Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de cristal


eddye

Posts recomendados

É o seguinte pessoal, eu tenho uma placa-mãe vxproII, pentium 100, 16 de ram que não estava salvando a bios, a placa ligava perfeitamente, só que quando delisgava a fonte perdia as alterações na bios. Li que o defeito poderia ser:

1. o próprio chip da bios

2. cristal de 32k

3. componentes ao redor da bios

Fui pela ordem, troquei a bios por uma funcionando de outra vxproII, aconteceu a mesma coisa, salvava mas desligava a fonte e perdia as alterações. Retirei a bios e por descuido liguei a placa sem nenhuma bios, desliguei e fui para o proximo passo.

Fui pro passo 2, na placa há 2 cristais um com aparência mais chata, direto na placa mãe de 14K e alguma coisa no outro um mais comprido parece um tubinho tinha um código. Com o código (não lembro no momento do código) fui no google e apareceu pouca coisa, mas aparece o código e ao lado dele 32K (arredondando).

Consegui outro cristal de 32k de uma placa que não sei se estava boa, retirei o cristal e coloquei no lugar do outro com código. Soldei tudo certinho, coloquei dentro daquele anel que não sei pra que serve e liguei. A placa não ligou mais, coloquei o cristal que estava na placa, continua sem ligar.

As minhas perguntas são:

Pra que serve o anel que fica da volta no cristal?

O que pode ter acontecido pra placa não ligar mais?

O fato de ligar a placa sem bios pode ter estragado?

O que eu posso fazer pra tentar ligar a maldita placa novamente? mesmo sem salvar a bios.

[]'s eddye

Valeuzãoo :help::help::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que serve o anel que fica da volta no cristal?

você deve lembrar que o cristal vibra, e o anel serve para prender mais o cristal mecanicamente. Na maioria dos casos a parte metálica é aterrada.

O que pode ter acontecido pra placa não ligar mais?

Como você ligou ela sem bios, algum nível de tensão deve ter ido em algum lugar errado.

O fato de ligar a placa sem bios pode ter estragado?

Sim. O papel da BIOS é justamante este

O que eu posso fazer pra tentar ligar a maldita placa novamente? mesmo sem salvar a bios?

Coloque os componentes antigos e teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui ligar a placa, ela está com um banco de memória meio quebrado e a memória não fica bem encaixada, quando eu soldei o cristal devo ter mexido na memória o que fez a placa não ligar. Coloquei o cristal novo mas não tive qualquer resultado, a placa ainda não salva a bios.

Linuxer não sei o que é 'curto de hardman'.

Cassiano BH valeu pelas dicas.

obrigado

[]'s eddye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí beleza..

Cara, se tá tudo "aparentemente" indo como deve, o que pode estar acontecendo é que a energia da bateria pode estar sendo impedida de chegar a bios por algum componente que esteja no caminho... isso já me ocorreu, numa placa GFXcel - M755LMRE PCChips, um transistor que chaveava a tensão que ia pra bios, ora vindo da bateria, ora da fonte... este queimou e não deixava energia ir pra bios.

E, já verificou jumper CLEAR CMOS? .... só por garantia :D

E CURTO DE HARDMAN é você pegar um pedaço de papel alumínio do tamanho da placa, ou que caiba ela, e dar curto no maior número de terminais que conseguir..

Simplificando: coloca o papel no lado das trilhas (o qual não há componentes) e assim curto-circuitar tudo que é ponto de solda.

Diz aê se deu jeito nela.... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá,

Tem um erro técnico na mensagem original e por isso o motivo do que foi tentado não ter dado certo.

"BIOS não estar salvando" = erro. O que não estava sendo salvo eram os dados de configuração do setup. Esses dados são gravados dentro da memória de configuração (CMOS), que atualmente está integrada na ponte sul do chipset. Recomendo a leitura do seguinte artigo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

A memória Flash (="chip do BIOS") armazena três programas: BIOS, POST e setup. Quando você entra "no BIOS" você na verdade roda o programa chamado setup. E, como expliquei acima, os dados são gravados na ponte sul, e não na Flash-ROM ("chip do BIOS").

Quanto a resposta do Cassiano de que a placa pode queimar sem o BIOS estar instalado não procede. Quando o chip do BIOS está fora da placa a única coisa que ocorre é que o processador vai tentar buscar o POST e ele não está lá, então o micro fica "congelado" (tela preta). Mas isso de maneira alguma queima a placa-mãe ou qualquer outro componente. É mais ou menos como ligar o PC sem o HD: ele vai tentar carregar o SO e não consegue, mas isso não estraga o micro.

Quanto ao "curto de hardman", que consiste em remover a bateria da placa-mãe e colocar o lado da solda da placa em papel alumínio, ele funciona às vezes. O que ele faz é descarregar os capacitores da placa e zerar a memória CMOS (memória de configuração, a tal que está na ponte sul do chipset).

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecm@18 de março de 2006, 02:16

E, já verificou jumper CLEAR CMOS? .... só por garantia  :D

Diz aê se deu jeito nela.... <_<

beleza ecm, o jumper não está no clear cmos, a placa não liga se o clear estiver em curto. Eu vou fazer esse curto de hardman, nunca havia lido sobre isso.

Agradeço ao Gabriel Torres por ter corrigido o erro que postei e por esclarecer sobre queimar a placa sem o chip da bios e sobre o curto de hardman.

Vou ver se não há nada no caminho da bateria até a bios como foi falado, e testarei o processo do curto também, uma dúvida, esse curto pode danificar ainda mais a placa mãe?

[]'s eddye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Amigos,
Boa tarde!!!
Sou novo nesse ilustre forum, e gostaria se alguem poderia me ajudar, pois esse placa é o seguinte, não dar video. Aqui no forum vi alguns topicos dizendo que poderia ser o cristal 32k, pois bem troquei o bendito, só alegria a placa voltou a ligar, desliguei coloquei os cabos liguei novamente, ficou ligada por uns 7 minutos e travou resetei e nada de video novamente.. Alguém conhece esse caso ou pode me ajudar. sim ja resetei a bios.
Desde ja agradeço amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...