Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico relacionado a willem gravador eprom


weesm

Posts recomendados

estou abrindo este tópico para podermos tocar informação à respeito do gravador de

eprom WILLEM . postem suas dicas e perguntas já que tenhos dificuldades em achar um forum a seu respeito em português.

muito colegas tecnicos em eletrônicas possuem na sua bancada uma dessas , eu possuo

duas .

1 minha pergunta ,como posso gravar a flash AT27c040 se no soft não possuem esta memoria ? existe um update para willem para estas memorias ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, taí um projeto que eu gostaria de saber se alguém aqui já tentou "na raça". Sim, porque existe tudo documentado, mas parece meio que impossível construir esse gravador do zero.

Sobre a memória que você falou, talvez exista algum mod/hack para o programa, mas acho difícil encontrar informação na net, sem ser no próprio fórum do aparelho. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weesm@10 de março de 2006, 12:45

estou abrindo este tópico para podermos tocar informação à respeito do gravador de

eprom WILLEM . postem suas dicas e perguntas já que tenhos dificuldades em achar um forum a seu respeito em português.

muito colegas tecnicos em eletrônicas possuem na sua bancada uma dessas , eu possuo

duas .

1 minha pergunta ,como posso gravar a flash AT27c040 se no soft não possuem esta memoria ? existe um update para willem para estas memorias ?

já experimentou como 27C040 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

bom dia .

não consigo entender porque isso....

tenho duas gravadoras willem que estão funcionando perfeitamentes.

mas o que e incrivel e que elas tem tendencia somente a funcionar com pcs antigos

quando eu esta-lo o hardware em um pc 100 ou 233 ela fica ok consigo ver a ID das memorias e grava tudo, quando passo para um pc mais atual ai complica tudo .

o soft diz que esta todo certo mas ai não ver mas a ID não grava e ler tudo errado.

da a impressão que tem um problema na porta da impressora...

no XP nem pensar já testei em trocentos pcs...

conclusão >não posso atualizar e nem perder este pc antigo pois todo meu trabalho esta nele.

ajuda dos feras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá weesm!

vi este tópico iniciado por você em março, e apesar de meio antigo, resolvi postar uma resposta.

você disse:

"1 minha pergunta ,como posso gravar a flash AT27c040 se no soft não possuem esta memoria ? existe um update para willem para estas memorias ? "

Quando você busca pelo Datasheet do componente AT27C040, você só encontra: EPROM e OTP EPROM.

portanto com toda certeza o seu componente deve ser um dos dois.

1)- Se for uma EPROM, o seu chip vai apresentar uma janela para apagamento com raios ultravioletas, neste caso você teria que considerar a opção sugeriada pelo membro NICO.

2)- Se for uma OTP EPROM (One-Time Programmable Eprom) => Eprom programável uma única vez.

neste caso o chip não apresenta uma janela de vidro para apagamento como a anterior, pois ela será gravada uma única vez, e mesmo neste caso (nunca tentei), acredito que a opção ainda seria a mesma sugerida pelo NICO, ou seja:

EPROM

27CXXX

27C040/4000/4001

Só que depois de gravada a primeira vez, você não consegue regravá-la, pois ela não é FLASH!!!

Quanto a sua afirmação de que o Gravador Willem não funciona com o XP, ocorre o seguinte:

1) Tenho um colega usa o willem pcb3b, com o windows xp e funciona perfeitamente, ele afirma que o XP tem que ser OFICIAL, e service pack II , não pode ser pirateado ==> ??????? Não sei, eu só uso o meu com o WIN98, não tenho como contestá-lo.

2) Tenho um outro conhecido que diz a mesma coisa que você, funciona muito bem no WIN95 e WIN98, já no XP, trava tudo.

Como estou pensando em adquirir um micro novo com o Windows XP, estou começando a interessar pelo assunto, e tentar resolver esta questão. Alguem tem alguma opinião? ou fatos concretos que possam esclarecer estas divergências???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não conheço esse software, porém vocês poden tentar duas coisas:

1-é procurar um driver para o software funcionar no XP(tive um programador assim)

2-seria tentar executar o software em modo de compatibilidade com uma versao anterior q funcionava perfeitamente, no XP abrindo propriedades do aplicativo

Pergunta de um cara que ainda esta aprendendo os termos certos(EU):

o q você quer dizer com ID???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALDENIR DUARTE

salve jovem.

quanto as memorias são ATMEL 27C040.

depois de bater a cabeça muito por incrivel que pareça

cheguei a conclusão com o defeito .

que era o soquete ZIF .

depois da troca tudo funcionou normal numa placa pcchips

modelo M825.

falta fazer o teste com o XP .

obs: esses soquete são uma m****. além de ser uma nota.

