Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coaxial, Triaxial, Quadriaxial e Pentaxial


Posts recomendados

Pronto... :goff: meu "grande" pai-pai já mandou instalar o som assim mesmo e eu percebi algo "bom" e "ruim"...

Bem, o algo "bom" foi que, ouvindo "changes" do Ozzy Osbourne, todos os sons da música ficaram altos, mas o "ruim" foi que a vos está muito alta, tipo, se sobressai sobre os instrumentos a tal modo que dói o ouvido ouvir o om no volme 20 por exemplo (vai até o 30) e fiquei então ouvindo em 10...

Elaiá... :goff: Mas fazer o que né?

Snake

Salve!

Seguinte o que foi sugerido foi o coaxial mais acabou comprando quadriaxial então agora para chegar mais ou menos no que você quer com esse rádio eu não sei se você tem algum tipo de equalizador para reduzir justamente o que está sobrando na frequência da voz ou outra opção mudar estilo tipo: rock, pop, powerfull, etc... para você reduzir tais frequências com alguns modelos de radio pionner você tem opções de equalizadores parametricos para corrigir os excesso e as que falta, falou?!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

Seguinte o que foi sugerido foi o coaxial mais acabou comprando quadriaxial então agora para chegar mais ou menos no que você quer com esse rádio eu não sei se você tem algum tipo de equalizador para reduzir justamente o que está sobrando na frequência da voz ou outra opção mudar estilo tipo: rock, pop, powerfull, etc... para você reduzir tais frequências com alguns modelos de radio pionner você tem opções de equalizadores parametricos para corrigir os excesso e as que falta, falou?!

T+

Vou procurar estes "ajustes" no aparelho para melhorar um pouco então...

Valeu a força!!! :bandeira:

Snake :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai pessoal.

Tenho gostado muito de acompanhar o topico.

E agora queria uma opiniao.

Falantes para ser usado com este aparelho.

http://www.pioneer.com.br/dpt-aut-07-08-de...mpg.asp?mod=177

Quantos e que tipos de falantes instalar em um Ford Ka, para ficar um som bom só pra mim dentro do carro, nada escutar o som do lado de fora.

Tendo um grave legal. (Pelo tamanho do Ka, tem que tomar cuidar com o que vai colacar de grave, senao so vai escutar "batida" dentro do carro?

Sem usar amplificador.

Estava pensando.

FRENTE: 2 Triaxiais para (5x7 - tamanho padrão para instalação na portaadaptador do ka)?

2 coxiais?

atrás: Tampa

2 wofeers de baixa potencia ( 6 ou 8 polegadas) na tampa. (Igual perguntei: não e muito grave para um ford ka?)

2 Coxiais?

2 triaxias? ( não iria ficar muito "musica classica"?)

1 Wofeer?

2 coaxiais e 1 wofeer? (pode isso sem amplificador?)

Só lembrando, queria um som bom dentro do carro para mim, dando um enfase mais no grave (porque gosto) mas que fique "harmônico"!

Deu pra entender????? hehe

valeu

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse aaparelhoé um bom aparelho da Pionner, porém... Para ligá-lo ao conjunto de som, que você quer, te aconselho um amplificardor, a potência desse aparelho é de 50 Watts RMS x 4 vias... e seus falantes podem ultrapassar facilmente essa potência, fazendo com que, queime uma de suas saídas...

Resumindo, pelo esquema de som que você quer, pode faltar som, para empurrar seus falantes, sem um amplificador...

Quanto ao som, que fiquem bem claro, que som clássico, tem a metade apenas de graves, reduzindo bastante...

Atrás, dois woofers, e na porta complementares... como 2 Coaxiais ou Triaxiais...

2 coaxiais e 1 wofeer? (pode isso sem amplificador?)

Pode, dependendo das especificações técnicas dos alto-falantes que serão adquiridos...

Para um Ford Ka eu utilizaria 4 Triaxiais, para um sonzinho razoável....

porém para o tampão de traz utilizaria dois Triaxiais 6x9, e para as portas dois Triaxiais 5x7, padrão...

Isso me daria um som com graves reduzidos mas com boa qualidade... Já que o Ford Ka é bem pequeno...

Dj Rayke...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aaparelhoé um bom aparelho da Pionner, porém... Para ligá-lo ao conjunto de som, que você quer, te aconselho um amplificardor, a potência desse aparelho é de 50 Watts RMS x 4 vias... e seus falantes podem ultrapassar facilmente essa potência, fazendo com que, queime uma de suas saídas...

Resumindo, pelo esquema de som que você quer, pode faltar som, para empurrar seus falantes, sem um amplificador...

