em 2.0 de vez os 2.5 normais dele... então mudei para 2.5 e bootei... Windows iniciou, conectei na internet, iniciei um jogo e, para a minha surpresa, acabou rodando! :-BEER

MAS, como eu pensei que o problema havia sido resolvido, desliguei o PC e coloquei o outro pente de memória (o que não esta escurecido), chequei a latencias das memo e fiz o mesmo processo de cima e, para a minha decepção, não rodou! :(

então retirei esse pente novamente, chequei a latencia, td ok, rodei o jogo e.. não rodou! :cry:

Que droga, cada vez mais que tento consertar esse problema, mais difícil fica de se achar o problema!

Abs :bye:

ps.: é 100% seguro passar borracha nos contatos? Pode ser uma borracha colorida, escolar, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, você olhou na bios e trocou as memos como eu havia dito....funcionou...

Depois, você colocou as outras e o problema continua.

Aí vem a pergunta....você recolocou as memórias que anteriormente tinham fincionado, mas dessa vez elas não rodaram... é isso? Responde aí...

PS: Pode passar sim a borracha....só que aquelas borrachas brancas e macias limpam melhor, só isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou nomear meus pentes de memória já que os 2 sao da mesma marca (vdata, td no meu pc é meio genérico do japão)...

1º pente: O que rodou. 2 trilhas deles parecem oxidadas (bem escuras).

2º pente: em estado perfeito.

então, quando rodou o jogo eu estava usando o 1º pente com latências 2.5,3,3,7 (antes estava 2.0,3,3,6)

Depois eu coloquei os 2x pentes juntos com latência 2.5,3,3,7 e não rodou nada

Retirei o 2º pente deixando apenas o 1º como quando funcionou mas dessa vez não rodou!

nota: o 1º pente ficou sempre no mesmo slot.

Abs :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@26 de fevereiro de 2006, 17:58

Legal, ficou bem explicado...

Bom, veja se na bios, as opções de latencias se mantiveram as mesmas.

Só uma dúvida...os pentes são rigorosamente iguais, quer dizer, mesmo clock e mesmo número de chips?

Opa, ia justamente postar sobre isso!

As latências se mantiveram as mesmas, sim.

Apesar dos 2 módulos que possuo serem da mesma marca (vdata) a aparencia fisica delas são diferentes!

Sera que é isso? O clock delas podem realmente ser diferentes.. Mas, como medir o clock padrão de cada uma e configurar clocks diferentes para cada módulo?

E o pior: porque na segunda tentativa com o 1º pente o jogo não rodou? (estou quebrando a cabeça por causa disso)

Abs :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jacktheripper+26 de fevereiro de 2006, 18:11-->
Opa, ia justamente postar sobre isso!

As latências se mantiveram as mesmas, sim.

Apesar dos 2 módulos que possuo serem da mesma marca (vdata) a aparencia fisica delas são diferentes!

Sera que é isso? O clock delas podem realmente ser diferentes.. Mas, como medir o clock padrão de cada uma e configurar clocks diferentes para cada módulo?

E o pior: porque na segunda tentativa com o 1º pente o jogo não rodou? (estou quebrando a cabeça por causa disso)

Abs  :bye:

Então, tudo pode fazer a diferença...você já checou o que eu disse lá em cima...

Vou destacar de novo:

Ferreira@26 de fevereiro de 2006, 05:17

...PODE SER incompatilidade....pra você tirar a prova, você vai ter que identificar se uma delas é registrada ou na pior das hipóteses, pode estar ocorrendo um problema com as densidades delas...

Se você checar esse dois itens e não encontrar problemas, aí vamos pra próxima fase...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Não acho que que seja problema de incompatibilidade pois sempre joguei com as 2 juntas..

Nenhuma delas são registradas. Não entendi sobre as densidades...

Verifiquei os clocks das 2 e são iguais..

Então só me veio essas possibilidades:

-Os 2 pentes estão danificados

-Mal contato

-Oxidação

-O problema não esta na memória

Amanhã irei comprar Alcool Isopropílico e limpar toda a maquina, conectores etc..

Abs :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nem gaste dinheiro no alcool, pois ele não vai resolver nada. Bom, se você disse que já jogou com as duas juntas, isso exclui a possibilidade de problemas nas densidades.

Bom, concordo com suas possibilidades.

O ideal é você levar as suas memórias e testar no micro de algum amigo ou no micro de alguma assistencia técnica, pois sua placa-mãe não é mais confiavel.

Se as memórias estiverem OK, você deve testar sua VGA da mesma forma. Se ela estiver Ok, só sobrou verificar o processador e a placa-mãe. No caso da placa-mãe seria complicado, pois muitas coisas podem estar erradas, desde chipsets e trilhas até problemas de soldas frias, capacitores e reguladores de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso mesmo, conheço um lugar bom que eles cobram apenas 15R$ para testar a "consulta" e meu cunhado tem contatos la... Se o problema não for encontrado, vou tentar fazer uma ultima tentativa atualizando a bios da placa-mãe, e se não der terei que me contentar com "paciencia" até o final do ano, pois sabe como é esta época do ano... :(

valeu até agora Ferreira :joia:

Abs :bye:

ps.: Ainda aceito todo tipo de dica :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jacktheripper@26 de fevereiro de 2006, 19:48

valeu até agora Ferreira  :joia:

Abs  :bye:

Que isso...realmente sinto não poder ajudar mais...já que aparentemente o problema é no hardware...

Mas faz assim, depois da "consulta" poste aqui os resultados, o que foi falado e quais as peças com defeitos....fazendo isso você pode ajudar muitas pessoas com os mesmos problemas que você....

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ferreira@26 de fevereiro de 2006, 19:54

Que isso...realmente sinto não poder ajudar mais...já que aparentemente o problema é no hardware...

Mas faz assim, depois da "consulta" poste aqui os resultados, o que foi falado e quais as peças com defeitos....fazendo isso você pode ajudar muitas pessoas com os mesmos problemas que você....

T+

Vou sim, pretendo reanimar este topico em breve com as conclusoes

Abs, até daqui uns dias :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:bandeira: ESPERANÇA é a ultima q morre :P porque você não pega emprestado uma memoria de algum pc de amigo seu ou compre :) teste ela...já tento isso? pode ser o jumper da placa também... pegue emprestado uma placa de video quem sab é isso...já tento? :bandeira:

se não der me responda...porque você também num tenta levar em tecnico eim? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...