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar o xp tem de instalar o driver para xp.

1)

São dois ficheiros Dlportio.sys e Dlportio.dll

Copie o ficheiro Dlportio.sys para c:\windows\sistem32

Copie o ficheiro Dlportio.dll para c:\windows\sistem32\drivers

pode baixar a ultima versao do software em

http://www.willem.org/

Se preferir pode baixar o prpgrama que instala automaticamente daqui

http://www.driverlinx.com/DownLoad/DlPortIO.htm

port95nt.exe

2)

Para alguns sistemas é necessário ainda alterar o registo do xp .

Basta baixar este ficheiro e fazer duplo click e reiniciar o xp

xp_stop_polling.reg

Encontra em

http://www.willem.org/ZIP/

3)

Relativamente ao bios do pc tem de configurar a porta paralela para EPP ou NORMAL

4)

Por vezes pode ser necessario ajustar o setup (tempos) do willem ou tentar correr o willem em modo real.

5)

Aqui tem o manual

http://www.willem.org/eprom.htm

E aqui como veificar o hardware

http://www.willem.org/hardwdebug.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Que programador está a usar ?

Verifique se é próprio para essa flash.

Depois experimente apagar a flash e gravar a seguir.

"

Boot Block is locked. Remove resistor from RST (pin44) to Vcc . Apply Vpp on both pins RST (pin44) and Vpp(pin1). For verify restore log1 on RST (resistor to Vcc).

Select SW device LH28F400-T or Intel 28F400-T

O Boot Block pode estar locked. Remova resistor entre RST (pin44) a Vcc . Applique Vpp em ambos os pinos RST (pin44) and Vpp(pin1). para verificar reponha o resitor em RST (resistor to Vcc).

Selecione SW device LH28F400-T ou Intel 28F400-T

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Ajudo tanta gente, inclusive no meu blog - www.notebookreparos.com.br/faq porém agora eu que estou precisando de ajuda.

Meu Willem Prog PCB 5.0 não está mais detectando os BIOS de qualquer tipo.

Já troquei tudo o possível, desde software até cabos, aproveitei o Willem Prog antigo do meu amigo para testes.

Já troquei os 3 CI's CD4015 e o CD 4021 e não resolveu.

Estou adquirindo os dois CD4503 no lugar dos MC14503BCP (compatíveis com 75HC367) para ver se resolve, porém, tem um próximo de todos esses que contém 20 pinos e teve o código raspado pela Sivava.

Alguém sabe qual seria o código? É necessário trocá-lo? Alguma ideia do que ocorre com a não detecção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Olá amigo, a memória AT27C040 depende de um adaptador chamado FWH/LPC ou FWH/HUB, caso sua memória é uma serial dip. então não existe essa necessidade de adaptador, o segredo do eletrônic ID desse gravador esta na tensão de operação, caso o seu, a tensão seja alimentada por um cabo USB, saiba que a porta USB de seu pc deve ter uma tensão entre 4,99 V no mínimo, e no máximo 5,05 V. Caso ele utiliza uma fonte externa geralmente de 9 á 15 volts, as de 12 volts 500 miliampere são as ideais. Caso ainda assim você não consiga gravar, verifique se o indutor que geralmente é de 100uH se este componente não esta fora da tolerância, será necessário medi-lo com um Indutimetro.

Eu possuo este gravador á 15 anos tem alta qualidade, funciona tudo, tenho o projeto completo e todos os manuais deste aparelho, inclusive todas as versões de software, meu e de terceiros de vários países.
O meu é o Willem QT-0001 versão 3.5/2 e funciona em todas as versões de windows, grava todos os dispositivos constantes da abiblioteca perfeitamente, a ultima atualização de software foi feita em outubro de 2016 aumentando a biblioteca de dispositivos e se estendendo até o windows 10. não sei se é permitido fornecer o contato aqui, mas se for entre em contato.

DSCN0253.JPG

DSCN0381.JPG

QT-0001-Especificações.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...