Quanto ao som, que fiquem bem claro, que som clássico, tem a metade apenas de graves, reduzindo bastante...

Atrás, dois woofers, e na porta complementares... como 2 Coaxiais ou Triaxiais...

Pode, dependendo das especificações técnicas dos alto-falantes que serão adquiridos...

Para um Ford Ka eu utilizaria 4 Triaxiais, para um sonzinho razoável....

porém para o tampão de traz utilizaria dois Triaxiais 6x9, e para as portas dois Triaxiais 5x7, padrão...

Isso me daria um som com graves reduzidos mas com boa qualidade... Já que o Ford Ka é bem pequeno...

Dj Rayke...

Pois é. Desde o início eu estava pensando exatamente isso.

4 triaxiais. 5x7 na frente e 6x9 atrás.

Comecei a pensar em Wofeer e tal lendo aqui no forum,

Mas então desse jeito fica beleza então? sem amplificador né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Pois é. Desde o início eu estava pensando exatamente isso.

4 triaxiais. 5x7 na frente e 6x9 atrás.

Comecei a pensar em Wofeer e tal lendo aqui no forum,

Mas então desse jeito fica beleza então? sem amplificador né?

Sim, desse jeito fica bom sim, agora, se é sem amplificador ou não, vai depender da potência dos alto-falantes... né... Já que os modelos 6x9, geralmente são mais potentes do que os modelos 5x7, então, dependendo da potência, possa ser que tenha a necessidade de um amplificador sim...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Pessoal,

fiquei impressionado com a quantidade de informações ... acho que eu teria que morrer e nascer de novo para apresnder tudo isso.

Vê se vocês podem ajudar. Conheço muito pouco de som e muito menos de som automotivo. Tenho um Clio (o pequeno) e coloquei nele um Auto Rádio MP3 Sony CDX_GT507X e apenas um par de alto-falantes triaxiais XS-BF130 na frente. O som é bom se não houver nenhum outro barulho para concorrer. Basta ligar o ar-condicionado para ficar difícil entender quem está cantando. O som fica muito "misturado"

Estou pensando em comprar um par de alto-falantes coaxiais para colocar na frente e passar os triaxiais para trás. O que vocês recomendam. Eu estava querendo colocar outro sony XS-BT130C (Tb triaxial) mas eles não fabricam aqui no Brasil um coaxial de forma que comecei a olhar para outros como o da pionner o TS-G1349 ou TS-1356II (o custo deles gira em torno de R$ 150,00.

O que vocês recomemdam para ter um som bom (conseguir ouvir quem ta cantando, mesmo com o ar ligado) sem gastar muito???

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

rvgnogueira, seu clío é 4 portas?

Não aconselho a passar os triaxiais para a parte de trás, não, você vai conseguir muito menos recursos de áudio, a não ser que seja no porta malas... com os triaxiais e os coaxiais, o seu carro, faltaria o grave, se você não é fan de graves fica um bom conjunto, coloque os coaxiais na parte de trás, ou no porta malas fica melhor do que os triaxiais...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dj Rayke!!!

O clio é 4p. Na verdade entendo muito pouco mesmo de som. Estou lendo pra tentar entender. Nem sei se o carro tem local para os alto-falantes no porta malas. vou ver.

Me parece que colocar um par coaxial é melhor do que colocar um outro par de triaxial. Fica longe de ser bom, mas é melhor, certo?

Mas e se ao invés de um coacial eu colocar um kit 2 vias com os triaxiais, será que fica melhor? Poderia ser o kit na frente e o triaxial atrás, o que acham?

Valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou interessado em colocar som no meu carro (um Uno desse model novo), e não sabia nada sobre o assunto, só sabia que eu queria colocar usando um MP3 player, e que ia precisar de um amplificador com saída RCA.

Então comecei a procurar pela internet as coisas, e achei esse tópico aqui, fui lendo ele e pesquisando por aí, e surgiram várias dúvidas...

Qual a relação entre a potência de saída de um canal do amplificador e a pontência de um alto falante? Por exemplo, a potencia do amplificador tem que ser menor que a do alto falante? ou igual? ou maior? ou não faz diferença?

Tenho a mesma dúvida em relação a impedância. Um amplificador que tem saída com impedância de 2ohms pode ser ligado em um alto falante com impedância de 4ohms? Se sim, a potência injetada no alto falante será maior? É possível adicionar alguma resistência entre os dois para fazer o casamento de impedância?

Quanto aos subwoofers, qual a diferença entre a bobina simples e bobina dupla? Pelo que entendi a bobina dupla deve ser ligada em dois canais do amplificador, estou certo? Se sim, qual deve ser a potência de saída de cada canal?

Inicialmente eu ia colocar um desses kits de 4 quadriaxiais mesma, mas pelo que vi no tópico, parece que não são uma opção muito legal, principalmente porque gosto de graves mais definidos. Não procuro potência, basta o suficiente para eu ouvir dentro do carro.

Lendo as dicas nesse tópico pensei em colocar 2 triaxiais (60 W) na frente e um subwoofer pequeno (150 W RMS, 8'') atrás. Será uma boa configuração? Pensei também na possibilidade de 4 coaxiais. Também a respeito desses amplificadores com entrada RCA, parece que as opções são meio limitadas, alguém tem alguma sugestão?

E claro, eu to procurando uma configuração simples pra reduzir os custos

Ah, e aproveitando que o DJ Rayke é de Goiânia, tem alguma dica de lugar bom pra instalar o som por aqui? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Me parece que colocar um par coaxial é melhor do que colocar um outro par de triaxial. Fica longe de ser bom, mas é melhor, certo?

Mas e se ao invés de um coacial eu colocar um kit 2 vias com os triaxiais, será que fica melhor? Poderia ser o kit na frente e o triaxial atrás, o que acham?

Bom, você gosta de som de que estilo? você dá preferência aos graves e tal????

Os coaxiais são os que melhroes te exibem sons médios, então dá uma equilibrada boa no som do carro, os triaxiais, dão mais influência a sons agudos, ficando com médios e agudos, você teria um som clássico no carro...

Se você já tem um kit de triaxial, não coloque outro, a não ser que prefira sons agudos... Porque é isso que vai ocorrer, a melhor alternativa seriam os coaxiais...

Isso vai de ouvido para ouvido...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

gcms, vamos agora, explicar o seu caso, é o seguinte...

Qual a relação entre a potência de saída de um canal do amplificador e a pontência de um alto falante? Por exemplo, a potencia do amplificador tem que ser menor que a do alto falante? ou igual? ou maior? ou não faz diferença?

O amplificador, é o seguinte, o correto, é ele ter a potência específica para os auto-falantes que você irá utilizar, isso vai lhe dar um som de qualidade...

Se ele não tiver potência o suficiente para os auto-falantes (ou seja, os auto-falantes forem mais potentes, que o amplificador), o seu som ficará ruim, baixo, e parecendo oco, ou mesmo chiando, o que não vai lhe dar qualidade nenhuma, portanto causa interferência sim...

Se for ao contrário, ou seja, o amplificador, tiver potência maior do que os auto-falantes, você só terá que manter um controle entre o volume do seu amplificador e os auto-falantes, para que seu amplificador definitivamente não estourem os seus auto-falantes, mas se for assim, pode até ser vantajoso, porque depois você pode até inserir mais auto-falantes no seu carro... Vai de como é montando...

Portanto, há interferência sim, o melhor, para qualidade, é ter um amplificador correto para o kit de auto-falantes que se vai utilizar...

Tenho a mesma dúvida em relação a impedância. Um amplificador que tem saída com impedância de 2ohms pode ser ligado em um alto falante com impedância de 4ohms? Se sim, a potência injetada no alto falante será maior? É possível adicionar alguma resistência entre os dois para fazer o casamento de impedância?

Bom, primeiramente, vamos ter que explicar aqui nesse caso, o que seria impedância...

Impedância nada mais é que o valor de tensão, ali, onde o aparelho está instalado, dividido pelo valor da corrente, que o aparelho estiver consumindo, e o resultado final dessa divisão é dado para você em ohms...

Observe então nesse caso, que, quanto menos tensão (energia), os auto-falantes consumirem, maiores serão suas impedâncias...

Assim, para que um amplificador forneça sua potência máxima com o mínimo de distorção e sem superaquecer, é necessário que se respeito o mínimo de impedância (especificado no manual do aparelho) para os canais de saída desse amplificador...

Para que a impedância final de uma certa quantidade de auto-falantes tenha um valor igual ou próximo ao valor mínimo de impedância de trabalho do seu amplificador, basta ligar os auto-falantes em série ou em paralelo, ou ainda em série-paralelo, usando apenas o valor de impedância que está no manual de instruções fornecidas pelo fabricante.

Bom, agora vamos explicar os estilos de ligações...

A ligação em paralelo:

O obejtivo de se fazer uma ligação em paralelo é o de diminuir o valor da impedância. Quanto mais alto-falantes ligados em paralelo menor será a impedância. para se ligar um ou mais ato-falantes em paralelo basta unir os pólos positivos com os pólos positivos e os negativos com os negativos. Nesse caso, dois alto-falantes de 4 Ohms ligados em paralelo apresentam impedância de 2 Ohms.

Ligação em série: O objetivo de se ligar alto-falantes em série é aumentar o valor da impedância. quanto mais auto-falantes é série maior será a impedância. Para se ligar ligar um ou mais alto-falantes em série, basta urni o pólo positivo do primeiro alto-falante com o pólo negativo do segundo alto-falante. dessa forma, sobram dois pólos (um positivo e outro negativo) os quais serão ligados ao amplificador. Nesse caso, dois alto-falantes de 4 Ohms ligados em série apresentam impedância de 8 ohms.

Ligação em série-paralelo: O objetivo de se ligar falantes em série-paralelo é aumentar a quantidade de falantes sem aumentar ou diminuiro muito o valor da impedância. Para fazer essa ligação é necessário que haja ao menos três auito-falantes (dois se tiverem bobina dupla), mas o melhor é que se faça ligações em série-paralelo com quantidade maior ou igual a quatro alto-falantes, no caso dos modelos de bobina simples, e dois, no caso dos de bobina dupla. deve-se apenas tomar cuidado para não fazer tal ligação errada..

Resumindo, para você ter a máxima potência do seu amplificador, basta utilizá-lo em sua impedância mínima de trabalho... O que lhe garantirá um som melhor, ou mais potente no quesito altura como preferir...

Quanto aos subwoofers, qual a diferença entre a bobina simples e bobina dupla? Pelo que entendi a bobina dupla deve ser ligada em dois canais do amplificador, estou certo? Se sim, qual deve ser a potência de saída de cada canal?

Bom, essa sua dúvida já é o Tópico de Auto-falantes e caixas acústicas, poste sua dúvida sobre auto-falantes lá...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei o forum peelo google...

e tava acompahando as sugstões...

eu tinha algumas duvidas lgumas aqui no forum...

mais eu queria pedir um aopinião ao DJ.RAYKE:

qual seria combinação adeguada de falantes para que eu tenha um som que eu possa ouvir qualquer musica alta sem fica chiados nem escudando somente barulho de lata sacudindo....um som, limpo porém alto..

poderia me imforma quais falanes...a quantidade, onde ponho(rente ou traz).

o que devo coprar pra queo som fique legal...

tenho disponivel ai...cerca de 2000 reais....

e dar uma ajuda..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

achei o forum peelo google...

e tava acompahando as sugstões...

eu tinha algumas duvidas lgumas aqui no forum...

mais eu queria pedir um aopinião ao DJ.RAYKE:

qual seria combinação adeguada de falantes para que eu tenha um som que eu possa ouvir qualquer musica alta sem fica chiados nem escudando somente barulho de lata sacudindo....um som, limpo porém alto..

poderia me imforma quais falanes...a quantidade, onde ponho(rente ou traz).

o que devo coprar pra queo som fique legal...

tenho disponivel ai...cerca de 2000 reais....

e dar uma ajuda..?

você curti que som? Clássico? ou prefere pancadão mesmo, abusando dos graves?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu moro em são paulo mas ainda nao pesquisei preços. Atualmente tenho um celta 2p com dois triaxiais selenium e queria por um som legal nele, a principio estava pensando em colocar:

-2 pentaxiais bravox de 100 rms no tampo do porta malas (por ser 2 portas)

-Subwoofer bravox 12 pol

-Módulo falcon q aguente tudo

Queria saber se isso ai da um som bom (eu curto um grave forte mas nada absurdo q desequilibre com a voz senao vira bate pino) , e quanto q eu ia pagar mais ou menos (no caso na santa efigenia) ja q nao pesquisei preços, aberto a sugestões

Obs.: Pensei tambem em ao invés de colocar os pentaxiais atras colocar 2 triaxiais hurricane q eu tenho disponíveis aqui em casa, seria suficiente pra equilibrar com o sub? valeuu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Obs.: Pensei tambem em ao invés de colocar os pentaxiais atras colocar 2 triaxiais hurricane q eu tenho disponíveis aqui em casa, seria suficiente pra equilibrar com o sub? valeuu

você já está com dois triaxiais, vai colocar mais dois pentaxiais e colocar um sub de 12???

Seu som vai ficar com pouco grave e muito agudo, triaxiais e pentaxiais, dão tonalidade maior aos agudos...

Kd os coaxiais, que são excelente para sons de médio, como voz? Assim seu som vai ficar agudo demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
então, eu realmente nao entendo nada de som, passei aqui pra pedir uma orientada porque eu to muito perdido hehe. Ja me disseram que um sub de 12 da um grave bom ja, queria algo q equilibrasse com ele, o que recomenda?

você já tem dois triaxiais nas portas, coloque dois coaxiais, na parte de trás, para médios e deixe um sub na parte de trás, seu som vai ficar equilibrado assim...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!